D. Botelho
"Vocês
já têm tudo o que querem! Já se tornaram ricos! Chegaram a ser reis — e sem
nós! Como eu gostaria que vocês realmente fossem reis, para que nós também
reinássemos com vocês! Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os
apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um
espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. Nós somos loucos
por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas
vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados!
Até
agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo
tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com
nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando
perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora
nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo". Apóstolo Paulo
Em
termos sintéticos podemos afirmar com muita convicção que o missionário
brasileiro transcultural é a escória da sociedade evangélica.
Neste
momento de grande frustração, desilusão e decepção, desejamos tornar público o
nosso desabafo, será que temos direito a isso?.
Cremos
que seriam necessários mais apologistas para defender esta classe que é
esquecida, desprezada, ignorada, menosprezada e por que não dizer que é até
mesmo rejeitada.
Não
nos foi implorado para fazer tal declaração, mas diante da crua realidade vista
em nossa pátria, nesta conjuntura, há uma demanda intrínseca em nossas vidas
que não pode se emudecer diante dos fatos aqui relatados.
É
verdade que há alguns raros privilegiados, apoiados por igrejas e pastores
sérios que amam a causa missionária.
Mas
são exceção.
O
que quero chamar a atenção aqui é para a maioria humilhada, sofrida, resignada
e distinta categoria de milhares de missionários que, embora imprescindíveis
para a expansão do reino de Deus na terra, hoje é desprezada e abandonada.
O que é um missionário transcultural?
É
aquele que trabalha com outra cultura diferente da sua.
Ele
não precisa ir para outro país para ser incluído em tal classificação, pode
trabalhar com povos indígenas, que possui mais de 100 tribos sem nenhum
obreiro, ou outras etnias: bolivianos, chineses, árabes, japoneses ou haitianos
que moram aqui.
Ele
não precisa aprender outra língua para ter tal ministério, pois pode trabalhar
em Guiné Bissau, Angola, Moçambique ou Portugal, países que têm culturas
totalmente diferentes da nossa.
Infelizmente,
desvirtuaram o termo "missionário" nos dias de hoje no contexto
brasileiro.
Missionário
é o tele-evangelista, a esposa do pastor, o obreiro de obra social, o líder de
alguma congregação ou de um grupo de oração.
Cremos
que foi por isso que os missiólogos brasileiros cunharam um novo termo,
"missionário transcultural", para definir a classe esquecida,
menosprezada e rejeitada e que precisa do nosso amor.
Ele
deve receber o nosso carinho e apoio tanto quando estão nos campos como quando
retornam à pátria. Devemos recebê-lo com muito apreço em nossos lares e
igrejas, pois a Bíblia diz que alguns sem saber receberam anjos.
Este
grupo de servos dedicados tem pago um alto preço, pois deixa família, amigos,
irmãos, língua, cultura e país para se embrenhar em lugares difíceis e
inóspitos para levar a mensagem de esperança, alegria e salvação, até mesmo
disponilizar a bíblia na língua do povo.
Eles
podem e devem figurar na lista do escritor aos Hebreus que os inclui na
classificação daqueles de quem o mundo não era digno deles.
Por que mencionamos e o classificamos como escória?
Por
definição, escória é a bolha, borra ou resíduo áspero proveniente da combustão
de certas matérias e que para nada servem a não ser lixo, portanto, a escória
representa o lixo de uma sociedade.
Talvez
você questione: não seria um exagero considerar o “missionário transcultural”
como escória da sociedade evangélica brasileira?
Contra
fatos não há argumentos, então vejamos alguns deles expostos:
1
– Raramente, os pais cristãos brasileiros, desejam para seus filhos a carreira
ministerial de missionário, pois subsiste a ideia, segundo Tonica, uma
catedrática de missões, de que o missionário é “mártir, mendigo e maluco”.
Poderíamos
acrescentar ainda que muitos o consideram um ignorante. Alguns líderes
contestam o investimento no projeto REGIÃO, que contempla a graduação e pós
graduação universitária como estratégia para evangelizar os estudantes em
países "restritos".
2
- Quando alguém escolhe a carreira ministerial, é enfaticamente desencorajado
pela maioria dos pastores, amigos crentes e familiares. Imediatamente, os mais
próximos mostram outras áreas onde ele possa servir, normalmente dentro da
igreja local. Se ele persistir na visão transcultural não encontrará o apoio
necessário para que possa prosseguir no ministério, isso ocasiona muitas
desistências. Essa ideia é do tempo do Egito antigo onde o faraó disse que não
deveria adorar aqui e quando o povo insistiu sair sua resposta foi que não
deveria ir longe.
3
– Persiste a ideia de que o missionário é um ET ao escolher tal carreira, pois
ele vai para os lugares que ocorrem desastres, fomes, pestes, desgraças,
calamidade e onde o povo é oprimido. A maioria dos crentes foge de tais situações
desconfortáveis. Há motivos para lhe ser impingido tal estereótipo, pois os
desafios os motiva para ir aos lugares e situações mais perigosas, age como uma
andorinha na expectativa de reverter os quadros tristes.
O
apóstolo Paulo ao ver a fome que assolava a igreja na Judeia rodou o mundo da
época para sanear tal situação, além de ir aos lugares mais difíceis e
perigosos.
Jesus
ao ver a multidão sofredora chorou! Esse sentimento de compaixão é inerente à
vida do missionário.
4
- Os motivos para não investir no missionário são os mais diversos: alguns
consideram a causa missionária como uma “loucura”; outros acham que o
missionário é um “preguiçoso que não trabalha”; tem gente que acha que ser
missionário é viver passeando devido a necessidade de se deslocar para diversos
lugares levando a mensagem; há ainda os que questionam o fato de um missionário
não pastorear igrejas, esquecem que ele é um desbravador ou pioneiro e que,
muitas vezes, o pastoreio pode não ser a vontade de Deus para ele.
5
– Outra imagem persistente é a do missionário como um coitado a quem qualquer
coisa serve e come qualquer coisa, aquele que ganha roupas e sapatos usados;
que não pode possuir um carro novo e uma casa própria. Tal estigma contribui
para justificar o não investimento em Missões. Muitos irmãos acreditam que o
missionário não precisa de um bom sustento, pode passar fome e até morrer no
campo, e não sentem nenhum remorso por pensar assim.
A
realidade mostra que a média de investimento do crente brasileiro é de um
vergonhoso valor de R$ 1,66 anual e que cerca de 99% da igreja brasileira não
possui um missionário transcultural.
6
- Muitos pastores são sinceros e dizem que não querem que o missionário
compartilhe suas experiências com a igreja, porque julgam o missionário como
alguém em busca de dinheiro e não como alguém em busca de uma oportunidade para
compartilhar o poder do Evangelho para salvar o pecador mais renitente.
7
- A prosperidade do Brasil, que está entre
uma das 10 maiores economia mundial, levou a maioria dos crentes a um
“anestesiamento” a ponto de não querer ouvir os relatos dos campos. Um
missionário na Indonésia, maior país muçulmano, com 768 línguas e culturas em
17.000 ilhas, nos disse que a maioria das pessoas lhe dá somente dois minutos
para compartilhar suas experiências, mesmo sendo uma pessoa dinâmica e bem
preparada.
Sabemos
que o que tem motivado muitos crentes no momento é a marca do carro, o
apartamento ou a casa a serem adquiridos; o curso a ser feito ou o lugar das
próximas férias. A maioria dos evangélicos e líderes está tão centrada em si
mesma que não se interessa nem em ouvir os relatos dos campos.
8
- O crescimento astronômico das igrejas no Brasil e a prosperidade da nação
levaram a um aumento na arrecadação das mega igrejas. Esta grande entrada de
dinheiro nas igrejas leva alguns pastores presidentes a receber valores
abusivos de 200 salários mínimos mensais, adquirir carros importados, mansões,
fazendas, jatinhos e helicópteros.
Será
que isso ocorreu por causa da grande influência da "Teologia da
Prosperidade" e do pensamento egoísta que não contempla o coração generoso
de servir ao Senhor com os bens que foram entregues por Ele para expansão do
Seu Reino na terra e abençoar os menos privilegiados?
9
- O quadro econômico atual mostra que, em alguns anos, o valor do salário
mínimo, saltou de US$ 75 para US$ 200, mas que antes do aumento chegou US$ 300.
Isso poderia ter levado a quadruplicar o número de missionários, mas não foi o
que ocorreu.
As
estatísticas revelam que no final dos anos 80 havia um crescimento de 12,8% no
envio de missionários, mas que em meados da década passada esse percentual caiu
para 3,5%.
Qual
é a realidade no momento?
Pouquíssimas
igrejas sustentam integralmente um missionário, a maioria depende do apoio de
diversas igrejas e pessoas, o que ocasiona um outro problema: quando volta do
campo para descansar, o missionário ainda tem o trabalho estafante de visitar a
todos para manter o sustento.
Alguns
chegam a ter o sustento cortado quando estão de volta à sua pátria. Até líderes
de missões super dimensionaram as estatísticas acrescentando na lista de
missionários transculturais os que trabalham no sertão, ribeirinhos e outros
não transculturais. Uma lástima!
10
- Para cada grupo de 100.000 crentes brasileiros temos um missionário
transcultural na Janela 10-40, região onde se encontra 95% dos povos não
alcançados da terra. 99% das igrejas no Brasil não tem um missionário
transcultural.
O
contraste é visto na igreja moraviana do século XVIII, que não tinha os mesmos
recursos financeiros, informações e meios tecnológicos como avião, internet,
TV, carros, computadores, mas havia um missionário para cada 12 membros.
O
que os diferenciava é que possuíam uma paixão e compaixão inatas.
Eles
chegaram aos cinco continentes e o exemplo deles nunca mais foi repetido na
história.
As
palavras a seguir foram proferidas pelo apóstolo Paulo em continuação ao texto
bíblico inicial registrado em 1 Corinthians capítulo quatro da NVI.
"Não
estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro
adverti-los, como a meus filhos amados".
Que
o Senhor ajude a igreja e os líderes a reconhecer e valorizar o ministério
transcultural! Que aqueles que verdadeiramente amam ao Senhor possam investir
na formação, envio e cuidado dos missionários!
Que
o estigma aqui exposto possa ser mudado para que o término da tarefa da
evangelização mundial possa ser realizado ainda nesta geração!
No
amor do Senhor das nações,
D. Botelho
HORIZONTES AMÉRICA LATINA -
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