segunda-feira, 28 de junho de 2021

8 CARACTERÍSTICAS DE PASTORES COM FOCO EM MISSÕES

 


Chuck Lawless

http://chucklawless.com/

Aqui estão algumas características mais específicas desses líderes pastorais:

  1. Eles próprios lutaram com a possibilidade de um chamado para missões.  Na verdade, eles geralmente vão ao campo com a maior frequência possível, desde que sua saúde permita. Alguns, tenho certeza, passarão grande parte de sua aposentadoria no exterior ou em algum campo missionário pouco assistido dentro de seu país. 
  2. Eles geralmente estão na igreja há vários anos.  Meu ponto não é que eles de alguma forma simplesmente desenvolveram um coração voltado para a Grande Comissão ao longo dos anos; em vez disso, eles têm conduzido paciente e persistentemente sua congregação de um foco interno para outro externo. Sua posse valeu a pena por uma mudança no DNA de missões da igreja.  
  3. Eles não têm medo de enviar os melhores membros de sua igreja pelo bem das nações.  Simplificando, eles veem as necessidades do mundo como maiores do que o desejo de manter o melhor de Deus em seu pequeno reino. Enviar lhes traz alegria. 
  4. Eles lideram sua igreja para priorizar doações globais em seus orçamentos.  Em muitos casos, eles têm sido os principais proponentes de doar sacrificialmente às nações - embora já tenham levantado membros suficientes com o mesmo coração, de modo que manter essa prioridade não é difícil. 
  5. Eles conhecem os missionários pelo nome e oram por eles regularmente - na maioria das situações, na verdade, todos os dias.  Já estive no escritório de alguns pastores cujas paredes estão cobertas com nomes e fotos de famílias missionárias pelas quais oram. Você pode ler seu coração pelos cartões missionários em suas paredes. 
  6. Eles prontamente compartilham seu púlpito com os missionários para contar suas histórias.  Eles entendem que apenas um missionário pode realmente contar a história com quebrantamento pessoal, sacrifício e compromisso. E esses pastores sabem que o evangelho é uma história da Bíblia sobre a Grande Comissão - portanto, sacrificar seu tempo de “sermão” não é difícil. 
  7. Eles não deixam de perceber e apontar o coração de Deus voltado para fora toda vez que ele aparece na Bíblia.  Eles sabem que a mensagem ressoa de Gênesis a Apocalipse e querem que sua igreja reconheça sua predominância na Palavra. 
  8. Eles de boa vontade incentivam seus próprios filhos e netos a considerarem um chamado missionário.  Essa característica pode ser, de fato, o teste mais forte de seu foco na Grande Comissão. É diferente quando seus próprios filhos são chamados para um mundo perigoso, mas esses pastores vivem o que ensinam. 

Que características você adicionaria a esta lista? 

 


quinta-feira, 17 de junho de 2021

Dica de leitura: SEGURE A CORDA - A importância da igreja local em Missões, de Carlos Eduardo Sousa

 

Amparado em ampla e consistente bibliografia, aliada a sua vivência de anos como pastor, professor e promotor de missões, Carlos Eduardo Souza oferece à igreja brasileira uma obra de grande edificação.

Mergulhando nas muitas questões e problemas referentes ao despertamento, manutenção e expansão de missões a partir de sua base, ou seja, a igreja local, Carlos Eduardo Souza discorre com argúcia e sabedoria sobre esta temática urgente. Em suas mais de 200 páginas, somos confrontados com os aspectos diversos de um problema que pode ser considerado central para a igreja de todos os tempos: Qual sua razão de existir, e o que ela tem feito disso? A exposição dos muitos equívocos e a sinalização de direções biblicamente fundamentadas a seguir, dão o tom desta obra preciosa. 

Nas palavras da missionária Kelem Gaspar, "Este livro tem teoria e paixão, conhecimento e prática, Missiologia e vida. Por esta razão, ele é único e já nasce indispensável na biblioteca de todos os amantes da obra missionária, pois ajudará, de forma ampla e prática, na compreensão de todos os aspectos que cercam o verdadeiro compromisso com a missão da Igreja. 

Nesta preciosa obra, o pastor Carlos Eduardo fala daquilo que ama e vive, e cada palavra tem o peso da verdade e da experiência. Leia com seu coração aberto à voz do Espírito Santo acerca do seu comprometimento pessoal com a causa da missão, e, assim, sua vida será profundamente impactada!

O livro impresso pode ser adquirido pela Amazon, neste link: https://www.amazon.com.br/Segure-Corda-import%C3%A2ncia-igreja-miss%C3%B5es/dp/6559260070/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=segure+corda&qid=1619755871&sr=8-1 

terça-feira, 8 de junho de 2021

Características da primeira igreja missionária

 


Vamos estudar um pouco sobre a Igreja de Antioquia em Atos 13:2-3:

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.  Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.”

Podemos aprender mais com eles:

 

1. Não era a igreja mãe, nem a igreja dos famosos apóstolos.

Em Atos 1:8 todos foram chamados para ir e em Atos 8:1 eles saíram, não por sua própria vontade, mas por causa da perseguição. E mesmo nessa época os apóstolos ainda ficaram.

Vemos que foi uma igreja filha, e não mãe, a que primeiro enviou missionários. Não a maior igreja, mas a igreja mais devotada ao Senhor.

 

2. Era composta de discípulos que faziam discípulos.

Você sabia que o discipulado não é um curso, mas envolve uma vida inteira? O verdadeiro discipulado envolve todos os aspectos da vida, até mesmo como você serve a Deus.

Como líderes, a responsabilidade é ajudar os membros de nossa congregação a ver como podem usar os dons e talentos que Deus lhes deu.

 

3. Era uma igreja de oração, guiada pelo Espírito Santo (Atos 13:3).

Eles estudavam a Palavra, oravam e estavam prontos para defender sua fé em qualquer lugar.

Efésios 4:14: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”

4. Ela nos mostra um ministério compartilhado e não individual.

Todos eles se envolveram na evangelização. Eles usaram suas profissões para isso. O ministério não era apenas para pastores ou missionários, mas para cada pessoa. Cada um teve sua parte. Era uma igreja que praticava tudo (Atos 1:8).

É um passo colocar missões como parte da igreja. Pode ser um comitê de missões, ou mais um ministério, ou um departamento, mas o que a igreja de Antioquia nos mostra é que o foco missionário flui por todas as áreas da igreja.

 

5. Barreiras sociais cruzadas.

Eles até alcançaram não-judeus. Em sua alegria transbordante, eles queriam pregar a todos. Eles mostraram sua paixão pelos não alcançados. Eles não discriminaram, mas foram inclusivos.

 

6. Era uma igreja generosa.

Uma igreja missionária não espera ter abundância para dar às missões. Ele sabe que é um privilégio dar, uma forma de louvar.

A igreja de Antioquia apoiou e forneceu cobertura para os missionários que partiam.

A cobertura da igreja é como um guarda-chuva que oferece proteção. Uma igreja missionária mantém uma conexão com seus missionários: sempre orando por eles, sustentando-os financeiramente e cuidando deles e de suas famílias.

Nosso Senhor não aceita quando dizemos: "Somos pobres e não podemos". O problema com a arrecadação de fundos não é falta de recursos, mas falta de fé.

 

7. Ela entendeu que os recursos humanos não eram seus, mas de Deus.

Uma das razões mais comuns para a grande falta de trabalhadores para as missões é que os líderes não querem se separar dos trabalhadores para ir para o campo. Uma igreja missionária sabe que os obreiros vêm do Senhor e, portanto, devem estar totalmente à Sua disposição.

Dar obreiros para campos missionários nunca é uma perda, mas um investimento para o eterno.

Foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de "cristãos" pela primeira vez (Atos 11:26). Eles receberam esse nome porque eram "pessoas de Cristo" com a mente e o coração de Cristo, mostrando-se como discípulos que fazem discípulos.

 

Publicado originalmente em MOVILICEMOS.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...