segunda-feira, 28 de março de 2022

Missões: A preparação do coração para o chamado de Deus

 


A soberania de Deus não exclui o livre-arbítrio do homem ou impede que ele prepare cuidadosa e seriamente seu coração para ter uma experiência espiritual. Permanece como responsabilidade do homem ouvir o chamado de Deus (compare as muitas declarações nos Evangelhos e no livro de Apocalipse, onde somos desafiados: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" – Mt 11.15; Mc 4.9; 7.16; Ap 2.7,11,17,29; 3.6,13,22).

Podemos comparar o chamado de Deus a uma chamada telefônica. Ela nada significa se é uma pessoa surda quem está recebendo a ligação, não importa o quão distinta, específica e singular seja a chamada do outro lado. Quando o ouvido está fechado, a mente preocupada, e a vontade e os propósitos já estão estabelecidos, o homem se torna inacessível. Muitas pessoas nunca recebem um chamado do Senhor, não porque o Senho não está chamando, mas simplesmente porque elas não estão dentro do alcance do chamado. Elas estão fora de alcance.

 Devemos, dessa forma, preparar nossos corações para o chamado de Deus. Com esse propósito, fazemos várias sugestões:

 

1.    Assegure-se de que seu corpo torne-se um sacrifício vivo e santificado para o Senhor (Rm 12.1,2).

2.    Assegure-se de que não haja nenhum pecado consciente importunando seu ouvido e visão espirituais (Ef 1.18; Cl 1.9).

3.    Assegure-se de que não haja planos e preferências pessoais preconcebidas (Sl 25.9).

4.    Assegure-se de obedecer a Deus diária e alegremente nas pequenas coisas do cotidiano. Pratique a obediência a Deus e ao homem (Lc 19.17; 1 Sm 15.22).

5.    Assegure-se de que está disposto a ir e ser usado em qualquer lugar (Jo 7.17).

6.    Adote o hábito de oração diária, estudo da Bíblia e meditações particulares diante do Senhor (Js 1.;8 Sl 77.12; 119.15,25,45).

7.    Adote o hábito de aguardar com paciência em relação ao Senhor, esperando que Ele oriente cada passo de sua vida e conduta diárias (Pv 3.6; Sl 23.3).

8.    Estude atentamente a Palavra de Deus relativa aos propósitos de Deus para a vida cristã e a igreja cristã. Sature-se da Palavra de Deus (SI 119.11,104,105).

9.    Estude atentamente as grandes necessidades espirituais de nosso tempo e prepare-se para satisfazê-las. Adote uma visão mundial e uma tarefa mundial (Jo 4.35).

10.                      Passe um bom tempo em oração intercessora pela causa e pelo ministério de Cristo em sua seara e fora dela (Mt 9.37,38).

11.                      Ore regular e seriamente para que Deus torne sua vontade e seu chamado definidos para você (SI 25.4; 27.11; 143.8).

12.                      Descanse com segurança nas promessas de Deus e espere que Ele o satisfaça de acordo com sua necessidade. Ele tornará sua vontade e seu chamado certos (SI 37.5,7a; 32.8).

A clareza, profundidade e certeza do chamado de Deus irão depender grandemente da qualidade do coração, da intensidade de nossa comunhão com o Senhor e do grau de nossa disposição para obedecer ao Mestre em sua ordem e comissão.

 

Testes do chamado de Deus

 

Não acreditamos que honra a Deus pedir sinais ou constantemente fazer “a prova com o velo” (Jz 6:36-40) para testar Deus, porém, há certos princípios pelos quais podemos tornar nosso chamado certo. Esses são bem resumidos por um escritor:

1.     Isso está de acordo com o plano geral de Deus como demonstrado em sua Palavra?

2.     As circunstâncias ocasionais podem ser ajustadas com o que parece ser sua orientação?

3.     O Espírito Santo testemunha continuamente que essa é vontade de Deus?

4.     Você ainda é chamado quando não há desafio de aventura e deslumbramento de heroísmo? Se fosse chamado para um campo insignificante, estaria disposto a ir? Se você fosse o único a concordar em ir, ainda assim concordaria?

5.     Você está disposto a pagar qualquer preço?

6.     Você meramente "acha" que deveria ir a um certo campo, ou essa e uma "convicção" profunda?

Esses princípios podem ser e devem ser usados livremente para testar o chamado de Deus na vida de alguém. Já que os testes de uma vida missionária são severos, devemos testar honesta e seriamente nosso chamado missionário.

Vamos nos aplicar ao preparo de nossos corações para o chamado de Deus e assegurar que quando o chamado nos alcançar, encontre urna resposta imediata e vivaz.

Vamos também permitir que o chamado de Deus amadureça em nossas vidas, mas não para que ele fique gasto e se torne ineficaz. Há perigo na ação prematura há perigo procrastinação.

George W. Peters, no livro Teologia Bíblica de Missões (CPAD).


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...