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quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Dicas criativas para promover Missões em sua igreja



https://missoesnacionais.org.br/blog/ideias-criativas/

Promover missões é mais do que realizar as campanhas missionárias. Promover Missões é manter a chama missionária acesa no coração da igreja. É viver, amar, contribuir e orar por Missões. Não é possível ser vocacionado ou promotor de missões sem estar efetivamente envolvido com a ação evangelística e missionária da igreja local. Portanto, nosso trabalho é fundamental!

Precisamos envolver nossa igreja com Missões de todas as formas:  orar, ir, contribuir e mobilizar. Fazer Missões precisa ser uma ação constante em nossas igrejas. Mais do que arrecadar oferta missionária é necessário envolver toda igreja com Missões, despertar intercessores e vocacionados. Por isso, devemos ser o maior exemplo de amor pela obra missionária.

Após entender a essência de nosso papel, precisamos lembrar que a criatividade é muito importante para o envolvimento da igreja. Nossas ações precisam impactar, falar aos corações, despertar o compromisso, motivar e induzir a ação.

Diante disso, queremos listar algumas estratégias que poderão ajudá-lo na promoção missionária em sua igreja. Lembre-se cada sugestão precisa ser adaptada a sua realidade.

 Tenha uma Equipe ou Conselho Missionário que você possa caminhar. Uma ideia compartilhada é a melhor ideia. Como corpo de Cristo somos membros uns dos outros.  Leia mais sobre a importância e como formar o Conselho Missionário no Post http://missoesnacionais.org.br/blog/e-melhor-ter-companhia-do-que-estar-sozinho-porque-maior-e-a-recompensa-do-trabalho-de-duas-pessoas-eclesiastes-49/

Envolva pessoas! Não são necessárias pessoas cheias de talento, mas pessoas disponíveis a servir a Deus. Você verá que Deus fará coisas incríveis com o corpo trabalhando bem ajustado.

E não se esqueça de divulgar suas ideias! Elas serão benção para outras igrejas. Afinal, uma ideia compartilhada é a melhor ideia.

ORAR

  • Relógio de oração: Marcar um dia de oração pró missões, sendo que cada irmão, ou grupo de irmãos ficará responsável por um período (uma hora ou meia hora) do dia. Distribua pedidos de oração para direcioná-los nesse momento.
  • Calendário de oração: distribua entre os membros da igreja pedidos de oração para cada dia do mês.
  • Vigília de Oração: promova uma vigília missionária, com vídeos, testemunhos e pedidos de oração.
  • Caminhada de Oração: convoque um grupo de irmãos para orarem por uma localidade de sua cidade (preferencialmente, próximo a igreja, ou em uma comunidade que está enfrentando problemas). No percurso, vocês poderão orar em frente a escolas, órgãos públicos, hospitais, famílias não cristãs.
  • Sala/ Cantinho da oração: prepare uma sala ou espaço na igreja onde as pessoas possam dedicar um tempo em oração por missões. Deixe nesse espaço, cartazes sobre a situação e desafios dos campos missionários e pedidos de oração.
  • Lembrete de oração: distribua entre os irmãos bilhetes com nome dos missionários ou campos que necessitam de     oração  para     que  eles  possam colar  em partes da casa (imã na  geladeira,  guarda-roupa, espelho, etc).

IR

  • Voluntariado: incentive os irmãos de sua igreja a participarem como voluntários em projetos missionários. Eles poderão doar suas férias apoiando uma família missionária no campo, ou participando de projetos como as Operações Jesus Transforma, Jesus Transforma Crianças, Alcance Surdos. Eles também podem servir na própria igreja local apoiando o trabalho das congregações ou projetos de evangelização.
  • Viagem Missionária: promova e incentive a participação dos membros  de sua igreja em viagens missionárias. Sua igreja pode visitar um campo missionário ou apoiar uma igreja menor em outra cidade.
  •  Mutirão Missionário (Operação Jesus Transforma Local): promova juntamente com o líder de evangelismo uma ação evangelística em sua cidade (preferencialmente, próximo à igreja). A ação deve ser planejada levando em consideração a realidade e a necessidade de sua comunidade. Vocês poderão realizar evangelismo de porta em porta, apresentação de teatro, louvores, visitas (em hospitais, escolas, presídios, asilos, etc), promover um dia de ação social, evangelismo por meio esportes, dentre outras.

MOBILIZAR

  • Momento Missionário: realize em cada culto de sua igreja um momento missionário. Aproveite essa oportunidade para divulgar notícias missionárias, dar testemunhos, mobilizar a igreja e apresentar os desafios missionários dos campos. Seja criativo. Aqui no Blog temos várias sugestões. Leia mais sobre isso https://missoesnacionais.org.br/blog/momento-missionario-e-agora/
  • Voluntariado: incentive os irmãos de sua igreja a participarem como voluntários em projetos missionários. Eles poderão doar suas férias apoiando uma família missionária no campo, ou participando de projetos como as Operações Jesus Transforma, Jesus Transforma Crianças, Alcance Surdos. Eles também podem servir na própria igreja local apoiando o trabalho das congregações ou projetos de evangelização.
  • Cultos temáticos: se há abertura em sua igreja, faça cultos temáticos para cada ênfase da campanha. As músicas, a decoração, as passagens bíblicas, as pregações devem fazer alusão ao tema. Por exemplo, o culto em cordel, para abordar o Projeto Sertão. Há sugestões de ordem do culto na revista do promotor e aqui no Blog você encontra tudo pronto para a realização.
  • Divulgue notícias missionárias: Leia as cartas dos missionários, exiba os vídeos, apresente a igreja os resultados do investimento que ela tem feito em missões. Se possível, faça mural apresentando os projetos de missões. Compartilhe nas redes sociais as notícias e novidades dos campos. Uma igreja bem informada será mais motivada.
  • Comunicação com missionários: incentive a igreja a ter contato com o missionário por meio de carta, e- mail, telefone, rede social, ou até mesmo, convidando -o para estar em sua igreja.
  • Congresso Missionário: a fim de despertar a igreja, promova um congresso missionário. Além de conhecer melhor a realidade missionária, será uma oportunidade de despertar vocações. Teremos o maior prazer de estar em sua igreja.

OFERTAR

  • A Parábola dos Talentos: Convide pessoas da igreja a aceitarem este desafio. Durante o momento de promoção missionária, convoque estas pessoas para irem à frente e dê uma certa quantia em dinheiro para cada um deles. Peça aos líderes que utilizem a criatividade para multiplicarem essa quantia, realizando atividades específicas a fim de que consigam, pelo menos, dobrar o que foi recebido. Quanto maior for a quantia doada, maior será a responsabilidade de ampliar o valor, relacionando assim a atividade ao texto bíblico de Mt 25.14-30. No fim da campanha missionária, convoque aqueles que receberam as quantias iniciais para que prestem relatório do que foi feito.  Peça a eles que apresentem um painel, com fotografias, vídeos, mostrando as atividades elaboradas ao longo da campanha.
  • A igreja na escola: Verificar junto à escola local a possibilidade de realizar um bazar nas suas dependências, marcar a data e fazer uma boa divulgação na própria escola e no bairro. Levar roupas, calçados, bolsas e bijuterias, todos em bom estado, limpos e passadas (no caso das roupas) para vender aos alunos, pais e professores da escola. A cada cliente que realizar uma compra entregar uma mensagem evangelística que pode ser um folheto da campanha ou um exemplar do Evangelho de João. Caso haja espaço, levar um grupo de louvor, teatral ou de pantomima que faça uma rápida apresentação, deixando uma mensagem. O objetivo desta atividade, além de contribuir com o valor da oferta da igreja, é estreitar os laços com a comunidade local, sendo uma porta para futuras atividades visando levar a mensagem de salvação.
  • Artesanato: Em nossas igrejas há muitas pessoas com habilidades manuais e criativas, que sabem fazer diversos tipos de coisa que podem ser utilizadas para arrecadar oferta para a campanha missionária. Habilidades como trabalho com pintura, bordado, crochê, decopagem, costura, bijuteria e ainda corte de cabelo, manicure assim como tantas outras habilidades. Separe um dia inteiro, quando estes irmãos poderão apresentar e oferecer seus trabalhos a toda a comunidade. O objetivo é vendê-los e que todo o valor arrecadado com a venda seja destinado a campanha missionária. Nesta programação muitos talentos podem ser descobertos e também muitos irmãos poderão se sentir úteis e valorizados mostrando a toda a igreja e comunidade aquilo que de melhor podem fazer e ainda contribuir com a obra missionária.
  • Livraria/Sebo: Trata-se da venda de livros, revistas, CDs e DVDs usados e em bom estado de conservação por um preço simbólico.
  • Zé Missionário: Temos nosso “Zé Missionário”, o porquinho que faz um tour pelas classes e pequenos grupos, arrecadando contribuições.
  •  Laranja Missionária: Faz-se uma banca para vender laranjas. O valor de cada laranja é avaliado pela quantidade de caroços. Cada caroço pode valer R$ 0,50, por exemplo. Se alguém quiser mais de uma laranja incentive. Premie  aquele que chupar mais laranjas com brindes (camisas, canetas da campanha).
  • Desafio Coca-Cola: Durante o mês da campanha, todas as vezes que o irmão fosse tomar este refrigerante, ele deviria colocar o mesmo valor gasto na Coca-Cola dentro de um envelope ou até mesmo, ele pode fazer um jejum do refrigerante e todas as vezes que iria tomá-lo doar o valor que gastaria.
  • TV Missionária por assinatura: Os irmãos adquirem um DVD com vídeos de notícias dos campos missionários. Enquanto na TV de assinatura convencional pagamos para ver filmes de terror, violentos e que muitos deles não nos edificam, na TV Missionária podemos ver filmes de vidas transformadas e resgatadas do pecado. O DVD pode ser cópia do kit da campanha ou seleção de vídeos que também estão disponíveis no youtube ou no site www.missoesnacionais.org.br
  • Lava-Jato: Muitos adolescentes e jovens ainda não trabalham e alguns deixam de participar das campanhas missionárias com suas ofertas. Mas eles podem se unir e fazer um excelente serviço para levantar recursos para a obra missionária. Veja se na igreja tem um local para lavar carros. A idéia é lavar os veículos dos membros (e até dos visitantes). Se na igreja não for possível, o Lava-Jato pode funcionar na casa de um deles (neste caso verifique se não haverá problemas de ordem legal). Deixe que eles vejam o melhor preço a cobrar. Para que o “lucro” da oferta seja maior, tente conseguir, de graça, os produtos: shampoo, silicone, limpa-pneus, esponjas, panos etc.
  • Cine Missões: Cine missões: Um irmão abre a sua casa para uma sessão de vídeo. O filme a ser exibido pode ser o do DVD missionário, da Campanha, ou outro evangélico (prefira os que tenham ênfase missionária). Além das tradicionais pipocas será servido um lanche. O valor do ingresso para o Cine Missões fica a critério do ministério/departamento de missões da igreja (de acordo com a realidade da igreja). Podem ser feitas várias sessões durante a campanha. Além de levantar uma boa oferta, essa programação trará mais comunhão e envolverá mais a igreja no ideal missionário. OBS: Essa atividade pode ser cobrada, tendo a renda revertida para a campanha missionária, ou ser uma iniciativa evangelística para divulgar notícias missionárias e mobilizar a igreja.
  • Salão de beleza: Junte algumas irmãs que saibam cuidar de cabelos, unhas, sobrancelha, limpeza de pele, maquiagem e façam um dia de beleza, cobrando pelos serviços. A renda deve ser revertida para a campanha missionária.
  • Corrida/caminhada/campeonato: Organize uma corrida, caminhada ou campeonato. Se for um evento grande, busque patrocínio entre os empresários membros da igreja ou amigos. Cobre a inscrição de cada participante e tenha um prêmio para o vencedor.
  • Lanchonete missionária: Para desenvolver a lanchonete missionária é preciso somente criatividade. Você pode servir um “McMissionário” (sanduíches semelhantes de fast food). Pense em quantos sanduíches você pode fazer, nos tipos de carnes (bovina, de frango ou de peru) e queijos (mussarela, prato, cheddar etc.), nos tipos de molhos, nas bebidas… Para os que não gostam desse tipo de lanche, é possível incrementar o cardápio com mistos-quentes ou cachorros-quentes e agradar a todos. O importante é a participação na campanha.
  • Pizzas missionárias: Outra alternativa para incrementar a cantina da igreja durante a Campanha é organizar um rodízio de pizzas. Para isso, basta conseguir a doação de formas de pizzas e dos ingredientes junto aos membros da igreja. Varie nos sabores se possível faça pizzas doces também e sirva os irmãos. Caso não estoure o orçamento, inclua no preço final do rodízio o valor do refrigerante ou suco. Ornamente uma sala ou a área da cantina de sua igreja, coloque alguns irmãos caracterizados como garçons ou cozinheiros (inclusive de chapéu!) e vá distribuindo as pizzas! Não se esqueça que o valor arrecadado deve ser destinado para a oferta do Dia Especial de sua igreja.
  • Lanche para missões: Muitos irmãos não participam das cantinas na igreja, mas saboreiam lanches em outros lugares pagando bem mais caro por isso. Proponha que durante a Campanha os membros de sua igreja ofertem um ou mais lanches para apoiarem projetos missionários. A ideia é que, antes de pensarem em saborear um lanche, pensem em quantas serão atendidas e alcançadas com a sua  oferta.
  • Estacionamento missionário: A maioria das igrejas possui estacionamento e ele pode ser uma boa maneira de ajudar a alcançar o alvo de missões. Faça uma ampla divulgação na igreja, conscientizando os membros do “espírito” do negócio e da aplicação dos recursos levantados no caso, ou a adoção de projetos e missionários através do PAM ou para aumentar a oferta do Dia Especial. Coloque faixas no estacionamento e crie uma forma de controle. A “tarifa” pode variar de R$ 0,50 a R$ 1,00. Incentive os irmãos a participarem, mas deixe-os bem à vontade.
  • Cofre missionário: Prepare cofres, com latas de refrigerantes, e distribua, um mês antes da Campanha, entre a membresia da igreja. Entregue entre as classes da EBD ou um para cada família, ou ainda entre os ministérios/departamentos da igreja; o importante é que todos participem. Os cofres precisam estar cheios até o último dia da Campanha na igreja.
  • Supermercado missionário: Divulgue e convide os membros da igreja. Compre feijão, arroz, óleo, açúcar, macarrão, fubá, no fardo e venda com o preço do supermercado.
  • Almoço missionário: Arrecade ingredientes entre os membros e venda o almoço no domingo para os membros da igreja, amigos e vizinhos. Explique que toda renda é revertida para projetos missionários.
  • Venda materiais recicláveis: Coleta e venda de materiais recicláveis como cartucho de impressora, garrafas pet, quadros, aparelhos tecnológicos etc. Além de investir em missões, coopera com o meio ambiente.
  • Comidas típicas: venda de comidas típicas durante feiras missionárias,  almoços  ou na cantina.
  •  Noite de Talentos: fazer inscrição dos candidatos  cobrando  uma pequena  taxa. Convide algumas autoridades no assunto (pintor, instrumentista, cantor) para julgar os candidatos. Premie o vencedor.
  •  Leilão Missionário: arrecade doações de objetos de decoração, roupas, calçados, eletrodomésticos e faça um leilão.
  • Primavera Missionária: consiste em vender flores e plantas para missões. Você pode coletar doações de mudas e plantas ornamentais. Lembre-se de disponibilizar as informações sobre os produtos: espécies e dicas como cuidar.

Equipe de Mobilização do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM O ARTIGO "SUGESTÕES PARA LEVANTAR OFERTAS PARA MISSÕES". Clique sobre o título.



quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

QUAL É O MEU NOME ATUAL? - Uma dinâmica para promover e avaliar seus conhecimentos bíblicos, geográficos e missiológicos

 


QUAL É O MEU NOME ATUAL?

 

Objetivos: Promover e avaliar os conhecimentos bíblicos, geográficos e missiológicos dos participantes.

Materiais: Não é necessário.

 

A dinâmica se vale de nomes antigos de alguns países e cidades, conforme citados na Bíblia. A partir de dados atuais sobre tais locais, sobre suas realidades físicas, políticas e religiosas, os alunos deverão adivinhar qual o nome atual daquele lugar.

A ideia é oferecer dados sobre a realidade da presença cristã, necessidades de evangelização, dados sobre a perseguição ao cristianismo etc., colaborando para familiarizar os participantes com a realidade desses países.

Ganha aquele que obtiver mais acertos.

Se desejar, a cada acerto de um participante, o coordenador pode oferecer mais informações sobre a realidade daquele lugar, previamente pesquisadas.

Alguns exemplos que você pode utilizar (procure pesquisar outros):

 

Na Bíblia eu fui chamado de Pérsia. Hoje meus vizinhos são Turquia, Iraque, Turcomenistão, Afeganistão e Paquistão. Em minhas terras impera a religião islâmica, numa de suas duas principais vertentes: a xiita. Minha população possui apenas 1,5 % de cristãos, mas a igreja secreta tem crescido há décadas por aqui. Meu nome hoje é? – Resposta: Irã

 

A Bíblia me chama (em Is 49:12) de Sinim. Sou um país socialista, cuja população é a segunda maior do mundo. Ao expulsar os missionários estrangeiros há algumas décadas, achei que destruiria o cristianismo, “religião dos brancos”, em minhas terras. Mas a igreja secreta cresceu de uma maneira milagrosa, e hoje já é uma das maiores do mundo, embora ainda haja muitos povos não-alcançados em meu território. Sou? – Resposta: China

 

Eu fui uma cidade. Meu nome antigo era Antioquia. Em mim o apóstolo Paulo censurou a outro apóstolo, Pedro, por seu comportamento dúplice. Em mim também foi fundada a primeira igreja gentílica (não-judia) da história. Hoje abrigo um país que possui uma pequena fronteira com Israel, e está em guerra há dez anos; facções muçulmanas, bem como potências mundiais têm intervindo em meu território, e os cristãos, que gozavam de uma pequena tolerância, foram dos mais prejudicados. Antes da guerra civil eram 6%; hoje, mal chegam a 2% da população. De que país estamos falando? – Resposta: Síria

 

Fui uma cidade. Meu nome antigo era Laodiceia. Da igreja que aqui foi fundada, o próprio Cristo disse que não éramos nem frios nem quentes, mas mornos (Ap 3:14-21). Hoje minhas ruínas estão situadas num país que faz parte de dois continentes, a Europa e a Ásia, e cuja população se declara 99% muçulmana. Esse país já foi um império que ajudou a espalhar o islã por diversos lugares. Quem sou? – Resposta: Turquia

 

Na Bíblia eu fui chamada de Gadara. O “endemoniado gadareno” (Mc 5:1-20) é uma passagem famosa. No lugar onde eu me erguia, hoje está localizado um país muçulmano, vizinho de Israel. Esse país é uma monarquia, cuja língua oficial é o árabe. Comparado a outros países do Oriente Médio, aqui os cristãos desfrutam de alguma tolerância e respeito, embora sejam apenas em torno de 7% da população. No entanto, muçulmanos que se convertem a Cristo são duramente perseguidos. De que país se trata? – Resposta: Jordânia

 

Meu nome bíblico é Cirene. Como cidade, fui uma antiga colônia grega, cuja parte da história foi narrada por Heródoto, justamente o “pai da história”. Minhas ruínas estão situadas no que hoje é um grande país africano, vizinho do Egito. Tal país foi governado por anos por um ditador amado e odiado por seus cidadãos; mas as revoltas da Primavera Árabe o derrubaram, instaurando também o caos no país, pela briga de poder. Hoje tal país é uma terra sem lei, e de grande risco para cristãos. Na lista de perseguição elaborada pela Missão Portas Abertas, estou entre os dez mais. – Resposta: Líbia

 

Sou a cidade de Tiro. O país onde eu estava localizada conserva o mesmo nome, desde os tempos bíblicos até hoje. As madeiras das árvores de meu país fizeram sua fama. Nos tempos contemporâneos, mesmo estando situado no Oriente Médio, ele já possuiu 70% de população cristã (até a Primeira Guerra Mundial); no entanto, após uma guerra civil o país entrou numa sequência de crises, e hoje esse percentual não passa de 35%. O Brasil abrigou milhares de imigrantes que daqui saíram. Que país é esse? – Resposta: Líbano.

 

Meu nome é Patmos. Sou uma ilha que conserva seu nome desde os tempos bíblicos; foi aqui que o apóstolo João, prisioneiro, escreveu o livro de Apocalipse. A cultura de meu país (embora na época ele nem fosse ainda um país, mas um agrupamento de cidades independentes) ajudou a moldar a cultura ocidental. Hoje sou um dos países mais “pobres” da Europa. Mas também um dos mais cristãos: Praticamente 95% da população se declara cristã – embora o número de evangélicos mal chegue a 2%. Que país é esse? – Resposta: Grécia.

 

Sou um país onde se localiza o Monte Ararat, em que se acredita que a Arca de Noé atracou, após o nível das águas abaixar. Mas hoje tal monte pertence à Turquia, minha vizinha. Somos considerados o primeiro país a adotar o cristianismo como religião, ainda no século IV. Meu povo foi vítima de um dos maiores genocídios contra cristãos do século XX (provocado justamente pelos turcos), mas tal crime é pouco lembrado. Quem sou? – Resposta: Armênia.

 

Sou um país europeu chamado por Obadias de Sefarad. O apóstolo Paulo planejava levar o evangelho até minhas terras. Já fui uma das grandes potências mundiais, quando o mar era meu domínio, e ajudei a espalhar o catolicismo pelo mundo. Hoje, a maior parte de minha população ainda se declara católica (52%), embora os praticantes sejam menos da metade disso. E os sem religião beiram os 40% de meu povo.

Qual é o meu nome atual (no tempo de Paulo eu já tinha este nome)? – Resposta: Espanha

 

Sou um país milenar e berço de uma das primeiras civilizações. Meu território faz parte de dois continentes (Ásia e África). Abrigo o rio mais extenso do mundo (ou será o Amazonas?) e uma população de 109 milhões de almas, das quais 85% são muçulmanos. Quem sou? – Resposta: Egito

 

Sammis Reachers

Ore por nós, por inspiração e portas abertas, para que em breve tenhamos um novo livro, gratuito, reunindo recursos para ensino e mobilização missionária.


terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Programa Conversa de Missões com Sammis Reachers - A escrita como ferramenta de evangelização e mobilização missionária


No dia 04/12/2023 participamos do Programa Conversa de Missões, apresentado por Sylvia Maia de Souza. O programa, a cada segunda feira, entrevista pessoas envolvidas com o esforço missionário da igreja brasileira. O programa é uma iniciativa do DEM Congregacional e também da AMTB.