terça-feira, 28 de maio de 2019

Dixon Edward Hoste, missionário para a China


Dixon Edward Hoste serviu a Cristo por mais de seis décadas. Homem de profundas convicções cristãs, ele foi o diretor geral da Missão ao Interior da China de 1900 a 1935. Ele mostrou que, com tolerância e orações, era possível levar os homens à fé em Deus.
Phyllis Thompson
Dixon Edward Hoste nasceu na Inglaterra, na cidade de Brighton, em 23 de julho de 1861, apenas quatro anos antes da fundação da Missão ao Interior da China (MIC). Seus pais eram cristãos tementes que o criaram em uma casa cheia de disciplina, amor e formação nas Sagradas Escrituras. O conhecimento da mãe sobre a Bíblia era profundo. Ela transmitiu a ele o amor de Deus, a necessidade de arrependimento e fé em Cristo. Também lhe incutiu um interesse caloroso por missões e sólidos princípios evangélicos.
Quando criança, Hoste frequentou o Clifton College, onde se destacou em seus estudos, inclusive aprendendo a língua grega, que dominou aos 8 anos de idade. Mais tarde, aos 17 anos, ele ingressou na Royal Military Academy of Woolwich, onde aprendeu obediência, precisão e ordem; mais tarde, como entender e dirigir os homens. Comissionado, um ano depois, como tenente em um regimento da Real Artilharia, ele viveu uma história longe do Senhor. No entanto, o Evangelho sempre tocou seu coração naqueles dias.
Em 1882 sua existência foi transformada quando ele compareceu, guiado por seu irmão William, que acabara de se render ao Salvador, a uma reunião realizada pelo servo Dwight Moody em Brighton. A pregação do evangelista americano convenceu-o de que ele vivia em pecado e lembrou-lhe que a eterna ira esperava os incrédulos. Naquele momento, ele decidiu aceitar Jesus como seu salvador e se ajoelhou para se submeter ao poder do Altíssimo. Instantaneamente, o perdão e o amor do Criador o dominaram e ele se encheu de profunda alegria.
CRENTE FIEL
Após sua conversão, ele começou a ler a Bíblia de maneira voraz, como se fosse o único livro do mundo. Ele também sentiu uma enorme convicção de que compartilhar as boas novas era mais importante do que qualquer outra atividade. Então, seu pai o aconselhou a orar pela direção de Deus. Seu desejo de absorver mais do Evangelho levou-o a entrar em contato com seguidores de Jesus Cristo que tinham idéias semelhantes às dele. Além disso, ele pregou a Palavra em diferentes lugares e dedicou-se em seu tempo livre para aprofundar sua fé.
No início de 1883, um de seus novos amigos, Montagu Beauchamp, um estudante da Universidade de Cambridge, forneceu-lhe informações sobre a Missão no Interior da China e colocou-o em contato com quatro crentes universitários. Imediatamente ele sentiu um enorme desejo de ser um missionário e levar a mensagem do Senhor ao povo chinês. Oito meses depois, ele conheceu Hudson Taylor, fundador da organização, e ficou sabendo das provas que os fiéis que optaram por se mudar para a Ásia tiveram que suportar, mas ele não desanimou.
Na companhia dos cinco estudantes universitários e junto com um colega de seu regimento, Dixon formou mais tarde o grupo The Seven of Cambridge e fortaleceu sua esperança de levar a mensagem de salvação à China. Em fevereiro de 1884, ele compareceu perante as autoridades da Missão no Interior da China. Naquela época, o missionário Taylor aconselhou-o a ganhar experiência e ajudar os fiéis ingleses nos cultos celebrados por Moody e pelo cantor Ira Sankey. Da mesma forma, ele sugeriu aprofundar seu conhecimento das Escrituras.
Em 5 de fevereiro de 1885, depois de visitar várias universidades na Inglaterra e na Escócia, nas quais evangelizaram milhares de jovens, os Sete de Cambridge partiram para a nação asiática. Eles chegaram em 18 de março e Hoste viajou para a província de Shanxi para começar sua vida missionária. Então, ele se estabeleceu na cidade de Quwo, onde se dedicou a estudar a língua local. À noite, ele se sentava no pátio de sua casa e pregava a Palavra para uma multidão de espectadores. À noite, distribuía folhetos cristãos.
TENAZ PREGADOR
Em 1886, Hudson Taylor visitou o sul de Shanxi e comprovou o trabalho evangelístico frutífero feito em Hongtong County pelo pastor Hsi, um homem devoto, que foi um dos missionários responsáveis ​​pela difusão do cristianismo em solo chinês. Algum tempo depois, Dixon se juntou a este icônico servo chinês e colaborou com ele como seu assistente pessoal. Ambos, que eram entusiastas da oração, visitaram vários lugares onde grupos de novos crentes surgiram graças à bênção de Deus.
Ao lado do pastor Hsi, o evangelista passou um período de formação que o preparou para os desafios que ele mais tarde assumiria na Missão ao Interior da China. Naquela época, como o reverendo oriental, ele confiava somente em Cristo para mudar o coração dos homens a quem ele espalhava a mensagem do Altíssimo. Além disso, ele percebeu que os crentes tinham que apelar para sua fé quando foram perseguidos por confiar no Redentor e aprenderam a esperar que o Todo-Poderoso amadurecesse a esperança e o amor dos recém-convertidos.
Por quase uma década, o pregador contribuiu para uma enorme colheita de fiéis em Hongtong. Partidário de que a Igreja na China estivesse fundada em colaboradores locais, trabalhadores e pastores, apoiou decididamente o trabalho silencioso do Ministro Hsi, que levou milhares de pessoas aos pés de Jesus Cristo. Os dois obtiveram inúmeros triunfos espirituais que ampliaram a entidade estabelecida por Taylor, até 19 de fevereiro de 1896, quando o Senhor chamou o missionário Hsi à sua presença.
LÍDER EXAMPLAR
No início dos anos 1900, enquanto estava na cidade de Xangai, Hoste testemunhou a rebelião dos Boxers, uma revolta popular que colocou em xeque a segurança e a paz dos pregadores estrangeiros. Depois, o reverendo Taylor, que estava na Suíça, pediu que ele ficasse lá para ajudar o vice-diretor da instituição, o pastor J W Stevenson. No entanto, em 7 de agosto do mesmo ano, quando soube dos ataques sangrentos contra ministros do evangelho estrangeiros, ele o nomeou regente da Obra.
Nos 35 anos seguintes, o pregador inglês sabiamente liderou a Missão ao Interior da China e a levou a superar grandes desafios e dificuldades. Apoiado pelos membros da organização, ele implantou uma série de esforços evangelísticos baseados nos ensinamentos do Messias. Com a bênção do Criador e amparado na Bíblia, ele forneceu um governo estável à sociedade missionária, que sobrevive até o presente, e a levou a ser o corpo evangélico mais importante em território chinês.
Acreditando que o reino de Deus deveria vir em primeiro lugar, em seu trabalho à frente do MIC, orou muitas horas por dia para contar com a direção de Jesus. Além disso, embora ele fosse reservado e, às vezes, parecesse distante, ele dava abundante amor aos pequeninos que ele evangelizava em seus deveres pastorais. Da mesma forma, comprometido em seguir os passos de Cristo, escolheu a paciência e a humildade para exercer sua liderança. Do mesmo modo, suas decisões sempre se basearam nos preceitos da fé e responderam a uma análise cuidadosa.
De forma permanente, Dixon recordava aos missionários estrangeiros que eles deveriam servir os chineses e não se impor a eles. Segundo ele, a oposição espiritual precisava ser enfrentada com a gentileza e a oração. Ele também nomeou crentes nativos em posições vitais com o objetivo de construir fortes congregações locais. Até o dia de sua aposentadoria, que ocorreu em junho de 1935, sua vida foi uma jornada contínua para o crescimento do cristianismo na Ásia. Abraçando as Escrituras, ele também suportou as vicissitudes da Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Em 19 de maio de 1946, quando o sol estava nascendo sobre a metrópole de Londres, o missionário Dixon Edward Hoste foi para o céu depois de mais de seis décadas a serviço do Todo-Poderoso. Um homem simples com profundas convicções cristãs, o servo britânico mostrou em sua longa história que, com tolerância e orações, era possível levar os homens ao caminho de Deus. Paciente e perseverante ao mesmo tempo, ele também desempenhou um papel vital no desenvolvimento da Missão ao Interior da China e na evangelização da China.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

PREGUE A MISSÃO - Dez esboços de sermões sobre Missões


Há algum tempo publiquei aqui no blog seis esboços de sermões que havia escrito, para inserção na antologia de sermões missionários, de diversos autores, em que estou trabalhando. Pois bem, a esses seis fui acrescentando no mesmo post mais um, e outro, e outro... Por fim, chegamos a dez esboços. Achei por bem então preparar um pequeno PDF reunindo esses dez esboços, reunião a que chamei (um pouco pretensiosamente) Pregue a Missão.
Perceba que tais esboços são apenas indicações, linhas de reflexão, e que você, caso queira utilizá-los, poderá os ampliar, encurtar e adaptar da maneira que o Senhor lhe inspirar. Tais esboços prestam-se também como pequenos estudos bíblicos missionais, para seu momento devocional a sós ou em grupo.
BAIXE PELO GOOGLE DRIVE, CLICANDO AQUI.


P.S. - Já foi publicado o livro SERMÕES MISSIONÁRIOS - Centenas de esboços de sermões sobre Evangelização e Missões. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!

sábado, 18 de maio de 2019

Relatório Como Ouvirão: As realidades e desafios missionários do Brasil e do Mundo - Baixe grátis


O Relatório Como Ouvirão é uma iniciativa inovadora do Departamento de Pesquisas da Missão Juvep, através do pesquisador Alisson Gomes de Medeiros. Nele, o leitor encontrará informações sobre os principais desafios missionários, organizados em duas partes. Na primeira parte estão as informações referente ao mundo e suas principais realidades. Já a segunda parte do relatório é dedicado aos principais desafios do Brasil.
O Relatório Como Ouvirão surge com o objetivo de apresentar um panorama dos principais desafios missionários e do avanço do Evangelho no Brasil e no mundo, para promover maior conhecimento dos desafios existentes, suprir às igrejas, professores de seminários, agências, mobilizadores e líderes de missões com informações estratégicas, e para encorajar novas iniciativas e oração em favor dos desafios apresentados.
O Relatório traz em suas páginas, de maneira especial, 32 mapas, 27 gráficos e 15 tabelas. Todo esse material visual está disponível para download gratuito em um arquivo no formato PowerPoint, com as imagens em alta resolução. De maneira que você possa usar esses recursos em suas aulas, palestras e reuniões, multiplicando assim o número daqueles que ouvirão sobre esses desafios.
Inicialmente, desejamos lançar uma nova edição a cada ano. Sugestões de novos temas são muito bem vindos, bem como, atualizações das informações apresentadas, e feedback sobre possíveis erros nos dados.
Louvamos a Deus que permitiu elaborarmos esse material e disponibilizá-lo a igreja evangélica brasileira. Esperamos Nele que muitas pessoas sejam mobilizadas efetivamente para missões com o apoio de suas igrejas.

O link para o download é www.comoouvirao.com.br/rco

terça-feira, 14 de maio de 2019

A glória de ser missionário



Luiz M. Ortiz

Nenhuma empresa no mundo enfrenta tantos obstáculos como a Obra de Deus, mas também é verdade que nenhuma outra empresa no mundo obtém mais triunfos e vitórias com resultados eternos que a Obra de Deus.
Nenhuma tarefa na Obra de Deus é mais obstaculizada, combatida, perseguida, pouco reconhecida e menos recompensada que a Obra Missionária nos campos estrangeiros. Desde que uma pessoa diz que recebeu um chamamento para ira um pais estrangeiro, começa a ser mal-entendida, malquerida, obstaculizada, combatida e perseguida.
Quando sai para o campo missionário, abandonando seu lar, seu ambiente, suas amizades, a pessoa se encontra sozinha, esquecida, enfrentando os mais duros trabalhos, sem o estímulo oportuno, sem os meios adequados, sem os fundos necessários. Tem que suportar semanas sem comer, sem os companheiros de sempre, fadigada pela indiferença, acossada pela nostalgia, ferida pela ingratidão. Quando volta a seu país, onde acha que encontrará um pouco de fôlego e compreensão, já ali é como um estrangeiro, foi relegada, é observado com suspeita e desconfiança, é tratado com desconsideração e mesmo pode ser considerada uma ameaça.
• Se não faz nada, falta ação
• Se faz alguma coisa, é ação demais.
• Se não diz nada, falta expressão.
• Se diz alguma coisa, não tem razão.
• Se volta jovem, perde a visão.
• Se volta maduro, não tem ocasião.
• Se volta idoso, pano paredão.
Todas estas coisas que para o superficial, o cobiçoso e o ambicioso são desvantagens que despreza e recusa, para o verdadeiro missionário são precisamente suas glórias, suas riquezas, seu caudal. Glórias, riqueza e caudal que não mudam pelas posições nem pelas hierarquias dos que os menosprezam e fustigam.
O verdadeiro missionário não poderá ser outra coisa. Sua vida e atividades giram em torno a esse chamamento e a essa paixão. O verdadeiro missionário pode suportar tudo, menos que queiram desviá-lo de sua vocação divina. O verdadeiro missionário está disposto às grandes renúncias, menos a renunciara seu chamamento. O verdadeiro missionário sabe que Deus o chamou, e seu chamamento e seu ministério estão por acima de homens e coisas. O verdadeiro missionário vive sua missão, e esta é uma obrigação imposta (1 Coríntios 9:16), que não pode recusar nem abandona O verdadeiro missionário compreende que a tarefa suprema da Igreja é a evangelização do mundo, e para esse fim decidiu e rendeu sua vida. O verdadeiro missionário não antepõe nenhum outro interesse ou relação ao supremo interesse da salvação das almas e à indispensável relação com seu Mestre, a quem ama, serve e obedece. O verdadeiro missionário não pode ocultar nem calar, tem que sofrer, mas essas são suas glórias, pois "o discípulo não é superior a seu mestre".
Por estas firmes convicções e poderosas razões é que o verdadeiro missionário não pode ocultar nem calar, tem que sofrer, mas essas são suas glórias, pois "não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor' (Mateus 10:24). Como com seu Senhor, também é julgado e vestido com roupas da crítica malsã. É cuspido com palavras de agravo. É obrigado a carregar a cruz do descrédito. É sepultado na tumba do menosprezo e o esquecimento.
Mas assim como seu Mestre ressuscitou no terceiro dia, o verdadeiro missionário ressuscita todos os dias, porque todos os dias é julgado, crucificado, sepultado, cumprindo-se assim real e diariamente as palavras daquele outro grande missionário, o apóstolo Paulo, que escreveu: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também no nosso corpo; e assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida" (2 Coríntios 4:8-12).
Por isso o verdadeiro missionário se levanta a cada dia com nova vida, novas forças, novo entusiasmo, nova visão, nova determinação; oferecendo visão, forças e vida àqueles que ele ministra.
Quando Alexandre o Grande perguntou ao sábio sirgo Diógenes: "O que quer de mim?”, este respondeu: "Não me tires o que não me podes dar!".
E o apóstolo Paulo disse: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que prisca ganhara Cristo" (Filipenses 3:7-8).

Fonte: Revista Impacto Evangelístico 776 / Set 2018 (edição em português).

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Páginas de Ouro da Oração - Mil citações, 150 esboços de sermão e muitos outros recursos num livro gratuito


Uma antologia é fundamentalmente um filtro e uma espécie de condensador (meta)literário. Por seu caráter de antologia, e por antologiar gêneros diversos, como frases, sermões e orações, agregando a isso outros recursos práticos, este humilde e gratuito livro, que circula apenas em formato eletrônico, se configura num dos mais significativos livros sobre a Oração já publicados em língua portuguesa. 
Nosso objetivo, ao nos apoiarmos nos ombros de gigantes e usufruirmos dos recursos da lavra dos mais diversos irmãos e ministérios, não é trazer prejuízo a qualquer, mas prestar um serviço à Igreja de Cristo. E cumprir a vocação da literatura cristã de ofertar o melhor conteúdo possível ao máximo de pessoas possíveis, da maneira mais graciosa possível, rendendo nisso glórias ao Deus vivo, de onde todo o bem emana.
Estão aqui coligidas em torno de mil citações, de autores os mais diversos da cristandade, citações divididas em duas partes: Frases Gerais sobre a Oração e Frases sobre a importância da Oração nas obras de Evangelização e Missões.
Para além disso, coligimos 150 esboços de sermões sobre o tema da Oração. Tais esboços, claro esteja, prestam-se igualmente como estudos bíblicos, muito oportunos para os momentos devocionais em particular ou em grupo.
Coligimos ainda trechos de orações de grandes nomes do cristianismo, desde Pais da Igreja como Clemente de Roma até nomes recentes como Martin Luther King. Tais textos não devem ser tomados como modelos rijos e nem prestam-se a objetos para a repetição, mas objetivam apenas ilustrar e aclarar aspectos da oração e dar notícia da devoção e correição de fé de nossos co-herdeiros da graça de Cristo.
Como referido, agregamos a este livro recursos outros que poderão auxiliar todos aqueles que trilham os caminhos da comunhão divina através da oração. Concordância Bíblica Exaustiva, Datas Comemorativas para a Intercessão específica, um modelo de Diário de Oração e outros recursos, são itens que irão enriquecer a devoção do leitor.
Oração é oração praticada; sua ciência é quase toda ela empírica, desenvolvida pelo contato dos joelhos no chão e a abertura de coração.
Que este humilde livro, mais do que agregar conhecimento teórico, enriqueça seu ferramental prático e lhe constranja a orar mais e melhor, crescendo de fé em fé, até assenhorear-se de todas as promessas de Deus a que só temos acesso através da oração.
Compartilhe este livro, sempre gratuitamente, com todos os irmãos ao seu alcance.

Sammis Reachers
Organizador

PARA BAIXAR O LIVRO PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...