domingo, 8 de abril de 2018

Barão Justinian von Weltz, pioneiro promotor, missionário e mártir de missões mundiais



Há poucos que sabem alguma coisa sobre o profundo contributo que o barão Justinian von Welz (ou Weltz) realizou para missões mundiais. Ele nasceu 100 anos antes que suas ideias e propostas pudessem ser apreciadas e aceitas.
Welz, filho da nobreza austríaca, nasceu em 1621 em uma família luterana em um país dominado pelos católicos. Por causa da grave perseguição católica durante a Guerra dos Trinta Anos, sua família migrou para a Alemanha luterana. Seus dias escolares foram gastos na Holanda. Com cerca de 20 anos, ele voltou para sua casa na Alemanha e escreveu vários tratados sobre vários assuntos, os mais antigos sobre reforma política e justiça social.
A partir dos 20 anos de idade até aos 40 anos, ele levou uma vida de perdição, mas, no final desse período, começou a ler a Bíblia e os textos da doutrina ortodoxa luterana, se arrependeu de seus pecados e foi genuinamente convertido. Ele avidamente leu as Escrituras e a história da igreja, particularmente a dos mártires.
Então, aos 40 anos, seus valores e objetivos foram completamente alterados pela experiência da conversão, e ele estava pronto para emergir de um período de isolamento. Ele acreditava e praticava o esteticismo e vivia uma vida de separação do mundo e dedicação àquilo que glorificaria a Deus. Ele chamou seus contemporâneos para o autoexame e a conversão. Com os hábitos caros de comida, vestimentas e entretenimento, ele aconselhou que as pessoas deveriam ter mentalidade séria e viver uma vida separada do mundo como peregrinos e forasteiros. Ele evitou tanto quanto possível a sociedade mundana. Ele ensinou e meditou sobre o que ele chamou de quatro últimas coisas, ou seja:
A certeza de se aproximar da morte;
O último julgamento;
A dor e o sofrimento dos condenados;
A glória e o privilégio dos eleitos.
Ele propôs a formação de uma organização chamada "Jesus Loving Society". Ele pediu que os candidatos para o ministério saíssem e pregassem aos pagãos em vez de se sentarem vagarosamente enquanto esperavam um chamado. A sua visão, mesmo àquela época, era uma visão global, e ele sentia a responsabilidade por uma evangelização global.
Naquele momento particular na Igreja Luterana, a Grande Comissão era ensinada como territorial, não universal, e muitas vezes era realizada por métodos políticos e não espirituais. Pensando que os pagãos já rejeitaram o Evangelho no passado e que os esforços para evangelizar devem ser locais e não globais, alguns teólogos realmente ensinaram que era errado levar o Evangelho aos pagãos.
Welz sentiu que as escolas de formação de missionários deveriam ser instaladas nas universidades e estudantes formados em linguagem, religiões mundiais e outros temas relacionados às missões. Quando isso não foi feito, ele depositou 12.000 thalers alemães de seus próprios recursos pessoais em dois bancos diferentes para esse propósito. Um amigo contribuiu com uma soma de dinheiro semelhante. Ele sentiu que essas escolas de treinamento deveriam fornecer orientação pré-campo. Ele também sentiu que havia uma grande indiferença espiritual e defendia a renovação espiritual em casa e a pregação do Evangelho no exterior. Suas ideias, no entanto, não foram aceitas.
Ele escreveu uma série de tratados (folhetos) que propugnavam suas ideias e repreendiam a fria e indiferente ortodoxia legal da Igreja Luterana. A Jesus Loving Society, que Welz propôs, deveria ser composta por três grupos:
Os promotores - patronos e patrocinadores ricos;
Os diretores e secretários da missão de tempo integral;
Os voluntários missionários - jovens homens solteiros que se voluntariariam por dois ou três anos.
Antes de partir para o campo, eles deveriam estudar geografia, história da igreja e biografias de missionários anteriores, viagens de Paulo, evangelismo e línguas orientais. Uma vez no campo, os voluntários estudam costumes e religiões locais, aprendem a língua vernácula, traduzem porções da Bíblia e enviam relatórios regulares para os apoiadores da casa.
Welz, em sua Jesus Loving Society, revela algumas de suas ideias mais profundas e especialmente seus pensamentos sobre a oração - a única atividade que ele considerou mais essencial e que deve prevalecer sobre todas as outras atividades. Ele também afirmou que os missionários devem se contentar com o que Deus fornece. Ele fez as perguntas: "É certo que os cristãos mantenham o Evangelho para si mesmos, em vez de compartilhá-lo com os outros? É certo para tantos estudantes de teologia sentar-se esperando compromissos adequados ou talvez se tornar professores de escolas em vez de se aventurarem a pregar aos pagãos? É certo para os cristãos gastar tanto dinheiro em divertimentos, caros hábitos de comida e vestuário, e não dar seus pensamentos ou dinheiro para a divulgação do Evangelho?" A ortodoxia morta da igreja de Welz considerou sua proposta impraticável. Na realidade, alguns dos líderes achavam que eram ideias satânicas; e porque a liderança da Igreja Luterana adotou tal posição, suas ideias não foram aceitas.
Malsucedido em outros interesses, Welz finalmente decidiu que ele mesmo deveria ir; e ele convenceu um amigo a ordená-lo como "Apóstolo dos pagãos". Ele renunciou à sua herança e seu título de nobreza e navegou para o Suriname, América do Sul, em 1666. Na primavera de 1668 foi relatado de forma confiável que ele estava morto - um mártir de sua própria causa.
Assim morreu Justin von Welz, solitário e abandonado, um sacrifício para o seu próprio e auto-eleito chamado, um modelo esclarecedor para todos os tempos de coragem fiel e prontidão alegre para dar-se a todos, até a própria vida, por causa de Cristo.
Não há registro existente de seu ministério no Suriname; mas, tanto quanto se sabe, ele não ganhou um único convertido e uma igreja não foi plantada. Alguns relataram que ele foi morto por bestas selvagens, mas o fato mais provável é que ele tenha morrido de malária.
Mais tarde no mesmo século, em 1694, havia na Universidade de Halle uma divisão de treinamento missionário que acompanhava muito os princípios e propostas apresentados por Welz e sua Jesus Loving Society. Em 1732, os moravianos enviaram seus primeiros missionários para o Caribe. Um dos primeiros campos deles foi o Suriname, onde Welz morreu. Alguns historiadores modernos de missões acreditam que Welz influenciou muito William Carey, que estabeleceu uma Sociedade de Missão Batista em 1792.
Então a vida de Welz foi de rejeição. Ele era um homem nascido muito cedo, “à frente de seu tempo”; mas suas ideias foram, dentro de um século, implementadas e continuadas até o presente. Sua Jesus Loving Society soa muito como uma moderna sociedade missionária do século XXI. Welz é uma espécie de figura fundamental na história das missões protestantes. Ele ocupa um lugar simbólico de grande respeito como um precursor de coisas maiores que viriam. O ensino ortodoxo dos teólogos luteranos de sua época foi que o chamado apostólico ao ide havia terminado com a morte dos apóstolos. Para Welz, a Grande Comissão continuou a ter perfeita validade. Ele argumentou que a obrigação missionária era permanente e contínua.
Welz era um homem que, através do estudo da Palavra de Deus, havia captado uma ampla visão do evangelismo mundial em uma época em que tal mentalidade era considerada muito cara e mesmo impraticável. O mundo não estava pronto para o seu ensino. Ele realmente foi condenado como um agente de Satanás por sua defesa sincera de missões mundiais. Ele morreu um mártir por sua própria causa. Ele renunciou à sua nobreza, sua riqueza, sua casa e sua vida para realizar a Grande Comissão. Onde estão aqueles que estão dispostos a ser tão abnegados quanto Justinian von Welz?

Traduzido por Sammis Reachers / Veredas Missionárias, a partir de original em GFA Missions.

Um comentário:

Unknown disse...

Um grande exemplo de renúncia desta vida por Cristo em um tempo tão difícil. Os frutos desta dedicação são colhidos nos dias de hoje. Deus seja louvado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...