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domingo, 22 de setembro de 2019

“Os aposentados são a maior força missionária que teremos nas próximas décadas”

En España, apenas un 60% de las personas entre 55 y 64 años tiene 
oportunidades laborales. / Eddy Klaus, Unsplash CC

O processo de envelhecimento demográfico na Europa nos obriga a repensar o papel da chamada terceira idade no desenvolvimento da sociedade e também das igrejas. Segundo a OCDE, a idade média da população na Espanha aumentará em seis anos até 2050, de 44 para 50.

Jonathan Soriano 

Se você trabalha na Espanha, é possível que em 2050 você tenha se tornado um dos cerca de 90 aposentados para cada 100 trabalhadores ativos esperados no país. Se você fizer isso na Polônia, certamente será um dos mais de uma centena de aposentados para cada 100 trabalhadores em meados do século. Mas se o seu caso é o da Grécia ou da Itália, você pode contar com uma tendência que em três décadas resultará em mais de cem aposentadorias para cada cem profissionais que trabalham.  
São dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coletados na publicação Trabalhando melhor com a idade e mostrando as previsões do envelhecimento demográfico em escala global e seus efeitos no local de trabalho. “O envelhecimento da população deslocou a idade média das pessoas com mais de 40 anos em muitos países da OCDE. Consequentemente, espera-se que o índice de dependência da terceira idade passe de 26% em 2018 para 43% em 2050”, pode ser lido no documento.  
O aumento da idade média no Ocidente é especialmente visível no local de trabalho. Por exemplo, em 2008, apenas 10% da força de trabalho na Espanha correspondia a pessoas entre 55 e 64 anos e praticamente nenhum trabalhador em potencial entre 65 e 69 anos foi contabilizado. A tendência mudou significativamente em 2018, com 60% da força de trabalho espanhola correspondendo a pessoas da primeira faixa etária e 10% à segunda. Uma tendência que se choca totalmente com a da aposentadoria. “Se os padrões de entrada e saída da força de trabalho por idade e gênero permanecerem imóveis, o crescimento é projetado no número médio de aposentadorias ou na população inativa nos países da OCDE de até 60 pensionistas por 100 trabalhadores ativos em 2050, em comparação com os 42 de cada cem que existiam em 2018”, é garantido na publicação. Os desafios das sociedades cada vez mais envelhecidas são apenas econômicos?   

APOSENTADORIA E IDOSO, MUITO MAIS DO QUE DINHEIRO 
Negar ou desviar a atenção da questão econômica é, no entanto, ingênuo. “O desafio mais óbvio é o pagamento de pensões de aposentadoria a uma população maior e, por um período mais longo, adicionado a uma maior despesa no orçamento da saúde”, diz o consultor dos Grupos Bíblicos de Pós-Graduação (GBG), Jaume Cheio. "Já foi dito que 'demografia é destino' e isso implica que crianças que não nasceram não podem ser fabricadas industrialmente". Uma situação que, segundo o coordenador do Movimento de Lausanne na Espanha, gera "a necessidade de atrair jovens nascidos em outros países para ajudar a pagar as despesas com pensões e manter o estado de bem-estar". "É curioso que o que é percebido como o problema seja a única solução real para uma situação sem retorno", comenta sobre a relação entre a chegada de imigrantes como garantia de um sistema de pensão que não acompanha o nascimento nativo. 
Mas nem tudo deve ser dinheiro e apoio quando você pensa em uma sociedade mais envelhecida e isso começa a descobrir que também há aspectos nos quais você pode depender da velhice. “O papel do idoso é cada vez mais ativo. Plataformas como o PAH [dos afetados pela hipoteca] e manifestações contra os cortes no estado de bem-estar social viram o novo papel dos idosos na sociedade ”, diz Llenas.  
Nesse cenário, a família ganha força, que protege os idosos que o Estado não pode alcançar e também se beneficia do tempo e da disponibilidade de seus aposentados nas áreas em que é difícil encontrar maior cobertura por parte da Administração . "Em tempos de crise econômica, o setor de aposentados prestou um grande serviço à família e, portanto, à economia em geral", diz Charo Pablos., do Fórum dos Evangélicos pela Direita. Por isso, Llenas insiste que "as famílias também estão cumprindo um papel essencial no cuidado de seus parentes idosos". "Se nossa estrutura familiar continuar se deteriorando, os membros mais velhos das famílias, que estão aumentando em número, ficarão muito prejudicados", observa Llenas, que também lembra que os cortes nos fundos alocados à Lei da Dependência caíram em um saco furado. “A reforma da Lei 23/2013 passou a reduzir o valor da pensão pela aplicação do fator sustentabilidade, que busca ajustar o valor da pensão à expectativa de vida. Planejou-se que esse sistema de cálculo entre em vigor no ano de 2019, mas foi adiado quando determinado pela Comissão do Pacto de Toledo ”, afirma Pablos.

VIDA APÓS O TRABALHO 
A publicação da OCDE sugere em alguns momentos a necessidade de melhores condições de capacitação e trabalho para fortalecer uma faixa etária cada vez maior entre 55 e 64 no mercado de trabalho. “Esforços para aumentar a participação dos idosos não serão suficientes na maioria dos países para impedir que a carga de dependência dos trabalhadores aumente. É necessária uma estratégia exaustiva para fortalecer o vínculo entre todas as faixas etárias e grupos populacionais ”, diz o documento.  
Mas nem todo mundo acredita em uma fórmula que lhes permita trabalhar com mais idade. De fato, de acordo com a mesma publicação da OCDE, na Espanha pouco mais da metade das pessoas entre 55 e 64 anos está trabalhando, têm oportunidades ou incentivos. O que deixa quase outra metade do setor da população no limbo da aposentadoria precoce, benefícios reduzidos e as aulas de dança e jogos de cartas das casas de idosos. "Dado o crescimento do número de idosos, é necessário gerar novos espaços, como centros de lazer com ofertas culturais e centros geriátricos, nos quais a qualidade de vida não é prejudicada no momento em que essa provisão é necessária", enfatiza o jurista Pablos.  
"É necessário abrir canais integrativos de convivência para que os aposentados continuem sendo uma parte ativa da sociedade", acrescenta, e também não perderem de vista os direitos básicos cujo cumprimento ainda não foi reivindicado. “Um dos mecanismos de proteção tem a ver diretamente com a aposentadoria e o que diremos sobre sua suficiência. Por outro lado, a proteção social se estende ao sistema de saúde, aqui temos que quebrar uma lança a favor do nosso sistema ”, defende. 
Até o momento, o tecido associativo ofereceu alívio à situação, oferecendo a muitos idosos a possibilidade de desenvolver atividades relevantes ao seu ambiente social sem se tornar uma extensão da vida profissional. É o caso de Alberto Crespo, que após a pré-aposentadoria começou a colaborar como voluntário em uma organização de cooperação e desenvolvimento de projetos sociais. “Trabalhei como gerente de uma grande empresa e participei de vários cursos durante toda a minha atividade profissional, que serviram para poder fornecer esse treinamento no final da minha vida profissional nesta organização dedicada a os outros ”, ele explica. 

E AS IGREJAS E SEU RELACIONAMENTO COM A TERCEIRA IDADE? 
Como Llenas aponta, essa tendência demográfica de aumento da meia idade também se reflete nas igrejas, o que as colocaria como um local ideal para reverter certas perspectivas atuais sobre a velhice. “A Bíblia trabalha pouco o confronto entre gerações, porque acredita mais na cooperação entre gerações. A igreja é um dos poucos lugares da sociedade onde existem pessoas de todas as idades com um objetivo comum e em uma atividade comum, a missão de Deus. Temos que colocar mais ênfase na igreja dispersa do que na igreja reunida. Quando todos são submetidos a essa experiência nos limites da missão de Deus, todas as faixas etárias da igreja precisam do apoio e da participação do outro, sem distâncias geracionais”, diz ele. 
No entanto, Llenas lamenta "que as igrejas ainda não tenham começado a explorar o potencial dos idosos na missão". “Devemos abandonar definitivamente a mentalidade de que os membros mais velhos da Igreja são um setor que solicita serviços e que deve ser mantido em silêncio até que o Senhor os leve com Ele. Vamos abandonar a mentalidade de prestar homenagem a eles e tê-los como um objeto antigo, que permanecem lá por nostalgia do que eram antes. No futuro, eles não poderão mais ser apenas a Sra. Rosa e o Sr. Agustín. Olhando para este grupo da perspectiva da missão, eles são a maior força missionária que teremos disponível nas próximas décadas. A igreja deve despertar o chamado da missão que o Senhor lhes deu. Eles são muito mais do que membros da Igreja, são missionários que têm tempo e recursos financeiros, a quem é preciso lembrar do chamado de Deus, treinar e enviar tanto ao vizinho ao lado quanto aos confins da terra. No futuro veremos conferências de treinamento missionário direcionadas de maneira especial a esta geração que tem muitos dons, excelentes habilidades técnicas e conhecimento bíblico acima da média da igreja”, diz o consultor do GBG.  
Parte da reflexão que Llenas exige da igreja tem a ver com a compreensão do trabalho. “Do ponto de vista bíblico do trabalho, a aposentadoria não muda nada. O trabalho na Bíblia não é apenas trabalho remunerado. O fato de eles pagarem ou não por isso não adiciona nem modifica nada. O chamado de Deus para cooperar com Ele através do trabalho não tem variação”, diz ele.  
Nesse sentido, ele insiste na necessidade de dar mais importância ao trabalho do que a um simples contrato, ao nome de uma empresa ou mesmo a uma idade estipulada na legislação. “Se o trabalho é um ato de adoração e cooperação para os propósitos de Deus, o fim da vida profissional em uma empresa é apenas uma mudança de destino, mas não é o fim de nada. Se você era um funcionário da missão de Deus, isso significa apenas que você a exercitará em outro lugar ”, avisa. Uma ideia em que não há lugar para o utilitarismo ou datas de validade em termos de serviço com sentido coletivo. 

Traduzido por Veredas Missionárias

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Quatro ilustrações acerca da obra missionária



Compartilhamos aqui quatro ilustrações de teor missionário, que compilamos e adaptamos do livro Ilustrações Selecionadas, de Alcides Conejeiro Peres (Ed. CPAD).

O SENHOR É QUEM TE GUARDA

Culto e santo foi J. W. Bashford (1849-1919), que se deleitava em servir ao seu Mestre onde quer que o dever o chamasse. Por isso, depois de haver servido a uma grande congregação como pastor e também a uma grande universidade (Ohio Wesleyan University), como presidente, deixou tudo e foi para a China em prol da expansão do evangelho. Ali fazia jornadas longas e difíceis, e, muitas vezes, perigosas.
Um incidente em sua vida indica a fonte de sua força: Chegou certa noite a uma aldeia e achou o hotel já todo ocupado. O hoteleiro, entretanto, ofereceu-lhe uma cama-de-vento e lhe deu licença para dormir debaixo das árvores. Avisaram-lhe, porém, que havia ladrões por ali.
Ficando acordado por algum tempo, pensava nestas palavras: "...aquele que guarda Israel, nem cochila nem dorme. Jeová é quem te guarda" (SI 121). Então orou: -"Bendito Senhor, não há necessidade de nós ambos ficarmos acordados", e dormiu em seguida.
No outro dia, ao acordar, viu um homem perto dele, em pé: um chinês que nem era cristão e a quem ele não conhecia, o havia guardado durante toda a noite.
"O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre" (SI 121.5-8).


O PENTECOSTE DOS MORÁVIOS

O Conde Zinzendorf tinha 27 anos de idade quando passou por uma experiência extraordinária, fruto de sua vida consagrada à oração.
Os moravianos ou morávios são descendentes espirituais do famoso reformador John Huss, e eram conhecidos pelo nome de "Os Irmãos". Muitos, para fugir à sanha dos perseguidores, refugiavam-se na Alemanha e na Saxônia, e encontravam asilo nas propriedades do Conde. Ali se reuniam os crentes de diversas correntes evangélicas: batistas, luteranos, "os irmãos", etc.
"Os irmãos" formavam um grupo de mais ou menos 300 pessoas.
A princípio, como era de se esperar, as questões doutrinárias não os deixavam em paz: o batismo, a predestinação, a santidade, e tantas outras... Esse fato deixou seriamente preocupado o jovem Conde.
Além do aconselhamento de líder do grupo, passou a dedicar-se seriamente à oração.
Nas memórias dos moravianos se diz que no dia 16 de julho de 1727 o Conde orou com tanto fervor e lágrimas, que foi o princípio das maravilhas ali operadas por Deus. Fizeram, então, os componentes do grupo, um pacto de se reunirem muitas vezes em Hutberg, a fim de orarem. Mas no dia 13 de agosto foi que aconteceu "O Pentecoste dos Moravianos". Um dos seus historiadores assim descreve:
"Vimos a mão de Deus e as suas maravilhas, e todos estiveram sob a nuvem de nossos pais, e fomos batizados com o Espírito Santo".
A partir daí, as missões moravianas se estenderam por todo o mundo. Caribe, Groenlândia, África... O historiador, doutor Werneck, diz:
"Esta pequena igreja, em vinte anos, trouxe à existência mais missões evangélicas do que qualquer outro grupo evangélico o fez em dois séculos".
"E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e nossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo" (Jl 2.28-30).


O SOCORRO NOS VEM DO SENHOR

Faziam parte da missão evangélica americana em Shenkiu, na China, a irmã Margareth Hillis, o missionário Dick Hillis (1913 – 2005) e dois filhinhos de ano e meio e de dois meses. Eles eram membros da China Inland Mission, a mesma que fora fundada por Hudson Taylor. Transcorria inclemente a guerra contra o Japão.
Uma tarde, na ausência de Dick, um mensageiro anuncia a aproximação das tropas japonesas.
- Todos precisam fugir - anuncia. - A senhora deve também procurar refúgio imediatamente nas aldeias rurais.
Margareth agradeceu o bondoso aviso, mas decidiu ficar. Em primeiro lugar, porque seu marido estava ausente e haveria um sério desencontro; também porque não quis submeter-se com as crianças às vicissitudes dos fugitivos, mas, principalmente, porque confiava em Deus.
Na parte da tarde desse dia, a cidade ficou desguarnecida, pois o próprio exército chinês recuara. Os presbíteros da igreja partiram e suplicaram a Margareth que os acompanhasse.
- Agradeço, irmãos, o cuidado, mas vou esperar a volta do meu marido. (Estavam a 15 de janeiro e ele prometera voltar no princípio de fevereiro.)
Margareth olhou a folhinha pendurada na parede. A do dia 15 ainda estava ali.
Arrancou-a e no verso tinha uma mensagem: "Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam" (SI 9.10). Nos dias seguintes, e, sucessivamente, foi destacando a folhinha: "Em me vindo o temor, hei de confiar em ti" (SI 56.3).
Com o passar do tempo, Margareth começou a pensar se tinha tomado uma decisão errada ficando para trás. Até o empregado que ordenhava as cabras tinha partido sem avisar, mas no dia seguinte, destacando o calendário, encontrou outra mensagem de confiança: "Eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos" (Gn 50.21). Naquela mesma tarde, alguém bateu ao portão. Foi atender preocupada, pensando que eram soldados inimigos. Era um velho conhecido que trazia frangos e ovos. Era o cumprimento da promessa da Palavra de Deus impressa no calendário.
Ainda uma vez Margareth destacou a folhinha: "No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos: bem sei isto, que Deus é por mim" (SI 56.9).
Desta vez Margareth teve dificuldades em crer na promessa de Deus. Ouvia-se o barulho das armas pesadas que se aproximavam, e foi-se deitar completamente vestida. Ao amanhecer do dia seguinte, aproxima-se do portão um mensageiro dando a boa notícia:
Os japoneses tinham retirado suas tropas!...
- É incrível - dizia Margareth! - como Deus tem cuidados especiais para com os seus servos. Ele mesmo determinou a impressão de tão grandes mensagens naquele calendário que foi feito com um ano de antecedência.
"Quando eu a ti clamar, então retrocederão os meus inimigos; isto sei eu, porque
Deus está comigo. Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra. Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem" (SI 56.9- 11).


SALOMÃO GINSBURG

O diácono Candinho foi membro de uma igreja evangélica em Jacarepaguá durante muitos anos. Convertido em 1927, conheceu pessoalmente e conviveu com o grande missionário judeu Salomão Luiz Ginsburg (1867 – 1927), que, dentre outros feitos, foi o criador do hinário Cantor Cristão. De Ginsburg, Candinho contava muitas experiências, inclusive esta:
Uma ocasião, no Estado do Rio, o missionário tinha de chegar a determinado lugar de difícil acesso onde estava sendo aguardado. Conseguiu quem o conduzisse, e aproveitou a oportunidade de falar sobre o Evangelho ao guia. Este respondeu:
- Não, missionário. Eu não posso aceitar a sua religião, porque ficarei proibido de beber, fumar, de fazer tantas coisas que gosto de fazer. Os crentes são escravos. Não têm liberdade.
O missionário pediu ao guia um maço de cigarros, e ao invés de acender um cigarro, guardou o maço no bolso e prosseguiu viagem sob a admiração do guia, que não ousava dizer nada. As horas foram passando e o missionário continuava de posse dos cigarros.
Lá pelas tantas, o companheiro sentindo um desejo irresistível de fumar, não se conteve:
- Como é, o senhor não vai me devolver os cigarros?
- Não - respondeu o missionário.
O inveterado fumante perdeu a calma e ameaçou tomar do missionário os cigarros, à força, ao que este respondeu:
- Espere, vou devolver-lhe os cigarros; eu só fiz isto para provar-lhe que eu não sou escravo, mas você é escravo. Você está querendo brigar comigo porque não pode passar sem fumar uma hora. Isto é ser escravo.
"Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências." "Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" (Rm 6.12,16).

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Estou, naquele ritmo de "devagar e sempre", trabalhando em um novo livro, desta vez reunindo apenas ilustrações, coligidas das mais diversas fontes. O livro, como sempre, será gratuito. Convido os irmãos a orarem por minha vida e por este projeto, para que ele seja concluído da melhor maneira e seja bênção na vida de muitos irmãos. Convido ainda vocês a enviarem ilustrações de teor missionário ou relacionadas à mordomia cristã, tanto lidas quanto ouvidas e principalmente: vividas. Colabore com mais esta obra de edificação!