sábado, 25 de abril de 2020

Ilustrações sobre a vida do missionário Robert Moffat


TUA TAREFA É PREGAR O EVANGELHO

Um velho membro da igreja aproxima-se de seu pastor certa manhã e lhe diz, triste mas com firmeza: “Há certamente alguma coisa que não vai bem na sua prédica ou na sua obra pastoral, pois que a igreja este ano não conseguiu mais do que um membro novo, e esse mesmo não passa de um garoto.”
O velho pastor pregou nesse dia com o coração magoado, e quando terminou a oração tinha lágrimas nos olhos. Desejava naquele momento que sua carreira estivesse terminada para que pudesse deitar-se para o derradeiro sono sob os ciprestes do velho cemitério. Deixou-se ficar na igreja querida, procurando solidão, quando se aproxima um jovem com o rosto transfigurado pela emoção.
-           Acha que, trabalhando bastante, eu poderia chegar a pregar o Evangelho? perguntou com hesitação.
-           A pregar o Evangelho?
-           Sim, poderia tornar-me missionário?
Um longo silêncio; as lágrimas banharam as faces do pastor e a ferida de seu coração estava cicatrizada.
-           Robert, diz ele, vejo aí a mão de Deus. Que o Senhor lhe abençoe, meu filho. Sim, penso que você pregaria o Evangelho.
Esse rapaz era o missionário Robert Moffat (1795 - 1883) que, mais tarde anexou à igreja uma nova província da África Meridional, traduziu a Bíblia para a língua Setswana e enriqueceu o mundo com suas descobertas geográficas. Moffat veio ainda a ser a inspiração, e posteriormente sogro de outro grande missionário: David Livingstone. E não passava, no entanto, de um garoto!
Respigando / D. P. Silva - Mil Ilustrações


A CORAGEM DE MOFFATT

Na biografia de Robert Moffatt (1795 - 1883), conta-se como um chefe do sul da África e doze de seus bravos seguidores esperavam com as suas lanças envenenadas, levantadas nas mãos. Estavam prontos a enfiá-las no peito do missionário. Este estava consertando o seu vagão com a esposa ao lado, quando chegaram os guerreiros. Deixando as ferramentas cair ao chão, e expondo o peito aos selvagens, Moffatt disse-lhes calmamente: "Não temos receio nenhum das suas ameaças. Viemos abençoá-los e pretendemos ficar aqui. Se quiserem, porém, ficar livres de nós, façam o que quiserem. Mas quando estivermos mortos virão outros para fazerem o nosso trabalho".
As lanças caíram, e o chefe disse aos seus homens: "Estes missionários não têm receio algum da morte, parecem ter dez vidas. Ou com certeza há uma vida além, na qual confiam".
O espírito de Robert Moffatt animou e anima a todo missionário de coração, pois muitos, seguindo o seu exemplo, têm arriscado e dado até suas vidas ao trabalho da Causa.
200 Ilustrações


O CÃO QUE COMEU AS ESCRITURAS NO CAMPO MISSIONÁRIO

Conta o célebre missionário Dr. Moffat que numa ocasião um chefe negro veio a seu encontro, lamentando dolorosamente.
-           Que se passa com você? - perguntou o missionário.
-           Ah! Ah! - gemia o negro.
-           Vamos, homem, diga-me o que acontece, e não te lamentes tanto.
-           Meu senhor, é que aqui vai acontecer outra coisa terrível - disse o negro.
-           Mas que pode acontecer? Como?
-           Meu cão para mais nada me vai servir.
-           Por que não? - disse alarmado o Dr. Moffat, sabendo que a posse mais valiosa do indígena era o seu próprio cão.
-           Porque foi ele quem comeu uma folha de minha Bíblia.
O Dr. Moffat ficou muito contente ao ver assim um sinal bem claro de que a Bíblia estava sendo apreciada. Mas suspeitava que este chefe tinha algo mais a dizer-lhe e não se enganou.
-           Isto não lhe fará mal, respondeu o missionário. Tem aparência de estar enfermo?
-           Mas já não me servirá para nada. Comeu as palavras da Bíblia e agora ficará tão manso que não se atirará mais sobre os ladrões.
O missionário compreendeu então que o negro não se preocupava tanto pela perda da folha da Bíblia como pela perda do cão.
O negro tinha observado os efeitos produzidos pela Bíblia na vida de seu povo. Muitos homens violentos, intrigantes e ladrões, tinham-se tornado humildes, pacíficos e bondosos. Estava contente, satisfeito de que seus súditos experimentaram semelhante mudança pelo poder do Evangelho. Mas não queria tal mudança para seu cão. Temia que por ele ter engolido uma folha da Bíblia, nele se fizessem sentir os mesmos efeitos.
-           Por teu cão ter engolido uma folha da Bíblia - disse o pastor - isto não lhe trará mal nem bem.
Meu desejo, amigo, é que você receba em seu coração as verdades do Evangelho, para que alimente sua alma e seja fortalecido. Isto é o que Jeremias expressa ao dizer: “Achando tuas palavras logo as comi; e, tua palavra foi para mim gozo e alegria do meu coração”.- Jr 15:16.
 J.R.C. / D. P. Silva - Mil Ilustrações


FÉ PARA OS CONVERSOS

A fé honra a Deus e Deus honra a fé. Por 10 anos Robert e Mary Moffat trabalharam fielmente em Bechuanaland (agora chamado Botswana) sem um raio de encorajamento para iluminar seu caminho. Eles não conseguiram reportar um único convertido.
Finalmente, os diretores do conselho da missão começaram a questionar a sabedoria de continuar o trabalho. A ideia de deixar o campo, no entanto, trouxe grande pesar a esse casal devoto, pois eles tinham certeza de que Deus estava em seus labores, e que eles veriam pessoas se voltando para Cristo no devido tempo. Eles ficaram; e por um ano ou dois, a escuridão reinou. Então, um dia, um amigo na Inglaterra mandou dizer aos Moffats que ele queria mandar um presente para eles e perguntou o que gostariam de receber. Confiando que com o tempo o Senhor abençoaria seu trabalho, a Sra. Moffat respondeu: “Envie-nos um conjunto de comunhão para a ministração da Santa Ceia; tenho certeza de que em breve será necessário”.
Deus honrou a fé daquela querida mulher. O Espírito Santo moveu-se sobre o coração dos aldeões e logo um pequeno grupo de seis convertidos se uniu para formar a primeira igreja cristã naquela terra. A encomenda da Inglaterra sofreu atraso pelo correio; mas no dia antes da primeira comemoração da ceia do Senhor em Bechuanaland, o conjunto chegou.
Heather Hanly - Coragem para Conquistar / Ministry 127



DO LIVRO GRATUITO ILUSTRAÇÕES MISSIONÁRIAS: 777 ILUSTRAÇÕES SOBRE MORDOMIA CRISTÃ E AS OBRAS DE EVANGELIZAÇÃO E MISSÕES.

PARA BAIXAR O LIVRO PELO GOOGLE DRIVECLIQUE AQUI.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Um jogo virtual sobre a História das Missões - Aprenda e ensine se divertindo!



Queridos, utilizando a plataforma virtual Kahoot!, muito utilizada em iniciativas educacionais baseadas em gamificação ao redor do mundo, eu elaborei um pequeno jogo de quiz (questionários) reunindo questões sobre a história da expansão missionária da igreja cristã. São ao todo 50 questões. É uma forma lúdica e muito divertida de aprender e também ensinar.

A participação é gratuita, e não é necessário inserir informações pessoais para fazer LOGIN. Para quem utiliza COMPUTADOR, basta acessar o link de nosso jogo (confira ao final do texto), colocar um apelido ou nome qualquer e participar (clique em GO!). Para quem utiliza CELULARES, é possível também acessar diretamente pelo link, ou então baixar o aplicativo Kahoot!, que é gratuito, leve e está disponível na Playstore: https://play.google.com/store/apps/details?id=no.mobitroll.kahoot.android . Neste caso de quem utiliza o APLICATIVO, é necessário inserir um código (PIN) do jogo (confira ao fim do texto os códigos disponíveis).
Esta é uma iniciativa humilde e despretensiosa, mas inovadora, e que espero possa ser divertida e útil para jovens, adultos e até crianças, principalmente neste momento de quarentena. 
Para professores, é uma forma de conhecer um pouco das possibilidades educacionais da tal ‘gamificação’. Sim, você mesmo poderá criar seus questionários e aplicar para seus amigos e alunos utilizando esta plataforma.

OBS.: Para criadores de conteúdo, a plataforma oferece planos pagos e um plano gratuito. Eu utilizo o gratuito, o que limita o número de palavras que podem ser usadas na formulação dos questionários; por isso a brevidade dos textos. Também é limitado o número de participantes em cada sala ou “partida” – apenas 100. Por isso, criei três jogos (ou salas) idênticos; caso você não consiga acesso por um link, tente pelo próximo. O tempo de disponibilidade do jogo também é limitado (o nosso irá até o dia 07 de Maio, e depois disso geraremos novos links).
Compartilhe a dica com todos os irmãos ao seu alcance, pois a diversão é edificante e gratuita, e creio que será do agrado de muitos.

Sammis Reachers – Veredas Missionárias

LINKS DIRETOS PARA O JOGO:





CÓDIGOS PIN (Para quem deseja acessar desta forma):

Código 1: 07965665

Código 2: 07740015

Código 3: 09425496


domingo, 5 de abril de 2020

Portas Abertas lança campanha #UmComEles - Participe!



Seja ‘um’ com os cristãos perseguidos
Portas Abertas lança campanha #UmComEles para impactar na vida de sobreviventes e famílias das vítimas do ataque na última Páscoa, no Sri Lanka
A Páscoa é um período de tensão para cristãos que vivem em países perseguidos. Isso porque com a data vêm as possibilidades de ataques, tornando nossos irmãos e irmãs ainda mais vulneráveis.
Para incentivar o cristão brasileiro a se lembrar, se engajar e ser ‘um’ com os cristãos perseguidos, a Portas Abertas lançou a campanha #UmComEles .
“Queremos convidar a todos durante este mês da Páscoa a promover um grande impacto e ajudar aqueles que seguem a Jesus custe o que custar. Para isso lançamos ações de oração, de compartilhamento nas mídias sociais e de doação para projetos de ajuda emergencial da Portas Abertas no Sri Lanka”, afirma Marco Cruz, secretário-geral da organização.
O ataque ocorrido no domingo de Páscoa de 2019 no Sri Lanka foi considerado o maior e mais violento dos últimos tempos.
No total, 259 pessoas foram mortas e outras 500 ficaram feridas nos ataques a igrejas cristãs e hotéis no país. O grupo extremista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo atentando causado por 7 homens-bomba, três deles em igrejas. Apesar disso, a pressão e o trauma influenciaram de forma positiva a vida dos sobreviventes e familiares das vítimas. Eles perceberam que, mesmo em meio a tragédia, o Senhor continua fiel e no controle de todas as coisas. 

Você pode participar
A melhor forma de auxiliar cristãos que enfrentam ataques violentos é oferecendo ajuda durante o tempo que for preciso. Por isso sua doação faz diferença, com ela, você permite que um cristão afetado pelos ataques no Sri Lanka receba ajuda rápida durante 5 meses. O valor escolhido pode ter um impacto extraordinário na vida dos cristãos perseguidos afetados por ataques. 

A Cruz de Cristo
Além disso, a Portas Abertas lançou uma ação nas mídias sociais, para que todos se envolvam e compartilhem causa. “A Páscoa fala sobre a ressurreição de Jesus após sua morte na cruz. Por isso, convidamos você a desenhar uma cruz no pulso e publicar em suas redes sociais com a #UmComEles”, explica o secretário-geral.
Segundo ele, a cruz foi escolhida porque, além de ser uma marca da vitória de Cristo sobre a morte, ainda hoje, é um sinal que faz com que muitos cristãos perseguidos sejam feridos e mortos pela fé em Jesus. As imagens podem ser publicadas durante todo o mês de abril.
Para saber mais sobre a Campanha acesse o vídeo #UmComEles :



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...