domingo, 28 de fevereiro de 2021

A conversão de Hudson Taylor

 


Hudson Taylor fundou a China Inland Mission a partir de sua visão de ir além das cidades costeiras para o vasto interior não alcançado daquele país asiático

"Por um tempo, no início da adolescência, parecia que o jovem Taylor poderia não corresponder à tradição da família e à sua criação. Com certeza, anos mais tarde, ele disse que muitas vezes tentou se tornar um cristão, mas falhou e que quando ele tinha cerca de 14 anos de idade ele se entregou a Deus. No entanto, alguns meses depois, ele começou a pensar que não poderia ser salvo e que era melhor ele 'se encher deste mundo'.

Foi nesse estado de espírito que trabalhou por um tempo no banco local. Lá, sob a influência de colegas, ele se tornou cético e deu a si mesmo como razão as inconsistências dos cristãos, que, professando crer na Bíblia, realmente viviam como se esse livro não existisse. Então, aos dezessete anos, em outras palavras, não muito longe da idade em que Carey e Mills estavam lutando para chegar à fé, veio uma experiência transformadora.

Num feriado, enquanto estava sozinho na biblioteca de seu pai, Taylor pegou um folheto evangelístico esperando por uma história interessante antes da moral inevitável no final. Enquanto ele lia, a frase a obra consumada de Cristo chamou sua atenção. Ele se perguntou: 'O que está acabado?'

Criado como tinha sido num lar cristão, a resposta veio rapidamente a ele: 'Uma expiação e satisfação plena e perfeita pelo pecado; a dívida foi paga pelo Substituto. Cristo morreu pelos nossos pecados e não apenas pelos nossos, mas também pelos pecados de o mundo inteiro.' Então, inundou-se na alegre convicção de que, se toda a obra fora concluída e toda a dívida paga, tudo o que lhe restava a fazer era aceitar. Isso ele fez, e caiu de joelhos, louvando a Deus.

Ele logo descobriu que naquela mesma hora, em uma cidade distante, sua mãe, movida por uma compulsão interior de orar por ele, teve a tranquila certeza de que sua oração havia sido atendida. Um pouco mais tarde, ele também soube que sua irmã Amelia vinha há exatamente um mês orando por sua conversão. Tudo isso ajudou a dar-lhe confiança nas respostas concretas aos pedidos explícitos na oração”.

   - de Kenneth Scott Latourette, These Sought a Country , p. 64.

Hudson Taylor descrevendo sua chamada para o interior da China

"No domingo, 25 de junho de 1865, incapaz de suportar a visão de uma congregação de mil ou mais cristãos regozijando-se em sua própria segurança, enquanto milhões morriam por falta de conhecimento, eu vaguei pelas areias sozinho, em grande agonia espiritual; e lá o Senhor venceu minha incredulidade, e eu me entreguei a Deus para este serviço.

Eu disse a Ele que toda a responsabilidade quanto aos problemas e consequências deveria ficar com Ele; que, como Seu servo, era meu dever obedecer e segui-Lo - Eu confiava em Seu poder para dirigir, cuidar e guiar a mim e aqueles que podem trabalhar comigo. Eu preciso dizer que a paz imediatamente fluiu em meu coração sobrecarregado?

Naquele momento, pedi-Lhe vinte e quatro cooperadores, dois para cada uma das onze províncias do interior (da China) que não tinham missionário, e dois para a Mongólia; e escrevendo a petição na margem da Bíblia que tinha comigo, voltei para casa com o coração desfrutando de um descanso difícil de descrever, e com a certeza de que o Senhor abençoaria Sua própria obra e que eu deveria compartilhar da bênção."


    - J. Hudson Taylor, citado por Kenneth Scott Latourette em These Sought a Country , p. 74. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...