terça-feira, 15 de março de 2016

O Emocionante "Agora" da Missão Cristã


Apenas pense nisso. O Deus do universo focou sua revelação especial e obra de redenção em um pequeno povo étnico, Israel, por 2000 anos - do chamado de Abrão em Gênesis 12 à vinda de Cristo. Por todo aquele tempo, "... permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos;" (Atos 14:16).
Então na entrada de seu Filho no mundo, tudo mudou.
Quando Jesus estava saindo para retornar ao paraíso ele disse: "... que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém." (Lucas 24:47). "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mateus 28:19). Essa foi uma mudança-chave na história do mundo.

Plano Diligente De Deus

Mas o mandamento de discipular todas as nações não foi uma reflexão tardia. Foi um plano desde o momento que Deus escolheu Israel. Deus disse a Abraão: "Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gênesis 12:3)
Paulo aplicou isto ao evangelho da justificação por meio da fé em Cristo: "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos." (Gálatas 3:8). Então, Deus estava se aprontando para alcançar as nações com o evangelho de Cristo quando ele escolheu Abrão 2000 anos antes da vinda de Cristo.
Por que, então, uma espera tão longa, até a vinda de Cristo e da Grande Comissão, que foi estabelecida em seu nome?

Qual o motivo da longa espera?

Porque na sabedoria de Deus, ele sabia que as nações do mundo iriam compreender a natureza de Cristo e sua obra melhor em uma situação que tem a história de 2000 anos de Israel com lei e graça, fé e falha, sacrifício e expiação, sabedoria e profecia, misericórdia e julgamento.
Aqui está o modo com que Paulo colocou isso em Romanos 3:19-20: "Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundoseja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Em outras palavras, Deus falou por 2000 anos a Israel de maneira que "todo o mundo" perceberia que não há esperança de estar certo perante Deus "por obras de justiça praticadas por nós". (Tito 3:5)

Livro de Lição Para As Nações

A história de Israel não é apenas sobre Israel. É sobre "toda boca" e "todo o mundo". Este não foi um desvio de 2000 anos. Deus estava escrevendo um livro de lição para as nações. Não é um acidente que nossa Bíblia tenha um Antigo Testamento.
Quando Paulo pregou aos gregos não judeus em Areópago ele disse que até agora os "tempos da ignorância" dominavam. Deus deixou eles seguirem os seus próprios caminhos. Mas não de agora em diante. "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos." (Atos 17:30-31).

O "Agora" de Todas As Nações

Esse é o "agora" em que vivemos. E é um "agora" emocionante. "Agora, Deus notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam." O Cristo ressurreto autoriza esse mandamento. Ele vai estar conosco até o seu cumprimento.
Nós vivemos no "agora" de "todas as nações". Deus preparou esse momento por 2000 anos antes de Cristo. Ele tem perseguido isto por 2000 anos depois de Cristo. Jesus está vivo e tem poder para salvar. E está no tempo da colheita.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...