terça-feira, 14 de maio de 2024

Aprendendo com o extraordinário sucesso da Igreja Africana

 


Heather Tomlinson

www.christiantoday.com

Porque é que a fé em África floresceu lindamente, enquanto o Cristianismo Ocidental declina? Aqui estão quatro hábitos que devemos aprender com os nossos irmãos e irmãs africanos.

Muito se tem falado do rápido crescimento do Cristianismo em África em apenas um século. Existem muitas estatísticas que ilustram a mudança poderosa. Por exemplo, o Centro para o Estudo do Cristianismo Global informou que, em 2018, África tinha pela primeira vez mais cristãos do que qualquer outro continente (631 milhões). Enquanto em 1900 havia 9,6 milhões de cristãos, no ano 2000 havia 384 milhões, de acordo com o Centro para o Estudo do Cristianismo Global.

É claro que a África foi um dos primeiros lares da fé nos seus primeiros dias. Um dos nossos maiores teólogos, Santo Agostinho de Hipona, veio da África cristã primitiva, assim como outros importantes Padres da Igreja. No entanto, estas regiões foram na sua maioria subjugadas por conquistas islâmicas na viragem do século XX, com excepção da Etiópia e de minorias resilientes, como a Igreja Copta Ortodoxa baseada no Egito. As pessoas em outras regiões africanas seguiam principalmente as espiritualidades indígenas. O trabalho missionário cristão levou a uma expansão extraordinária por todo o continente que é comparativamente recente.

Talvez a estatística mais importante seja que o crescimento não se deve apenas às pessoas que se autodenominam cristãs – há também uma enorme diferença no nível de compromisso. Um estudo de 2018  do Pew Research Center descobriu que os africanos estão entre os cristãos mais comprometidos do mundo (sendo os menos, os europeus). Os africanos oram com mais frequência, frequentam serviços religiosos com mais regularidade e consideram a religião mais importante nas suas vidas do que os cristãos de outros lugares. "Pelo menos quatro em cada cinco cristãos na Nigéria, Libéria, Senegal, Camarões e Chade oram todos os dias, descobriu a pesquisa... em todos os países africanos pesquisados, mais de 60% dos cristãos dizem que frequentam a igreja pelo menos uma vez por semana", disse o relatório Pew's.

Recentemente entrevistei  o pastor Agu Irukwu, nascido na Nigéria, que lidera uma das maiores igrejas do Reino Unido, a Jesus House for All Nations. Ele cresceu e chegou à fé em sua terra natal, mas ministrou em Londres por muitos anos, e também teve uma visão das diferenças na cultura da igreja. Ele ofereceu algumas sugestões.

Oração

“Se há algo que eu recomendaria a qualquer cristão, seria que desenvolvesse uma forte vida de oração”, disse o pastor Agu. “Há também muito a aprender com as partes em desenvolvimento do mundo onde as igrejas estão a crescer, não apenas em África. Um compromisso com a oração e a crença de que Deus responde à oração – isso está profundamente enraizado na cultura da Igreja [africana].”

Há alguns anos, participei do retiro de fim de semana da minha igreja multicultural na época, em um grande centro cristão. Compartilhamos o grande espaço com uma igreja de maioria negra. Tenho uma lembrança vívida de ter ido tomar café da manhã por volta das 8h30, junto com meus colegas membros da igreja, com os olhos turvos, e fiquei envergonhado ao passarmos pela pequena sala que abrigava nossos irmãos e irmãs da igreja, de maioria negra. Eles estavam orando juntos com entusiasmo em uma pequena sala, intercedendo apaixonadamente como um grupo, e tinham feito isso com afinco desde de madrugada, quando ainda estávamos todos dormindo profundamente.

Jejum

Na cultura africana, o jejum é visto como muito importante, não apenas durante a Quaresma. “Você não pode fugir do incentivo que a Bíblia nos dá para jejuar, o que dificilmente existe em muitas igrejas ocidentais”, disse o Pastor Agu. Se houver um problema ou se Deus estiver sendo procurado, as igrejas africanas jejuarão. Por exemplo, uma  iniciativa ecumênica para a unidade na Nigéria no ano passado foi apoiada por 40 dias de jejum.

“Biblicamente entendido, o jejum é parceiro de uma intensificação da oração”, escreve Oyewole Akande, diácono da Igreja Bíblica Sovereign Grace, na Nigéria, para a The Gospel Coalition Africa . “É a decisão de reservar um período de tempo para se concentrar em trazer uma questão específica diante de Deus em oração. É remover todas as distrações, incluindo os prazeres necessários de comer e beber, para buscar a face de Deus com uma petição específica.

"Muitos de nós estamos muito confortáveis ​​neste mundo decaído, não sentindo nenhuma forte compulsão para nos desconectarmos dele. Assim, lutamos com a noção de que nosso próprio desconforto pode provocar a vontade de Deus."

Fé e positividade

Outra virtude que testemunho muitas vezes nos cristãos africanos é uma perspectiva positiva e optimista, ligada à fé em que Deus pode transformar para melhor qualquer situação difícil. “Acreditar que não há nada que Deus não possa fazer e estar cheio de esperança para o amanhã, não importa quão ruim seja o dia de hoje – [a igreja africana] está muito otimista a esse respeito”, disse o pastor Agu. Tomar a Bíblia ao pé da letra e confiar no amor de Deus e nas Suas promessas de agir são atributos louváveis ​​de muitos cristãos africanos.

Simplicidade

É um estereótipo negativo pensar em África como um lugar de pobreza: há africanos ricos e algumas partes das suas economias estão bem. Contudo, é justo dizer que há mais dinheiro circulando nos países ocidentais desenvolvidos. Poderia esta ser uma razão para a nossa relativa secura espiritual?

O cardeal Robert Sarah, o influente padre católico, escreveu palavras surpreendentes no seu livro God or Nothing: A Conversation on Faith. Fez comentários positivos sobre a pobreza – distinguindo-a da miséria, que deveríamos aliviar. “A pobreza é um valor cristão”, disse ele. “O pobre é alguém que sabe que, sozinho, não pode viver. Ele precisa de Deus e das outras pessoas para ser, florescer e crescer. Pelo contrário, os ricos não esperam nada de ninguém, sem invocar nem o próximo nem Deus. Neste sentido, a riqueza pode levar a uma grande tristeza e à verdadeira solidão humana ou a uma terrível pobreza espiritual”.

Talvez a igreja ocidental precise de reunir humildade e ouvir com mais atenção os nossos irmãos e irmãs africanos e a forma como eles praticam a sua fé? O pastor Agu enfatiza que a igreja ocidental também pode transmitir a sua própria sabedoria. Ele disse: "A beleza é quando [as duas culturas] se misturam; o que isso produz é tão lindo."

Heather Tomlinson é redatora freelance. Encontre o trabalho dela em www.heathertomlinson.substack.com  ou no twitter @heathertomli


quinta-feira, 2 de maio de 2024

19 de maio: Dia Internacional dos Não-Alcançados

 

Um terço do mundo está esperando para ouvir – é hora de agir!

Adoniram Judson, missionário do século 19 na Birmânia, foi um guerreiro de oração de primeiro grau. Ele disse: “Nunca orei com sinceridade e fervor por algo que não acontecesse... não importa quão distante fosse o dia. De alguma forma, de alguma forma – provavelmente a última que eu deveria ter imaginado – ela aconteceu.”  
 
Hoje pedimos que você ore especificamente para que indivíduos, famílias e igrejas em toda a América do Norte e ao redor do mundo se unam no domingo, 19 de maio, para orar pelos não alcançados.   19 de maio é o Dia Internacional dos Não Alcançados . E a nossa oração é que milhares e milhares reservem parte do seu dia, ou parte do seu culto de adoração, para orar para que o evangelho possa alcançar aqueles que nunca ouviram falar de Jesus.  
 
Por favor. Marque seu calendário. Converse com seu pastor. Incentive sua aula de Escola Dominical ou grupo de estudo bíblico. Vamos TODOS agir – e  orar .  

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS E SE INSCREVER


“O ofício do cristão é orar!” — Assim disse Martinho Lutero, o líder da Reforma Protestante do século 16. Na causa dos Não Alcançados, é útil saber por quem orar e como orar.

É por isso que temos também o prazer de oferecer um Guia de Oração pelos Não Alcançados (EM INGLÊS), ilustrado. Este guia gratuito está sendo disponibilizado pela Advancing Native Missions — um dos membros da Aliança para os Não Alcançados. Através dele você viajará para nove regiões diferentes do mundo, aprenderá sobre alguns dos grupos de povos não alcançados de lá e terá pontos de oração específicos para aquela região.


Esperamos que este Guia o ajude a identificar uma região especial do mundo onde Deus deseja que você concentre suas orações para trazer as pessoas que vivem em trevas espirituais para a Luz de Jesus!

Lembre-se de fazer uma pausa e orar às 1:11 por aqueles que não têm acesso ao Evangelho. Para ver o grupo de pessoas não alcançadas do dia, visite o site da Aliança para os Não Alcançados. Basta clicar no botão abaixo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...