quarta-feira, 18 de março de 2020

As Ferramentas de um Evangelista



Todo crente é dotado de virtudes, pois o próprio Espírito do Senhor é quem o equipa com Seus benditos dons.
Entretanto, precisamos reconhecer que, na evangelização, necessitamos das "ferramentas" divinas e das "ferramentas" humanas.
 As "ferramentas" divinas, são a própria capacitação do Espírito Santo para o exercício de nossa tarefa evangelizante.
Jesus, antes de Sua ascensão ao céu, lançou aos Seus discípulos esta gloriosa promessa: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"- (Atos 1.8).
Já as "ferramentas" humanas são inerentes ao nosso ser, e indispensáveis para o dinâmico uso dos dons que o Senhor nos concedeu. Pelo menos, três delas, nos são imprescindíveis:

1. CONSCIENTIZAÇÃO - Você precisa nutrir em sua alma, este mesmo sentimento de responsabilidade do apóstolo Paulo: "Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes"- (Romanos 1.14).
O apóstolo era cônscio de que ele, assim como todos os demais cristãos, também fazia parte da geração eleita, do sacerdócio real, da nação santa, do povo adquirido, "para anunciar as grandezas" dAquele que o chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.

2. ORAÇÃO - É impossível obter-se qualquer êxito na "força" da carne. Como a batalha é literalmente espiritual, você precisa manter "uma vida de oração!" - Efésios 6.11,12: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra si, príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais".
Para realizar com sucesso sua tarefa, você deve sempre orar antes, durante, e depois de lançar a semente (a Palavra de Deus) - independente do tipo de terreno a ser semeado (do coração a ser evangelizado).
Toda semeadura precisa ser "regada" com ardentes e constantes orações; assentando-se perfeitamente à esta realidade a recomendação apostólica: "Orai sem cessar" - (I Tessalonicenses 5.17).

3. CONSAGRAÇÃO - Afinal, o que é mesmo consagração? Jamais confunda consagração com "alguma" virtude manifestada esporadicamente: ela, é muito mais do que isto; consagração, é "um modo de vida" - pois "se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" - (2 Coríntios 5.17).
Notemos o testemunho paulino: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" - (Gálatas 2.20). Observe, ainda, o que nos diz o apóstolo: "O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade" - (II Timóteo 2:19b).
Entretanto, a sua consagração, está literalmente condicionada a estas duas realidades: Rendição e Dependência!
Ela depende, pois, de sua total rendição a Jesus - tal como o apóstolo Paulo o fez: "Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte" - (Filipenses 1 .20b).
E, também, ela condiciona-se à sua inteira dependência de Cristo -segundo o que Ele mesmo proferiu: "Sem mim, nada podeis fazer" - (João 15.5b).

Trecho do livrete Assim Você Salvará Almas – Guia prático para evangelismo pessoal, da Cruzada Mundial de Literatura

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...