domingo, 28 de fevereiro de 2021

A conversão de Hudson Taylor

 


Hudson Taylor fundou a China Inland Mission a partir de sua visão de ir além das cidades costeiras para o vasto interior não alcançado daquele país asiático

"Por um tempo, no início da adolescência, parecia que o jovem Taylor poderia não corresponder à tradição da família e à sua criação. Com certeza, anos mais tarde, ele disse que muitas vezes tentou se tornar um cristão, mas falhou e que quando ele tinha cerca de 14 anos de idade ele se entregou a Deus. No entanto, alguns meses depois, ele começou a pensar que não poderia ser salvo e que era melhor ele 'se encher deste mundo'.

Foi nesse estado de espírito que trabalhou por um tempo no banco local. Lá, sob a influência de colegas, ele se tornou cético e deu a si mesmo como razão as inconsistências dos cristãos, que, professando crer na Bíblia, realmente viviam como se esse livro não existisse. Então, aos dezessete anos, em outras palavras, não muito longe da idade em que Carey e Mills estavam lutando para chegar à fé, veio uma experiência transformadora.

Num feriado, enquanto estava sozinho na biblioteca de seu pai, Taylor pegou um folheto evangelístico esperando por uma história interessante antes da moral inevitável no final. Enquanto ele lia, a frase a obra consumada de Cristo chamou sua atenção. Ele se perguntou: 'O que está acabado?'

Criado como tinha sido num lar cristão, a resposta veio rapidamente a ele: 'Uma expiação e satisfação plena e perfeita pelo pecado; a dívida foi paga pelo Substituto. Cristo morreu pelos nossos pecados e não apenas pelos nossos, mas também pelos pecados de o mundo inteiro.' Então, inundou-se na alegre convicção de que, se toda a obra fora concluída e toda a dívida paga, tudo o que lhe restava a fazer era aceitar. Isso ele fez, e caiu de joelhos, louvando a Deus.

Ele logo descobriu que naquela mesma hora, em uma cidade distante, sua mãe, movida por uma compulsão interior de orar por ele, teve a tranquila certeza de que sua oração havia sido atendida. Um pouco mais tarde, ele também soube que sua irmã Amelia vinha há exatamente um mês orando por sua conversão. Tudo isso ajudou a dar-lhe confiança nas respostas concretas aos pedidos explícitos na oração”.

   - de Kenneth Scott Latourette, These Sought a Country , p. 64.

Hudson Taylor descrevendo sua chamada para o interior da China

"No domingo, 25 de junho de 1865, incapaz de suportar a visão de uma congregação de mil ou mais cristãos regozijando-se em sua própria segurança, enquanto milhões morriam por falta de conhecimento, eu vaguei pelas areias sozinho, em grande agonia espiritual; e lá o Senhor venceu minha incredulidade, e eu me entreguei a Deus para este serviço.

Eu disse a Ele que toda a responsabilidade quanto aos problemas e consequências deveria ficar com Ele; que, como Seu servo, era meu dever obedecer e segui-Lo - Eu confiava em Seu poder para dirigir, cuidar e guiar a mim e aqueles que podem trabalhar comigo. Eu preciso dizer que a paz imediatamente fluiu em meu coração sobrecarregado?

Naquele momento, pedi-Lhe vinte e quatro cooperadores, dois para cada uma das onze províncias do interior (da China) que não tinham missionário, e dois para a Mongólia; e escrevendo a petição na margem da Bíblia que tinha comigo, voltei para casa com o coração desfrutando de um descanso difícil de descrever, e com a certeza de que o Senhor abençoaria Sua própria obra e que eu deveria compartilhar da bênção."


    - J. Hudson Taylor, citado por Kenneth Scott Latourette em These Sought a Country , p. 74. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

16 maneiras de orar pelos missionários, por David Platt



David Platt 

- www.imb.org

Atos 13 e 14 comunicam uma das histórias mais importantes de toda a história das missões. Eles relatam o primeiro envio registrado de missionários por uma igreja local nas Escrituras. Paulo e Barnabé foram comissionados para sua tarefa específica em um culto de adoração, completo com canto, oração, jejum e imposição de mãos.

O Pastor John Piper  afirmou sobre esta passagem: “Este momento de oração e jejum resultou em um movimento missionário que tornaria o Cristianismo a religião dominante do Império Romano em dois séculos e meio e renderia 1,3 bilhão de adeptos da religião Cristã hoje, com um testemunho cristão em praticamente todos os países do mundo.”

As pessoas naquela sala em Antioquia estavam juntas por um motivo específico. Eles não eram todos iguais, mas se encontraram concordando em um propósito comum: eles estavam unidos pelo evangelho de Deus, fascinados pela adoração a Deus e intensamente focados na missão de Deus. Naquele momento, o Espírito chamou dois homens para serem enviados, e a igreja respondeu com obediência imediata. A sinergia entre o chamado do Espírito e a resposta de oração da igreja resultou em uma propagação sobrenatural do evangelho que continua até hoje.

 

O Espírito e a igreja enviaram Paulo e Barnabé - toda a igreja, não apenas algumas pessoas. A igreja demonstrou um compromisso em apoiar aqueles que enviaram, mesmo quando separados pelo tempo e distância. Essencialmente, a igreja disse aos missionários: “Estamos com vocês”. Notavelmente, a principal maneira de fazer isso foi por meio da oração com o poder do Espírito.

Hoje, nossas orações continuam sendo a melhor maneira de apoiar aqueles que enviamos, invocando o próprio poder de Deus para intervir de maneiras que estão além de nossas limitações humanas para salvar os perdidos. Então, eu gostaria de expor dezesseis maneiras que vejo nesta passagem das Escrituras para orar por nossos missionários continuamente.

1. Ore para que eles tenham confiança na Palavra de Deus  ( Atos 13: 4-5 ).

Os missionários são enviados não apenas para aprender cultura ou fazer ajuda humanitária, mas para proclamar com confiança a Palavra de Deus.

2. Ore para que eles sejam cheios do Espírito de Deus ( Atos 13: 6–9 ).

Os crentes já têm o Espírito Santo neles, mas às vezes o Espírito enche alguém de uma maneira especial para capacitá-lo a proclamar a Palavra de Deus.

3. Ore por sua vitória na guerra espiritual ( Atos 13: 10-12 ).

Quando nossos irmãos e irmãs levam o evangelho às nações, eles entram em guerra. O diabo está decidido a destruir almas e desviar a missão.

4. Ore por seu sucesso no testemunho do evangelho ( Atos 13:12 ). 

Ore para que muitos venham a conhecer a Cristo em todas as esferas da vida a partir do testemunho fiel de nossos missionários.

5. Ore por paz com outros crentes ( Atos 13:13 ).

Satanás ataca de todos os ângulos, tanto internos quanto externos. Ore pela paz nas famílias, no casamento, com os filhos e com companheiros e parceiros de ministério.

6. Ore pedindo oportunidades entre aos incrédulos ( Atos 13: 14-15 ).

Os descrentes estão cegos para o evangelho e muitos se opõem violentamente à sua mensagem. Ore para que os missionários encontrem oportunidades favoráveis ​​de compartilhar o evangelho com eles.

7. Ore para que o evangelho seja claro por meio deles ( Atos 13: 16–47 ).

Embora a comunicação transcultural seja difícil, ore para que os missionários, pela graça, comuniquem claramente o caráter de Deus, a pecaminosidade do homem, a suficiência de Cristo, a necessidade da fé e a urgência da eternidade.

8. Ore para que Deus abra os corações ao seu redor ( Atos 13:48 ).

Só Deus atrai as pessoas para si. Ore para que ele abra corações e mentes para acreditar e ser atraído para a vida eterna com Cristo.

9. Ore por sua alegria em meio ao sofrimento ( Atos 14: 1–2 ).

Os missionários frequentemente enfrentam várias formas e níveis de sofrimento em seu trabalho. Ore para que experimentem a alegria da intimidade com Cristo em meio a tudo isso.

10. Ore por sua bondade em meio a calúnias ( Atos 14: 1–2 ).

Embora os missionários enfrentem sofrimento e dificuldade, ore para que o caráter de Cristo e o poder de seu Espírito os capacitem a responder com graça.

11. Ore para que um poder sobrenatural os acompanhe ( Atos 14: 3 ).

Ore para que os missionários falem a Palavra com ousadia e que um poder sobrenatural acompanhe sua proclamação.

12. Ore para que a humildade de Cristo os caracterize ( Atos 14: 4-18 ).

Ore para que os missionários superem a tentação de serem orgulhosos de seu trabalho pelo poder do Espírito.

13. Ore por paciência ( Atos 14: 8–18 ).

Os missionários enfrentam altos e baixos e vitórias e perdas em seu trabalho. Ore para que eles respondam com longanimidade.

14. Ore por sua perseverança ( Atos 14: 19–20 ).

Em 2 Coríntios 4: 8–9, Paulo escreveu: “Nós somos... abatidos, mas não destruídos.” Ore para que os missionários perseverem em contratempo após contratempo, espancamento após espancamento e luta após luta.

15. Ore para que Deus os use para fazer discípulos ( Atos 14: 21–23 ).

Ore para que os missionários vejam frutos em seus ministérios ao procurarem fazer discípulos entre as nações.

16. Ore para que Deus os use para multiplicar igrejas ( Atos 14: 24–28 ).

Ore pela multiplicação de igrejas cheias de pessoas que conhecem a Palavra lideradas por pastores que ensinam a Palavra.

Nós sabemos disso: unir-se a Deus em sua missão não será fácil, mas com certeza valerá a pena. Vamos enviar todos aqueles a quem Deus chamou com o apoio fiel em oração.

 
 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

MODELO DE SETE FASES NA PLANTAÇÃO DE IGREJAS

 


MODELO DE SETE FASES NA PLANTAÇÃO DE IGREJAS - Sistematizado por missionários da Frontiers, Dick Scoggins e Jim Rockford (levemente adaptado do livro Descobrindo o Mundo do Islã, pp. 426-430)

 

O foco na plantação de igrejas como atividade precípua dos missionários frequentemente se perde porque muitas igrejas não têm uma visão clara do que seja de fato uma plantação de igreja. Às vezes, pensamos que bastam apenas o trabalho num ponto de pregação, a ministração de necessidades em comunidades carentes, a mera realização de cultos ou a comunhão em células e grupos de afinidade. Bons modelos de plantação de igrejas guiam missionários num plano de atividades que intencionam a formação de novas igrejas que se reproduzem.

 

Um de tais planos práticos é o denominado Modelo das Sete Fases, que orienta as atividades essenciais de missionários da agência Frontiers. É claro, como o nome diz, é um modelo, um padrão, não algo que serve como um guia mecânico ou mágico que "faz as coisas funcionarem". Pode ser moldado conforme o contexto de diversos campos, embora tenha sido concebido originalmente para o trabalho transcultural entre povos muçulmanos.

 

Conforme escreveu Jim Rockford (p. 422), "cremos na necessidade do estabelecimento de estágios definidos. O bom senso nos diz que, antes que possamos ter uma igreja, sem dúvida é preciso que se forme um ajuntamento de cristãos que pode não apresentar as características neo-testamentárias mínimas de 'igreja'. Antes disso, pelo menos uma pessoa do grupo-alvo veio a Cristo e nós a discipulamos. Isso presume que nós evangelizamos. Por tudo isso, não é nenhuma surpresa que esses estágios básicos (com variações) apareçam em todas as circunstâncias que envolvem as plantações de igrejas realizadas por Paulo".

 

FASE 1: LANÇANDO A EQUIPE

 

Definição: Preparação da equipe. Formular planos e estratégias de plantação de igreja.

 

Quando deve começar: O coordenador da equipe é selecionado ou designado.

 

Atividades:

1. Obter as melhores informações disponíveis sobre idioma, história, cultura do país e grupo-alvo.

2. Preparar uma declaração da visão.

3. Desenvolver um memorando de entendimento.

4. Recrutar a equipe.

5. Ajudar cada membro da equipe a conseguir suporte de oração e sustento financeiro.

6. Preparar um documento que resume a estratégia.

7. Garantir que a equipe abrace a visão e a estratégia da plantação da igreja.

 

FASE 2: PREPARANDO A SEMEADURA

 

Definição: Aprendizado do idioma e ajuste à cultura. O alvo é tornar-se "parte" da sociedade local.

 

Quando deve começar: A maior parte da equipe já está no local.

 

Atividades:

1. Chegar e localizar moradias adequadas.

2. Resolver conflitos que surgem nas famílias da equipe.

3. Desenvolver uma vida de equipe que sustente espiritualmente os membros.

4. Planejar e estabelecer alvos para a equipe.

5. Trabalhar arduamente para aprender o idioma alvo.

6. Estabelecer um programa de aprendizado de idioma e um método de prestação de contas.

7. Aprender como sobreviver na localidade, sentir-se à vontade e desfrutar a vida no país.

8. Desenvolver múltiplos relacionamentos com as pessoas-alvo.

9. Ajudar os membros das famílias (esposas e crianças) a desenvolverem relacionamentos com as pessoas-alvo.

10. Introduzir elementos da redenção nesses relacionamentos.

11. Descobrir e reunir todas as ferramentas evangelísticas disponíveis no idioma-alvo.

 

FASE 3: SEMEANDO

 

Definição: A obra de evangelização

 

Quando deve começar: A maioria dos membros da equipe está investindo a maior parte do seu tempo de ministério em evangelismo (em vez do aprendizado do idioma).

 

Atividades:

1. Memorizar partes da Bíblia (parábolas ou milagres e coisas semelhantes) no idioma-alvo.

2. Aprender a compartilhar verdades bíblicas no novo idioma.

3. Desenvolver interesse pelo Evangelho em seus amigos.

4. Desenvolver uma estratégia para alcançar pessoas receptivas e seus parentes e amigos mais próximos.

5. Começar estudos bíblicos evangelísticos. Encorajar os contatos a trazer alguns parentes interessados.

6. Avaliar em oração os relacionamentos visando um possível "homem de paz." - um homem de influência no círculo maior da família ou na comunidade.

7. Levar alguém a se comprometer em seguir a Jesus.

 

FASE 4: COMEÇANDO O DISCIPULADO

 

Definição: Discipular um ou mais cristãos do grupo-alvo.

 

Quando deve começar: Depois que a pessoa do grupo-alvo vier a Cristo.

 

Atividades:

1. Desafiar um ou mais novos cristãos (homem ou mulher de paz, se possível) a serem discipulados por um membro da equipe.

2. Instruir o cristão sobre sua nova identidade como filho de Deus pela fé, e não pelas obras.

3. Ensinar o propósito do batismo como um símbolo visível da morte do eu e do renascimento em Cristo.

4. Ensinar histórias bíblicas que influenciarão a vida diária.

5. Ensiná-los a desenvolverem um hábito de recorrer à Bíblia para resolver problemas específicos.

6. Mostrar ao cristão como reconhecer o pecado na vida pessoal e tomar uma atitude de arrependimento, confissão e o desenvolvimento de novos padrões.

7. Desafiar o cristão a viver a vida de Cristo em meio a seus parentes (por exemplo: Mt 5-7).

8. Ajudá-los a desenvolverem padrões amorosos por seus cônjuges - resolvendo os conflitos, pedindo perdão e buscando a reconciliação.

9. Levá-los a compreenderem o lugar e a função do sofrimento na vida dos cristãos. Encorajá-los a reagir de maneira santa àqueles que são hostis à sua fé.

10. Treiná-los a estarem prontos a dar a razão de sua fé. A apresentação escolhida deve ser bem preparada e positiva sem ser combativa.

 

FASE 5: COMEÇANDO A IGREJA

 

Definição: Reunir cristãos do grupo-alvo e levar essa comunidade à maturidade para que ela se torne uma igreja.

 

Quando deve começar: quando houver três ou mais crentes, sendo, no mínimo, dois indivíduos pertencentes ao grupo-alvo.

 

Atividades:

1. Três ou mais cristãos concordam em seguir Cristo em uma comunidade compromissada.

2. Plantadores de igreja compartilham o plano de Deus para a formação de comunidades do Reino entre parentes e amigos.

3. Os cristãos abraçam a visão e, juntamente com os plantadores da igreja, escolhem um padrão culturalmente significativo para as reuniões.

4. A comunidade emergente aprende a reconhecer e maximizar os dons espirituais.

5. Os cristãos mais velhos demonstram uma compreensão dos versículos "uns aos outros" da Bíblia e como eles definem a comunidade cristã.

6. A comunidade se torna identificável, através de uma aliança de compromisso.

7. A comunidade celebra a Ceia do Senhor.

8. A comunidade se reúne regularmente para adoração, instrução e oração.

9. Os cristãos fazem o trabalho de evangelismo.

10. Os plantadores de igreja se retiram de quase todas as reuniões e se concentram em começar novas comunidades de cristãos (Fase 4).

 

FASE 6: TREINANDO LÍDERES

 

Definição: Desenvolver uma pluralidade de crentes que possam em breve assumir o cargo de anciãos.

 

Quando deve começar: Pelo menos um crente dá mostras claras de ser um "ancião em desenvolvimento", ao assumir cada vez mais responsabilidades de liderança e ensino. Tais líderes surgem quando os cristãos mais velhos estão batizando e discipulando novos convertidos.

 

Atividades:

1. Os crentes mais velhos e maduros são treinados para assumir a liderança das reuniões da comunidade.

2. Assumem a responsabilidade pela instrução bíblica. Começam a atuar como pastores.

3. Os cristãos mais velhos presidem a Ceia do Senhor.

4. O crescimento na piedade nos lares dos cristãos estabelece o padrão para os outros.

5. O exercício dos dons é encorajado e são desenvolvidos para a edificação da comunidade.

6. A vontade do Senhor é discernida pelos líderes, ensinada à comunidade e praticada.

7. A comunidade está confrontando, exortando e reprovando os membros em pecado.

8. O lugar dos líderes na solução de conflitos e na pacificação da comunidade é ensinado e praticado.

9. Os anciãos emergentes são reconhecidos como liderança provisória.

10. Os líderes começam a treinar outros com potencial de serem novos líderes.

11. Os plantadores da igreja estão muitas vezes ausentes das reuniões da liderança.

12. Os anciãos são formalmente ordenados.

 

FASE 7: REPRODUZINDO E SAINDO

 

Definição: Promover a multiplicação da igreja, ao participar em projetos de plantação de igreja.

 

Quando deve começar: A autoridade e a responsabilidade de pastorear a igreja local repousam somente nas mãos de líderes nativos.

 

Atividades:

1. A comunidade recebe ensino intenso sobre comunidades que se multiplicam e abraça a visão de reprodução da igreja.

2. Os membros começam a procurar novos homens de paz em volta dos quais possam começar outra comunidade.

3. Um novo estudo bíblico é iniciado entre pessoas interessadas.

4. Os líderes começam a conectar-se com líderes emergentes do novo grupo, assumindo alguma responsabilidade pelo seu treinamento.

5. Os líderes reconhecem os novos líderes emergentes (anciãos provisórios) do segundo grupo.

6. Os líderes de duas comunidades começam a se encontrar regularmente. Os anciãos assumem mais responsabilidade de desenvolver líderes na nova comunidade.

7. Inicia-se a reunião regular da nova comunidade. As comunidades cuidam umas das outras e compartilham recursos.

8. Os anciãos impõem as mãos sobre os novos anciãos na nova comunidade.

9. Os plantadores de igreja raramente visitam as reuniões de liderança.

10. Novas igrejas são iniciadas sem plantadores de igreja que não sejam nativos.

11. A visão de plantar igrejas além da área local é desenvolvida. A visão inclui reconhecer, treinar e enviar plantadores de igreja nativos a outras cidades e países.

 

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...