sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A oração pelo folheto - Uma oração em favor dos folhetos evangelísticos



Um modelo de oração pelos folhetos evangelísticos 

Deus de amor, eterno Pai das luzes, a Ti apresento estes folhetos.
Há muitas almas, poucos são os folhetos: Que eles cheguem até o mais necessitado de socorro e cumpram o inadiável, para alcançar sempre o mais útil resultado.
Que ele seja retransmitido, Senhor. Que ele não fique esquecido nos bolsos de seus receptores, ou em Bíblias e gavetas da casa e do coração egoísta, tímido e autossuficiente de tantos crentes.
Ele é feito de papel, o mais frágil dos engenhos humanos. Mas contém a Tua palavra imorredoura. Que ele resista ao tempo e às intempéries, e ao ter prolongada sua vida útil, tenha prolongado o seu alcance.
Que a sua mensagem não seja motivo de escândalo, escândalo para a morte – mas que antes “escandalize” para trazer ao pecador o arrependimento, e fé ao descrente.
Que ele encontre as brechas, espaços e o endereço de quem tem e não tem onde abrigar-se. Que ele esteja no local certeiro e na hora exata para, dentre todas as almas, alcançar a mais certa em necessidade e receptividade, ainda que tardia.
Timidez é meu nome, timidez o meu crime. Aqui renego tal nome de lenta morte e rogo: Cura-me da paralisia de intimidar-me. Que eu lance a tempo e fora de tempo a palavra, e não me envergonhe da honra suprema de ser um Teu emissário.
Não olhe para mim quando fores abençoar estas sementes; sou o menor dos homens e o último do Teu arraial. Olha antes para Teu Filho que à tua destra clama dia e noite, e abençoe a lavoura; olha para Teu Filho para que o número de Teus filhos seja aumentado, Senhor.
São muitos os solos que encontrarei, e as próprias rochas possuem variada textura e sabor: inspire ao que do folheto redige a mensagem, se universal ou específica, a bem fazê-lo; que eu encontre, adquira e semeie a mensagem certa no chão correto – que cada texto comunique o máximo no mínimo espaço, expresse com precisão a palavra oportuna ao coração carente. Que haja mensagens universalmente compreensíveis, e que haja mensagens contextualizadas à toda particularidade étnica, social, cultural e temporal.
Eu oro pela Tua palavra neste folheto contida, Senhor, e para além de orar por ela, eu oro sob ela (Lc 5.5):
Tua palavra diz que a Teu amor nada se compara, pois ao próprio e Unigênito filho deste por resgate de todo aquele que nele crer (Jo 3.16): Que tal boa nova de grande esperança, como o mundo jamais viu, seja vista e conhecida por todos, em todos os lugares (Hc 2.2)!
Ela diz que é de Teu desejo que todos se salvem (1Tm 2.4): Que esta semente seja instrumento de salvação para o rico e o pobre, o judeu e o gentio, a criança e o adulto (Rm 2.10,11); que seja lido para o analfabeto e o cego, e seja traduzido para o que desconhece nossa língua (Ap 5.9), para que assim se cumpra a Tua vontade de salvação para todos os homens (2Pe 3.9).
Ela diz que todos os que o Senhor der a Cristo a Ele virão, e o próprio Cristo conclui dizendo que os que a Ele forem, de maneira alguma serão postos para fora (Jo 6.37): Que este convite traga a cada um dos Teus escolhidos, Senhor. Que desenterre os mortos, desperte os ébrios, cure os doentes, liberte os cativos, apresse os que dormitam, reconduza os desviados do caminho (Lc 4.17-19).
Que eu não faça do folheto minha muleta ou escudo para não ter que abrir a boca; não seja ele subterfúgio a esconder minha dificuldade, mas antes, Senhor, à minha dificuldade contempla (Mc 9.24): cada fruto de carne seja por fruto de Teu Espírito cambiado (Gl 5.22). E onde medo houver, plante ousadia; e mornidão por fervor, e ardente fé por desânimo e desesperança.
Esteja sempre em Tuas mãos a semente, a semeadura e o semeador. Desfaça o que for inóspito nos campos, para que toda semente logre sucesso a seu tempo; guarde o crescimento e a saúde das plantas e por fim: que toda semente que germinar, produza muito fruto (Mt 13.23).
Prospere nosso humilde trabalho, Senhor. Em nome de Teu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, Amém.

Sammis Reachers

sábado, 25 de agosto de 2018

Gente que faz arte para sustentar Missões

Um dos maiores problemas da ação missionária é a questão dos recursos financeiros. Infelizmente para quase tudo faz-se necessário dinheiro, notadamente em missões transculturais.
Alguns missionários congregam esforço e talento para produzir verdadeiras peças artísticas, que comercializam no objetivo ajudá-los a sustentar seja a obra missionária, sejam os estudos preparatórios. Vamos conhecer alguns deles?

Cadernos artesanais (moleskines).
O missionário Vinícius, vinculado à Missão Iris Global, produz e comercializa lindos cadernos e cadernetas artesanais, com preços bastante acessíveis. É a sua chance de possuir um material bonito, exclusivo, e ainda colaborar com a obra missionária. Entre em contato com Vinícius pelo e-mail: artsmissionsbr@gmail.com
Siga o trabalho de nosso irmão no Instagram: @artsformissions




Peças de vestuário personalizadas.
A ONG Paz para Todas as Nações colabora na manutenção de obreiros e realiza ações assistenciais em Moçambique, na África. Adquirindo qualquer camisa ou outra peça você estará colaborando diretamente com o esforço missionário desta Missão.
Encomendas com a missionária Vera: 21 97565-6832.



Pinturas.
O pastor Ailton, de Anápolis - GO, é missionário junto com sua esposa no Ministério Oásis,  onde trabalham no aconselhamento de pastores e missionários. Ailton é também um excelente pintor, e comercializa sua produção no objetivo de manter seu trabalho para o Reino.
Instagram: @notlie


segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Escreva uma carta para um missionário


A iniciativa Missões em Suas Mãos (MSM) é um conjunto de ações que tem como finalidade o cuidado com o Missionário. Mantida por Julio Heleno, Missões em Suas Mãos divulga missionários e eventos, e, dentre outras iniciativas, elabora um Catálogo de Empresas que contribuem com missionários, publicado regularmente. 
Conheça e se envolva com a iniciativa. Acesse: http://missoesemsuasmaos.com.br
Um dos focos do ministério é colocar mais pessoas em contato com missionários. E uma forma efetiva de apoio é através da comunicação, através de cartas e e-mails. Confira as dicas do MSM:
Na carta, faça o seguinte:
1. Se apresente. Diga quem é você e de onde é. Se utilizou os endereços e informações aqui do site do MSM, faça referência a isso – como segurança para o missionário.
2. Pergunte sobre como está sua vida, sua família e seu ministério. 
É importante lembrar que o missionário não é apenas o ministério que ele exerce. Se interessar sobre sua vida faz muito bem ao missionário. 

3. Diga que está orando por ele. 
4. Deixe um versículo bíblico e uma frase como aplicação. 
5. Se despeça. 
6. Diga que está aguardando um retorno. 
7. Deixe um contato seu. Pode ser WhatsApp ou e-mail. O endereço ele já terá por conta da sua carta. 
Se precisar de algum auxílio, chame o WhatsApp: 55 61 98147-2584. Ou pelo e-mail:  missoesemsuasmaos@gmail.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

E as almas de nossos vizinhos?



"Ah, se vocês têm corações cristãos ou humanos dentro de vocês, deixem que eles se comovam por seus pobres vizinhos ignorantes e ímpios. Ai dessas pessoas, pois não há mais que um passo entre eles e a morte e o inferno; muitas centenas de enfermidades estão à espera, prontas para aprisioná-los, e se eles morrerem não regenerados, estarão perdidos para sempre. Será que vocês têm corações de pedra, que não podem se apiedar de homens em tal condição? Se vocês não creem na Palavra de Deus e no perigo que correm os pecadores, por que vocês mesmos são cristãos? Se acreditam nela, por que não se movem em ajudar aos outros? Será que vocês não se preocupam com quem é condenado, desde que vocês sejam salvos? Se vocês pensam assim, então têm motivos de sobra para se compadecerem de si mesmos, pois esta estrutura espiritual é absolutamente incompatível com a graça... Vocês vivem próximos a eles, ou os encontram nas ruas, trabalham com eles, viajam com eles, ou se sentam e conversam com eles, e não dizem nada a eles com relação a suas almas, ou à vida por vir? Se suas casas estivessem se incendiando, vocês correriam e os ajudariam; então porque não os ajudaram agora, quando suas almas estão quase no fogo do inferno?"

Richard Baxter
Citado por John MacArthur em A Sós com Deus - O poder e a paixão pela oração (Ed. Palavra).

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Folheto Drama de Um Apaixonado (evangelização de usuários de drogas): Baixe e imprima


Há alguns anos atrás, o ministério CPR (Centro de Pesquisas Religiosas), de Teresópolis - RJ, editava diversos folhetos evangelísticos contextualizados. O foco principal do ministério era a apologética e o combate às seitas e heresias. Infelizmente, o projeto das publicações foi descontinuado.
Um dos folhetos do CPR era o Drama de um Apaixonado, uma mensagem contra o uso de drogas, valendo-se de texto (adaptado) cuja autoria é atribuída a Freddie Mercury, o falecido vocalista da banda de rock Queen.
Pois bem, preparamos um arquivo em pdf com um modelo similar ao antigo folheto. É um folheto bem simples, mas cuja mensagem, acreditamos, pode impactar muitas vidas de usuários (ou pretendentes a) de drogas, notadamente a cocaína (e seu derivado, o crack). O arquivo apresenta três folhetos numa mesma folha A4, ideal para imprimir em casa e recortar. Mas, caso queira, você pode também levar a uma gráfica para imprimir em quantidade.
Aproveitamos para anexar ao arquivo dois outros modelos de folhetos (um contra as drogas, outro contra o álcool), que havíamos elaborado há algum tempo. São materiais igualmente muito simples, mas de valia. Ainda mais nesta seara (usuários de drogas) para a qual há tão poucos folhetos contextualizados.

Para baixar o arquivo pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.


Nota: Embora o folheto 'Drama de um Apaixonado' apresente o que parecem ser dois lados (pois um dos textos está invertido), ele não precisa ser dobrado.

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Sugestão de um Diário de Oração para orar por Missionários



Sugestão de um Diário de Oração para orar por Missionários

DOMINGO – VIDA ESPIRITUAL
“Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a Ti, Senhor Deus dos Exércitos.” – Jr 15.16

Contrariando a crença popular, missionários não são gigantes espirituais. Estão sujeitos às mesmas dúvidas, tentações e lutas que seus irmãos na igreja local sofrem. No entanto, as privações do campo missionário podem tornar essas lutas ainda mais árduas.
Ore ao Autor da Fé por:
·        Tempo consistente de oração e estudo das Escrituras.
·        Tempo significativo de adoração e comunhão.
·   Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
·        Vitória sobre Satanás.
·        Comprometimento constante com a Obra.


SEGUNDA FEIRA – MINISTÉRIO
“Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.” – Dn 12.3

Deus não chama missionários para terras estrangeiras simplesmente para sobreviverem, formar uma família e se tornarem poliglotas. Eles foram enviados para ministrar. No entanto, os aspectos técnicos da vida em outros países muitas vezes impedem o missionário de cumprir seu propósito.
Suplique ao Rei dos reis por:
·        Uma obra do Espírito Santo no coração do povo do país.
·        Ousadia.
·        Pelos projetos que estão sendo desenvolvidos.
·        As pessoas pelas quais os missionários estão pedindo oração.
·        Sabedoria no uso do tempo, recursos financeiros e energias.


TERÇA FEIRA – FAMÍLIA
“Também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé...” -  Hb 12.1,2

Muitos missionários efetivos abandonaram o campo de batalha por causa de problemas familiares. Seja falta de ensino adequado para os filhos, pais idosos que precisam de cuidados ou uma família cujo comportamento compromete o testemunho cristão. Muitas vezes Satanás usa esse tipo de problemas para atrapalhar o ministério efetivo.
Ore ao Pai celestial por:
·        Relacionamento conjugal forte.
·        Apoio da família na retaguarda.
·        Capacitação para serem exemplo às pessoas que estão ministrando.


QUARTA FEIRA – RELACIONAMENTOS COM OS COLEGAS DE MINISTÉRIOS
“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.” – Ef 5.18-21

A imagem de um missionário solitário se estabelecendo num povoado distante, lutando para aprender a língua falada, apresentando Cristo a toda a população e retornando à sua igreja local para relatar seus progressos, pode ser atraente, mas não é necessariamente precisa. Seu missionário pode bem estar trabalhando como parte de uma equipe formada de pessoas do país e pessoas de outras organizações missionárias, bem como parceiros de oração. Trabalhar em equipe nunca é fácil, muito menos quando estão em uma outra cultura. Peça o Conselheiro Maravilhoso:
·        Um espírito de cooperação e de equipe.
·        Disposição de cada membro de se submeter e aprender uns com os outros. Falta de atritos.
·        Disposição de confrontar e ser confrontados em amor.
·        Responsabilidade (disposição de prestar contas).


QUINTA FEIRA – LOCAL DE SERVIÇO
“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: ‘A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro.’” – Ap 7.9,10

Conhecer o clima, a história, religião e sistema de governo do país onde o missionário trabalha ajudará você a orar de forma mais inteligente. Talvez seja difícil ou impossível conseguir visto de entrada, de modo que o missionário precisa entrar por um outro país. Ore:
·        Pela situação política e econômica do país.
·        Pelo crescimento da Igreja nacional na região (se houver uma).
·        Pela segurança dos obreiros cristãos.
·        Por perseverança enquanto estudam e trabalham.
·       Por direção clara para cada passo do caminho, ao desenvolverem o trabalho que foram chamados para fazer.


SEXTA FEIRA – CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO
“Pregue A Palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” – 2Tm 4.2

O missionário precisa aprender a língua do povo que está alcançando, a fim de comunicar o amor de Deus de forma compreensível, numa cultura onde as coisas muitas vezes são profundamente diferentes. Ele não somente tem de aprender a língua, mas precisa aprender também a cultura. Ore:
·        Por diligência no aprendizado da língua.
·        Por contatos nacionais que facilitem o aprendizado da língua e da cultura.
·     Por disposição para se entrosar e praticar o que aprendeu, sem se importar se suas habilidades linguísticas sejam precárias.
·        Pela comunicação com a família, com os mantenedores e colegas de equipe.
·        Por habilidade para ministrar aos outros na nova língua.


SÁBADO – NECESSIDADES FÍSICAS
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” – Fp 4.19

Sustento financeiro, boa saúde, equipamentos, transporte, moradia adequada e segurança em situações por vezes perigosas... As necessidades físicas do missionário são enormes! Ao receber cartas informativas, você saberá como orar especificamente. No entanto, eis aqui algumas sugestões gerais que o ajudarão a começar. Ore ao Grande Provedor:
·        Por saúde e segurança.
·        Por livramento da depressão, solidão e ansiedade.
·        Por moradia, escola para os filhos e transporte adequado.


Baseado numa carta de oração de um missionário.

Extraído do livro O que os cristãos devem saber sobre Orar por Missões, de Margaret Godfree (Danprewan Editora, 2004).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...