segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dica de livro: História do Movimento Missionário


Desta vez venho indicar o livro História do Movimento Missionário (Ed. Hagnos, 546 páginas, 2008), de Justo L. González e Carlos Cardoza Orlandi.
Esta obra de referência, talvez única na sua temática em nossa bibliografia missiológica em português traça, em suas mais de 500 páginas, um rico panorama do esforço missionário cristão global desde seus primórdios apostólicos até o presente século, considerando os esforços de todas as correntes cristãs, como as católicas e ortodoxas, mas dando destaque para as missões protestantes. O livro divide suas análises por blocos de tempo e de espaço (épocas e continentes/regiões). 
Como ressaltam os autores, muitas vezes nos livros de História da Igreja a obra missionária é pouco considerada, e até mesmo esta usual dissociação entre 'história da igreja' e história de missões' é errônea, pois ambas as histórias deveriam apresentar-se como a mesma coisa, mas tal não ocorre. Daí a importância deste livro não apenas para os interessados na compreensão de Missões e suas bases históricas, mas também para todo interessado na história mesmo da ekklesia, sendo recomendado para seminaristas, pastores e estudiosos cristãos em geral.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...