quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ministério Declararei - Louvor com visão missionária


O Ministério Declararei nasceu em 2006, no Distrito Federal, após o entendimento de que é possível e necessário aliar “Adoração e Missões”. A vontade de sair das quatro paredes da Igreja para influenciar vidas a amarem ao próximo e terem uma experiência real com Jesus Cristo uniu oito corações com um objetivo: abençoar o Nordeste brasileiro. Apesar de ter sua base sob a cobertura da Igreja Batista Getsemâne (Ceilândia/DF), os componentes do Declararei são também de outras denominações, o que faz dele um ministério interdenominacional.
Para os integrantes do Declararei falar do Nordeste é uma das maneiras de despertar a igreja brasileira a orar, investir, enviar e apoiar o avanço missionário nesta região. O grupo aceitou o desafio para ser referência no auxílio aos missionários e igrejas que sofrem pela seca, miséria e fome nos estados da região nordestina. “Cremos que é um novo tempo para o sertão do nosso país. É tempo de termos um povo sarado e se mobilizar e profetizar que onde se vê seca, veremos o fluir dos rios do Senhor”, afirma Fábio Almeida, líder e vocalista do grupo.
O primeiro CD foi gravado em estúdio no ano de 2007 com o nome Declararei. “A ideia inicial foi gravar um CD artesanal para ser vendido a baixo custo. Deus nos surpreendeu e colocou as pessoas certas em nosso caminho. Produzimos um CD profissional em estúdio, foi lindo”, comenta Fábio Almeida. O CD Declararei ficou pronto e logo se tornou conhecido em toda a região de Brasília. O intenso trabalho do grupo com as igrejas locais foi o ponto de partida do ministério.
Em julho de 2009, o CD Confiança foi gravado ao vivo, na Igreja Batista Getsêmane, em Ceilândia/DF. “Se o primeiro CD parecia impossível, esse segundo então, nem se fala. Deus foi nos dando canções sobre como confiar Nele. Não dispúnhamos de recursos suficientes para gravar um novo trabalho, mas ainda assim, Deus nos mostrou que podemos, e devemos, confiar no maravilhoso poder Dele”. O CD Confiança chegou ao mercado gospel em dezembro de 2009 e desde então, o grupo tem ministrado em igrejas e eventos levando a Palavra de Deus.
“Aos meus irmãos DECLARAREI o Teu Nome, cantar-te-ei louvores na congregação. E outra vez porei Nele a minha CONFIANÇA” (Hebreus 2.12-13.) Firmados nesta palavra os integrantes do Ministério Declararei seguem firmes e convictos nas promessas de Deus para esta geração. Atualmente o grupo conta com Ale Gomes (baixo), Diovani Rocha (bateria), Fábio Almeida (líder e vocal); Felipe Oliveira (violão e back vocal), Kevyn Klava (teclados) e Názio Costa (guitarras).
Durante o culto de abertura da 12ª edição da Expedição Missionária Piauí (iniciativa de impacto evangelístico semestral capitaneada por Eliézer Castro, e do qual o Ministério Declararei é parceiro e apoiador), realizado na Igreja Assembleia de Deus Missão em Paes Landim, foi lançado o EP “Teu Chamado” com seis faixas. Esse trabalho foi idealizado com o objetivo de ajudar a 13ª Expedição Missionária. Cem por cento do valor arrecadado será utilizado na manutenção do projeto, que acontecerá entre os dias 3 a 9 de julho de 2016, na cidade de Campinas do Piauí.

O EP já está disponível em sites como Deezer, Spotify e iTunes.
E você pode ouvir algumas canções e conhecer mais do trabalho do grupo no site: www.declararei.com.br

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A Palhaçaria como estratégia evangelística


A arte da Palhaçaria, da ação de palhaços (do italiano pagliaccio), remonta às cortes dos Faraós do antigo Egito e a feiras livres na China, passando por Grécia e Roma. Seu desenvolvimento seguiu os passos da civilização, sempre trazendo diversão e entretenimento às cortes ou feiras das cidades e burgos.

A palhaçaria tornou-se ainda mais conhecida no Brasil, fora do ambiente circense, em virtude do trabalho da ONG secular Doutores da Alegria, que através de seus voluntários visita hospitais para promover melhores relações humanas e levar alegria às crianças, acompanhantes e profissionais da Saúde.
Atualmente, diversos ministérios e pessoas dedicam-se à arte da palhaçaria, clowns e outras atividades de caráter circense como forma de trabalhar para o Reino, nos mais diversos contextos - ações ao ar livre, visitas em hospitais, asilos, orfanatos e outras instituições, dentro das próprias igrejas etc. Há também diversos ministérios oferecendo cursos de palhaçaria em diversas partes do Brasil.

Alguns ministérios que realizam atividades evangelísticas nesta área, e ainda oferecem cursos:

Ide Missões & Arte - http://www.idemissoesearte.com/
Ministério Entre Jovens - http://www.entrejovens.com.br/

Para aqueles que querem se aprofundar mais no tema, alguns livros interessantes:

Ministros do Riso. Alex Rangel. Ed. Agbook, 2010.
Caçadores de Risos - O Maravilhoso Mundo da Palhaçaria. Demian Reis. Editora Edufba, 2013
O Elogio da Bobagem – Palhaços no Brasil e no Mundo. Alice Viveiros de Castro. Editora Alice de Castro, 2005.
A Nobre Arte do Palhaço. Marcio Libar. Ed. Do autor, 2008.
Palhaços. Mario Bolognesi. Ed. UNESP, 2003.
O Livro do Palhaço (Coleção Profissões). Cláudio Thebas. Ed. Companhia das Letras, 2005.
O Clown Visitador - Comicidade, Arte e Lazer para Crianças Hospitalizadas. Ana Elvira Wuo. Ed. Edufu, 2011.

Para aqueles que, além da palhaçaria, interessam-se por outras técnicas e práticas circenses, confiram estas apostilas gratuitas:

Apostila de Circo para Grupos Cristãos Adulão - Para ler online ou baixar pelo site Scribd, CLIQUE AQUI.

Manual Básico de Instrução das Artes Circenses da FEDEC (Federação Europeia das Escolas Profissionalizantes de Circo) - Para baixar diretamente do site dos tradutores, o Manual dividido em dez apostilas, CLIQUEAQUI.

Sobre temas circenses recomendamos ainda o site Circonteúdo, que, como o nome denuncia, traz muito conteúdo sobre a temática (inclusive uma biblioteca virtual com muitos recursos para download): http://www.circonteudo.com.br/



Aqui, alguns vídeos onde você poderá aprender ainda mais sobre o tema da palhaçaria:





sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Portas Abertas divulga a lista de Classificação da Perseguição Religiosa 2016



"De fato, todos os que desejarem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." 2 Tm 3.12
De acordo com o Artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948, "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular". 
O ano de 2015 ficará marcado, sem sombra de dúvidas, como o Ano do Medo, devido à perseguição religiosa. O Estado Islâmico (EI) e grupos filiados tomou fronteiras de países, com ainda mais força e violência, como Líbia, Quênia, Egito. Tais ações culminaram em massacres aleatórios em Paris e em San Bernardino. Os governos estão mais preocupados do que nunca sobre os efeitos do extremismo islâmico que mais uma vez é, de longe, o principal fator de perseguição na Classificação de 2016 (35 dos 50 países tem o islamismo radical como a principal fonte de perseguição).
A situação do Iraque e Síria e dos países da África, como Somália, Quênia e Nigéria, faz com que refugiados (em sua maioria cristãos) pensem na hipótese de nunca mais voltarem às suas casas, o que apavora a Europa e outros continentes do Ocidente.
Porém, a mais triste notícia que a Portas Abertas traz de 2015 é que mais uma vez, como no ano anterior, a perseguição aos cristãos piorou em todos os continentes.
Este ano, mais violência e menos liberdade levaram dois novos países para a lista, além de manter a Coreia do Norte pelo 14º ano consecutivo em primeiro lugar e fez com que a Eritreia subisse vertiginosamente de 9º para o terceiro lugar entre os países mais hostis ao cristão.

A lista com o perfil e todas as informações sobre os países, você encontra aqui.

E para fazer o download da imagem/cartaz com o mapa dos países (em diversos tamanhos e nos formatos PDF ou JPG) clique aqui.

Novos na lista
48. Bahrein
O Bahrein tem o islã como religião oficial. Aos poucos, a lei islâmica é introduzida no país e restringe cristãos de testemunhar de Jesus livremente. Os cristãos representam 10% da população e são proibidos de evangelizar muçulmanos. Por sua localização, o país também enfrenta o avanço do extremismo islâmico na região.
49. Níger
O Níger é um dos países mais carentes da África, onde o extremismo islâmico é a principal fonte de perseguição. Próximo à Nigéria, os cristãos enfrentam a influência do grupo radical islâmico Boko Haram, assim como de grupos ligados à Al-Qaeda nos países vizinhos, Mali e Líbia. Igrejas foram atacadas e destruídas e cristãos foram ameaçados de sequestro e morte.


sábado, 9 de janeiro de 2016

5ª Escola de Missões em Natal - RN

(Clique na imagem para ampliar)

5ª ESCOLA DE MISSÕES DA ADPNAS - Agência de Desenvolvimento para Povos Não Alcançados. De 16 a 22 de janeiro.
Teórico em Natal + Prático no interior do Rio Grande do Norte.
Para maiores informações, acesse: https://form.jotformz.com/53385728532664

sábado, 2 de janeiro de 2016

Livros sobre Plantação de Igrejas para download gratuito


Há algum tempo a North American Mission Board, filiada à Convenção Batista do Sul dos EUA, disponibilizou em português seu livro Sete Passos para Plantar Igrejas. O livro traça diversas estratégias e iniciativas a serem tomadas por aquelas pessoas e ministérios que desejam tornar-se plantadores de igrejas efetivos. 

Para ler online ou baixar o livro pelo site Scribd, CLIQUE AQUI.
Para baixar o livro pelo site Shared, CLIQUE AQUI.


Outro pequeno livro gratuito é Princípios de Plantação de Igrejas, de Louie E. Bustle e Gustavo Crocker. Neste livro, os autores, membros da Igreja do Nazareno, desenvolvem a compreensão de princípios básicos a serem considerados pelo plantador de igrejas.

Para ler online ou baixar o livro pelo site Scribd, CLIQUE AQUI.
Para baixar o livro pelo site Shared, CLIQUE AQUI.

Caso não consiga realizar o download, solicite-me o envio por e-mail: sammisreachers@ig.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...