segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reportagem: A VIDA DE UM MISSIONÁRIO

Enfrentando o desafio da vida na selva no estado do Pará em treinamento para uma obra missionária na África.


Miss. Timóteo Bachmann

Membros da Igreja de Filadélfia
, em Natal/RN, a família Bachmann estará enfrentando mais um desafio, além de inúmeros outros desafios por eles enfrentados em território brasileiro. Desta vez, a família Bachmann estará conhecendo de perto o povo, a cultura e a organização política do País Guiné Bissau.
Já no terceiro ano de seminário, Timóteo Bachmann conheceu sua esposa, Avanilde, dirigiu uma Igreja em Manaus e lecionou no Instituto Bíblico de Natal. Em Anápolis, numa Conferência Missionária sentiu o chamado para a obra missionária e com forte inclinação para a Guiné Bissau. Timóteo e Avanilde decidem fazer o Curso de Missiologia e Lingüística da Missão ALÉM em Brasília, quando ficam sabendo do apelo do Pr. Guineense Joaquim Correia, o qual solicitou a ajuda do casal, para treinar lingüístas, nativos que traduziriam a Bíblia para suas línguas. “Foi para mim como uma visão do varão macedônico” que Deus usou para confirmar o campo da Guiné Bissau e o ministério de tradução da Bíblia e Treinamento de Tradutores nativos”, destaca o casal Bachmann.
Timóteo com apenas quarenta dias de vida, nos braços de seus pais foi parar nas margens do barrento Rio Madeira, estado do Amazonas. Era o espírito missionário que já existia em seus pais e que aos poucos foi inspirando a vida dos Bachmanns. “Nossos pais eram missionários no socorro as famílias ribeirinhas, nos casos de doenças, acidentes, partos complicados e tratamentos dentários”, lembra Timóteo.
Essa era a forma da família Bachmann mostrar o amor de Deus na prática, de modo pessoal, também evangelizando, ensinando a palavra e treinando líderes em duas Igrejas que ajudaram a formar no estado amazonense. Alguns anos mais tarde, depois de muitas malárias, vários sobressaltos, aventuras e até ameaças de morte, o Senhor conduziu a família Bachmann para Manaus, onde seus pais deram continuidade e expandiram um novo ministério de literatura, projeção de filmes em igrejas, hospitais, quartéis e escolas, tudo isso até o ano de 1984. Foi neste período, com nove anos de idade, que Timóteo entregou sua vida para o Senhor.
No ano de 1984 Deus novamente redirecionou o ministério de seus pais, desta vez no meio radiofônico e no treinamento de comunicadores cristãos, no qual trabalham até hoje supervisionando projetos na área de Pregação do Evangelho. No ano seguinte, em 1985, determinado a servir a Deus como pastor de Igreja, Timóteo decidiu ir para o Seminário Bíblico Palavra da Vida e se preparar para o ministério. Uma vez no Seminário, cursou Bacharel em Teologia, com especialização em ministério pastoral, além de estudar todas as matérias possíveis sobre missões. Adquirindo logo em seguida, experiência através de vários estágios diferentes, dois deles com a Missão MEAP ( de Evangelismo e Assistência aos Pastores) ministrado no litoral do estado de São Paulo e do Paraná. Passando por mais outros dois em Manicoré, às margens do Rio Madeira.

Os Bachmanns na AMIDE
Em abril de 2001, a família Bachmann foi recebida como obreiros da Missão AMIDE – Associação Missionária Para Difusão do Evangelho, Avanilde conclui seu Curso de Lingüística e Missiologia pela Missão ALÉM, depois de cinco meses de estudos intensos e lutas espirituais.
Um período de muita preparação antecedeu a ida dos Bachmanns ao Guiné Bissau. À frente agora está o desafio do estágio de sobrevivência na Selva, no qual colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de Missiologia da Missão ALÉM. Estágio esse, realizado na mata do estado do Pará, de agosto a setembro de 2001, colocou à prova o espírito de aventura missionária da família Bachmann. Durante os dois meses de estágio, Timóteo, Avanilde, Agnes, Melissa e Arthur viveram próximo à uma aldeia dos índios Parakanã passando por inúmeras privações.
Um ano de orações e de intercessões por parte de vários irmãos e Igrejas de vários lugares do País, em especial das cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, cidades estas visitadas com o único objetivo de alcançar o apoio dos irmãos destes estados. “Muitas de nossas necessidades foram supridas, dentre elas, mil e quatrocentos reais para o nosso estágio de dois meses na selva e o mais importante, a retirada de nossos passaportes e visto de permanência para toda a família”, agradece Timóteo.
“A esperança e a confiança em Deus é que nos dá condições e o sustento necessário para realizarmos a Sua obra de fazer dos Felupes discípulos de Cristo, para que sirvam e O adorem de acordo com a Sua Palavra na língua deles”.
Para Timóteo a ida da família Bachmann ao Pará foi uma experiência muito proveitosa, de muito aprendizado em várias áreas, especialmente no “lapidar” que Deus precisava fazer em seu caráter através das várias situações de dificuldades, como por exemplo: aprender a cozinhar, remar, usar fogão a lenha, fazer uso de latrina, cultivar hortas, construir casas, aprender a língua nativa e coletar informações para melhor compreensão da cultura. Além de capinação e subida de ladeira para buscar água no rio. “Aprendemos também a pescar, a limpar peixe, tratar jacaré, pacas e comer carne de veado e anta. Comemos melhor que na cidade e de graça”, agradece Timóteo às providências de Deus.
Hoje, na Guiné Bissau, a família Bachmann ministra o povo Felupe, pertencente à grande família Djola. Um povo dividido em vários grupos, sendo um desses grupos, os Felupes que vivem no noroeste daquele País, perto do litoral e da fronteira com o Senegal.
Distante, em um outro continente, numa outra nação, a família Bachmann tem a oportunidade de mais uma vez ajudar um povo que apesar de idólatra, os Felupes são um povo muito hospitaleiro e simpático, carente de assistência médica, educacional e agrícola.

Centro Missionário Para Difusão do Evangelho – CEMIDE
Cx. Postal 11 – CEP 70359-970 – Telefax (061) 242-3774/443-8666
Brasília – DF.
E-mail: amide@terra.com.br timothy@bachmanns.org
Banco do Brasil – Agência: 1004-9
Poupança – 16805 - X

Visite o site da família Bachmann - http://www.freewebs.com/timoteobachmannfamily/

Fonte: Revista Candeia - http://www1.uol.com.br/bibliaworld/revistacandeia/missoes.htm

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Entrevista com o missionário Itamar Fernandes (Moçambique)

.
Entrevista realizada por Joao Cruzué, originalmente para o blog Olhar Cristão

Em 1998 o pastor Itamar Fernandes, da Igreja Assembléia de Deus em Feira de Santana, então com 35 anos, arrumou as malas e junto com a esposa e três filhos foram cumprir o sublime chamado de Jesus, para pregar o evangelho em terras moçambicanas. O tempo passou, mas sua paixão pelas almas dos moçambicanos continuou. Hoje 11 anos depois, o Pastor Itamar e sua família trabalham firmes na liderança da Missão PIEIA desenvolvendo muitos projetos com boas perspectivas. O Missionário Itamar é casado com a Irmã Alda Fernandes, e juntos têm três filhos: Brunno - 22, Thayane – 20 e Thaymires – 15 anos. A Igreja Assembléia de Deus em Feira de Santana, pastoreada pelo Pr. Joezer Santana, é responsável pelo sustento da família do missionário em Moçambique.


Olhar Cristão - Como se converteu a Cristo, e como foi sua chamada missionária?

Pastor Itamar - Eu nasci em um lar cristão e quando tinha 10 anos de idade tive um sonho que eu estava em uma aldeia. Passaram-se os anos, e um dia eu estava em uma aldeia africana e Deus me abriu os olhos e disse: "Veja aí o que eu te mostrei quando tinhas 10 anos. "Então eu tive a certeza de que estava no lugar e vontade de Deus. Agora estamos completando 11 anos aqui em Moçambique.

Qual é sua cosmovisão sobre o Moçambique atual nos aspectos social político e espiritual?

Quanto ao aspecto social, nos últimos anos depois da guerra, que durou 16 anos, o país tem crescido consideravelmente a uma taxa de 7% ao ano. Podemos ver esse desenvolvimento no comércio, na área tecnológica, na cultura, na educação, na saúde e na mentalidade das pessoas que têm sua auto-estima renovada.

No Aspecto político, o país caminha para um mono-partidarismo, esmagando violentamente as forças políticas da oposição. Mas, por outro lado, a abertura democrática não para, o país está, apesar de em passos lentos, caminhando para uma democracia madura e definitiva. Falar em guerra civil aqui é motivo de piada e risadas - graças a Deus.

Sobre o aspecto espiritual, como acontece em todos os países africanos, o ocultismo alinhado a uma cultura rígida e resistente à mudanças formam uma barreira de oposição às igrejas evangélicas e missões. O cristianismo nominal atrapalha em muito a verdadeira Igreja e o verdadeiro Evangelho do senhor Jesus. A falta de visão missionária das igrejas enviadoras que estão principalmente no ocidente, faz com que muitos missionários voltem para casa por falta de sustento. Outros ficam sem condições financeiras de trabalhar, enquanto que o processo deficitário de envio de missionários permite que muitos venham ao campo sem sem nenhum preparo, e portanto, sem condições de desenvolver um trabalho sério - servindo apenas de objeto de zombaria. Costumamos brincar e dizer que o missionário come um leão por dia, isso porque temos um problema sério todos os dias para resolver. Ontem mesmo roubaram nossa única moto que nos foi doada por um irmão no Brasil. Só pra vocês terem uma ideia, na minha família já aconteceram 72 malárias, eu já estive a beira da morte por 3 vezes, meu filho já esteve em coma por causa da malaria, e minha filha já deitou sem nenhuma esperança de viver porque há muitos dias não comia, porém em tudo isso Deus nos deu vitórias tremendas.

Como foi parar em Moçambique?

Minha vinda a Moçambique foi interessante. Eu estava servindo a Deus como copastor e vice-presidente da igreja AD em Feira de Santana na Bahia, na época eu dirigia o culto de libertação e numa dessas noites Deus levantou um vaso que disse que eu iria ser enviado a um lugar muito distante dali e que ele iria mudar meu ministério. Alguns dias depois Deus me desafiou a dar todo o meu salário para obra missionária que estava sendo desenvolvida na Rússia e eu obedeci a Deus dando todo meu salário durante um tempo. Imediatamente fui a escola de missões e um ano depois estava chegando a uma aldeia africana aqui em Moçambique.Onze anos já se passaram; eu que pensei que voltaria um ano depois, agora já nem sei quando vou voltar.

Fale sobre a Missão PIEIA?

O objetivo da Missão PIEIA - Projeto Internacional para Evangelização do Interior da África é essencialmente plantar Igrejas em aldeias de solo africano, mas Deus também nos deu outros ministérios:

1- Projeto PAI-(projeto de amparo infantil) - alimentamos com a palavra de deus e com pão material cerca de 250 crianças diariamente.
2- Projeto Filemon- evangelização das presídios. Temos 150 novos-convertidos estudando a palavra de deus semanalmente
3- CASE - evangelização das feiras livres
4- Igrejas nas aldeias - são 117 igrejas nas aldeias
5- Radio - deus nos deu uma radio 100% evangélica que evangeliza mais de 600 mil pessoas diariamente. Além de outros projetos.

Como tem sido a aceitação do povo evangélico em Moçambique, e que autonomia a Igreja tem para fazer cultos, construir templos... existe Lei de Religião?

Não percebemos nenhuma rejeição visivelmente. Na cidade e fácil as pessoas se decidirem por Jesus, porem o difícil esse manterem na igreja. O mesmo acontece nas aldeias, principalmente por causa da força da cultura que e muito resistente e fixa.

A dificuldade reside no registro legal da denominação, porque o Governo exige que a igreja tenha no mínimo 500 membros ,e esta exigência e válida até mesmo para as aldeias mais distantes, e o Governo mantém controle de suas leis em todo o território nacional não importando se é na cidade ou no interior. Uma vez que a denominação esteja legal, ela pode abrir representações em qualquer parte do país sem nenhuma perseguição governamental, porém no Norte do país existe sim uma forte resistência do povo muçulmano.

O Governo estabeleceu uma direção chamada Assuntos Religiosos que trata de toda a questão religiosa, inclusive recebimento, permanência e expulsão de missionários. É bom citar que em Moçambique não se compra terreno, ele é doado pelo Estado, e a facilidade de liberação para construir templos depende da boa vontade e da estrutura administrativa de cada localidade. Moçambique é um país regido por uma constituição democrática, fora isso temos as leis tradicionais que mudam de região para região.

Seu trabalho em Moçambique fica em que província ou estado? É ligado a Assembléia de Deus em Feira de Santana?

A Missão PIEIA tem registro nacional podendo operar em todo Moçambique. Neste momento já alcançamos quatro províncias e temos representação em mais dois países vizinhos. Estas representações são consideradas campos missionários da nossa igreja-sede. Em Moçambique temos mais de uma centena de igrejas espalhadas pelas aldeias.

Nossa Missão apesar de ser fundada por um missionário enviado e mantido até hoje pela Igreja de Feira de Santana, é uma missão inter-denominacional na sua totalidade. Recebemos ajuda de qualquer denominação, recebemos missionários de qualquer denominação e cooperamos aqui no com igrejas de qualquer denominação evangélica. A igreja de Feira de Santana é a igreja mantenedora da nossa família e nos somos seus missionários, porem a Missão é um órgão, como disse antes, inter-denominacional de tal forma que a responsabilidade de Feira de Santana é apenas em manter seus missionários que desenvolvem funções na Missão PIEIA, porem a manutenção dela vem de pessoas e igrejas amigas, não sendo assim de responsabilidade da Igreja Assembléia de Deus de Feira de Santana.


Pr. Itamar Fernandes

email: mpinternacional@hotmail.com
Tel. 00xx258.825678109 - Moçambique – África

Plante sua semente missionária:
BRADESCO AGÊNCIA 239-9 C/CORRENTE 49700-2
Itamar Fernandes.


Visite o site: Missões PIEIA

Referências: Pr. Joezer Santana – AD Feira de Santana - joezer@bol.com.br

via blog http://www.olharcristao.blogspot.com/

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Campanha 30 Dias de Oração pelo Mundo Muçulmano 2009

*

Mais uma vez a JOCUM promove, em vários países, a campanha de 30 dias de oração pelos muçulmanos, durante o mês de Ramadã. Participe, e envolva a sua igreja!
_______________________

Introdução

Esta chamada de oração pelos muçulmanos originou-se durante uma reunião com vários líderes cristãos no Oriente Médio, em 1992. Vários cristãos envolvidos em um movimento internacional entenderam que o desejo de Deus era convocar o máximo de cristãos para orar pelo mundo muçulmano. O movimento de oração foi planejado de forma a coincidir com o mês de Ramadã. Existem pelo menos duas razões pelas quais acreditamos que os “30 dias” devam acontecer durante o Ramadã: a primeira é que este é um meio de levar os cristãos a se identificarem com os muçulmanos durante um tempo fixo do ano; a segunda é que esta é uma oportunidade de clamar pela intervenção soberana de Deus na vida dos muçulmanos na época do ano em que eles são mais religiosos. O fato de orarmos durante o mês de Ramadã não significa que nós concordamos com o jejum e oração dos muçulmanos.

Como seguidores de Jesus nós discordamos das idéias, teologia e prática islâmica em diversas áreas, no entanto, o movimento “30 dias” enfatiza o amor de Deus pelos muçulmanos. Nós encorajamos todos os cristãos a cultivarem um espírito de humildade, amor, respeito e serviço para com os mesmos.

O objetivo deste manual de oração é de inspirar e direcionar cada leitor, à medida que este intercede pelo mundo muçulmano, portanto está longe de ser apenas um material informativo. Queremos encorajar-lhe a buscar mais informações, para que desta forma você possa adquirir um entendimento mais amplo a respeito do mundo islâmico e do que Deus tem feito no meio deles. Neste ano incluímos novamente alguns testemunhos para fortalecer a sua fé, enquanto você ora. Deus ama os muçulmanos e deseja que muitos deles venham a conhecê-lo.


Assuntos e Tópicos de Oração

Todos os anos nós tentamos informar melhor os nossos leitores sobre o Islamismo. Neste ano nosso enfoque será na família de Maomé. Nós esperamos que você conheça melhor a vida e família deste homem que continua tendo grande influência sobre os muçulmanos através de sua pregação e exemplo. Além disso, nós estamos tentando focalizar nossas orações nos mais remotos e inalcançados povos muçulmanos. Deus não se esqueceu deles e conhece todos os fios de cabelo de cada muçulmano, budista, hindu, judeu e cristão.

As diferenças, desentendimentos e idéias falsas dos cristãos e dos muçulmanos;
Oração pelos povos com nomes tirados da família de Maomé;
Oração pelos povos, cidades, tribos, línguas e nações;
Foco especial nos povos inalcançados sem nenhum cristão comprometido;

Confira ainda:

Como é ser um “cristão secreto”?
Ministérios necessários: cura, libertação e etc.
Testemunhos de povos que encontraram nova vida no Messias
Mapas

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, VISITE O SITE: http://www.30dias.jocumrio.org.br/

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

TRÊS RECEITAS DE UMA MISSIONÁRIA

Amados irmãos, publicamos abaixo o texto que nos foi enviado pela missionária Alzira Esterque. É um texto edificante, e ao mesmo tempo pitoresco e divertido, sobre algumas experiências de campo.
_________________

TRÊS RECEITAS DE UMA MISSIONÁRIA


Alzira Sterque


Introdução

Já faz algum tempo que gostaria de escrever este opúsculo. Ele já estava todo preparado, mas faltava o tempo necessário para fazê-lo...e eis que chegou o bendito! Estas receitas foram aprendidas no campo missionário. Todas as histórias são verdadeiras. Lindas, poéticas, mostram a dimensão do amor de Deus por nós, o carinho e o cuidado que Ele nos dispensa em todos os momentos... Muitas vezes sem o merecermos ( tenho a convicção de que nada merecemos) . Por isso resolvi compartilhá-lo com aqueles que amam ao Senhor, e entendem Seus lindos caminhos.

A Autora
Florianópolis, Agosto de 2008


PUDIM DO CÉU


Conheci uma irmã, na cidade de Camboriú –SC. Esta irmã de nome Mariza estava enferma, e numa tarde me uni a ela em oração, para louvarmos a Deus e pedirmos juntas por uma cura para o seu corpo. Ao findarmos nossas orações ela me serviu um pudim muito gostoso. Jamais havia comido algo tão levemente adocicado e macio. Então ela passou a me relatar a história do tal pudim, que ainda não tinha nome, mas que pedi permissão a ela para chamá-lo de: PUDIM DO CÉU. Ela aceitou a sugestão e, a partir daquele dia, em nossas reuniões de oração, não mais faltava aquela deliciosa iguaria...a nos deleitar ( e nos encher de celulite!)... Vamos à história:

Estava muito doente, há cerca de um ano atrás, mal me levantava da cama. Mas um dia fiquei com muita vontade de comer um pudim. E não sabia como fazê-lo. Pelo telefone passei a ligar para as minhas amigas e pedir as receitas dos pudins que elas faziam. Algumas não queriam passar suas receitas, outras falaram que iriam me entregar a receita --- coisas de mulher!. Nessa espera fiquei quinze dias... e nada de nenhuma receita chegar. Foi quando, num impulso me ajoelhei e falei com Deus:

Ó Senhor, o Senhor é aquEle que pode tudo, que sabe todas as coisas. Pela Sua misericórdia: me dê a receita do pudim, eu quero comer o pudim. Obrigada, Senhor!

Imediatamente após o Senhor me levou até a cozinha, e lá passou a me ditar a receita:
Coloque no liquidificador:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 medida (da lata) de leite in natura
1 pão francês picado
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
1 garrafa de 200 ml de leite de côco
5 ovos

Bata durante 5 minutos
Caramelize uma forma de pudim.
No forno ponha uma assadeira com água por cima da grelha, na grelha superior coloque o pudim na assadeira caramelizada Aguarde 40 minutos no forno a 180C. Espere esfriar e se delicie!

A coisa mais linda foi saber que todos os ingredientes estavam em minha despensa. Deus conhece tudo!


Nota da missionária: Jamais limite a Deus! Ele pode todas as coisas. Ah, Deus curou a irmã Mariza, que até os dias de hoje vive nas montanhas de Camboriú, onde louva ao Senhor nas madrugadas... ela e seus sabiás.


TAINHA AO FORNO

Um certo dia, após ter realizado uma visita muita abençoada, fui caminhando até a minha casa. Caminhada essa que duraria cerca de uma hora. No caminho senti uma grande vontade de comer tainha assada. Mas, falei com Deus: o problema é que estávamos em dezembro. E dezembro não é mês de pesca de tainha! Não é, Deus?
O fato é, para quem mora no Sul do Brasil , sabe que a época da safra de pesca da tainha vai de maio a agosto. No resto do ano ela não é encontrada em lugar algum. E as pessoas consomem, preferencialmente, peixes frescos, da época. Mas a vontade era grande...
Meia hora depois uma outra missionária amiga, a irmã Elizabeth, me avistou. E, de longe, acenou insistentemente para mim. Cheguei perto dela para saber o que ela queria:
---Irmã, irmã, a irmã Tereza está procurando por você “que nem louca”! Ela já foi até a sua casa e deu a volta no centro da cidade para lhe procurar ( o que demora cerca de quinze minutos, pois a cidade só tinha 45 mil habitantes, cujo centro ocupa 6 quarteirões).
E perguntei preocupada:
---Mas, aconteceu alguma coisa com ela, irmã Elizabeth?
---Sabe irmã, há cerca de meia hora atrás o freezer da irmã Tereza desligou completamente. E ela só pensava na irmã.
Adivinhem o que tinha dentro? Um monte de tainhas congeladas!
E a irmã Elizabeth continuou:
--- A irmã Tereza só pensava em você. Você não saía da cabeça dela. Então ela pegou as duas maiores tainhas que haviam, entrou no carro, procurou a irmã e, como não a encontrou deixou comigo para lhe entregar. Vamos assá-las hoje à noite?
---A noite, não, querida. Agora mesmo!
Contei-lhe a história e pudemos repartir as tainhas com muitas outras pessoas.

Oh, bênçãos maravilhosas do Senhor, que não acrescentam dores!


Receita de Tainha Assada:

Lave e limpe muito bem uma tainha inteira e a tempere com temperos frescos, tais como: 1 amarrado de orégano verde e fresco, cebolinha verde, salsinha verde, suco de 4 limões cravo, 1 colher (de sopa) de sal,1 cebola inteira cortada em cubos, meia xícara de azeite extra virgem, 2 dentes de alho amassados, 1 colher (chá) de pimenta caiena. Deixe marinar no tempero por 1 hora. Numa assadeira coloque a tainha e ponha-a para assar por 40 minutos a 200 C, ou até dourar.
Acompanha: uma salada de agrião, arroz branco e pirão de camarão.

Nota da missionária: Quando Deus nos abençoa nos pequenos detalhes, não devemos colocar em dúvida de que Ele não está trabalhando nos maiores.projetos de nossas vidas. Deus é surpreendentemente fiel!



CÉREBRO DE MACACO e PÃO DE CUSPE

Esta história quem me contou foi o Pastor Virgílio, que desde 2007 dorme com o Senhor. O Pastor Virgílio era um sábio. E tive a maravilhosa oportunidade de compartilhar com ele sua fé e amor pela obra de Deus nos últimos três anos de sua vida. Ele, que juntamente com Daniel Berg havia desbravado o interior de Santa Catarina num lombo de cavalo.
Sozinho ele fundara 117 igrejas nesse Estado. Mas o fizera desbravando selvas, conquistando os índios e construindo sedes de madeira com suas próprias mãos. Era um obreiro da Palavra e da marcenaria, da carpintaria, da pedraria, do machado, da foice, do facão e do cimento, mas principalmente do amor pelas almas que perecem.
Passei muitas tardes orando com este pastor, ouvindo suas histórias, bebendo dessa fonte de sabedoria divina... e ele já estava com mais de 80 anos de idade. Mas que vigor! Que alegria estampada no rosto quando ele falava de Deus! Que brilho nos olhos, que faiscavam a cada bênção contada.
E ali ficava ele em sua cama, deitado, pois suas pernas já não agüentavam o ter cruzado rios de águas frias, já alta a lua no céu, em busca de almas para o Senhor, em sua juventude, sempre no interior de Santa Catarina.
Dois anos antes de seu falecimento fazíamos cultos em sua casa. Cultos da igreja primitiva. Ele pregava, sob uma cama, deitado, e o culto ocorria de forma sublime, livre...todos sendo usados poderosamente pelo Senhor. Aquela casa enchia tanto de gente, que vinham pessoas até de outras cidades e estados ( um dia chegamos a contar 150 pessoas!). A unção que aquele servo possuía era tamanha, que ele foi proibido de continuar a fazer os cultos pela igreja que depois o rejeitou nos últimos anos de sua vida.
Os verdadeiros obreiros são servos unicamente de Deus, e não dos homens, nem de sistemas.
Foi uma fase de grandes aprendizados na obra do Senhor! E eu louvo a Deus por isso.

Certa vez o Pastor Virgílio estava abrindo uma picada no meio do mato para chegar a uma tribo indígena, isso pelos idos de 1945. De repente, os índios o cercaram. Ele só havia levado um pouco de farinha d´água e água. Os índios não gostaram daquela invasão, mas o levaram até a tribo. Ele estava tranqüilo, pois sabia que os seus passos eram confirmados pela direção de Deus.Todos o cercaram e começaram a fazer muitas perguntas, na língua guarani. Ele não entendeu nada. Olhou para o lado e observou uma velha índia fazendo um pão. Ela cuspia na massa e continuava a sová-lo. Os dentes da índia já estavam podres. E ele só observou isso porque ela bocejou. O pastor sentiu nojo de tudo aquilo, mas procurou não demonstrar.
De repente alguns jovens chegaram da caça com muitos macacos já mortos . A tensão na tribo aumentava a cada minuto, pois os índios falavam guarani,e o pastor nada entendia, e então eles passaram a cutucá-lo, de tão irritados que estavam.
De repente um índio se aproximou e falou algo que o Espírito Santo fez o pastor entender:
--- Se você comer o que nós iremos lhe servir você será bem-vindo, pois sua recusa será entendida como uma agressão a nós e a nossa cultura.
Imediatamente eles começaram a cortar a cabeça dos macacos ( e parecia que aquilo era um banquete para eles).Ofereceram ao pastor um pedaço do cérebro do macaco, que parecia sorrir, dormindo o sono da morte. Ele o engoliu rapidamente e não esboçou nenhum contragosto. Os índios ficaram felizes com isso e sorriram.
Logo depois o pão já estava assado. Lembra? Aquele pão de cuspe? Pois é, o pastor também teve de comê-lo, só que nada o fazia esquecer dos dentes podres da índia velha, daquelas unhas grandes e imundas que o sovaram.
Resultado: os índios deixaram que o pastor lá se estabelecesse por um tempo. Tempo suficiente para construir uma igreja, preparar discípulos, almas. Dali saíram alguns missionários

Nota da missionária: Muitas vezes, na obra, não entendemos imediatamente as provas pelas quais o Senhor nos permite passar, mas passado o tempo compreeedemos que ...tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.

Este opúsculo pode ser livremente copiado em quaisquer formatos, pois apenas fui usada para transcrever em palavras aquilo que o Senhor Jesus Cristo, pela Sua infinita graça e poder fez, faz e continuará a fazer. Porque dEle e por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja dada toda a glória, honra e louvor para todo o sempre. Amém!


Leia gratuitamente o livro DA ARTE DE PREGAR ATRAVÉS DAS ILUSTRAÇÕES, livremente disponibilizado pela autora (e aproveite para conhecer um interessante site para publicação online):

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pedido de oração por Ronaldo Lidório

*
Esta é uma carta de Rossana Lidório, esposa de Ronaldo Lidório. O irmão Ronaldo é missionário das missões AMEM e APMT, muito conhecido no Brasil e fora dele. É um homem simples que significa muito para a Igreja Brasileira. Leia a carta e interceda - e se possível leve sua igreja a interceder também por este bravo soldado de Cristo.


_____________________
Queridos,
Deus os abençoe e guarde.
Pedimos que orem conosco pela saúde de Ronaldo. Ele foi diagnosticado nestes dias como portador da síndrome de beribéri, um problema neurológico que, em estágio avançado como é seu caso, pode ser grave. Louvamos a Deus por termos chegado a tal diagnóstico pois há algum tempo ele vem sofrendo com faltas de ar, taquicardias, dormências e prostração, sem sabermos o motivo. Na verdade esses sintomas já o acompanham por alguns anos, se intensificando nesses últimos meses.
Ele iniciou ontem o tratamento e precisará de repouso bem como fisioterapia para plena recuperação. A equipe Amanajé está sob a liderança de Márcio e Isaura neste semestre. Eles estarão em contato com os irmãos para os assuntos referentes ao trabalho indígena Amazônico pelo email: mschmidel@terra.com.br.
A equipe Antropos leva adiante os projetos de mapeamento e pesquisa indígena e estará interagindo sobre esses assuntos pelo email: equipe.antropos@terra.com.br.
Agradecemos suas orações por uma boa recuperação e para que não haja desdobramentos nesta neuropatia.
Ronaldo, ao chegar da Ásia central no início de julho, escreveu uma crônica a respeito da ação missionária naquela parte do mundo que você pode ler entrando em “Artigos” no nosso site: www.ronaldo.lidorio.com.br.
Assim, peço suas orações por alguns motivos:
- Saúde de Ronaldo, plena recuperação e alívio dos sintomas;
- Projeto Amanajé: um tempo de bênção nos muitos alvos com os quais a equipe lida neste 2009;
- Revisão dialetal do Novo Testamento Konkomba-Limonkpeln visando a publicação de mais 3.000 exemplares.
Agradeço as orações, carinho e cuidado.
Em Cristo Jesus, no qual sempre podemos confiar.
Rossana Lidório

domingo, 9 de agosto de 2009

Congressos Regionais de Evangelização de Surdos

*

Evangelização & Discipulado um desafio bíblico para um novo tempo

"Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros".
II Timóteo 2. 2

OBJETIVOS DO CONGRESSO

Capacitar os surdos cristãos da Região Sudeste para servirem como evangelistas e discipuladores de outros surdos no Brasil.

Contribuir para o avanço da evangelização e discipulado dos surdos na Região Sudeste, através das igrejas representadas.

Oferecer ferramentas de evangelização e discipulado de surdos.

Proporcionar troca de experiências.

Confirmar e despertar vacações entre congressistas.

Desenvolver uma consciência de responsabilidade na evangelização e no discipulado dos surdos.


SUDESTE

21 e 22 Agosto de 2009
1ª IB de Campo Grande - Rio de Janeiro
Inscrições: R$ 40,00

Contatos para hospedagem econômica: (21) 2413-3999, Keles Firmada

PALESTRANTES

Pr. Nilton Antônio de Souza
Gerente Executivo de Evangelização e Discipulado

Pr. Márcio Matias
Surdo - PIB de Goiânia

Miss. Marília Moraes Manhães
Coordenadora Nacional do Ministério com Surdos da JMN

Luiz Carlos de Souza
Surdo Instrutor de Libras - JMN

REALIZAÇÃO: Junta de Missões Nacionais da CBB
APOIO: PIB de Campo Grande - RJ

Inscrição: R$ 40,00 com Kit (01 sacola com 01 camisa, livro "Caminho para Salvação" e folheto "A Escolha")

Vagas para 250 participantes

Clique aqui e veja a programação


NORDESTE

09 e 10 de outubro de 2009
Colégio Batista Santos Dumont - Fortaleza
Inscrição: R$ 40,00

Contatos em Fortaleza para hospedagem econômica: (85) 4008-2329, Samila


CENTRO-OESTE

25 e 26 de Setembro de 2009
1ª IB de Goiania - Goiania
Inscrição: R$ 40,00

Opções de Hospedagem
HOTEL KANANXUÊ - FONE: (062) 3212-1717
HOTEL PLAZA INN SAN CONRADO - FONE: (062) 4005-3404 / 3125
HOTEL VILA RICA PALACE - FONE: (062) 3945-2733
HOTEL SERRA DE GOYAZ - FONE: (062) 3224-2310

Contatos em Goiania para hospedagem econômica: Ministério Dinamys - (62) 3225-4024

_______________

Via http://www.missoesnacionais.org.br

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Entrevista: Pr. André Schalitt - Missões e Evangelismo

*



REVISTA FÉ EM FOCO
ENTREVISTA DO MÊS

(por João Carlos Magliato)


Neste mês, entrevistamos o Pastor André Schalitt, que é escritor e palestrante nas áreas de evangelismo e missões, tendo experiências nacionais e trans-culturais. Tem ministrado seminários e coordenado estratégias de evangelização para equipes de várias denominações. É o atual coordenador da Conferência Nacional de Evangelismo realizado a cada dois anos, e diretor da Escola de Evangelistas. Ele afirma que "seu chamado é maior do que a própria vida", fazendo da tarefa de ganhar o perdido o motivo central de sua existência.

Nesta entrevista, o Pastor Schalitt nos traz revelações sensacionais sobre evangelização e oferece orientações praticas para o êxito dos departamentos de evangelização e missões das igrejas.

FÉ EM FOCO: O que é evangelização?

ANDRÉ SCHALITT: Segundo a conclusão que o Congresso sobre Evangelização realizado em 1966 em Berlim, a descreve da seguinte forma: "Evangelização é a proclamação do evangelho do Cristo crucificado e ressurreto, o único redentor do homem, de acordo com as escrituras, com o propósito de persuadir pecadores condenados e perdidos a pôr sua confiança em Deus, recebendo e aceitando a Cristo como Senhor em todos os aspectos da vida e na comunhão de sua igreja, aguardando o dia da sua volta gloriosa".
Em outra definição, posso dizer que Evangelizar é quando sem reservas, decidimos dar o testemunho, comunicando e expressando de forma organizada e equilibrada, as boas-novas do Evangelho de Cristo Jesus. Esse testemunhar é expressar não somente com palavras, mas principalmente com atitudes. Não é impor uma regra, mais sim expor as verdades.
O âmago da evangelização é proclamar o evangelho de Cristo Jesus, revelando a humanidade o seu amor e sua mensagem libertadora.

FÉ EM FOCO: O significa a evangelização na sua vida?

ANDRÉ SCHALITT: Evangelizar é uma missão maior do que minha própria vida. Morreria se necessário, para levar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo a qualquer que fosse, seja numa metrópole, ou nas mais remotas aldeias indígenas. Levar esta mensagem é o motivo da minha existência. Sua pergunta foi qual é o significado da evangelização em minha vida? Minha resposta é: Sem este ato eu não teria vida, anunciar a Cristo Jesus aos perdidos é certamente o que faz o meu coração bater.

FÉ EM FOCO: Porque devemos evangelizar?

ANDRÉ SCHALITT: É preciso entender que todo cristão é parte fundamental no plano divino de evangelismo, seja ele obreiro de tempo integral ou não. O evangelismo é uma prioridade, e existem algumas razões para isto:

1 - É uma ordem! Cristo ordenou a evangelizar, e é preciso obedecê-lo. Marcos 16.15 relata este fato com clareza.

2 - Somos constrangidos pelo amor de Cristo. Nós O amamos e mostramos esse amor ao falar DELE para outras pessoas.

3 - O Senhor convoca para esta tarefa. Em Mateus 9.36-38 mostra esta convocação.

4 – Os verdadeiros cristão estão interessados na glória de Deus. 1 Coríntios 10.31 esta escrito: "Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus". Verdadeiros cristãos querem ver Deus glorificado na vida de homens, mulheres, jovens e crianças.

É por isso que devemos evangelizar.

FÉ EM FOCO: Quais são as barreiras que tem dificultado a Evangelização Mundial?

ANDRÉ SCHALITT: Acredito que em primeiro lugar: É a falta de obreiros. Apesar de termos atualmente o maior numero de missionários atuando em toda a historia, vejo que ainda sim, não tem sido suficiente. O crescimento populacional tem sido algo explosivo e numa velocidade extraordinária, a Igreja deveria preparar e enviar missionários também de uma forma explosiva, e ao mesmo tempo, investir na evangelização local com maior intensidade.
Em segundo: A falta de recursos financeiros para desenvolvimento de projetos; Sustento de missionários já em campo; Preparação, envio e sustento de novos missionários. Estes dois fatores são resultados de boa parte da liderança cristã, que não visam, ou não priorizam a evangelização mundial.

FÉ EM FOCO: O Brasil, que é uma referência na obra missionária no mundo, ainda tem deficiências na evangelização do próprio país?

ANDRÉ SCHALITT: Indubitavelmente, sim! Por exemplo: Nosso país possuí cerca de 300 tribos indígenas, estou falando de aproximadamente de 364.000 pessoas e 185 línguas diferentes. Um certo pesquisador afirmou que apenas 4 etnias possuem a Bíblia completa, 34 dispõem do Novo Testamento e outras 59 contam com porções bíblicas. Entretanto mais de 120 tribos necessitam urgentemente da tradução das Escrituras. Das 120 tribos 90 nunca ouviram o nome Jesus, detalhe! Uma destas tribos adoram um galo.
O Brasil é uma espécie de um continente por causa de sua grandeza territorial. As grandes metrópoles brasileiras estão certamente bem evangelizadas, mais quando percorremos alguns quilômetros em cidades do interior, logo encontraremos algum local com extrema necessidade de ser evangelizada.

FÉ EM FOCO: Qual a sua perspectiva em relação a evangelização total do Brasil?

ANDRÉ SCHALITT: Evangelização total de um país de 180 milhões de habitantes é algo extraordinário, e um grande desafio, e ainda crescente, pois os estudos trazem uma relativa noção de 259,8 milhões de brasileiros em 2050.
Esta é uma questão que depende muito da liderança cristã brasileira, e as visões que os mesmos adotam para suas igrejas. A maioria possuem a visão de crescimento local, com isso, as grandes cidades tem possibilidade de serem mais rapidamente alcançadas. Minha preocupação são em relação as cidades menores do interior, onde as condições de vidas são baixíssimas. Temos encontrado no Brasil cidades de 6 mil habitantes com apenas 1 igreja evangélica de 15 membros, e este não é um fato isolado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem atualmente 5.564 municípios, se pudéssemos visitar um por um, certamente encontraremos escassez de igrejas evangélicas, e ainda milhares de pessoas que nunca ouviram o nome JESUS. Não vejo estes dados como um problema, mais um chamativo para aqueles que estão esquentando os bancos das igrejas. O desafio é grande, mais o Espirito Santo de Deus faz através de homens naturais, obras sobrenaturais. Se Deus usou Moody como canal direto para salvação de 1 milhão de pessoas, e tem usado Reinhar Bonnke para mais de 42 milhões de pessoas, certamente ELE pode usar, e tem usado brasileiros, para alcançar toda esta população para Jesus.

FÉ EM FOCO: Ministérios de evangelismos de igrejas de todo o país tem buscado por meios mais eficazes de obter resultados satisfatórios. Qual é a forma de evangelismo mais eficaz nos dias atuais?

ANDRÉ SCHALITT: Certamente uma evangelização direcionada por estratégias tem atualmente maiores chances de se alcançar bons resultados.
É necessário conhecer o campo que se deseja conquistar. Um evangelismo estratégico se inicia com pesquisas no local que se deseja alcançar. Estas pesquisas trará informações fundamentais para se criar estratégias especificas e direcionadas de acordo com as informações copiladas na pesquisa, revelando informações para atividades de acordo com a necessidade das pessoas. Segundo Christian Schwarz, autoridade em Crescimento de Igrejas, a Evangelização orientada para as necessidades é um dos principais fatores que fazem uma igreja crescer. Daí vem a ação da equipe orientada segundo as estratégias elaboradas de acordo com as informações obtidas, tornando a evangelização mais especifica e direcionada, dando ainda espaço para reavaliações e aperfeiçoamento das estratégias.Além disto, creio que nos dias atuais, um bom grupo de pessoas que desenvolva um trabalho de comunicação e marketing são indispensáveis numa equipe de evangelismo.

FÉ EM FOCO: Existe um modelo ou uma estrutura ideal para o funcionamento eficaz de uma equipe de evangelismo?

ANDRÉ SCHALITT: Sim, uma equipe de evangelismo deve ser organizada. Quando possível, se a equipe tiver um bom numero de pessoas, deve-se criar uma estrutura organizacional com líder, co-lider, secretário, tesoureiro, equipe de comunicação e marketing, equipe estratégica, intercessores, e ainda deve contar com o envolvimento de todos nos trabalhos em campo.
Toda a equipe deve girar entorno de 3 pilares: Visão (O que alcançar), Estratégia (Como alcançar) e Estrutura (Suporta a visão).

Na minha opinião, este é um modelo de equipe de evangelimo eficaz.

FÉ EM FOCO: Quais os fatores que um cristão precisa cultivar ou desenvolver para tornar-se um bom evangelista?

ANDRÉ SCHALITT: 1 – Ser inconformado com a situação pecaminosa do mundo. 2 – Amar o perdido. 3 - Deixar que o Espirito Santo de Deus o use com toda intensidade possível. 4 – Conhecer as escrituras (como falar da Palavra de Deus se não a conhecer?). 5 – Viver o que prega (A vida e as atitudes do evangelista é a uma das mais poderosas armas de evangelização). 6 – Ter uma vida compromissada com a oração (e através das oração que o evangelista recebe todas as orientações e capacitações para o trabalho evangelistico).

FÉ EM FOCO: Todos os crentes podem ser evangelistas?

ANDRÉ SCHALITT: Sim. Evangelizar é um trabalho para todos.

O poder relatado em Atos dos Apóstolos 1: 8 e para capacitar cada crente a ser testemunha de Cristo, começando em sua própria casa, e avançando até os confins da Terra. O que o crente precisa é se deixar ser usado pelo Espirito Santo de Deus.

FÉ EM FOCO: Quais os investimentos que uma igreja precisa fazer para o melhor desempenho de seu departamento de evangelismo?

ANDRÉ SCHALITT: 1- Investir no incentivo dos membros da congregação a ganhar almas. 2 – Investir financeiramente nas atividades evangelisticas. 3 – Investir no treinamento dos membros, visando capacitá-los para o melhor desempenho de cada um nos trabalhos de evangelização da igreja.

FÉ EM FOCO: Qual o valor da intercessão no trabalho de evangelização?

ANDRÉ SCHALITT: É impossível falar de evangelismo sem falar de intercessão. A intercessão abre as portas para o evangelista passar. A intercessão é parte fundamental da evangelização.

FÉ EM FOCO: Qual a melhor forma de se investir em missões?

ANDRÉ SCHALITT: 1 – Treinando, enviando e sustentando missionários. 2 – Ofertas missionárias. 3 – Orando constantemente pelos missionários em campo, por novas portas abertas para a entrada destes missionários, para o surgimento de novos missionários, e igrejas missionarias. 4 – Adotando missionários.

FÉ EM FOCO: Estudos revelaram que hoje menos de 10% da população mundial é considerada evangélica. Os lideres podem ser considerados os principais culpados deste fato?

ANDRÉ SCHALITT: Nada acontece se não houver liderança. Se o líder não ensina ou motiva seu grupo a realizar trabalhos missionários, certamente são eles os culpados. Pesquisas revelaram que somente 1 a cada 500 lideres evangélicos dedicam-se na evangelização mundial. Os outros 499 tem outras prioridade voltadas para a igreja local, ou para si próprio.

FÉ EM FOCO: Atualmente, temos visto igrejas crescerem no Brasil de forma surpreendente. O grande responsável deste crescimento é sem duvida nenhuma a visão celular. Como um palestrante na área de evangelismo, o senhor acredita que esta é a melhor estratégia de evangelização da história da igreja brasileira?

ANDRÉ SCHALITT: O que faz uma igreja crescer é um conjunto de fatores. Os grupos familiares, ou células é um destes fatores. Os famosos estudioso do assunto chegaram a esta conclusão.
A idéia de grupos familiares é uma estratégia evangelistica extraordinária, e é certamente uma das melhores visões de crescimento de igrejas, mais seria uma afirmação muito forte dizer que ela é a "melhor" estratégia. Eu diria que grupos familiares é uma visão diferenciada, pois é uma estratégia flexível e adaptável a qualquer contexto (Existem vários modelos desta visão), e isso a torna especial.De todo modo, creio que a melhor visão é aquela que traz resultados dentro de uma realidade local.

FÉ EM FOCO: Alguns estudiosos apontam o Reverendo Caio Fábio como alguém que foi o grande evangelista da igreja brasileira. Gostaria de saber sua opinião sobre isso?

ANDRÉ SCHALITT: O Reverendo Caio Fábio foi uma pessoa escolhida por Deus para falar a consciência nacional. Creio que sua capacidade de identificar com os evangélicos e de anunciar o evangelho de modo contundente e relevante o colocou como um grande ganhador de almas da história da igreja brasileira, e certamente merece destaque. Entretanto, creio que apontá-lo como "o grande evangelista da igreja brasileira" é algo injusto, uma vez que Deus abençoou esta nação com grandes homens apaixonados pela pregação do evangelho e entregaram suas vidas ao propósito de tornar Cristo conhecido em nosso querido país.

FÉ EM FOCO: Qual é o grande evangelista do Brasil atualmente?

ANDRÉ SCHALITT: Creio que no Brasil não existe o maior evangelista, talvez exista o que exerça mais influencia como líder cristão, ou aquele que tem a mídia nas mãos e a usa para propagação do Evangelho, mais não sei se isso o torna o "maior evangelista". Tenho duvidas se um grande evangelista é aquele que ganha milhares de almas para Jesus, ou aquele que morreu vitima de canibais por que tomou para si o desafio de pregar para os tais, renunciando a própria vida para pregar o evangelho de Cristo. Sinceramente tenho duvidas dos critérios mais usados para tal escolha.

FÉ EM FOCO: Tivemos em 2008 o projeto ESPERANÇA BRASIL coordenado pelo Ministério Billy Graham. Este foi mais um extraordinário trabalho liderado por este grande evangelista, considerado o maior do século XX. Como um motivador, estrategista e professor da matéria de evangelismo e missões, o senhor consegue imaginar algum sucessor que continue obras tão fantásticas como Billy Graham?

ANDRÉ SCHALITT: Tenho orado diariamente por isso! Não apenas para o surgimento de "1 novo Billy Graham", mais de vários. Imagine o mundo com 100 Billy Grahams?
Em meu livro O Ministério Bem-sucedido o citei varias vezes e coloquei uma breve história sobre o ministério deste grande evangelista. Pude pesquisar sua vida em muitos livros e em cada um deles fiquei impactado com tão grande compromisso.Não sei se temos alguém como ele no momento, mais estou orando muito para que Deus levante, não só um, mais vários homens com o mesmo compromisso e amor a evangelização como Billy Graham.

FÉ EM FOCO: O Chirts For All Nations liderado pelo evangelista Reinhard Bonnke é hoje a maior referência em trabalhos evangelísticos no mundo?

ANDRÉ SCHALITT: Certamente sim. Parece-me que até agora mais de 42 milhões de pessoas já confessaram a Jesus como Senhor de suas vidas. De fato, o CfaN liderado por Reinhard Bonnke tem sido literalmente um poderoso instrumento do Senhor para o povo africano e para o mundo. É sim uma grande referência.
Aconselho a todos os irmãos que desejam se tornar evangelistas bem-sucedidos, que comprem os livros de Reinhard Bonnke e os materiais do Chirts For All Nations, são riquíssimos.

FÉ EM FOCO: Na Europa, onde o senhor esteve realizando alguns trabalhos missionários, foi um celeiro de grandes homens que foram responsáveis diretos pela salvação de milhões de vidas. Podemos citar John e Charles Wesley, George Whitefield, João Calvino, Jonathas Edwards, David Brenier, William Carey e tantos outros. Atualmente, parece que a Europa "parou" de produzir homens tão poderosos na evangelização como a séculos atrás. Como alguém que esteve neste continente e estudou sobre sua historia evangélica, qual seria sua opinião sobre este fato?

ANDRÉ SCHALITT : Não é a Europa que produz, e sim, Deus que levanta quem realmente deseja, ou quem tem este chamado. Reinhard Bonnke é nosso exemplo mais próximo, ele é alemão e tem sido canal de Deus para incendiar uma grande chama na África e no mundo. Posso citar vários nomes que tem sido usado poderosamente por Deus neste continente atualmente.
Agora, o que podemos afirmar com certeza é que a Europa esta literalmente dormindo espiritualmente. É como um gigante que após um longo dia de trabalho dormiu, e ainda não acordou. Creio que quando acordar, o veremos novamente com força total. Em Nome de Jesus!

FÉ EM FOCO: O senhor acredita que tudo é valido para se tentar ganhar uma alma?

ANDRÉ SCHALITT: Não. Existe uma frase que diz: Os fins não justificam os meios. Dizer que "tudo é valido" é uma afirmação muito séria. A Bíblia nos orienta a fazer tudo com ordem e decência.
Creio que nossa conduta como um cristão é uma das mais poderosas armas a favor do evangelismo. Para se ganhar um alma para Jesus não é preciso fazer qualquer loucura, basta deixar que o Espirito Santo o use complemente, dando total liberdade a Ele. Quem convence o homem do pecado é o Espirito de Deus através da Santa Palavra. Este mensagem é completa, nossa vida serve de testemunho para esta poderosa Palavra.

FÉ EM FOCO: O Senhor ministra palestras, seminários e coordena evangelismos estratégicos para equipes de evangelismos de varias denominações brasileiras. Fale-nos sobre este seu ministério?

ANDRÉ SCHALITT: Venho já há alguns anos colaborando com equipes de evangelismo de várias denominações do país a desenvolverem atividades eficazes. Meu objetivo é somar com estas equipes. Tenho ministrado palestras e seminários sobre missões e evangelismo, apresentando estruturas funcionais e diretrizes fundamentais para o êxito de um departamento de evangelização e missionário. Em alguns casos, temos coordenado pesquisas locais e elaborado estratégias evangelisticas para ações especificas destes ministérios.
Para gloria de Deus, os resultados são muito bons.

FÉ EM FOCO: Quais os conselhos que o senhor pode dar aos lideres de departamentos de missões e evangelismo espalhados por todo o Brasil e no mundo?

ANDRÉ SCHALITT: Tenho alguns conselhos que acredito serem fundamentais:

1 - Leiam muito a Bíblia, este habito o levará cada vez mais longe, pois, quanto mais conhecer a Palavra, mais terá oportunidade de ministrar.

2 – Orem muito. Este ato o levará a aproximar-se cada vez mais de Deus, e quanto mais próximo DELE, mais amor você terá por ELE, e este amor o levará a lutar contra o pecado enraizado na humanidade. Também é através da oração que vocês receberão orientações, estratégias e visão de trabalho, tanto a nível pessoal, como em grupo.

3 – Deixem que o Espirito Santo de Deus faça através de vocês tudo que ELE pode fazer através de um ser humano.

4 – Estudem muito. Leiam diferentes livros sobre o tema. Estude as estratégias já existentes e procurem contextualizá-las a sua realidade, aperfeiçoando-as segundo a suas visões, com isso, grandes idéias e estratégias surgirão em suas mentes. Procurem sempre estar presentes em treinamentos, seminários, simpósios, cursos, Workshops. Invista em sua capacitação e amplie o seu vocabulário.

5 - Atualizem-se com a realidade do mundo. A tendência das pessoas no século XXI é de se relacionar com pessoas atuais, que sabem lidar com a realidade contemporânea. Esteja sempre atual com a situação espiritual da humanidade, estando por dentro dos acontecimentos e das necessidades que cercam o mundo missionário.

6 – Tenha uma conduta reta e transparente, pois suas atitudes servem de testemunho daquilo que você prega.

7 – Mantenham bons e constantes relacionamentos com os membros de seu departamento. Valorize todos os meios de comunicação mantendo-se sempre bem organizado com a equipe.

8 – Mantenha constância nos trabalhos evangesticos do departamento. A constância tem o poder de gerar compromisso nas pessoas, impulsionando-as a continuarem a tarefa com maior dedicação.

9 – Se possível, monte uma estrutura com líder, co-lider, secretário, tesoureiro, equipe de comunicação e marketing, equipe estratégica e intercessores. Valorizando a excelência na comunicação entre eles.

10 – Tenha uma visão clara de onde pretende chegar, ou alcançar. Desenvolva uma estratégia eficaz, sempre procurando prevenir qualquer eventualidade. E certifique-se que a estrutura realmente é capaz de suportar a sua visão.

Fonte: http://entrevistacomandreschalitt.blogspot.com/

via http://www.uniaonet.com

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dois Poemas Missionários, de Eliúde Marques


OBRA MISSIONÁRIA

Um chamado, um anseio, uma esperança;
um olhar se evolando na distância;
uma voz cujo eco não se cala;
uma fé que ninguém pode arrancá-la;
um espírito rendido em oração;
uma vida doada – o coração.

Obra missionária!
Campo aberto da mais febril batalha.
Luta sem par das trevas com a luz,
guerra que é feita em nome de Jesus!

Se Deus te chama, apressa, meu irmão,
é tempo de cumprir tua missão
aqui, ali, além, seja aonde for,
estando na vontade do Senhor!

África, índia, América, o mundo inteiro
precisa crer que Deus é verdadeiro.
Que não é mito, é vivo, santo, eterno
e quer livrá-lo do tão vil inferno.

Brasil, Ásia, Europa, o mundo inteiro
espera pelo crente brasileiro.
Um povo que está cheio de poder
e que na Obra missionária crê.

Certo está de que Quem o convocou
o necessário providenciou,
e há de prover toda a necessidade,
porque Sua Palavra é a verdade.

Obra missionária!
Da Suécia teu brado nos ergueste
e arraigada entre nós permaneceste,
e até hoje o amor dos que venceram
arde na vida dos que o receberam.

Joel Carlson, Daniel Berg, Gunnar Vingren:
pés que na terra nunca descansaram,
santos que deram todo o coração,
vidas de fé que não se apagarão.

Obra missionária!
África negra, África escrava,
legado de trabalho que imigrava
à nossa Pátria em tempos de outrora.
Ergue-te, pois, Brasil, é tua hora
de lembrares que foste libertado
e a África ainda é escrava do pecado...

Se Cristo te chamou e ainda chama,
vai, porque grande é a multidão que clama.
Se Deus chamar-te, moço, é que precisa,
vai, que o Senhor se responsabiliza!

Se Deus comissionou urgentemente,
deixa tua pátria e deixa tua gente
em busca de almas de criança e velho,
e esse Deus que chamou para o dever,
há de te sustentar com seu poder,
na transmissão do seu santo Evangelho!



EIS-ME AQUI

Eu ouço além, Senhor, tua chamada
e o vasto campo eu vejo a florescer;
porém, desejo estar bem preparada
e revestida pelo teu poder!

Eu quero dar-te a minha vida inteira,
embora eu nada represente ou seja;
quero ser luz, ser paz e ser bandeira
hasteada para o bem da tua igreja!

Eu sei que Tu tens preparado tudo,
'té mesmo o que jamais pude antever;
o pão, a veste, o amor e, sobretudo,
a graça e a firmeza de vencer.

Se queres, pois, Senhor, toma a tenaz,
toca os meus lábios porque sempre cri
que esse teu toque me fará capaz
de assim dizer: Envia-me, eis-me aqui!

Do livro Luzes do Arrebol - Poemas que a Fé Inspirou

Via blog POESIA EVANGÉLICA - http://poesiaevanglica.blogspot.com

16º Congresso Missionário da SEMIPA

De 04 a 08 de Setembro de 2009

Preletores:

Pr. Marcelo Martins - Espanha
Pr. Eli Pimenta - RJ
Pr. Elias Torralbo - RJ
Pr. Wellington Silva - Estados Unidos
Pr. Alexandre Joca - CE
Pr. Nacy Efisio Casula - ES
Pr. Paulo Henrique - Índia / Itália

e outros

Cultos todos as noites e dias 5 a 7 palestras e mensagens das 9:00 às 17:00 hs. Amplo estacionamento e praça de alimentação com almoço, jantar, etc.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...