Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Missões Nacionais, poema de Alfredo Mignac

Zacarias Campelo
Missões Nacionais

Por bravios sertões, por selvas densas,
entre índios, sem temor, firmes, ousados,
levais a Luz de Deus, levais, intensas,
as Graças de Jesus - quais bons soldados!

Zacarias Campelo, invicto e forte,
juntamente Alexandre e o herói Colares,
são paladinos enfrentando a morte,
Lígia e Beatriz - lutando entre os palmares!

De Simas e Tarsier, de Aminadá, - de quantos
entram as matas, os sertões, - louvemos
o nobre gesto, a Fé, o Amor! Se tantos

homens no mundo ouvissem o Evangelho,
o Brasil - desta terra nos extremos -
seria, entre as nações - um grande Espelho!

No livro Horas Vibrantes, de 1939

domingo, 23 de dezembro de 2012

A Poesia do Natal - Antologia de Poemas Natalinos para download gratuito



A Poesia do Natal
Antologia

Poetas Evangélicos de ontem e de hoje
escrevem sobre o Natal de Jesus Cristo


Já desde inícios do século XX que o Natal, onde a cristandade comemora o nascimento epifânico de Jesus Cristo, vem perdendo seu caráter sagrado ou religioso para ganhar paulatinamente as cores baratas do consumismo e da secularização, esvaziamento este algumas vezes configurado na personagem ‘Papai Noel’, e também em toda a ritualística de glutonarias e bebedeira que a cada ano se repete.

Em tal clima de crescente alienação, é com imenso prazer que ofertamos ao leitor esta antologia de poemas natalinos. Os poemas aqui coligidos são um chamado ao louvor e à adoração, e à contemplação do verdadeiro espírito do Natal. E também, em alguns de seus melhores momentos, à reflexão crítica sobre este viés secularista que as comemorações natalinas têm assumido, mesmo entre os ditos cristãos.

Estão aqui presentes os nomes exponenciais de nossa poesia evangélica, nomes tais como Mário Barreto França, Myrtes Mathias, Gióia Júnior, Stela Câmara Dubois, Joanyr de Oliveira e outros, ao lado de excelentes poetas cuja obra tem sido olvidada, caso de um Jorge Buarque Lira, um Benjamin Moraes Filho, um Gilberto Maia, entre diversos outros bons exemplos.

Esta obra não objetiva lucro financeiro algum, circulando apenas como e-book gratuito, não podendo ser comercializada de nenhuma maneira. Pois nosso propósito é o mais nobre, trazer à luz versos que andavam dispersos e submersos em periódicos de difícil acesso e livros raros e fora de catálogo, livros esses que provavelmente jamais serão reimpressos, condenando assim a grande poesia de muitos autores evangélicos ao virtual esquecimento. Não! A rica poesia de inspiração cristã desses bardos merece ser divulgada.
Eis então aqui esta nova e necessária antologia, uma homenagem ao nosso Senhor e uma celebração ao seu Natal, um presente aos leitores de todos os credos e religiões, e um merecido tributo aos nossos queridospoetas de Deus.

Leia, divulgue e compartilhe!

Sammis Reachers, organizador

Para ler o livro online ou fazer o download (213 págs., em pdf) no site Google Drive, CLIQUE AQUI.

Para fazer o download pelo 4Shared, CLIQUE AQUI.

Lista dos autores antologiados, por ordem de entrada: José Bezerra Duarte - Jorge Buarque Lira - Assis Cabral - Gilberto Maia - Bolivar Bandeira - Stela Câmara Dubois - Jonathas Braga - Manoel da Silveira Porto Filho - Alfredo Mignac - Isnard Rocha - Albérico de Souza - Mário Barreto França - Benjamin Moraes Filho - José Silva - Lourival Garcia Terra - Thiago Rocha - José Britto Barros - Gióia Júnior - Daria Gláucia - Joanyr de Oliveira - Myrtes Mathias - Ivan Espíndola de Ávila - Rosa Jurandir Braz - Silvino Netto - Pérrima de Moraes Cláudio - João Tomaz Parreira - Eliúde Marques - Gilberto Celeti - Filemon Francisco Martins - Israel Belo de Azevedo - Geremias do Couto -Edgar Silva Santos - Brissos Lino - Natanael Santos - Josué Ebenézer - Rui Miguel Duarte - George Gonsalves - Antonio Costta

Caso tenha dificuldade em realizar o download, solicite-me o envio por e-mail: sreachers@gmail.com

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Um Missionário ou um Impostor!


Armando Marcos
Provavelmente você já deve ter lido a famosa citação de C.H.Spurgeon “Todo cristão ou é um missionário ou um impostor”: a seguir o trecho final do sermão  onde ele cita a frase: realmente, é interessante reparar o contexto da frase e como a citação ganha ainda mais valor dentro do contexto original 
“Se você estima Cristo como deveria, você se recusaria a abandoná-lo, e a qualquer custo e em qualquer circunstância você defenderia aquilo em que acredita. Você terá de sofrer perdas, seja em posição social ou negócios. Muito bem, faça-o com alegria e deseje poder sofrer até mais por Sua glória! Chega-se até invejar os mártires e sua coroa de rubi que agora se coloca a nosso alcance. Tomemos então as rejeições e repreensões, grandes ou pequenas, que nos possam ser dadas por causa de Jesus. Se vocês amam Jesus Cristo, meus irmãos e irmãs, estarão dispostos a fazer sacrifícios por sua causa. Desejo que esse espírito estivesse presente em toda a igreja, que Cristo fosse tão precioso para os santos que eles se consagrassem inteiramente a Ele. Precisamos de consagração pessoal! Já ouvi o conceito dito como “consagração total”; certamente é uma forma excelente de dizer! Aquele que ama Jesus consagra-lhe tudo o que tem e sente prazer em poder oferecer qualquer coisa aos pés daquele que ofereceu sua vida por nós!
Uma vez mais, aquele que realmente tem Jesus em alta estima terá grande consideração por Ele. E assim como os pensamentos são manifestados pela boca, falar-se-á muito dele. Falamos muito de Jesus? Se Ele lhe é tão precioso, você não será capaz de guardar as boas novas para si mesmo. Você a sussurrará no ouvido de seu filho, contará ao seu marido, compartilhará avidamente com seus amigos! Sem o encanto da eloquência, você estará mais eloquente do que nunca. Seu coração falará e seus olhos  brilharão enquanto você fala do seu doce amor! Todo cristão aqui ou é um missionário ou um impostor. Lembre-se de que ou você está espalhando o Reinado de Cristo ou você não o ama. Não é possível coexistirem uma alta apreciação de Jesus e uma língua inteiramente silenciosa acerca Dele! Claro, não quero dizer que aqueles que usam a caneta por Cristo estão em silêncio; não estão. E aqueles que auxiliam outros no uso da língua ou espalham aquilo que outros escreveram também estão fazendo sua parte. Mas eu quero dizer isto: o homem que diz “creio em Jesus” e não considera Jesus o suficiente a ponto de contar a outros sobre Ele – por boca, caneta ou folhetos – é um impostor! Ou você está agindo bem ou você em si mesmo não bom. Se você conhece Cristo, você é como aquele que encontrou mel e chamará os demais para saboreá-lo. Você é como os leprosos que acharam o alimento que os Sírios haviam lançado fora, e você irá até Samaria e contar à multidão faminta que você encontrou Jesus e está ansioso para que eles O encontrem também! Seja sábio em sua geração e fale dele em modo e tempo oportuno e em todo lugar proclame o fato de que Jesus é o mais precioso para sua alma!”
Fonte/tradução: Projeto Spurgeon

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

10 motivos para participar de um impacto missionário nas férias


Ricardo Silva – Ricco

1. Obedecer a Deus
Pregar o evangelho é uma obrigação, não é opcional. Quando você participa de um impacto missionário você se envolve em um projeto de anúncio da Palavra do Senhor. Nos impactos missionários a grande maioria das atividades estão relacionadas com o evangelismo. Você fala de Jesus de maneira direta entregando um folheto, fazendo um teatro ou abrindo a Bíblia e pregando, e também prega indiretamente participando de um projeto com esportes, saúde ou reformas e construções.

2. Servir ao próximo
Amar a Deus e amar o próximo são coisas fundamentais na vida de um cristão. Em um impacto missionário você tem a oportunidade de servir as pessoas, ajudá-las, aconselhar, ensinar, estar junto. Eu percebo que aqui na Bolívia muitas crianças e jovens se alegram apenas de receber os brasileiros, independente do que vão fazer. As pessoas gostam de estar com o grupo, conversar, contar sua vida, tirar fotos. Estar junto é uma maneira de servir, mas não esqueça que ainda pode fazer bastante por elas. E faça!

3. Tempo disponível
A maioria das pessoas reclama que não tem tempo para fazer a obra de Deus, muitas estão dizendo a verdade. Você pode aproveitar as férias para viajar e servir ao Senhor por uns dias dentro de todos os dias que tem livre. Nem todos tem a mesma quantidade de dias disponíveis nas férias, mas tente encaixar em parte deste tempo uma viagem de impacto missionário. Este tempo que você tem nas férias pode ser a única oportunidade de tempo livre do ano.

4. Conectar-se a pessoas e conhecer culturas
Esse é um dos motivos mais legais. Você vai conhecer pessoas que pensam diferente de você, que tem uma visão de mundo diferente da sua, que tem crenças que você nunca ouviu falar, e lógico, muitos comportamentos para você serão estranhos. E dependendo para onde for sua viagem, comportamentos muito estranhos. Essa mescla de crença, pensamento e comportamento formam a cultura local. Aproveite para aprender e vivenciar tudo aquilo puder, coma algo diferente, observe e ouça as pessoas, dê uma oportunidade para sua cabeça pensar diferente por alguns dias. Sem contar que na equipe que viaja você também vai conhecer melhor os amigos e fazer novas amizades. Uma dica importante é não apenas conhecer as pessoas, mas se conectar-se a elas, faça amizades de verdade, se importe com seus problemas, não atue como um repórter fazendo só um monte de perguntas, se envolva com as pessoas e deixe elas se envolver com você.

5. Treinar outros idiomas
Aqui na Bolívia, nos impactos de férias, você terá oportunidade de treinar o espanhol e o inglês. O espanhol com o povo local e o inglês com uma família de missionários americanos que moram aqui e atuam junto a Expedição Mochila. Nada melhor que falar e ouvir outro idioma fora da sala de aula e dos livros didáticos, você aprende melhor, aperfeiçoa e ganha fluência.

6. Sair (um pouco) do conforto de sua casa
No impacto missionário você estará fora do conforto de casa, e isso é ótimo! Você pode dormir em colchonete, comer uma comida diferente, tomar banho mais rápido, dividir seu espaço com outras pessoas, não ter uma farmácia ou lanchonete por perto. São coisas que, talvez, você não esta acostumado a viver. É ótimo sair um pouco de sua rotina, pois você não terá apenas um desconforto que não está acostumado, mas também saíra de uma rotina que muitas vezes esta te estressando e você nem percebeu.

7. Aprender a trabalhar em equipe
No impacto missionário cada atividade demanda várias tarefas, e ai entra a divisão das funções na equipe. Uns são bons com trabalhos manuais e outros com a pregação, o trabalho de alguns aparece e o de outro ninguém vê, uma habilidade completa a outra, e assim a equipe vai trabalhando junto. É bom aprender a dividir, ouvir, esperar, ser contrariado, colaborar, tudo isso faz parte do trabalho em equipe.

8. Apoiar os missionários e obreiros locais
Esse é um ponto importantíssimo do impacto missionário. Claro que estamos pensando nas pessoas que vamos evangelizar, no povo local, na cultura. Mas os missionários e obreiros locais também precisam de apoio, amizade, um ombro pra chorar e um amigo para orar. Inclua no sua agenda e nas suas tarefas um tempo com os missionários e obreiros locais. Como missionário local eu te digo que é legal alguém perguntar sobre o trabalho, se importar, fazer um compromisso de oração, sair pra comer uma salteña junto e trocar ideias. E aqui na Bolívia a salteña é uma delícia!

9. Pode ser o começo de uma vida missionária
Hoje eu estou com minha família no campo missionário aqui na Bolívia, viemos e ficamos. Mas nós, eu e a Lari, começamos com viagens de impacto de 15 ou dez dias. E confesso que em minha primeira viagem de impacto missionário eu não tinha ainda a noção de meu chamado e nem da decisão que viria anos depois. Deus foi formando em nós um coração missionário pelo estudo da Palavra e em muitas situações de nossas vidas, com certeza as viagens de impacto tem um importância especial nesse processo de nos tornarmos missionários. Venha para um impacto de alguns dias, mas deixe Deus trabalhar em sua vida por um longo tempo, pela Palavra e pelas situações. E no impacto missionário preste atenção não só no trabalho que Deus esta fazendo com os outros através de suas mãos, mas como Deus esta trabalhando em seu próprio coração.

10. Aprender que a ética e as regras também são coisas importantes para missões
O último motivo é uma dica de comportamento e alguns cuidados nos impactos missionários. Infelizmente muitas pessoas pensam que por vir ajudar de forma voluntária, estar pagando, e ser algo nas férias, não existem regras e pode fazer o que quiser. Isso é o motivo de alguns obreiros não desejarem receber um impactos missionários de férias em seu campo de trabalho. Esteja mais preocupado com as pessoas e os eventos do que em tirar fotos e filmar as pessoas e os eventos. Entenda que seu trabalho é temporário e respeite os obreiros e missionários do local, sua opinião é bem vinda, mas a visão de quem esta no local é mais apurada e de longo prazo. Cuidado com as críticas, comentários e piadas sobre as diferenças culturais, especialmente sobre as pessoas, seus hábitos e sua comida (algo que pode ser nojento para você é o “arroz com feijão” de um local). E por último, mas não menos importante, cuidado com o “estilo” neo-pentecostal da igreja de onde você vem, observe o estilo dos missionários e obreiros locais e pergunte antes de sair (supostamente) profetizando para as pessoas, orando em língua estranha e outros costumes mais exagerados e estapafúrdios.

Existem outros bons motivos para uma viagem de impacto missionário, escreva o seu ai nos comentários. Se tiver dicas ou alertas, comente também.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * 
Participe dos impactos missionários de férias com a Expedição Mochila, sempre temos viagens em Janeiro e Julho. Próxima viagem:
Bolívia: viagem missionária de impacto, 7 a 28 de Janeiro de 2013
Em Janeiro de 2013 teremos uma viagem de impacto a Bolívia. Será de 7 a 28 de Janeiro e vamos realizar atividades como: Escola Bíblica de Férias, oficina de esportes, mutirão de reforma na base missionária, evangelismo ao ar livre, evangelismo em tribo indígena e pastoral carcerária.

Ricardo Silva – Ricco
Coordenador EM e missionário na Bolívia

sábado, 15 de dezembro de 2012

10ª Edição do Rally da Misericórdia em Ribeiro Gonçalves - PI - Participe!


A AMIVA promoverá no período de 12 a 21 de Julho de 2013 a expedição missionária Rally da Misericórdia, desta vez tendo por alvo a cidade de Ribeiro Gonçalves, no Piauí. Participe você também deste esforço evangelístico, numa das regiões do Brasil onde é menor a presença de evangélicos.

Solicite maiores informações através do e-mail: rally.damisericordia@hotmail.com

Assista ao vídeo sobre a edição de 2012, na cidade de Desterro, na Paraíba:

Relatório Rally da Misericórdia 2012 - Desterro-PB

Missão Integral no sertão nordestino / AMIVA -Associação Missionária Vidas em Ação

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Filmes evangelísticos em diversas línguas para download gratuito



O Ministério Indigitech é um ministério especializado em oferecer recursos contextualizados para apoiar a obra missionária.
Eles disponibilizam filmes evangelísticos em diversas línguas, e em diversos formatos, para download gratuito.
Mas não apenas isso: o site oferece ainda muitos outros recursos para download e dicas de utilidade missionária, como listas de links por temas, e muito mais.


Visite a página principal para explorar os recursos disponíveis: http://www.indigitech.net/

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Que tal fazer Missões em suas férias? Você pode. Confira sete dicas de Missões de curto prazo


Foto de Araquém Alcântara

Dedique suas férias a uma missão de curto prazo!

Muitos cristãos gostariam de ter um maior envolvimento com o trabalho de evangelização e a obra missionária. Mas , seja devido ao trabalho ou estudos, seja por qualquer outro motivo, não tem condições de entregarem-se a um maior envolvimento com a obra. Pois bem, muitas Missões e Agências Missionárias realizam as chamadas missões de curto prazo, que são ações que não duram mais que um mês, e visam a impactar geralmente regiões carentes do Evangelho em diversos estados do Brasil. Tal tipo de Missão é bem comum nos EUAInglaterra e em outros países. E há também a realização de cursos e oficinas de Missões, que unem teoria e ações práticas em campo.

Apresentamos abaixo alguns projetos de curto prazo, de Missões brasileiras, realizadas nos períodos de Férias (Dez/Jan ou Jun/Jul) nos quais você pode participar. A maioria dos projetos acontece todos os anos (e por vezes duas vezes ao ano), então, caso o número de vagas tenha se esgotado, programe-se para participar na próxima!

* * * * *


58º Projeto Missionário da JUVEP - De 04 a 27 de Janeiro de 2013 - Ajude a plantar uma igreja no sertão nordestino
"Águas Belas e Itaíba. São municípios brasileiros do estado de Pernambuco. Localizam-se a aproximadamente 310 km da capital, Recife. São muito necessitados de mais evangelização. Cremos que uma nova igreja vai ajudar significativamente o crescimento do Povo de Deus na cidade e que o Projeto Missionário será um marco na vida espiritual de todos os seus moradores."
Para maiores informações acesse:  http://www.juvep.com.br/projetomissionario/
(Fique atento: A JUVEP realiza em geral dois projetos por ano, um nas férias de janeiro e outro em meados do ano)

* * * * * 

Escola Missionária de Férias no Delta do Parnaíba (MA)
De 21 de janeiro a 04 de fevereiro de 2013
Para maiores informações acesse: http://www.meap.org.br

* * * * * *



A AMIVA promoverá no período de 12 a 21 de Julho de 2013 a expedição missionária Rally da Misericórdia, desta vez tendo por alvo a cidade de Ribeiro Gonçalves, no Piauí. Participe você também deste esforço evangelístico, numa das regiões do Brasil onde é menor a presença de evangélicos.
Solicite maiores informações através do e-mail: rally.damisericordia@hotmail.com

* * * * * 



Projeto Férias no Sertão - Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo
Quixabá - Pernambuco - 09 a 27 de Janeiro 
Para maiores informações acesse: http://www.projetosertao2012.blogspot.com.br/

* * * * * 




Expedição Missionária é um projeto missionário desenvolvido pelo Ministério Água Viva Para O Sertão que tem como objetivo evangelizar o sertão do Piauí.
A Expedição de Janeiro (sexta edição) já atingiu o limite de participantes, mas você pode se cadastrar desde já para a Expedição de Julho, ou a próxima.
Para maiores informações, acesse: http://www.aguavivaparaosertao.com.br/

* * * * * 


Workshop de Missões na fronteira Brasil/Paraguai 
Foz do Iguaçu - PR e Paraguai - De 07 a 18 de janeiro
Para maiores informações acesse: http://www.inmission.com.br/

* * * * *


Impacto Luzeiro - Impacto Evangelístico que será promovido pela Casa Luzeiro - Jocum BH
De 09 a 25 de janeiro de 2013 na Comunidade carente de Vila Cafezal - Belo Horizonte/MG
Para maiores informações, escreva para: impactoluzeiro@gmail.com


* * * * * 

A maioria das Agências Missionárias denominacionais (BatistasPresbiterianos,Assembleianos, etc.) realiza (ou deveria realizar) algum tipo de Missão de curto prazo. Para isso informe-se junto a sua liderança, ou junto à sua Convenção e/ou respectiva agência missionária denominacional. E quem sabe a sua igreja em particular não pode promover este tipo de impacto? Com uma prévia pesquisa de campo, treinamento e organização, é possível que sua igreja atinga um município brasileiro carente do Evangelho. Ore, informe-se, una-se a outras igrejas de sua região, e por fim entre em contato com igrejas do município/região alvo, para que vocês possam auxiliá-las e juntos fazerem a boa obra de Cristo.

* * * * *
Se você participa de alguma Missão, ou tem conhecimento de algum projeto missionário como os relacionados, por favor entre em contato comigo e envie as informações para avaliação e eventual divulgação aqui e em outros canais. Meu e-mail: sreachers@gmail.com

Por favor, para pedidos de informações sobre os projetos, fale diretamente com os responsáveis, através dos links ou e-mails indicados.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Escola Missionária de Férias no Delta do Parnaíba em 2013 - Participe!

(clique na imagem para ampliar)

Escola Missionária de Férias no Delta do Parnaíba (MA)
De 21 de janeiro a 04 de fevereiro de 2013
Para maiores informações acesse: http://www.meap.org.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Folhetos Bilíngues para download (dezenas de línguas)


O Ministério Here's Life disponibiliza folhetos bilíngues (como por exemplo português-inglês, português-chinês, português-coreano e português-espanhol), todos baseados no texto das 4 Leis Espirituais, de Bill Bright, já devidamente contextualizadas para cada língua/cultura. Você pode fazer o download em pdf. Há ainda folhetos bilíngues reunindo outras línguas em combinações que não envolvam o português, como por exemplo árabe-inglês, árabe-espanhol, turco-inglês, farsi-francês, e muito mais. Para que você tenha ideia,  os folhetos bilíngues envolvendo somente o inglês com uma outra língua, somam mais de 100. E há ainda folhetos com texto em uma língua apenas.

Visite a página dos recursos em português: http://hereslife.com/dev/tracts/brazilian

Visite a página geral, a partir de onde é possível baixar os materiais nas diversas línguas: http://hereslife.com/dev/tracts/

Caso queira, faça o download de um pacote que preparamos, contendo diversos dos folhetos: Para baixar CLIQUE AQUI.




segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Guia para Plantadores de Igreja: Recursos e estudos gratuitos para você



O Ministério Church Planting Village disponibiliza na internet um verdadeiro Curso de Plantação de Igrejas, chamado de Processo de Plantação de Igrejas (PPI) da Diretoria de Missões Norte Americana. O material é dividido nos tópicos Prontidão, Alistamento, Preparação e Multiplicação, onde em cada tópico é possível baixar pequenos e-books sobre os temas abordados. O melhor de tudo é que eles disponibilizaram todo o material em português. Note que a realidade analisada nos estudos é a batista, norte-americana, mas a grande maioria dos estudos podem ser plenamente aproveitados por qualquer interessado, de qualquer lugar ou denominação. Excelentes e gratuitos materiais. Leia e compartilhe.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 
Embora você não reconheça, muitas atividades na vida são realizadas de maneira ordenada, com a esperança de  que um alvo seja almejado em particular. Por exemplo, nós acordamos de manhã e fazemos certas coisas para nos preparar para o novo dia. Podemos nos espreguiçar, escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupas, tomar um copo de café, ter um tempo para um devocional, pegar nossa bolsa, carteira e chaves, e ir para o carro. A ordem em que essas atividades são praticadas pode variar, e podemos adicionar ou abstrair coisas dessa lista. O resultado desejado entretanto, é chegar ao trabalho. Quando fazemos isso semana após semana, temos uma rotina. Essas séries de atividades também formam o que é conhecido como um processo.
Os processos nos ajudam a chegar do ponto “A” ao ponto “B”. Eles são o fundamento ou componentes organizacionais básicos que direcionam nossas atividades, para que possamos alcançar um destino ou alvo pretendido. Plantar igrejas não é diferente. Há certas coisas que devem ser feitas para uma plantação saudável, reproduzindo igrejas que levem pessoas perdidas à Cristo.
O Processo de Plantação de Igrejas (PPI) da Diretoria de Missões Norte Americana possui quatro componentes chaves:
Prontidão  
Alistamento
Preparação
Multiplicação
Cada um destes é orientado por verdades teológicas e missiológicas, e cada um possui funções únicas. Definir as fases e componentes ajudam os diretores de missões, convenções estaduais, funcionários de missões, missionários nacionais, missionários plantadores de igrejas, plantadores de igrejas e leigos a entender seus papéis em cada estágio do desenvolvimento. Os quatro componentes são: Prontidão, Alistamento, Preparação, e Multiplicação os quais englobam 18 atividades e resultados bem específicos. 
 Prontidão aumenta a conscientização sobre os perdidos e a necessidade de plantar igrejas contextualizadas para cada grupo de pessoas específicas, em parceria. Quando a Prontidão alcança seu resultado desejado, igrejas, plantadores, e equipes de plantação estão CIENTES de: O chamado de Deus em suas vidas, os grupos de pessoas à sua volta que não conhecem Jesus, e para o que Deus as está chamando.  A prontidão inclui itens tais como,  preparação espiritual, conhecimento do lugar ou contexto da plantação, descobrimento de grupos de pessoas, aproximação de pessoas e medição e desenvolvimento da receptividade entre o grupo selecionado para o evangelho.
(Clique nos itens abaixo para fazer o download do respectivo arquivo)
Alistamento, componente do Processo de Plantação de Igrejas, engaja indivíduos e igrejas através da atividade de plantar igrejas.  Então, o resultado desejado do Alistamento são indivíduos e  igrejas ativamente engajadas no esforço de plantar igrejas; eles estão COMPROMETIDOS na plantação de igrejas. O foco do alistamento está em volta da descoberta de indivíduos, desenvolvimento de equipes plantadoras de  igrejas, igrejas patrocinadoras que plantam igrejas, e outros parceiros, tais como, associações e convenções.  
O componente Preparação do Processo de Plantação de Igrejas, fornece treinamento, desenvolvimento de habilidades, e condições necessárias para igrejas, plantadores, equipes de plantação, e outros parceiros que trabalham com eles. O resultado da Preparação é que as igrejas e indivíduos estão EQUIPADOS para efetivamente plantar igrejas saudáveis, que se reproduzem entre todos os grupos de pessoas em toda a América do Norte. A Preparação inclui itens tais como, desenvolvimento de caráter pessoal, expansão de conhecimento sobre plantação de igrejas, novo desenvolvimento de habilidade, e avaliação de dons missionários.

    O componente final do processo de plantação de igrejas, a Multiplicação, é projetado para encorajar a saúde da igreja, vida e crescimento das igrejas recentemente plantadas.   O resultado desejado deste componente é igrejas fortes, saudáveis, que REPRODUZAM novos crentes, líderes, plantadores, equipes de plantação e igrejas.  A  Multiplicação abrange itens tais como, saturação do evangelho em novas áreas para plantação de igrejas, desenvolvimento de novos discípulos, criação de pequenos grupos com ênfase em que eles se tornem uma nova igreja, identificação da liderança e descoberta e nascimento de igrejas saudáveis, como as do Novo Testamento. 

O Processo de Plantação de Igrejas é uma sólida progressão para a plantação de novas igrejas. Os quatro componentes do Processo de Plantação de Igrejas podem ser vistos no ambiente natural. Por exemplo, um fazendeiro prepara o solo (Prontidão), então pega as sementes (Alistamento), daí as planta e trabalha com elas constantemente, afastando plantas daninas e predadores (Preparação), e finalmente, uma grande colheita é colhida e as sementes são separadas para o próximo ano (Multiplicação). A genialidade do Processo de Plantação de Igrejas é o que possibilita a todos os parceiros plantadores de igrejas, planejar seu trabalho eficientemente. Os quatro componentes e as18 atividades são em essência o trabalho que deve ser feito para que igrejas saudáveis sejam plantadas na América do Norte.
O Processo de Plantação de Igrejas e Referências nas Escrituras 
Prontidão  

Josué 18:8-10
1 Crônicas 12:23
Neemias 2:11,13
Mateus 9:35
Mateus 10:14
Lucas 19:41
João 4:35
João 5:19
João 15:5
Atos 1:8
Atos 6:7
Atos 8:26-31
Atos 10:2
Atos 11:20
Atos 12:24
Atos 13:46
Atos 14:21-28
Atos 15:7
Atos 16:6-10
Atos 17:16
Romanos 15:19-20
1 Coríntios 9:19-23
Gálatas 2:7-10
Alistamento

Eclesiastes 4:9-12
Mateus 4:19-21
Mateus 10:6,11
Mateus 11:28
Marcos 5:19
Marcos 6:7
Lucas 10:6
Atos 1:26
Atos 8:1,4
Atos 9:6
Atos 13:2,3
Atos 16
Atos 19:10
Romanos 1:1,6
Romanos 15:24,25
Romanos 16
1 Coríntios 12:4
2 Coríntios 9:1-9
Efésios 2:10
Filipenses 1:5
1 Tessalonicenses 1:7-9
Preparação

Salmo 78:72
Salmo 139
Provérbios 3
Provérbios 27:17
Mateus 4:18-22
Mateus 18
Mateus 28:19
Marcos 6:7
Lucas 10
Lucas 24:25
Atos 14:23
Atos 20:1-3
1 Coríntios 11:1
Gálatas 5:22-23
Efésios 4:11-12
Filipenses 4:9
2 Timóteo 2:2


Multiplicação

Gênesis 1:28
Êxodo 18
Mateus 28
Lucas 10:1-11
Atos 2:42
Atos 4:23-36
Atos 10:1-2
Atos 11:19-21
Atos 14:21-28
Atos 15
Atos 16:1-5
Atos 18:23
Atos 20:20
Romanos 16
Efésios 4
Apocalipse 2:5,19