domingo, 13 de setembro de 2009

Uma visão para ganhar muçulmanos - Entrevista com Gabriel Azam

*

Obreiro da terra Gabriel Azam é missionário da Junta de Missões Mundiais no sul da Ásia e em recente passagem pelo Brasil, ele esteve na Sede da JMM e concedeu entrevista ao Jornal de Missões.

Jornal de Missões: O que o levou a querer ganhar vidas para Jesus entre os muçulmanos?
Gabriel Azam: Fiz muitas coisas que desagradavam a Deus. Mas Ele abriu os meus olhos através das Escrituras Sagradas. Em 1972 Deus me transformou e um ano depois Ele falou que tinha um trabalho específico para mim. Em 1977, durante uma vigília, o Senhor me disse que eu deveria largar o meu trabalho. Então, lembrei-me do que Ele me falou cinco anos antes e clamei por uma resposta. Passei a orar todas as noites e madrugadas, em uma rocha, e a jejuar. Certa noite, Deus me deu uma visão. Nela, vi muçulmanos olhando para o céu com rostos brilhantes e felizes. Eu estava de joelhos, maravilhado e não sentia sono, apesar da hora avançada.

JM: De imediato o senhor entendeu o significado daquela visão?
Gabriel Azam: Não. Fui entender apenas dois meses depois, quando estava numa capela ouvindo um relatório de um seminarista. Ele disse que apenas 2% dos missionários iam aos muçulmanos e que a maioria voltava antes do tempo e frustrados. Eles não tinham apoio de igrejas e nem sustento; não davam frutos. Aquilo me tocou. Então, orei para que entre aquelas 70 pessoas que ouviam aquele relatório, pelos menos uma fosse escolhida para falar do Evangelho aos muçulmanos. Foi quando o Espírito Santo me escolheu. Deus me ungiu e me escolheu para os muçulmanos. Desde 1977 sirvo ao Senhor assim.

JM: Como iniciou esse trabalho entre os muçulmanos?
Gabriel Azam: Nós criamos a agência Al- Bashir, que em árabe significa Mensageiro das Boas-Novas. Seu tema está em Rm 10.1: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação”. O trabalho para alcançar vidas entre os muçulmanos é muito difícil e requer muita paciência e persistência. O primeiro muçulmano chegou a nossa igreja só em 1985. Depois ele andou meio desviado e só em 1994 foi restaurado, sendo coordenador de uma de nossas áreas até morrer.

JM: Quais foram as lutas enfrentadas no início desta obra missionária?
Gabriel Azam: Até 1994 passamos por muitas crises. A igreja não correspondia, não crescia. Infartei em 1994 e minha esposa passou por duas cirurgias. Até que Deus mandou um irmão do Brasil, Pr. Tomé Fernandes, que me apresentou à Convenção Batista Brasileira. Desde aquela época as coisas passaram a acontecer de forma tremenda. Hoje a Al-Bashir possui 55 obreiros.

JM: Como tem sido a parceria com a JMM?
Gabriel Azam: O Pr. Tomé Fernandes nos apresentou as bases da organização, com suas metas e visão para que tivéssemos hoje um trabalho próspero. O apoio dos batistas brasileiros nos fizeram conquistar coisas tremendas. O que antes parecia impossível entre os muçulmanos, hoje é realidade. A Al-Bashir tem sete ministérios. Te- mos um total de 210 famílias (quase todas formadas por ex-muçulmanos). Criamos um curso bíblico por correspondência, que levou estudos sobre a Palavra de Deus a mais de 16 mil muçulmanos. Também trabalhamos com presidiárias através de um centro de treinamento vocacional. Ali, mais de 100 mulheres já se converteram ao Evangelho de Jesus. Há 10 anos temos falado em seminários e faculdades, que já beneficiaram 29 instituições. Deus abençoou este projeto com um prédio próprio. Agora temos um programa para organização de novas igrejas.

JM: Qual o seu maior desafio?
Gabriel Azam: Nosso desafio é dar aos muçulmanos a oportunidade de ouvir o Evangelho, pelo menos, uma vez na vida. O islã avança rapidamente pelo mundo. Só na Europa, as estimativas sobre o número de muçulmanos variam entre 15 e 20 milhões, de 3% a 4% da população europeia. Que Deus nos dê coração para dizer que chegou a vez de eles de ouvirem as Boas-Novas.

JM: Como o seu trabalho é apoiado?
Gabriel Azam: Nosso trabalho é sustentado pelos irmãos brasileiros, através de nossa parceria com a Junta de Missões Mundiais. Deus tem feito algo extraordinário na minha vida e na de minha esposa para trazermos os muçulmanos para Cristo. Agradeço a todos que nos têm sustentado com suas orações e ofertas.

Fonte: http://www.jmm.org.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...