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terça-feira, 23 de abril de 2019

Nove esboços de sermões missionários - Sammis Reachers



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Estamos trabalhando numa antologia de esboços missionários, da lavra de diversos autores. Nesse ínterim, acabamos por elaborar também, por nossa conta e risco, nove pequenos esboços no tema.
Perceba que tais esboços são apenas indicações, linhas de reflexão, e que você, caso queira utilizá-los, poderá os ampliar, encurtar e adaptar da maneira que o Senhor lhe inspirar. Tais esboços prestam-se também como pequenos estudos bíblicos, para seu momento devocional a sós ou em grupo.

Sammis Reachers


Noli me tangere (Não me toques) – Jo 20.17

Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” (Jo 20.17).

Jesus tinha uma obra a fazer, a culminação e conclusão de Sua missão, ao retornar ao Pai. Maria tentou impedi-lo, no que foi repreendida (“não me detenhas”, ou “não me toques”). Muitos cristãos podem tentar, por querer ou mesmo “sem querer”, impedir, desanimar ou desviar o missionário de sua missão – missão que é não apenas dele, mas de cada um de nós, pois todos somos emissários (enviados) de Cristo.

1.O covarde tentará parar o missionário:
a. Israel teme a Golias e desacredita a Davi - 1Sm 17.23-33.
b. Josué, Calebe e os espias covardes de Israel - Nm 13.30-33.
c. Ainda: Hb 3.38; 2Tm 1.7; Ap 21.8

2.O carnal tentará parar o missionário:
a. Eliseu e seu ajudante amedrontado - 2Re 6.15-17.
b. Pedro questiona Jesus sobre o fato dEle ter de morrer e é repreendido duramente: Mt 16.21-23.
c. Ainda: Rm 8.5; 1Co 2.14; 2 Co 10.3,4.

3.O avarento tentará parar o missionário:
a. Jovem rico, crente e cumpridor da Lei, prefere suas riquezas terrenas à Cristo - Lc 18.22,23.
b. Ananias e Safira queriam apresentar-se como perfeitos contribuintes da Obra de Deus, que dão tudo o que podem, mas retiveram em segredo parte do lucro: At 5.1-10.
c. Ainda: Jr 6.13; Ez 33.31; Rm 16.3-7; Ef 5.3.

4.O procrastinador tentará parar o missionário:
a. Discípulo deseja priorizar o que é pó e deixar para depois o que é eterno: Mt 8.21,22.
b. Terá, pai de Abraão, propusera-se a ir para Canaã (futura terra da Promessa), mas parou em Harã e lá ficou até morrer – Gn 11.31,32.
c. Ainda: Pv 27.1; Ec 11.4; Ef 5.15,16; 2Ts 3.11 (preguiçoso).

5.O invejoso tentará desanimar (diminuir) o missionário:
a. José e a inveja de seus irmãos - Gn 37.4-11.
b. Saul, sendo rei, inveja a Davi por suas conquistas em batalha - 1Sm 18.6-9.
c. Ainda: Pv 14.30; Pv 27.4; Gl 5.26; Tg 3.16.




As três missões da igreja

1. Salvar o perdido. Mt 28.19,20; Is 61.1-3; Lc 10.1,2; Jo 20.21; Rm 10.13-15.
2. Salvar o que se perdeu (desviou). Lc 15; Tg 5.19,20; Gl 6.1; Hb 5.2; 1Pe 4.8.
3. Conservar o que já está salvo. At 20.28; Hb 3.13,14; Hb 3.6; Tt 1.6-9; 1Pe 4.10.




Imperativos Missionários – Mt 28

Um esboço baseado na frase do teólogo John Stott: “Sua autoridade na terra nos desafia a ir a todas as nações, Sua autoridade no céu nos dá a única esperança da vitória, e Sua presença em nós não nos deixa outra escolha.”

1. Sua autoridade na terra nos desafia a ir a todas as nações
a. Mt 28.18: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.”
b. Mt 28.19: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
c. Sl 2.8: “Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.”

2. Sua autoridade no céu nos dá a única esperança da vitória
a. 1Pe 3.22: “O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.”
b. Cl 1.16-20: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.”
c. Rm 8.34: “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.”

3. Sua presença em nós não nos deixa outra escolha
a. At 1.8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
b. 2Tm 1.7: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”
c. Mt 28.20b: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”




Ezequiel no vale, figura do Missionário – Ez 37

1. Recebeu um chamado – v.1 (1Sm 3.3-11; Is 6.1-8; Mt 4.18-22; Mt 28.19,20).
2. Deslocou-se – v.1,2 (Jn 3.1a; Mc 6.12; Lc 10.1-17; At 13.1).
3. Proclamou a Palavra – v.4-7,10 (Jn 3.1-3; Mc 6.12; At 13.4,5; At 14.1).
4. Deus operou – v.7,8,10 (Jn 3.10; Mc 6.13; Lc 10.17; At 13.9).




Todos somos chamados a semear, mas são dois os tipos de semeador

O semeador fiel oferece-se ao trabalho, mesmo sacrificial: 1Sm 17.22-51; Is 6.1-8; Dn 3.12-26; At 21.10-14; 2Co 11.23-32.
O semeador infiel acovarda-se: Jn 1-4; Mt 25.15,18,24-30; Lc 9.62; 2Tm 1.7; Hb 10.38.

O semeador fiel santifica-se: Js 3.5; Dn 9.3; Gl 1.15-18; Ef 11.4; 1Pe 1.14-16.
O semeador infiel faz a obra de qualquer maneira: Gn 4.1-7; Lv 10.1,2; 1Cr 13.9,10; Jr 48.10; Tg 1.22.

O semeador fiel é liberal e dispõe-se a doar seu melhor: 2Sm 24.24; Mc 12.41-44; Lc 19.8; Rm 16.3-7; Fp 4.14-19.
O semeador infiel é avarento e deseja vantagens: 1Sm 8.1-3; 2Rs 5.20-27; Mc 12.44a; At 5.1-10; Ap 3.17,18.




Cumprindo o Ide

1. O que fazer: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” - Mc 16.15 (Sl 96.3; Is 58.6-10; Rm 10.13-15).

2. Quando fazer: “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.” - Ec 11.6 (Os 10.12; 2Co 9.6; 2Tm 4.2).

3. O que pedir: “Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.” - Sl 2.8. (Ex 32.30-35; 2Cr 1.7-12; Mt 9.37,38).

4. Como pedir: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” - Jo 15.7 (Jr 33.3; Mt 7.7-11; Mt 17.19-21).

5. Em quem fiar-se para executar tal empresa: “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.” - 2Co 9.10,11 (Is 41.10-14; Mt 28.20b; Lc 12.11,12).




A Trindade em Missões

1. O alvo de Missões: A glória de Deus – Sl 117; Sl 72.11
2. A base de Missões: A cruz de Cristo – 1Co 1.17-23
3. O dom de Missões: O poder do Espírito Santo – At 1.8
(adaptado)




Grande Comissão, Grande Cooperação

A obra de Deus deve ser feita em cooperação pelos seus servos. Até mesmo olhar para bandeiras denominacionais é vergonhoso, pois para cumprir seus propósitos Deus já utilizou reis ímpios, prostitutas e até mesmo uma mula, enquanto nós levantamos impedimentos aos domésticos da fé. A Grande Comissão é tarefa gigantesca; sem o Espírito de Deus e sem unirmo-nos em cooperação plena, tal ordem jamais será cumprida. Consideremos a frase de John Stott, falando sobre a cristandade: “No essencial, unidade; no não essencial, flexibilidade; em todas as coisas, o amor.”
Cooperemos com cada irmão e igreja a nosso alcance, pois:

a. Cooperar é obedecer a Deus (ainda que seja um sacrifício): “... não negligencieis a contínua prática do bem e a mútua cooperação; pois é desses sacrifícios que Deus muito se alegra.” Hb 13.16. Ainda: Ef 4.2-6

b. Cooperar é agradar a Deus: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” Sl 133.1. Ainda: Jo 11.22,23

c. Cooperar é aumentar a fazenda de Deus: “E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisso é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro, o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” Jo 4.36-38. Ainda: 1Co 3.4-9

c. Cooperar com a igreja é a única forma de ser igreja: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” Gl 6.10. Ainda: Rm 12.4-5

d. Um reino dividido não subsistirá: “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.” Mc 3.24,25. Ainda Lc 16.8



Importa que a mensagem seja publicada – Hc 2.2-4

1. De TODAS as formas:
a. Nas paredes e outdoors (e outras mídias) – Hc 2.2-4
b. Do alto dos telhados – Mt 10.27b
c. Com dramatizações (teatro, cinema etc.) – Jr 19.1-13, 27.2; Ez 4.9-1, 5.1-7
d. Com música – Sl 96; Sl 117.

2. Em TODOS os lugares:
a. Onde está o trono de Satanás (nos piores lugares da Terra) – Ap 2.13
b. Palácio de César (diante dos maiores poderes da Terra) – Fp 4.22; Mt 10.18-20
c. Cemitérios – Jo 11.32-45
d. Festas – Jo 7.14; Lc 15.1
e. Cadeias – At 16.23-34
f. Entre “sábios” (At 17.17-34) e entre “ignorantes” (At 28.1-10)
g. Perto e longe, ao mesmo tempo – At 1.8

E você, acredita que há lugares em que NÃO se deve falar de Cristo, ou formas e meios através dos quais o evangelho NÃO deve ser pregado? Pois reconsidere seus medos e preconceitos (Fp 1.15-18).

Pense em formas criativas de propagar a Palavra. Esforcemo-nos para propagá-la de todas as formas, e em todos os tipos de lugares!

Sammis Reachers


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P.S. - Em tempo: Aos nove sermões acima, acabei agregando mais um e preparando um pequenino e-book (pdf) com os textos.



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quarta-feira, 17 de abril de 2019

A Missão cristã como Pregação



A missão cristã começa com a pregação. O papel desempenhado pelos profetas do Antigo Testamento é continuado pelos pregadores do evangelho. Logo no início do Novo Testamento, aparece João Batista pregando no deserto para cumprir a missão de preparar o mundo para a chegada do Messias (Mt 3.1-2).
Jesus Cristo também começa a cumprir sua missão como pregador. Logo após o batismo e a tentação no deserto, diz a Bíblia que "daí por diante passou Jesus a pregar..." (Mt 4.17). O Salvador da humanidade não inventou um método mais
Sofisticado para cumprir a missão de salvar o mundo, mas utilizou o mesmo método que ele instituíra para os profetas do passado e tornou-se um pregador.
Os apóstolos também não tiveram dúvidas nem questionaram o método da pregação. Tinham aprendido com o próprio Cristo que a missão evangélica devia ser cumprida com a pregação e, mesmo sob perseguição, "iam por toda parte pregando a palavra" (At 8.4).
Após a era apostólica, ainda nos primórdios do cristianismo, os pais da igreja deram continuidade à pregação como forma de cumprimento da missão.
Muitos deles usaram a pregação como defesa da fé e da doutrina contra as heresias dos primeiros séculos e também como defesa do cristianismo perante as autoridades. Tertuliano, Cipriano, Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Orígenes e Jerônimo estão entre os que cumpriram a missão por meio da pregação. O mesmo fizeram Ambrósio, Agostinho, João Crisóstomo e outros a partir do quarto século da era cristã."
A Reforma protestante tornou-se o palco de verdadeiros heróis da pregação bíblica, em diferentes países do continente europeu. João Wycliff cumpriu a missão de pregador da Reforma na Inglaterra, Martinho Lutero pregou a Reforma na Alemanha, João Huss e Jerônimo, na Boêmia, hoje República Tcheca, João Calvino, na Suíça, e muitos outros.
No despertamento religioso dos séculosXVIII e XIX, o evangelho foi exaltado pela boca de vários expoentes da pregação bíblica. Entre eles figuram João Wesley (1703-1791), que deu origem ao metodismo, Charles Spurgeon (1834-1892), pregador batista da Inglaterra, considerado o "príncipe dos pregadores", e Dwight Moody (1837-1899), que deu origem a uma nova ênfase evangelística e de avivamento nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Para citar um exemplo contemporâneo já apresentado anteriormente em minha experiência, Billy Graham, da Igreja Batista, é o pregador evangélico que tem falado ao maior número de ouvintes em toda a história da humanidade, por meio de suas cruzadas evangelísticas." Por mais de cinquenta anos, Billy Graham pregou o evangelho face a face para mais de cem milhões de pessoas em todos os continentes, de acordo com estatísticas de sua equipe. Acrescentando as pessoas alcançadas por rádio, televisão e satélite, esse número sobe para cerca de dois bilhões de pessoas que o ouviram ao longo de sua vida.
Em maior ou menor escala, inúmeros outros pregadores mantiveram acesa a chama da pregação bíblica ao longo da História. Com essa visão da prioridade da pregação, vejamos no próximo capítulo diferentes métodos de extrair a mensagem do texto bíblico.

Robson M. Marinho

No livro A arte de pregar: Como alcançar o ouvinte pós moderno (Vida Nova).


Notas:
8 Michael Duduit, org., op. cit., p. 21-24.
9 Idem, p. 44-46.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Coletânea de Sermões Missionários - Envie seu esboço para avaliação


ESBOÇOS DE SERMÕES MISSIONÁRIOS

Caros irmãos, dentro de nossa proposta de prover literaturas variadas e GRATUITAS para auxiliar o avanço da visão e da obra missionária em nosso país e em nossa língua, estamos organizando mais um livro (e-book) gratuito e de proposta inédita: Uma COLETÂNEA de ESBOÇOS de SERMÕES MISSIONÁRIOS (que falem sobre as obras de Missões e Evangelização).
Assim, se você possui ESBOÇO de sermão (pregação) dentro da temática abordada, por favor nos envie para que ela possa ser avaliada e venha eventualmente a compor a obra. Os nomes dos autores constarão junto a cada esboço.
Envie seus textos para o e-mail: sreachers@gmail.com
ABAIXO apresento dois modelos de ESBOÇOS de sermão para que vocês possam ter uma melhor noção do que está sendo coligido. Seu esboço pode ser maior que os exemplificados, mas deve ater-se ao limite de 40 linhas (fonte Arial tamanho 12).
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A pregação da colheita Gn 8.22

1. Ela anuncia a fidelidade de Deus (Gn 8.22).
2. Ela apregoa a grande bondade de Deus (Sl 65.10-12).
3. Eia enche o coração de alegria (ls 9.3).
4. Ela também traz decepções (Mt 13.30).
5.Ela nos exorta a pedir por ceifeiros (Mt 9.37-38).
6. Ela nos compromete a sermos semeadores fiéis (Gl 6.7-8).
7. Ela é uma séria pregação para os não salvos (Jr 8.20).
Georg Brinke – A Bíblia do Pregador
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Por Que Pregar O Evangelho

1. Porque é ordem de Jesus Cristo. - Mc 16:15.
2. Porque o homem somente pode ser salvo crendo no Evangelho. - Rm 1:16.
3. Porque se não pregarmos o Evangelho seremos, até certo ponto culpados da perdição de nossos semelhantes. – Ez 33:8.
4. Porque, pregando o Evangelho, estamos gozando de um privilégio que foi negado aos próprios anjos. - 1Pe 1:22.
5. Porque, pregando o Evangelho, estamos cooperando com Deus na obra de redenção dos perdidos. - 1Co 1:21.
6. Porque, pregando o Evangelho, estamos apressando a vinda de Jesus Cristo a este mundo. - Mt 24:14.
D. Peixoto da Silva – Mil Esboços para Sermões


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quarta-feira, 3 de abril de 2019

A Abelha de Salomão – Fatos sobre a perseguição ao cristianismo



De acordo com a tradição Judaica, quando a Rainha Sabá foi visitar o Rei Salomão em Jerusalém, ela decidiu colocar à prova sua famosa sabedoria. Ela montou dois arranjos de flores, um com flores verdadeiras e outro artificial. Ela desafiou o Rei a distinguir o arranjo verdadeiro do falso sem chegar perto deles. O Rei Salomão, como diz a tradição, abriu urna janela e logo em seguida uma abelha entrou voando. Claro, ela foi diretamente para as flores verdadeiras em busca do néctar e assim Salomão pôde identificar o verdadeiro e o falso.
O ano de 2018 foi um período quando se tornou muito difícil distinguir a verdade da mentira, ou certo do errado. As velhas certezas se foram e às vezes parece que a única coisa que nós temos certeza é do crescimento da incerteza em nosso tempo. No mundo Ocidental, nossa cultura está entrando em colapso. Princípios que foram construídos em valores Bíblicos e Judaico Cristão estão desaparecendo rapidamente sob o ataque do humanismo secular. No mundo não Ocidental, novas ideologias baseadas no totalitarismo religioso ou nacionalista estão crescendo rapidamente. Em todas estas situações a Igreja está cada vez mais sob opressão. E nesta nova ordem, é difícil saber em quais países se pode confiar ... ou neste caso, quais instituições, igrejas ou líderes Cristãos.
No caso de Aasia Bibi, por exemplo, o governo Britânico, guiado por urna Primeira Ministra que é filha de um vigário, deixou claro que esta mulher Cristã do Paquistão não e bem-vinda no Reino Unido. Por outro lado, um enviado comercial Britânico renunciou seu cargo, em partes pela recusa do governo em receber Aasia Bibi; ele é um muçulmano, e filho de um imame (título muçulmano que designa o sacerdote). Países que já se orgulharam de sua liberdade religiosa e dos direitos humanos e continuam falando, mas muitas vezes não agem como falam.
A Arábia Saudita é um país onde é tão perigoso deixar o Islamismo e seguir a Cristo que Cristãos Sauditas que s têm manter sua fé completamente em segredo por medo de serem executados. Certamente que o Irã torna a vida de Cristãos muito difícil e muitos foram presos, mas tem uma igreja de convertidos do Islamismo funcionando com um número estimado entre 350.000 a um milhão de membros (embora algumas estimativas cheguem a três milhões), que se reúnem para cultos como congregação, e somente uma pessoa foi executada. Mesmo assim a Arábia Saudita é reconhecida pelo Ocidente e o Irã é condenado.
Hoje, Cristãos se encontram cada vez mais desorientados. Uma nova onda anti Cristã de marginalização, discriminação e perseguição está se desenvolvendo, e nós temos dificuldade em saber como responder. Vemos a Igreja crescendo em lugares opressores como Irã, índia e China. Vemos a Igreja morrendo mesmo com a liberdade do Ocidente. Alguns Cristãos no Ocidente vivem suas respeitáveis vidas, ainda alheios à enxurrada que está chegando, e perguntam qual é o problema. Outros enxergam o perigo, e querem fugir - mas para onde? Outros ainda querem ficar e lutar, mas como? No Velho Testamento lemos sobre o homem de Issacar que entendeu as circunstâncias e sabia o que os Cristãos deveriam fazer (1 Crônicas 12:32). Nos dias de hoje existe uma grande necessidade de tais homens e mulheres — àqueles que podem entender nosso tempo, que conheçam os pensamentos de Deus para Seu povo em nossa época, que possam discernir a verdade entre um monte de mentiras e notícias falsas.
Jesus disse, "Eu sou ... a verdade." (João 14:6) A palavra Grega para verdade é aletheia que pode significar na verdade o oposto a ouropel (aparência enganosa de luxo), falsidade e fingimento. Melhor do que qualquer abelha, nós temos Cristo, a sabedoria de Deus (1 Coríntios 1:24) que pode verdadeiramente nos guiar nesta realidade e em Seus caminhos. Então saberemos como deveremos viver, como devemos servi-Lo e como devemos servir e cuidar de Seu povo perseguido ao redor do mundo.


Editorial da revista AjudaBarnabas, #1 de Jan/Fev 2019. - http://barnabasfund.org/brasil