segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Os Carteiros Infiéis e a Igreja de Cristo (ilustração)

 


Os Carteiros Infiéis e a Igreja de Cristo

Em certa agência dos Correios, situada no sertão baiano, uma velha equipe de funcionários se debatia em realizar suas auto eleitas funções.

Dois deles, sobre um balcão, manuscreviam uma carta, cada qual se arrogando possuir a melhor caligrafia, enquanto outro, o chefe de seção, a ditava; noutra mesa, três outros estavam ocupados recortando papéis para fazer envelopes – papel branco, kraft pardo ou laranja eram usados por cada qual, ciosos de suas preferências. Um grupinho, ao fundo, entre um gole de café e outro, discutia qual a melhor cola para utilizar no selamento dos envelopes. Na porta do banheiro, enquanto aguardavam a sua vez de utilizar o trono, o mais antigo funcionário da agência rememorava ao mais jovem como eram bons os tempos antigos, quando a filatelia (o amor e colecionismo de selos) era uma paixão mundial, e como os atuais selos padronizados e as máquinas franqueadoras ajudaram a acabar com o encanto de antanho. Dois outros veteranos, no pátio da pequena agência, discutiam sobre as bicicletas usadas para a entrega. Qual marca antiga era a melhor: Caloi ou Monark?

Do lado de fora da agência, o silêncio era ensurdecedor. Ocupados em preparar cartas e discutir sobre mil temas paralelos, nenhum daqueles funcionários dos Correios, nenhum daqueles CARTEIROS, entregava cartas.

Aquela agência é como muitas igrejas: Ao invés de apenas entregarem a mensagem – somos mensageiros! – se ocupam em escrever eles próprios a mensagem, discuti-la, floreá-la, preparar sua embalagem, debater os métodos de entrega...

Nossa missão é simplesmente entregar a mensagem, que veio pronta das mãos do próprio Autor.

Enquanto nos enfadamos em departamentos e eventos, o mundo aguarda uma carta remetida há incríveis dois mil anos!

Sammis Reachers


terça-feira, 12 de agosto de 2025

Como levar missionários, oficineiros e cursos de missões e evangelismo para sua igreja?

 


Uma excelente forma de mobilizar a igreja para missões é através de contato direto com missionários. Acontece que nem toda igreja, ainda mais aquela pequena, independente (não ligada a denominações estruturadas) ou ainda iniciando em sua visão missionária e em seus esforços nesta obra, possui missionários próprios, acessíveis ou acionáveis para ministrar em sua igreja. Assim, conhecer e contar com a presença de pessoal habilitado é uma excelente iniciativa. 

Em geral esses obreiros podem solicitar de apenas cobertura ou ajuda de custo nos transportes, a até um valor fixo; outros, contam com a venda de materiais (livros, apostilas etc.), para suprir custos e ajudar em sua missão. Ou um combinado desses métodos. E, a depender da distância, pessoa/instituição e disponibilidade, há quem vá sem custos.

Vamos conhecer um pouco das possibilidades? Basta clicar sobre os nomes que os hiperlinks direcionarão você até a página de tais missões ou pessoas, para que você possa conhecer o trabalho e iniciar o contato. Você pode ainda procurar as redes sociais de tais missões (instagram, Facebook etc.), e iniciar o contato por lá.

Há dezenas de possibilidades de contar com missionários que têm/tiveram experiência em campo, ou mesmo com mobilizadores missionários treinados e capacitados para representar o trabalho de uma determinada missão ou agência missionária. Em geral, você pode buscar contato com alguma agência missionária, seja denominacional (exemplos: SEMADI - Assembleia de Deus; JMN/JMM - Batistas; etc.), ou interdenominacional (MIAF, BASE, ALEM, MNTB, MOVIDA etc.).

Uma outra alternativa é buscar contato com igrejas de sua região que mantêm missionários em campo. Há igrejas medianas que possuem um sólido trabalho missionário, possibilitado pelo apoio tópico de outras igrejas da região. Quem sabe de seu convite não surge uma parceria?


IGREJA PERSEGUIDA

Um bom tema para mobilização é expor as agruras por que passa a chamada igreja perseguida ou igreja sofredora. Neste quesito, você pode entrar em contato com os escritórios brasileiros da Missão Portas Abertas (que possui representantes regionais) e a Ajuda Barnabás, ou a missão brasileira MAIS, que por sinal é associada a outra importante missão global de apoio à igreja perseguida, A Voz dos Mártires.


EVANGELIZAÇÃO

Há ainda missões ou ministérios independentes que estão habilitados a oferecer à sua igreja de pregações temáticas a cursos e oficinas com o foco principal em evangelismo e sua prática:

AMME Evangelizar - A AMME Evangelizar é uma missão de boa envergadura e focada em evangelização. Além de produzir materiais impressos, oferece cursos e capacitações, seja em sua base, seja ministrando em igrejas locais.

Visão Urbana - Mauro Bueno é um missionário e evangelista fluminense especializado em missões urbanas. Ministra pregações e oficinas à convite. Instagram: @maurobuenorj

Movimento Aleteia - Mantido por Daniel Pequeno, é especializado em evangelismo, ministrando cursos e oficinas sobre o tema. Instagram: @movimentoaleteia


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...