Páginas

sábado, 26 de maio de 2018

Técnicas de captação de recursos em e-book gratuito


A organização cristã Tearfund, especializada em ações sociais, elaborou um Guia de Captação de Recursos, focado em organizações assistenciais (Ongs) e missionárias diversas.
Todas as organizações do Terceiro Setor, independente de seu estágio de desenvolvimento, se deparam em algum momento com a necessidade de Captar Recursos. Mas tão logo surge a necessidade, surge também a questão de como fazê-lo de forma eficaz. No guia sobre Captações de Recursos você encontrará formas práticas de como fomentar os recursos a serem investidos em sua Organização.

Para baixar o Guia (80 páginas, formato pdf), CLIQUE AQUI.

domingo, 20 de maio de 2018

Três e-books de frases para sua edificação, e para você utilizar como ferramentas evangelísticas


Há algum tempo Deus nos concedeu a ideia de criarmos pequenos e-books de frases, com o objetivo de, além de trazer conhecimento, sabedoria e edificação aos leitores, servir como ferramenta de evangelização. A ideia foi apresentar, ao final dos livrinhos, as assim chamadas 4 Leis Espirituais, famoso texto evangelístico de Bill Bright (fundador da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, atualmente CRU Cruzade). O mesmo é reconhecido por oferecer uma concisa e clara apresentação do evangelho e da situação do homem diante de Deus.
Assim, publicamos os volumes 100 Frases de C. S. Lewis, 100 Frases de Liev Tolstoi, e ainda Frases UP! 250 Frases para iluminar e motivar o seu dia (autores diversos).
Os livros, que possuem entre 43 e 55 páginas e estão em formato PDF, não são caracterizados como "livros evangélicos", até mesmo para facilitar a aceitação inicial do leitor não-cristão. 
Assim, convidamos todos vocês a, além de usufruírem da leitura gratuita, COMPARTILHAREM estes livrinhos entre seus contatos, grupos de Whatsapp e Facebook, e como mais desejarem.




Frases UP! 250 Frases para motivar e iluminar o seu dia - Este e-book reúne uma coleção de frases coligidas de épocas e autores os mais diversos, no objetivo de formar um breve compêndio de sabedoria para iluminar e motivar o seu dia a dia e a sua vida.
Mas o que é, em breves termos, “motivação”? Podemos entender motivação como o conjunto de forças internas que mobilizarão o indivíduo para atingir um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
A palavra motivação vem do latim movere, que significa “mover”. A motivação é, então, aquilo que é susceptível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo (o objetivo), e de lhe produzir um comportamento orientado.
Esperamos que você tenha uma boa leitura, e possa compartilhar esta pequena seleta e suas cápsulas de sabedoria com seus amigos!
PARA BAIXAR O LIVRO PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.



100 FRASES DE C. S LEWIS - O escritor Clive Staples Lewis nasceu em 1898 em Belfast, na Irlanda do Norte (Reino Unido).  Multitarefas, Lewis foi professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e apologista cristão britânico, após abandonar o ateísmo, influenciado por seu amigo, o igualmente famoso J. R. R. Tolkien (de O Senhor dos Anéis). Lewis é reconhecido e estimado em todo o mundo, seja por sua série ficcional As Crônicas de Nárnia, seja por seus escritos que reúnem com rara argúcia e beleza de estilo temas metafísicos, filosóficos e religiosos. Sua obra literária abarca 38 livros, dos quais diversos já foram traduzidos para a língua portuguesa.
Reunimos aqui uma seleção de frases para iluminar sua jornada, amigo(a) leitor(a). De educação à religião, de ética à literatura, de felicidade à dor, passando por temas os mais diversos, a sabedoria de um dos maiores autores do século XX aqui se faz presente, em pequenas doses, cápsulas para o seu dia-a-dia.
PARA BAIXAR O LIVRO PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.



100 FRASES DE LIEV TOLSTOI - O romancista russo Liev (também dito Lev, Leon, Leão) Tolstoi nasceu em 1828, na pequena vila de Yasnaya Polyana.
Para além de sua obra literária que se configura como uma das maiores já criadas, Tolstoi ganhou fama como pacifista e pensador. Suas ideias, que versam do anarquismo ao vegetarianismo, iam de encontro ao status quo vigente, mesmo entre instituições cristãs, algumas das quais ele denunciava como não vivendo o verdadeiro cristianismo, conforme pregado por Cristo no Sermão da Montanha (Mateus caps. 5 a 7).
Reunimos aqui trechos de reflexão que abarcam temas os mais diversos. A sabedoria de um dos maiores autores da humanidade é aqui apresentada, num e-book de leitura breve e edificante.
PARA BAIXAR O LIVRO PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Don Richardson: Zelo paulino pelos povos não-alcançados


É difícil esperar que a igreja manifeste um zelo paulino por todos os povos ainda não-abençoados, se nós mesmos fracassarmos em infundir na igreja as perspectivas históricas que incentivaram o próprio Paulo a esse elevado nível de zelo. Para usar um exemplo correspondente, os físicos que trabalham com as propriedades da energia física nos contam que nenhuma partícula atômica pode ser acelerada até alcançar altas taxas de energia a não ser que: (1) seja uma partícula carregada desde o início; (2) seja envolvida por um campo magnético poderoso; e (3) essa partícula seja movida pelo campo magnético ao longo de um túnel muito comprido, o "acelerador".
Por analogia, primeiro precisamos nos tornar “partículas carregadas” mediante nossa conversão individual a Jesus Cristo. A seguir, é necessário que sejamos envolvidos por um campo magnético circunjacente - o poder do Espírito Santo permeando o Corpo de Cristo. Depois, esse campo magnético deve nos mover ao longo de um túnel bem comprido - o propósito de 4.000 anos de Deus na história - o qual é definido por uma única coisa - a aliança abrâmica. Porém, a importância dessa aliança jamais pode ser enfatizada em excesso. Sentir-se ligado a esse objetivo de 4.000 anos de Deus é tornar-se um indivíduo profundamente “carregado”. Não se pode imaginar um estímulo mais forte do que esse, no sentido de motivá-lo a buscar o cumprimento do plano de Deus para o mundo.
Sugerir que Deus não está mais interessado em cumprir suas duas antigas promessas a Abraão seria supor também que a mente divina mudou - Ele de alguma forma esqueceu que estava ligado por juramento, obrigado a cumprir essas duas promessas anteriormente feitas.
Lembre-se da resposta da Epístola aos Hebreus: “É impossível que Deus minta” (ou esqueça 6.18).
É isto então que quero dizer com a “conexão de 4.000 anos”.
Ver-se como um instrumento no propósito de 4.000 anos de Deus, a fim de conceder bênçãos a todos os povos, é livrar-se imediatamente de todos os sentimentos de insignificância, indecisão e falta de objetivo. Essa imensa perspectiva histórica, mediante o campo magnético espiritual nela infundido, começa na mesma hora a acelerar-nos em direção ao maior destino que qualquer ser finito pode desejar.
Certifique-se primeiro de que você é uma partícula carregada - um crente sincero em Jesus Cristo. Caso contrário, o campo magnético e o acelerador não terão qualquer efeito sobre você. Eles simplesmente o deixarão onde está.
Milhões de cristãos ouviram milhares de pregadores transmitirem inúmeros sermões baseados nos cânticos sublimes do Apocalipse, os quais foram cantados por entes celestiais, a fim de celebrar n grande reunião dos remidos no céu. Você encontrará isso registrado no livro do Apocalipse de João, o último livro da Bíblia. Mas bem poucos desses pregadores ou de seus ouvintes parecem ter compreendido o que João queria realmente nos dizer ao citar, por exemplo, os 24 anciãos entoando um desses cânticos: “Digno és (O Cordeiro do Deus)... porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação, e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra" (Ap 5.9-10, grifo acrescentado).
O que João estava realmente nos comunicando quando descreveu sua visão esplendorosa de “grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro” (Ap 7.9)?
Do mesmo modo, quando um anjo lhe disse: “É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis” (Ap 10.11), qual o significado que você percebe?
O que vem à sua mente quando, em Apocalipse 11.9, ele declara que “muitos dentre os povos, as tribos, as línguas e as nações” irão contemplar o milagre das duas testemunhas? E quando afirma que a besta (o anticristo) recebeu autoridade temporária para exercer domínio sobre cada tribo, povo, língua e nação (veja Ap 13.7)?
O que se destaca em sua descrição de outro anjo que proclama o "evangelho eterno...a cada nação, e tribo, e língua e povo” (Ap 14.6)?
Certamente, João não está descrevendo apenas a consumação da história, mas o cumprimento final do propósito específico de Deus na história, ou seja, abençoar todos os povos da terra através do Descendente de Abraão - Jesus Cristo! João poderia ter descrito com a mesma facilidade as cenas mencionadas mediante um único substantivo grego para designar a humanidade. Em vez disso, ele explora todo o vocabulário da língua grega, reunindo todos os substantivos disponíveis, a fim de indicar os tipos de subdivisões étnicas da humanidade que foram os alvos originais da “bênção” abrâmica, ordenados por Deus.
Em outras palavras, João está nos dizendo, mediante tais profecias, que Deus irá manter seu antigo propósito até o fim – quando ficará livre da obrigação que impôs sobre si mesmo com aquele juramento feito no passado. Pois essa é a "imutabilidade do seu propósito”!

Don Richardson
Trecho do livro O Fator Melquisedeque (São Paulo: Vida Nova, 1995).


terça-feira, 8 de maio de 2018

PAZ PARA OS RODOVIÁRIOS - Baixe e imprima um folheto evangelístico para evangelizar rodoviários


Há mais de dez anos atrás, trabalhei numa empresa de ônibus, onde havia um grupo de rodoviários evangélicos que reuniam-se para um culto semanal, e ainda para evangelizar. Naquele humilde mover de Deus, que foi muito importante para meu crescimento como ser humano e como cristão, elaboramos uma mensagem evangelística, simples, que à época fazíamos circular xerocada em meia folha A4.
Hoje, recuperando essa mensagem entre meus arquivos, achei por bem transformá-la em um folheto, com tratamento profissional, de forma que tal singela mensagem possa ser utilizada por muitos outros irmãos rodoviários para evangelizar seus companheiros, em qualquer lugar do Brasil. E mesmo se você não é rodoviário, pode imprimir e evangelizar motoristas, cobradores, fiscais e quaisquer outros rodoviários que você conheça ou que venha a encontrar. Trata-se de uma classe muito sofrida, onde deixei muitos, mas muitos amigos mesmo, e que, assim como os membros de qualquer outra profissão, precisam desesperadamente de Cristo. Não deixe este recurso passar em vão. Baixe e imprima quantos quiser. Cada folha A4 (a ser impressa em frente e verso) contém dois folhetos. E mais: VOCÊ É LIVRE PARA LEVAR TAL ARQUIVO A UMA GRÁFICA E IMPRIMIR O FOLHETO EM GRANDES QUANTIDADES PARA DISTRIBUIÇÃO, CONTANTO QUE NÃO VENHA A VENDER O MATERIAL.

Para baixar o arquivo (em pdf) do folheto COLORIDO, CLIQUE AQUI.
Para baixar o arquivo (em pdf) do folheto em TONS DE CINZA (ideal para imprimir em preto e branco apenas) CLIQUE AQUI.

LEIA AQUI A MENSAGEM:
Amigo rodoviário, a nossa vida não é fácil. Trabalhamos de domingo a domingo, com direito a somente uma folga semanal, e às vezes somos obrigados a fazer hora extra, não importa o quanto estejamos cansados. E muitos ainda precisam trabalhar dois turnos seguidos, pois o salário não dá para cobrir as despesas. Estamos sujeitos ao estresse do trânsito, e àquele decorrente de ter de lidar com o público. E há ainda a cobrança dos patrões e as perdas que a categoria sofre ano após ano. Cansados, muitos buscam alívio nas drogas, na bebida, nas mulheres...
Mas tudo o que fazemos traz uma consequência, seja boa ou ruim, conforme o que nós plantamos: As bebidas e as drogas minam nosso dinheiro, nossa saúde e nossa razão, e sem percebermos, terminam por nos escravizar, nos levando a cometer atos dos quais depois nos arrependemos. E o envolvimento com mulheres, principalmente para aqueles que são casados, por fim traz algo que estamos cansados de ver: A DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA. 
Sofrem também as companheiras rodoviárias, sejam motoristas, cobradoras ou de outros cargos, que têm que se desdobrar para fazer o serviço de donas de casa e ainda trabalhar fora; tendo muitas vezes que aturar o assédio dos homens, sejam passageiros ou mesmo companheiros de trabalho. E ainda sofrem preconceito pelo trabalho que realizam! Tudo isso gera um grande desgaste físico e emocional.
Talvez você passe por algum desses problemas: muito estresse, um cansaço que não passa, bebendo cada vez mais, sendo usuário de tóxicos, viciado em jogos ou envolvido com mulheres da rua... Isso é mesmo o melhor da vida? Não seria maravilhoso mudar este quadro? Amigo, há alguém que te livra do estresse, e te dá uma paz tão grande que te manterá tranquilo e feliz o dia inteiro. Há alguém que te faz deixar as drogas e a bebida; há alguém que pode te livrar do adultério, e que é poderoso para RECONSTRUIR A SUA FAMÍLIA. Esse alguém é JESUS. Ele diz: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).
Esta mensagem chegou até suas mãos para que você saiba que ainda há esperança, que a sua vida pode e deve ser muito melhor! Muitos dos que são rodoviários cristãos, foram um dia resgatados da depressão, do adultério, da bebida, das drogas, do vício em jogos, das brigas e do estresse, de estarem sempre prontos a explodir... Pois Jesus veio e nos socorreu. Restituiu nossas famílias (ou nos deu uma família conforme o Seu coração), apagou grandes mágoas de nossos corações, trouxe cura e abriu portas para coisas com que há muito sonhávamos, mas sempre fugiam de nosso alcance. Ele quer fazer o mesmo por você e por sua família. Pois a Bíblia diz: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos16:31).
 AMIGO, chega de dor, chega de bater e apanhar do mundo! Busque a Jesus! Fale com Ele em oração, assim como quem conversa com um amigo: “Senhor Jesus, sei que tenho errado, e tenho feito o que não lhe agrada. Mesmo sem querer, tenho prejudicado a mim e a outros. Mas estou cansado desta vida de erros, e de meus problemas que nunca mudam. Entre na minha vida e a transforme, Senhor! Eu quero a paz e a salvação que o Senhor veio trazer aos homens.”
Jesus diz que “aquele que vier a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Passe a ler a Bíblia, e a visitar uma igreja evangélica. Vá naquela onde você se sentir bem. Comece a falar com Jesus todos os dias em oração. Entregue sua vida nas mãos dEle, que é o Fiel Pastor, o Amigo que NUNCA te trairá. Há alguns evangélicos aí em sua empresa: converse com eles, alguns estarão prontos a te ajudar, e a orar por você.

E se você, amigo, está afastado dos caminhos do Senhor, este humilde folheto é a Carta que Ele lhe envia, convocando-lhe para voltar ao Único Caminho. Ele busca por você e quer apagar toda a mágoa do seu coração, e restituir cem vezes mais os anos que o gafanhoto devorou. O fim vem; não despreze mais o Seu*chamado.                                                                                 
______________________________________________________

A edição do folheto foi feita pela excelente profissional (e nossa irmã em Cristo) Luciana Soares, de quem recomendamos os serviços. Conheça mais do trabalho de Luciana: https://lucianavieira.wixsite.com/portfolio 

sábado, 5 de maio de 2018

Terminologias Missionárias


A AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileira) reuniu há algum tempo especialistas brasileiros em missiologia para normatizar ou padronizar 12 termos da missiologia em nossa língua. O objetivo é facilitar os estudos, a comunicação e a reflexão missiológica. Você pode ler online ou baixar o arquivo com os termos AQUI.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

O que você pode fazer para preparar uma criança para servir em um campo missionário no futuro?



O que você pode fazer para preparar uma criança para servir em um campo missionário no futuro? Muito! Pode começar ensinando que ela deve:

Saber ....................... que você está salvo.
Dedicar .................... sua vida ao Senhor, em qualquer momento, lugar ou coisa.
Estudar .................... a Bíblia todos os dias.
Orar ........................... pelos os missionários (2 Coríntios 1:11).
Conhecer ................ os missionários quando possível.
Alcançar .................. ao perdido agora.
Descobrir ............... o que os missionários fazem.
Amar ........................ as pessoas, especialmente as que são difíceis.
Aprender ............... sobre pessoas de países estrangeiros.
Cozinhar ................ refeições de outros países.
Servir ...................... aos outros.
Confiar ................... que Deus irá cuidar de suas necessidades.
Ler ........................... histórias missionárias.
Escrever ................ e enviar cartas para missionários.
Ouvir ...................... cada vez que você puder a palavra de Deus.
Obedecer .............. o que Deus diz.
Planejar ................ ir para uma faculdade ou seminário cristão.
Exercitar-se ......... coma bem e seja saudável. 
Dar ........................ dinheiro para um missionário.
Pedir ..................... para os cristãos orarem por você.
Falar ..................... em público quando você tiver a oportunidade.
Convidar ............ a outros a participar da igreja.
Usar ..................... os talentos que Deus lhe deu.
Concluir ............. o que você começar.

Você, professor, poderá escolher uma ou mais dessas atividades e executá-las em sua classe ou grupo.
Por exemplo:
APRENDER: Uma criança pode aprender sobre um determinado país e depois apresentar o que aprendeu à classe. Depois a classe pode orar por aquele país.
SERVIR: Sua classe pode escolher um projeto para servir. Pode ser a limpeza do templo ou podem ir à casa de uma pessoa idosa, limpar seu jardim ou quintal.

Traduzido do espanhol a partir do excelente manual MISIONES PARA NIÑOS - Una carpeta práctica y dinámica de lecciones y actividades misioneras para niños, do ministério Manos Equipando Manos
Você pode baixar o manual CLICANDO AQUI.
E poderá baixar dezenas de outros recursos sobre Missões (em espanhol) no site da Sociedad Internacional Misionera, AQUI.