Há poucos que sabem alguma
coisa sobre o profundo contributo que o barão Justinian von Welz (ou Weltz) realizou
para missões mundiais. Ele nasceu 100 anos antes que suas ideias e propostas
pudessem ser apreciadas e aceitas.
Welz, filho da nobreza
austríaca, nasceu em 1621 em uma família luterana em um país dominado pelos
católicos. Por causa da grave perseguição católica durante a Guerra dos Trinta
Anos, sua família migrou para a Alemanha luterana. Seus dias escolares foram
gastos na Holanda. Com cerca de 20 anos, ele voltou para sua casa na Alemanha e
escreveu vários tratados sobre vários assuntos, os mais antigos sobre reforma
política e justiça social.
A partir dos 20 anos de idade
até aos 40 anos, ele levou uma vida de perdição, mas, no final desse período,
começou a ler a Bíblia e os textos da doutrina ortodoxa luterana, se arrependeu de seus
pecados e foi genuinamente convertido. Ele avidamente leu as Escrituras e a
história da igreja, particularmente a dos mártires.
Então, aos 40 anos, seus
valores e objetivos foram completamente alterados pela experiência da
conversão, e ele estava pronto para emergir de um período de isolamento. Ele
acreditava e praticava o esteticismo e vivia uma vida de separação do mundo e
dedicação àquilo que glorificaria a Deus. Ele chamou seus contemporâneos para o
autoexame e a conversão. Com os hábitos caros de comida, vestimentas e
entretenimento, ele aconselhou que as pessoas deveriam ter mentalidade séria e
viver uma vida separada do mundo como peregrinos e forasteiros. Ele evitou
tanto quanto possível a sociedade mundana. Ele ensinou e meditou sobre o que
ele chamou de quatro últimas coisas, ou seja:
A certeza de se aproximar da
morte;
O último julgamento;
A dor e o sofrimento dos
condenados;
A glória e o privilégio dos
eleitos.
Ele propôs a formação de uma
organização chamada "Jesus Loving
Society". Ele pediu que os candidatos para o ministério saíssem e
pregassem aos pagãos em vez de se sentarem vagarosamente enquanto esperavam um
chamado. A sua visão, mesmo àquela época, era uma visão global, e ele sentia a
responsabilidade por uma evangelização global.
Naquele momento particular na
Igreja Luterana, a Grande Comissão era ensinada como territorial, não
universal, e muitas vezes era realizada por métodos políticos e não
espirituais. Pensando que os pagãos já rejeitaram o Evangelho no passado e que
os esforços para evangelizar devem ser locais e não globais, alguns teólogos
realmente ensinaram que era errado levar o Evangelho aos pagãos.
Welz sentiu que as escolas de
formação de missionários deveriam ser instaladas nas universidades e estudantes
formados em linguagem, religiões mundiais e outros temas relacionados às
missões. Quando isso não foi feito, ele depositou 12.000 thalers alemães de
seus próprios recursos pessoais em dois bancos diferentes para esse propósito.
Um amigo contribuiu com uma soma de dinheiro semelhante. Ele sentiu que essas
escolas de treinamento deveriam fornecer orientação pré-campo. Ele também
sentiu que havia uma grande indiferença espiritual e defendia a renovação
espiritual em casa e a pregação do Evangelho no exterior. Suas ideias, no
entanto, não foram aceitas.
Ele escreveu uma série de
tratados (folhetos) que propugnavam suas ideias e repreendiam a fria e
indiferente ortodoxia legal da Igreja Luterana. A Jesus Loving Society, que Welz propôs, deveria ser composta por
três grupos:
Os promotores - patronos e
patrocinadores ricos;
Os diretores e secretários da
missão de tempo integral;
Os voluntários missionários -
jovens homens solteiros que se voluntariariam por dois ou três anos.
Antes de partir para o campo,
eles deveriam estudar geografia, história da igreja e biografias de missionários
anteriores, viagens de Paulo, evangelismo e línguas orientais. Uma vez no
campo, os voluntários estudam costumes e religiões locais, aprendem a língua
vernácula, traduzem porções da Bíblia e enviam relatórios regulares para os
apoiadores da casa.
Welz, em sua Jesus Loving Society, revela algumas de
suas ideias mais profundas e especialmente seus pensamentos sobre a oração - a
única atividade que ele considerou mais essencial e que deve prevalecer sobre
todas as outras atividades. Ele também afirmou que os missionários devem se
contentar com o que Deus fornece. Ele fez as perguntas: "É certo que os
cristãos mantenham o Evangelho para si mesmos, em vez de compartilhá-lo com os outros?
É certo para tantos estudantes de teologia sentar-se esperando compromissos
adequados ou talvez se tornar professores de escolas em vez de se aventurarem
a pregar aos pagãos? É certo para os cristãos gastar tanto dinheiro em
divertimentos, caros hábitos de comida e vestuário, e não dar seus pensamentos
ou dinheiro para a divulgação do Evangelho?" A ortodoxia morta da igreja
de Welz considerou sua proposta impraticável. Na realidade, alguns dos líderes
achavam que eram ideias satânicas; e porque a liderança da Igreja Luterana
adotou tal posição, suas ideias não foram aceitas.
Malsucedido em outros
interesses, Welz finalmente decidiu que ele mesmo deveria ir; e ele convenceu
um amigo a ordená-lo como "Apóstolo dos pagãos". Ele renunciou à sua
herança e seu título de nobreza e navegou para o Suriname, América do Sul, em
1666. Na primavera de 1668 foi relatado de forma confiável que ele estava morto
- um mártir de sua própria causa.
Assim morreu Justin von Welz,
solitário e abandonado, um sacrifício para o seu próprio e auto-eleito chamado,
um modelo esclarecedor para todos os tempos de coragem fiel e prontidão alegre
para dar-se a todos, até a própria vida, por causa de Cristo.
Não há registro existente de
seu ministério no Suriname; mas, tanto quanto se sabe, ele não ganhou um único
convertido e uma igreja não foi plantada. Alguns relataram que ele foi morto
por bestas selvagens, mas o fato mais provável é que ele tenha morrido de
malária.
Mais tarde no mesmo século, em
1694, havia na Universidade de Halle uma divisão de treinamento missionário que
acompanhava muito os princípios e propostas apresentados por Welz e sua Jesus Loving Society. Em 1732, os
moravianos enviaram seus primeiros missionários para o Caribe. Um dos primeiros
campos deles foi o Suriname, onde Welz morreu. Alguns historiadores modernos de
missões acreditam que Welz influenciou muito William Carey, que estabeleceu uma
Sociedade de Missão Batista em 1792.
Então a vida de Welz foi de
rejeição. Ele era um homem nascido muito cedo, “à frente de seu tempo”; mas
suas ideias foram, dentro de um século, implementadas e continuadas até o
presente. Sua Jesus Loving Society
soa muito como uma moderna sociedade missionária do século XXI. Welz é uma
espécie de figura fundamental na história das missões protestantes. Ele ocupa
um lugar simbólico de grande respeito como um precursor de coisas maiores que
viriam. O ensino ortodoxo dos teólogos luteranos de sua época foi que o chamado
apostólico ao ide havia terminado com a morte dos apóstolos. Para Welz, a
Grande Comissão continuou a ter perfeita validade. Ele argumentou que a
obrigação missionária era permanente e contínua.
Welz era um homem que, através
do estudo da Palavra de Deus, havia captado uma ampla visão do evangelismo mundial
em uma época em que tal mentalidade era considerada muito cara e mesmo
impraticável. O mundo não estava pronto para o seu ensino. Ele realmente foi
condenado como um agente de Satanás por sua defesa sincera de missões mundiais.
Ele morreu um mártir por sua própria causa. Ele renunciou à sua nobreza, sua
riqueza, sua casa e sua vida para realizar a Grande Comissão. Onde estão
aqueles que estão dispostos a ser tão abnegados quanto Justinian von Welz?
Traduzido por Sammis Reachers /
Veredas Missionárias, a partir de original em GFA Missions.
Um grande exemplo de renúncia desta vida por Cristo em um tempo tão difícil. Os frutos desta dedicação são colhidos nos dias de hoje. Deus seja louvado.
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