terça-feira, 30 de julho de 2019

Livro O FOLHETO FALANTE para download gratuito


Há algum tempo publicamos aqui a resenha de um divertido e edificante livrinho, O Folheto Falante, de Orlando Arraz Maz.

Pois bem, o autor disponibilizou, para download gratuito, o livro em seu blog. Veja aqui:


Abaixo, republicamos a resenha do livro:
Quantas e quantas almas já não foram salvas através da ação de um folheto evangelístico? Por suas características de semente que se lança praticamente sobre qualquer terreno, muitas vezes não se pode conhecer os resultados e nem o alcance, em termos de pessoas e distâncias atingidas por aquele folheto. São inúmeros os testemunhos de conhecidos e anônimos servos de Deus que foram alcançados pela mensagem de salvação através de um simples folheto, o “evangelista que não dormita”.
Mas isso tudo é para falar de um interessante livro. Em O Folheto Falante (Edições Cristãs, 1997) o autor Orlando Arraz Maz relata as conquistas, apuros e peripécias de um folheto. Isso mesmo: de mão em mão, de vida em vida, acompanhamos o pequeno folheto por favelas e mansões, aviões e navios, lixões, hospitais, ruas e celas, em estórias que entrelaçam-se em cadeia de eventos cujo eixo é “um simples folheto de quatro páginas”.
Uma leitura agradável e edificante, que colabora para nos dar a dimensão real das largas possibilidades e oportunidades de ação das literaturas evangelísticas.  Isso é proveitoso ainda para renovar nosso ímpeto evangelístico. Seus capítulos curtos e o agradável estilo do autor permitem que o livro seja utilizado para instrução, edificação e inspiração de pessoas de todas as idades, inclusive nossas crianças.


sábado, 27 de julho de 2019

1ª Conferência A BÍBLIA PARA TODOS OS POVOS - Participe!

Sobre o Evento
Nessa 1º Conferência compartilharemos formas de como indivíduos e igrejas podem se integrar à tarefa inacabada de levar o evangelho a todos os povos, tribos e nações, por meio do movimento de tradução da Bíblia. 

Você pode contribuir de maneira direta ou indireta, por poucos dias ou muitos anos, em atividades simples ou complexas.

“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo”. Apocalipse 14.6

*O evento terá início no dia 29/08 às 20:00 e encerramento no dia 31/08 às 22h00 (vide programação completa abaix0).

Localização
Igreja Batista do Bacacheri - Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134 - Bacacheri, Curitiba – PR

Investimento
R$ 70,00 por pessoa. Inclui coffee break e material
*Almoço e jantar é por conta do participante. Há restaurantes com preços econômicos nas proximidades e haverá food truck na igreja.

Dúvidas
Sobre o evento: traducaodabiblia@amtb.org.br
Sobre formas de pagamento: contato@amtb.org.br

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Missão... Ide... ou Indo? Formas de cumprir a Missão



Gilberto C. Weber

Um rapaz muito tímido participou de um retiro de jovens e tomou a decisão de ser um cristão autêntico. Porém, não conseguia falar da sua fé para ninguém. Sentia medo e vergonha. Numa conversa com o pastor, recebeu a orientação de que, no caso dele, talvez fosse possível ser cristão "sem falar de Cristo". Mas que deveria falar com Deus sobre isso. Então ao chegar em casa, foi para o quarto orar. Ao descer para a janta, sentindo uma profunda paz comentou com sua família. "Vocês não vão acreditar, mas seguir a Cristo é tão maravilhoso que eu não preciso nem falar dEle para ninguém". Os familiares começaram a rir, pois ele não percebeu que já estava falando de Cristo.
Há muitos textos que desafiam os cristãos para a evangelização. Livros, tratados missiológicos, estratégias, modelos, iniciativas, etc. Mas se olharmos para as Escrituras, para Jesus, para os apóstolos, percebemos que a missão acontece de maneira natural. Meu professor de grego na Escola Superior de Teologia insistia em dizer que Mateus 28.19 deveria ser traduzido: “Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações...”. Esta pequena mudança no verbo "ir" apazigua o coração do cristão. Não precisamos arrumar uma missão em algum lugar especial neste planeta, mas todos os espaços tornam-se oportunidades para o testemunho. Indo para o trabalho, indo para a escola, indo viajar, indo a negócios, indo jantar,... com as pessoas que eu encontrar no caminho, posso dar testemunho com palavras e ações.
Creio que nós cristãos precisamos ouvir as palavras de Cristo: Porque sois tímidos homens de pequena fé..." (Mateus 8.26). Temos uma boa teologia, mas deixamo-la presa em nossas comunidades e compartilhamos muito pouco este tesouro do viver pela fé e pela graça de Deus.
Por isso, gostaria de deixar algumas ideias, experiências, para que, a partir de nossa personalidade e de nossos dons, possamos espalhar a boa notícia do Evangelho.
1 — Ministério da Hospitalidade: Estar atento aos visitantes na Igreja, bem como novos moradores da cidade (bairro). Visitá-los levando um bolo, algumas flores e se dispondo a ajudar em qualquer necessidade.
2 — Ministério com folhetos: Levar sempre no bolso ou no carro folhetos evangelísticos. Aproveitar as rotinas do dia a dia para deixar uma mensagem (frentista do posto, caixa do banco, mercado, cabeleireiro, açougueiro, garçom, cobrador de ônibus, carteiro, etc.).
3 — Ministério de visitas aos doentes: Visitar os doentes nos hospitais, ou em seus lares, preocupando-se com ele, entregando uma mensagem, orando pelos enfermos, etc.
4 — Ministério com idosos: Cultivar amizade com pessoas idosas, oferecendo companhia, diversão (jogos, brincadeiras) e em meio às conversas aproveitar para dar testemunho, lera Bíblia e orar.
5 — Ministério com crianças: Promover atrações com esportes, brinquedos, piqueniques, com o objetivo de ganhar a simpatia das crianças. Ex. Escolinhas de futebol onde as crianças se reúnem no ginásio, alguém conta uma história bíblica e um professor de educação física desenvolve o treinamento. É possível parcerias com prefeituras e outras entidades, sem querer ser proselitista, mas compartilhar os valores da fé e do amor.
6 — Ministério de Música: Oferecer atilas de música (violão, bateria, piano, etc...) e, prepará-Los para apresentar um hino na igreja, num recitai, etc. 7- Ministério de Apoio a estudantes: Pessoas com a missão de tornar a educação possível a estudantes, principalmente para aqueles que estão longe de casa. Ser uma família espiritual que se importa com eles. Oferecer atilas de reforço escolar na Igreja.
8 — Ministério de visitas às Pessoas enlutadas: Ser um visitador e apoiador daqueles que perderam alguém querido. Levar o conforto da amizade.
9 — Ministério com alcoólatras e pessoas em recuperação: Criar espaços na Igreja onde se torna possível desenvolver atividades com pessoas que estão tentando largar os vícios. Pequenos grupos de comunhão, coral de ex-alcoólatras, encontro de famílias com problemas de dependência química, etc.
10 — Ministério de Teatros: Organizar grupos de teatros com mensagens especiais para famílias, jovens e crianças. Existem inúmeras oportunidades de apresentar teatros em escolas, asilos, clubes de mães, etc. Treinar palhaços para apresentarem peças e esquetes engraçadas, mas que tenham ensinamentos significativos para a fé.
11 — Ministério de apoio a famílias que possuem pessoas com deficiência: Geralmente famílias com pessoas com deficiências ficam isoladas e vivem em função delas. Oferecer ajuda e até se propor a cuidar delas para que a família possa sair, participar de um retiro, etc.
12 — Ministério de doação de alimentos: promover arrecadação de alimentos para famílias carentes. Oferecer refeições semanais para famílias carentes em bairros pobres, sendo antes acompanhado de meditações e hinos de louvor.
13 — Ministério de Aconselhamento: Oferecer espaço para aconselhamento sem custos. Estabelecer uma rede de contato com pastores, advogados e psicólogos cristãos ligados à igreja, com o objetivo de ajudar pessoas a resolver seus problemas.
14 — Ministério com singulares: Fomentar grupos com solteiros, divorciados, viúvos, pais e mães solteiras, promovendo novas amizades e novos horizontes.
15 — Ministério com esportes: Organizar eventos esportivos onde possa haver espaços para reflexão. Por exemplo: Futebol que começa com Leitura bíblica e oração. Caminhadas aonde um grupo vai caminhando e, em pontos estratégicos, alguém traz uma meditação, desenvolvendo simultaneamente o aspecto físico e espiritual.
16 — Café com atrações: Em alguns países, cristãos estão inaugurando cafeterias (lanchonetes) onde é possível fazer uma refeição ou lanche, ouvindo hinos de adoração, mensagens e breves testemunhos. Dispõem de uma estante de livretos para as mais diversas situações. Também jantares e almoços que a comunidade geralmente promove para arrecadar fundos podem ser transformados em locais de testemunho. Uma senhora que frequentava os chás da OASE de Porto Alegre comentou: “Eu tomo chá em muitos lugares, mas aqui é o único lugar em que eu tomo chá e ouço uma Palavra de fé”.
17 — Ministério de Acampamentos: Organizar equipes que desenvolvam acampamentos de férias com atividades lúdicas e espirituais, etc. Nas cidades grandes, muitos pais não sabem o que fazer com os filhos nas férias.
18 — Pequenos grupos: Organizar pequenos grupos por proximidade, onde as pessoas cantam, meditam, oram, dialogam e comem juntos um lanche. Excelente para criar vínculos de comunhão.
19 — Discipulado: É o método de evangelismo onde você desafia uma pessoa a tirar uma hora por semana para estudara Bíblia com ela por um período de no mínimo um ano. Isto demanda intimidade, o discipulador se torna o pastor e conselheiro daquela pessoa. Significa tirar tempo para pescar, passear, visitar e andar ao lado numa relação de pai e filho, mestre e discípulo. O objetivo é apresentar Jesus com o estudo da Palavra e com o testemunho devida.
20 — Ministério de dar Presentes: É uma forma de você fazer chegar até a casa das pessoas a Palavra de Deus. Por isso é importante presentear os amigos, parentes em seus aniversários com materiais evangélicos. Hoje existem bons devocionários, livros e cd's que podem fazer parte da cesta de natal de muitas empresas. Já pensou substituir a champanhe, ou o vinho por uma Bíblia, um Castelo Forte ou um cd com hinos? Há ainda muitas outras possibilidades, mas gostaria que você não esperasse que a sua comunidade diga o que fazer. Você possui dons que vão lhe ajudar a Levar a mensagem do evangelho adiante. Enquanto você não colocar em prática estes dons, tenho certeza de que estará deixando de experimentar a alegria de trazer alguém para o convívio da fé cristã. Teria muitos exemplos de pessoas que estavam para se suicidar, mas com um pequeno ato de bondade foram convidadas a se envolverem na comunidade e ali encontraram o sentido para suas vidas.
Então, indo pelo caminho..., façamos como o Apóstolo Paulo: "Fiz-me tudo para com todos, com o fim de todos os modos, salvar alguns"(1 Coríntios 9.22).
Que Deus nos ajude!

O autor é Pastor da IECLB em Luzema/SC

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Revista Passatempos Missionários #6: A Tradução da Bíblia para todos os Povos - Baixe grátis


Deus, ao revelar à humanidade seu plano salvador ao longo da história, escolheu assegurar e compartilhar sua revelação através da palavra escrita. De todas as necessidades do esforço missionário de Cristo, a maior delas é por tradutores bíblicos. O trabalho abnegado e metódico de um tradutor exige dedicados servos de Deus.
Nesta edição de Passatempos Missionários, aprenda um pouco sobre essa que é a mais magnífica das tarefas que um ser humano pode realizar – levar a Palavra de Deus a todos os povos da Terra, de uma forma que eles entendam! São caça-palavras, cruzadas e quizz em 12 páginas com muita informação.
Ore, contribua, invista tempo e recursos em vocacionados que você conheça. E seja você mesmo o próximo missionário tradutor.

PARA BAIXAR A REVISTA PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI
________________________________________

A revista Passatempos Missionários objetiva transmitir informações relevantes, direta e indiretamente ensinando e despertando a Igreja para a importância e a urgência da causa missionária, tudo isso através de divertidos passatempos.
Este é um material totalmente gratuito, sem cores denominacionais, concebido para ser livremente distribuído entre a membresia de igrejas, seminários, classes de escola dominical, grupos e células, cultos e eventos de Missões etc.


segunda-feira, 1 de julho de 2019

Reino de Deus S/A contrata: Office-boys


O Reino avança lento, e lugares há em que jaz derrotado, pois o Mestre possui gestores, condutores e doutores demais, e office-boys de menos.
VAMOS ILUSTRAR? 
Certa época, primeiro amor, trabalhando numa empresa de ônibus, comecei a elaborar pequenos cartazes com versículos evangelísticos. Colava esses cartazes nos vidros que ficavam atrás dos motoristas e atrás dos cobradores (quando as roletas ou catracas eram no fundo do ônibus, centralizadas). Acabei criando uma pequena "rede" de motoristas, cobradores e passageiros que levavam os cartazes para colar em outros locais. 
Tínhamos por lá um irmão, cobrador, por sinal a quem muito prezo e considero meu amigo, que sempre me via colando, mas quanto aos cartazes que eu lhe dava, ele nunca os colava - e eu, mesmo no meu primeiro amor furioso, hercúleo, não poderia cobrir a empresa inteira e suas centenas de veículos. Não entendia a atitude daquele irmão, mas era bom demais para perguntar. Com o tempo, mesmo com a vista turvada (pois o amor nos concede ver o melhor das pessoas, e luta para nos fazer permanecer nesta visão), a ficha caiu: Aquele irmão, igualmente um grande leitor como eu, igualmente possuidor de considerável cultura, ainda mais no meio onde trabalhávamos, se considerava em secreto "bom demais" para "colar cartazes". Ele era homem de pregação, de conhecimentos, de dar aula em EBD de adultos. 
Assim é o Reino: quando você se esquece que Jesus lhe chamou para ser fundamentalmente um OFFICE-BOY, um entregador de recados/faz-tudo/pau-pra-toda-obra PRESO a um CONTRATO VITALÍCIO, quando você estabelece aquilo que é indigno para suas mãos gabaritadas, as coisas vão mal para a obra de Cristo. 
Estou muito longe do que fui, e carrego essa vergonha (esse texto é primeiramente para mim), mas procuro manter a porta aberta, o olhar atento à solicitação das primeiras obras, ainda que meu coração calejado reclame de ter que ajudar nisso ou naquilo. 
Sem querer jogar mais "lenha na fogueira", ampliemos a reflexão: se você costuma distribuir folhetos e já tem algum tempo de caminhada cristã, COM QUANTOS CRISTÃOS VOCÊ JÁ SE DEPAROU QUE SE RECUSAM A DISTRIBUIR FOLHETOS? E NÃO FALO DE EVANGELISMO NA PRAÇA, NA RUA: FALO DE PEGÁ-LOS (MEIA DÚZIA QUE SEJA!) NA IGREJA PARA LEVAR E COLOCAR NUMA CAIXA DE CORREIO, DAR A UM VIZINHO? Muitas vezes não é TIMIDEZ: É que alguma impressão enganosa no coração da pessoa lhe diz que ela é BOA DEMAIS PARA ISSO. Isso é coisa pro chão da igreja, pra "departamento de evangelismo", seja lá o que isso for (com se evangelizar fosse função especializada, ou destinada a apenas alguns).
Ninguém é bom demais para pegar na vassoura. Por favor, não falo aqui que líderes ocupados com as obras capitais como a pregação e a oração (vide At 6.1-7) devam sobrecarregar-se com tudo o mais; falo sobre aqueles que não estão sobrecarregados, mas delimitam o que lhes acabe e o que é indigno que façam. 
Somos para sempre escravos. 
Escreva em algum lugar visível: SOMOS PARA SEMPRE ESCRAVOS DE CRISTO JESUS.
A missão é o que a missão se torna, já disse alguém. A missão é o que a ocasião propõe.

Sammis Reachers

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...