sábado, 26 de agosto de 2023

VAGALUMES: Documentário da AMME Evangelizar mostra a evangelização de um povoado nordestino

 

A Missão AMME Evangelizar produziu o documentário Vagalumes (1h20), narrando a chegada e expansão do evangelho no povoado de Juá, no sertão nordestino.

Já pensou no que pode acontecer quando você obedece o chamado de Deus?

Vagalumes é o documentário que mostra os frutos do trabalho de evangelização pioneiro realizado no povoado do Juá, na época em que a região não tinha presença evangélica. Assista a este edificante trabalho:

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Viagens, Eventos e Treinamentos em Missões acontecendo pelo Brasil - 2º Semestre 2023

 

Link de inscrição: https://sigue.movida-net.com/conferencias/?lang=pt-br
Mais infos: @movidadobrasil









Nos dias 16 a 18 de novembro será realizado o maior evento voltado para o alcance dos povos menos evangelizados do Brasil – o Congresso de Povos Minoritários, promovido pelo DAE (Departamento de Alianças Estratégicas) da AMTB. Acompanhe as redes da AMTB para maiores informações.



Link para informações:








Confira o perfil da SENAMI para maiores informações: https://www.facebook.com/senami.senamioficial 














As inscrições para o Processo Seletivo para a Turma do Curso de Missões Transculturais - Modalidade Interna Turma de 2024 (Projeto Campos Brancos/Kelem Gaspar) estão oficialmente abertas. Acesse: https://www.projetocamposbrancos.org.br/processo-seletivo/









Consulta do Departamento de Educação Missiológica da AMTB.









quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Livros missiológicos em lançamento pela Editora Descoberta

 


Ao longo dos anos a Editora Descoberta tem se firmado como a principal casa publicadora de livros centrados em temática missionária (mas não apenas) no Brasil. Neste post, divulgamos alguns dos novos livros publicados pela editora.

Uma parceria entre a autora canadense Janet Fraser-Smith casada com um inglês, juntamente com a brasileira Wânia Silva Honman casada com um sul-africano, ambas residentes no Reino Unido e vivendo uma soma entre elas de 70 anos em casamento intercultural. O anseio de ambas é verem casais aprendendo a navegar os desafios e alegrias de viver 24×7 em um “’mundo transcultural”, em aprendizado mútuo formando um relacionamento resiliente, saudável e duradouro. Neste trabalho as autoras, trazem áreas-chave para a reflexão onde cada parceiro terá a oportunidade de explorar perguntas baseadas no seu próprio “banco de memórias”, tanto quanto ter a consciência de que a localização onde o casal vive a qualquer momento durante seu relacionamento irá afetá-los, e aceitar a necessidade essencial de criar uma habilidade de se comunicar honestamente e graciosamente. 



Alianças Estratégicas. vem atender a uma demanda da igreja evangélica brasileira no cumprimento de sua missão. Infelizmente, ainda se nota grandes resistências no meio missionário, onde também convivo há muitos anos, a projetos de cooperação. O resultado disto tem sido um considerável atraso no avanço do evangelho, e consequente desobediência a um dos princípios mais evidentes nas Escrituras, que é a visibilidade da unidade no meio do povo de Deus.
De uma coisa eu estou certo: lendo este livro você será profundamente instigado a rever certas posições e levado a considerar a séria possibilidade de daqui para a frente olhar para aqueles que estão à sua volta, e que poderão ser seus novos companheiros na jornada missionária.



Muitas vezes como igreja, nos preocupamos com o envio dos missionários ao campo transcultural, pensando no preparo, enviando, orando e organizando o que eles precisam para ter um ministério bem sucedido. Mas quando eles estão preparando para o retorno ao seu país de envio, para sua terra natal, será que nos preocupamos em como recebê-los bem? O que devemos fazer para que os impactos de seu retorno sejam amenizados? Qual o cuidado apropriado àqueles que fazem uma reentrada a cultura brasileira, a igreja e se for apropriado a um ministério afetivo aqui no Brasil?

Este manual é feito para orientar a igreja brasileira sobre essa reentrada, com dicas práticas de como receber o seu missionário solteiro, a sua família missionaria com filhos, ou o casal que está se aposentando. Vamos nos preparar para ser a igreja acolhedora! E para o missionário que está fazendo essa reentrada essas dicas são uteis também!




Este livro é destinado a todos aqueles pregadores e professores que sabem que missões deve ser uma parte importante de seu ministério, mas não têm certeza de como apoiar a ideia a partir das Escrituras. Ou talvez tenham ocasionalmente pregado sobre missões, mas caíram numa rotina. Fora algumas passagens familiares, podem não saber mais onde procurar apoio. Essas páginas fornecem um mapa útil, apontando para algumas das principais passagens, mas outras também que, por alguma razão, são menos comentadas. Em cada parada, uma variedade de sugestões serão dadas para auxiliar o leitor tanto na compreensão da passagem quanto na posterior apresentação e/ou exposição das ideias-chaves. 



Quando Johan Herman Bavinck publicou a sua obra sobre a ciência de missões em 1954, a obra missionária e o estudo da missiologia passavam por severas críticas sobre sua razão de ser. Isso fez com que teólogos buscassem defender a importância do estudo dessa ciência e justificar a sua existência a partir de uma adequada fundamentação teológica. Desde então muitas obras foram publicadas para oferecer uma fundamentação bíblica para a missão, e desenvolver uma teologia da missão. Nas últimas décadas, tanto missiólogos quanto biblistas têm explorado como ler a Bíblia numa perspectiva missiológica. Esta obra é uma contribuição para a discussão e amadurecimento do modo de ler a Bíblia. Este livro sugere que não devemos ler a Bíblia com foco primordial na fundamentação da missão, mas, antes, no propósito da missão. Assim, você encontrará breve discussão sobre como deve ser a leitura da Bíblia e qual é a implicação de entender o propósito bíblico da missão. Em seguida, cada livro ou bloco do Antigo e Novo Testamentos é examinado em como contribui para cumprir o propósito da missão.



O título “Cuida de ti mesmo: a importante tarefa do cuidado pessoal no ministério” é extremamente sugestivo para que você não apenas reflita sobre os temas, mas para que principalmente coloque em pratica cada artigo. Um dos maiores desafios para todos os missionários não é simplesmente saber que precisam se cuidar, mas é colocar em prática como estilo de vida missional o “cuida de ti mesmo”. É preciso ter o cuidado integral como parteat de seu planejamento estratégico ou inserido na sua agenda de vida ministerial. Você lerá sobre o cuidado integral aplicado em seis dimensões da vida do missionário para que ele e sua família sejam saudáveis no ministério. Os artigos do livro foram escritos para lhe ajudar a dar a vida por Cristo e não se matar por Ele. Com fundamentação bíblica, com sugestões práticas, com experiências e com a técnica de especialistas em cada uma das dimensões você obterá boas ferramentas e conselhos. 



Tender Care é um livro relevante projetado para apoiar a força de trabalho de missões transculturais em todo o mundo. Assimilado nos corações e na vida dos facilitadores, o Tender Care é um manual útil e capacitador, especialmente para homens e mulheres do cuidado pastoral que receberam o ministério de estender o amor e a graça aos missionários. Eu recomendo de coração a todos os meus colegas missionários.
Dr. Laura Mae Gardner
ex-vice-Presidente Internacional de Pessoal da Wycliffe e SIL



A leitura desse livro nos revela a alegria na dependência do Senhor, como a obediência aos seus propósitos. Descobrimos em cada página o interesse em servir ao Reino de Deus e que a única fórmula para se obter o que se almeja é desejar o que Deus quer para a nossa vida. Essa equação surge na medida em que mergulhamos na presença de Deus por meio da oração. A descoberta do querer de Deus passa, obrigatoriamente, pela comunhão com Ele. Essa intimidade surge através da oração persistente, contínua e profunda. O autor vai nos levando através dos anos, desde sua infância, sua conversão, seu chamado e sua visão da chamada divina para a obra missionaria através do mundo.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...