domingo, 1 de novembro de 2020

A POLÍTICA MISSIONÁRIA DA IGREJA - Paul B. Smith

 


Paul B. Smith

Tradução de Cecy Cruz

Estimada como a congregação missionária por excelência, a Igreja dos Povos (Toronto, Canadá), serviu de modelo para muitas outras em diversas latitudes. Oswald Smith (autor de “A Paixão pelas Almas”) e logo Paul Smith, seu filho, forjaram com sua igreja ao passar dos anos as seguintes regras pelas quais regem seu agir missionário.

Primeiramente procuremos definir a palavra “política”. Neste artigo a consideramos como a maneira de proceder, o regulamento ou o conjunto de regras que conduzem a ação missionária da igreja. Não é importante que sua igreja adote a mesma política missionária que a nossa ou de qualquer outra, porém sim, que aprove algum tipo de política pela qual organizar seu programa missionário. A política missionária pode ter muitos propósitos, porém existem três que se destacam de uma maneira especial:

1. Será de grande ajuda para a comissão de missões da sua igreja porque responderá automaticamente muitas perguntas, e livrará seus membros de passar tempo discutindo assuntos que já foram considerados e decididos segundo a política escolhida.

2. Capacitará a igreja para tratar com igualdade todos os seus obreiros e a agência ou agências com as quais trabalham. Se sua igreja não tem uma linha de procedimento estabelecida, descobrirá que ao fazer as atribuições orçamentárias correrá o perigo de favorecer aos obreiros que têm uma personalidade mais expressiva, e prejudicar alguns dos grandes missionários que não têm habilidade para expressar-se de uma forma tão convincente. Isto pode chegar a ser especialmente importante quando tenha que responder perguntas que os membros da congregação podem fazer a respeito dos diferentes projetos missionários. Se a igreja tem uma maneira de proceder estabelecida, essa é toda a resposta que um membro da sua igreja precisa. Se não se tem tal regulamento, acontecerá que o pastor e a comissão de missões se verão pressionados por pessoas que farão solicitações a favor de amigos, parentes ou indivíduos pelos quais têm uma simpatia especial.

3. A política missionária colocará em claro na mente dos missionários e das agências, o que eles podem esperar da sua igreja enquanto ajuda ou apoio. Se em algum momento o plano do obreiro ou da agência não se ajusta à política missionária estabelecida, a igreja poderá comunicar-lhe com absoluta liberdade, que suspenderá seu sustento financeiro. Desta maneira, não se poderá objetar tal decisão pois ela responde à política conhecida, sabendo que não é uma decisão apressada, senão que se ajusta à linha de proceder geral que a igreja tem aprovado.

 

A política missionária da “Igreja dos Povos”

A política missionária da Igreja dos Povos se foi formando ao longo de quinze anos. Não sei como enfatizar com mais força que esta não deve ser tomada como exemplo da que se deve implantar na sua igreja; mas bem se trata de um modelo para mostrar o tipo de coisas que você deveria tratar de incluir na política missionária que fixem para sua congregação qual a regra ou norma de ação.

 

1. Cada ano celebramos uma conferência missionária anual durante a qual se fazem promessas de fé para os próximos doze meses.

2. o orador é convidado sabendo que não poderá solicitar ajuda econômica a nossos membros. Se o orador recebe alguma oferta em dinheiro como resultado da conferência, deverá entregar à tesouraria da igreja; e se dará a ele um cheque por essa quantidade, por conta do que receberá como oferta ao finalizar a conferência.

3. Os missionários que são sustentados pela nossa igreja se comprometem a não solicitar nem aceitar dinheiro dos membros da Igreja dos Povos para suas necessidades extras. Esses fundos devem ser obtidos de alguma outra maneira.

4. Com muito poucas exceções, sustentamos somente a missionários que têm relação com agências acreditadas pela Associação Interdenominacional de Missões ao Estrangeiro [entidade missionária canadense, uma espécie de AMTB]. Desta maneira preservamos os fundos que nos são confiados.

5. Os missionários que são propostos por várias juntas e agências missionárias são aceitos para seu sustento, mesmo quando não os conheçamos pessoalmente. Além disso, aceitamos aqueles de nossa própria igreja à medida que Deus provê fundos.

6. Nós não administramos a obra em nenhum dos campos missionários. Tratamos diretamente com a Agência que apresenta o missionário e a deixamos tratar com ele.

7. Contribuímos com uns dois mil dólares ao ano [nota: valores da época do artigo, de mais de 50 anos atrás] para o sustento pessoal de cada casal canadense, e damos o dobro dessa quantia a todos aqueles que tenham saído ao campo desde 1967. Sustentamos regularmente a mais de quinhentos obreiros; é por isso que não podemos prover para gastos extras, tais como aparelhos, transportes e necessidades especiais do campo missionário. A contribuição financeira varia de acordo ao país no qual eles servem.

8. Temos a convicção de que a suprema tarefa da igreja é a evangelização do mundo. Por conseguinte, cooperamos com as entidades que se dedicam a alcançar aos povos não evangelizados da terra. “Porque deveriam alguns escutar o evangelho duas vezes antes que todos o tenham escutado pelo menos uma vez?” (Dr. Oswald J. Smith).

9. Nós diferenciamos entre necessidades físicas e espirituais. Se as necessidades materiais implicam um objetivo espiritual, fazemos o possível para supri-las. Em anos recentes temos contribuído com aproximadamente duzentos mil dólares ao ano para ajudar com necessidades materiais em algumas áreas de desastres no mundo. Este dinheiro tem sido distribuído pela Comissão Mundial de Socorros, que é o braço de ajuda da Associação Nacional de Evangélicos. Toda obra realizada com esse dinheiro tem sido feita por missionários cristãos e é acompanhada pela proclamação do evangelho. A maioria destes fundos provém da nossa audiência de nosso programa na TV.

10. Nossa Promessa de Fé tem vigência por doze meses. Essa provisão enviada por Deus a recebemos em dinheiro e se renova sobre a base da nossa Promessa de Fé na próxima Conferência Missionária anual.

11. Depois que o missionário retorna ao seu país para férias regulares, continuamos com seu sustento por um período de um ano. Se logo não retornar ao campo, nossa responsabilidade com ele cessa. Também damos

por finalizado nosso compromisso se aceitar um cargo remunerado com alguma outra organização além da agência que o envia.

12. Nossa política é manter obreiros canadenses. O mantimento começa no terceiro trimestre do ano, sem importar, quando seja a saída ao campo missionário. As remessas são enviadas às sociedades missionárias ao fim de cada trimestre.

13. Contribuímos com importantes somas de dinheiro para literatura no estrangeiro, acreditando que o evangelho deve ser pregado primeiro e que a distribuição sistemática de literatura é um dos mais efetivos meios de evangelismo.

14. Trabalhamos somente com aquelas missões e agências que aceitam a absoluta autoridade das escrituras e que sua visão seja evangelizar os milhões de não alcançados da terra.

15. Não ofertamos somente por simpatia. Nossa política é acelerar o retorno do Senhor, obedecendo seu mandamento de pregar o evangelho em todo o mundo para testemunho das nações e tomar deles um povo para seu Nome. (Mt 24.14; At 15.14)

16. Se vamos suprir o sustento regular de nossos missionários não poderemos levantar ofertas especiais toda vez que recebermos visitas de outros missionários durante o ano.

17. Ficamos felizes de enviar qualquer contribuição especial que recebemos, porém, muito mais queremos que nossa gente seja leal ao sustento regular de missionários que estão na lista que aparece em nossa revista “The Peoples Magazine”, e pelos quais somos responsáveis.

18. Nossos projetos para missões locais incluem contribuições ao Colégio Bíblico de Ontário, à Missão da Rua Yonge, à Liga Bíblica Canadense do Lar, à Associação de Cristãos de Shanty Men, e algumas outras organizações evangélicas que procuram alcançar as pessoas do Canadá. Também Incluímos um subsídio para a Escola Cristã do Povo e The PeopleS Ranch.

19. Nosso ministério de TV está incluso em nosso projeto de missões mundiais, mas as entradas que provém da audiência da TV são mais que suficientes para cobrir o custo destes programas. O programa de TV não necessita ser financiado pelas Promessas de Fé recebidas durante a conferência missionária anual.

20. Compartilhamos o sustento de muitos obreiros de nossa própria igreja que vão para um projeto missionário de curto prazo. A maioria desses obreiros são jovens que saem para um programa durante as férias.

Absorvemos uma parte substancial no custo destes programas com o entendimento de que as pessoas incluídas neles não tentam levantar fundos adicionais dos membros da Igreja dos Povos (excluímos por exemplo desta regra, os familiares imediatos). Eles não devem fazer solicitação de dinheiro diretamente nem sequer comentando suas necessidades num diálogo qualquer ou nas aulas da escola dominical.

Qualquer fundo que provenha de nossa própria gente deve ser considerado como uma parte do sustento que receberá aquele missionário a curto prazo. A quantidade de dinheiro para estes obreiros especiais se determina pelo custo total da viagem e o número de semanas que ela abrange.

 

Recomendações para sua igreja

Se sua igreja não tem uma política missionária, a melhor maneira de começar é preparando uma, detalhando sobre um papel a forma pela qual se está fazendo a obra missionária no presente. Então a comissão de missões pode olhar a lista de princípios anunciados anteriormente e decidir se alguns deles poderão ser úteis para o futuro. Na maioria dos casos, as igrejas descobrem que o coração de uma bem formulada política de missões começou simplesmente por colocar por escrito o que já estava acontecendo no momento que começaram a escrever.

Assim como a maioria das constituições das nações têm que ser atualizadas e os regulamentos de muitas organizações necessitam ser corrigidos, assim as políticas missionárias podem e devem ser atualizadas de tempo em tempo. Nós fazemos mudanças pequenas a cada ano.

Se novos problemas que não tenham sido considerados anteriormente se apresentarem, e se suspeitamos que vão continuar aparecendo no futuro, procuramos estabelecer em nossa política missionária o procedimento com o que trataremos cada coisa em particular.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o artigo, parabéns cecy pelo esforço e dedicação

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...