sábado, 22 de maio de 2021

Em suas próprias línguas: Uma meditação missionária sobre o Pentecostes


Martin Horton 

- Wycliffe Bible Translators

 Houve um tempo em que todos falavam a mesma língua. A vida era muito mais fácil então. Não havia falha de comunicação, nenhum mal-entendido. Era tudo muito mais simples.  Nenhum de nós sabe como era essa primeira língua. Incluía os cliques da língua! Xun de Angola ou os assobios do kuş dili - linguagem dos pássaros - do norte da Turquia, ou talvez a deliciosa cadência musical do galês? Ou talvez todos os três?    

A hora deles chegaria, mas primeiro havia o problema do orgulho. As pessoas queriam mostrar que eram maiores do que Deus, e tentaram construir uma torre para o céu para provar isso (Gênesis 11). Deus teve que agir para lidar com esse orgulho e 'confundir a linguagem deles'. Infelizmente, as pessoas não falavam mais a mesma língua, mas da confusão da humanidade que pensava que conhecia melhor, Deus criou línguas de cores e diversidade. 

 Algumas pessoas têm uma aptidão natural para aprender a compreender e falar línguas diferentes; para outros, é um desafio muito maior. Você já parou para pensar como será no céu, quando encontraremos e saudaremos pessoas 'de todas as nações, tribos, povos e línguas' (Apocalipse 7:9)? Vamos entender cada palavra! Seja falando com o povo Fini da Eurásia, o povo Koma dos Camarões ou o Leoma do Sul da Ásia, não haverá barreiras para a comunicação. 

 O dia de Pentecostes deu uma amostra disso. Um dia tremendo, quando Deus não apenas reverteu a confusão criada em Babel, mas o Espírito Santo veio, capacitando seus discípulos a compartilhar o evangelho 'até os confins da terra' (Atos 1:8). A maioria das pessoas reunidas ali provavelmente poderia entender grego - então por que Deus capacitou os discípulos a falar nas muitas línguas diferentes dos povos que estavam lá, deixando-os 'maravilhados e perplexos' (Atos 2:12)? 

 Quando as pessoas finalmente têm a palavra de Deus no idioma que melhor entendem, costumam dizer algo como "Agora Deus fala minha língua!" A questão é que Deus sempre falou a língua deles. Podemos ficar ao mesmo tempo humilhados e maravilhados por Ele ter nos convidado para fazer parte de seu trabalho. Que coisa incrível! Deus desceu para caminhar e falar conosco e nos capacitar a trabalhar ao lado dele, convidando mais pessoas para sua família. 

 E é isso que precisamos fazer. Hoje, 255 milhões de pessoas ainda não têm um único versículo da Escritura na língua que melhor entendem. 1,5 bilhão de pessoas não têm a Bíblia inteira. Isso é 1 em cada 5 pessoas, em todo o mundo, que ainda estão esperando a Bíblia ser traduzida para seu próprio idioma. 

 Louve a Deus pela incrível diversidade de idiomas que existe ao redor do mundo. 

 Ore por um povo que está em seu coração, para que eles possam se envolver melhor com a palavra de Deus. 

 Ore por aqueles povos onde a tradução ainda nem começou, e que no tempo perfeito de Deus eles conheçam o amor de Deus por eles, no idioma que melhor entendem. 


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...