terça-feira, 29 de junho de 2010

Peça de Teatro Missionária - O CHAMADO

*

 

O desafio de um CHAMADO Missionário; Na peça começam os próprios irmãos a “jogar água” no “fogo missionário” que começa a despertar no coração do personagem principal.
Não satisfeito com seus emissários da igreja, o diabo vai pessoalmente ao quarto do jovem que recebeu o chamado. Ali discutem, o diabo ameaça e...

Veja o vídeo aqui

7 Personagens + figurantes.

Peça:
Cena 1
Final do Culto.
Pastor: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28: 19).
Pastor fecha a bíblia.
Pastor: Irmãos, Deus nos chama para pregar o evangelho, e hoje, Ele está chamando a ti. Oremos: Pai, toca no coração daqueles que Tu tens chamado, para que venham cumprir a Tua vontade e pregar a Tua palavra, abençoa a todos nós, no nome de Jesus Cristo, amém.
Todos: Amém.
As pessoas se reúnem para conversar e em um dos grupos surge a seguinte conversa entre P. Principal, P. Secundário 1 e P. Secundário 2
P. PRINCIPAL: Cara, imagina viver pra pregar a palavra de Deus.
P. SECUNDÁRIO 1: Ah! Deixa disso, o pastor viaja nessas histórias de pregar o evangelho, ninguém acredita mais hoje em dia, é só pra gente pagar mico e ficarem rindo da nossa cara.
P. SECUNDÁRIO 2: É verdade, eu já tentei, mas não consigo convencer ninguém.
P. SECUNDÁRIO 1: Eu tô na igreja e tô bem, o pessoal é curioso, eles vão aparecer aqui pra ver como é que é, eu não preciso falar nada.
P. SECUNDÁRIO 2: É mesmo.
(P. Secundário 2 se volta pra P. Principal)
P. SECUNDÁRIO 2: Se Deus quiser que tu pregue Ele vai te dar um chamado especial. Bom, mas agora eu tenho que ir, tchau, até mais.
P. PRINCIPAL: É, eu também, beleza, até mais.
Cena 2
P. Principal vai para casa. Chegando lá encontra seu pai no sofá com uma garrafa de cerveja na mão. O pai fala com um tom de embriaguez.
Pai: Onde você estava?
P. PRINCIPAL: Na igreja pai, eu tinha te falado.
Pai: Não é possível, eu já te falei pra parar de ser idiota e cair na conversa desses pastores que só querem tirar dinheiro das pessoas.
P. PRINCIPAL: Mas pai...
(Pai altera a voz e fala bravo.)
Pai: Mas nada, e nem vem me falar desse tal de Jesus! Você sabe que eu não acredito nessas coisas, e vai agora para o teu quarto que amanhã nós vamos ter uma conversa séria sobre essa tal igreja.
(O filho sem se alterar responde.)
P. PRINCIPAL: Tá bom pai, boa noite.
(Pai sai de cena.)
Cena 3
(P. Principal vai até quarto e fala:)
P. PRINCIPAL: P. Secundário 1 e P. Secundário 2 estão certos, não adianta, eu não consigo nem falar com meu pai, vou conseguir falar com gente que eu nem conheço, que bobagem eu tinha pensado... Isso não é pra mim.
(P. Principal liga a televisão no noticiário.)
TV: Hoje na África morreram 250 pessoas numa guerra que parece não ter fim, entre eles 122 eram crianças. No Brasil, tivemos um fim trágico em um assalto a uma loja de conveniências onde estavam mantidos 5 reféns desde ontem. A polícia invadiu o local, mas numa ação de desespero o delinquente atirou contra as pessoas, 3 morreram e duas estão hospitalizadas em estado grave. A polícia disparou contra o ladrão que morreu com dois tiros no rosto. Mas o dia não foi só de tragédias, na China hoje começa uma grande festa em questão de dizerem eles ter achado a nova reencarnação de Buda...
(P. Principal desliga a televisão)
P. PRINCIPAL: Aonde esse mundo vai parar, se essas pessoas conhecessem a Deus, as coisas não seriam assim. Se pelo menos existisse alguém disposto a falar, alguém que tivesse a oportunidade.
(começa a orar.)
P. PRINCIPAL: Senhor, como eu queria pregar o evangelho, como eu queria levar a tua palavra àqueles que não conhecem, mas parece impossível.
(Surge o Diabo.)
DIABO: É, não tem jeito mesmo, pode esquecer.
P. PRINCIPAL: Senhor, eu acredito no teu poder, e te peço que tu me uses.
(P. Principal se sente perturbado, coloca as mãos na cabeça ao ouvir em pensamento o que o diabo fala.)
DIABO: Fala sério, que usar o que, olha para o teu pai, tá perdido, tu não consegue convencer nem ele.
P. PRINCIPAL: Não sou eu quem convenço, é o Espírito Santo.
DIABO: Ah! O crente lê a bíblia?! Tá bom, está escrito: “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20: 12). Ora, teu pai não quer te ver na igreja, vai desobedecer a ele?
P. PRINCIPAL: Jesus disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10: 37) e também está escrito “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16: 31).
DIABO: Mas como tu vais pregar, quem te dará o que comer ,o que beber e o que vestir. Ele disse: “No suor do rosto comerás o teu pão” (Gn 3: 19).
P. PRINCIPAL: Cristo também disse: “ Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6: 33*), Ele falou: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6: 35), e a “Minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar sua obra” (Jo 4: 34).
DIABO: Tu nunca saiu da tua casa pra pregar nem para o teu vizinho, tu nem sabes o que falar e eles vão rir da tua cara.
P. PRINCIPAL: Jesus disse: “Eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem” (Lc 21: 15) e também falou: “Não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós” (Mt 10: 19,20) , e eu “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1: 16).
DIABO: Pra que se humilhar desse jeito, Ele já se humilhou naquela cruz, tu não precisas fazer isso.
P. PRINCIPAL: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16: 24).
DIABO: Você nem sabe se é isso que Ele quer pra sua vida, não seja precipitado, espera Ele te chamar.
P. PRINCIPAL: Ele me chamou, porque Jesus me disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16: 15).
(O diabo alterado fala bravo.)
DIABO: Não! Tu não vais sair porque eu vou te atribular, se tu tentares eu vou destruir, eu vou acabar com tua vida! Mas afinal, Tu morrerias por teu Deus?
P. PRINCIPAL: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma” (Mt 10: 28), “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (Mt 16: 25).
DIABO: Tolo, não tens medo do mundo e de mim!
P. PRINCIPAL: Está escrito: “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4: 4), e “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8: 31) e também foi dito: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4: 7). Saí satanás no Nome Santo de Jesus.
O diabo foge em desespero e P. continua sua oração.
P. PRINCIPAL: Meu Deus, se é o que tu queres pra minha vida, estou disposto a viver por Ti, me dirige.
Cena 4
No outro dia, P. Principal acorda disposto a falar com seu pai. Mas chega na sala e seu pai é quem fala:
Pai: Filho, eu quero pedir desculpas por ontem, eu estava meio alterado e...
P. PRINCIPAL: Pai, tudo bem, não importa, eu te amo.
(Pai e filho se abraçam)
Pai: Filho, apesar de tudo que eu sempre fiz e falei depois que você se converteu, você ainda assim me ama e me responde como se nada tivesse acontecido. Filho, a tua vida agora é realmente diferente, me fala desse Jesus, eu também preciso mudar, eu também preciso dele.
P. PRINCIPAL: Pai, vem comigo.
(P. Principal e seu pai saem conversando até a igreja. Falam com o pastor e eles oram juntos.)
Cena 5
Passa-se algum tempo. Na igreja estão P. Secundário 1 e P. Secundário 2 conversando.
P. SECUNDÁRIO 1: Ficou sabendo, o P. Principal vai sair em missões, vai pregar o evangelho, não é que saiu um missionário daqui mesmo.
P. SECUNDÁRIO 2: Eu falei com ele, e sabe, hoje eu sei que eu estava enganado quando conversamos aquela vez. Deus não precisa nos dar um chamado especial, Ele chamou a todos nós, nós só temos que aceitar e fazer a Sua vontade.
P. SECUNDÁRIO 1: É, tu tá certo.
Chega P. Principal e diz:
P. PRINCIPAL: É isso aí pessoal, tô indo. Deus abençoe vocês, e nunca deixem de pregar a palavra a quem vocês puderem. Orem por mim e pela missão, porque “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande mais trabalhadores” (Mt 9: 37,38).
(P. Secundário 1 e P. Secundário 2 abraçam P. Principal )
P. SECUNDÁRIO 1: Vai com Deus, e pode ter certeza que Ele tá contigo.
(P. Secundário 1 e P. Secundário 2 saem (começa a tocar “O Chamado” - 4/1), P. Principal começa arrumar uma mochila que está encima de uma cadeira, coloca nela algumas bíblias e outras coisas.
No refrão da música o pastor e seu pai o chamam da porta da igreja, P. Principal coloca a mochila nas costas, olha para ao redor da igreja e vai até eles, as luzes se apagam e a música aos poucos termina.
FIM (da peça, porque a nossa missão está apenas começando!)
Citações bíblicas da versão Almeida Revista e Atualizada (exceto quando especificado)
*Almeida Revista e Corrigida


FONTE: http://www.teatrocristao.net

PARA DEZENAS DE PEÇAS E JOGRAIS MISSIONÁRIOS, BAIXE GRÁTIS O LIVRO TEATRO MISSIONÁRIO:

       
Para baixar o livro pelo site Google Drive (em formato PDF), CLIQUE AQUI

BAIXE TAMBÉM O LIVRO DINÂMICAS MISSIONÁRIAS:

PARA BAIXAR O LIVRO (FORMATO PDF) PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.

Um comentário:

Edinelson Lopes disse...

Olá, em Cristo, Paz!

Meu nome é Edinelson Lopes, sou coordenador de evangelismo do ministério Fogo para Missões, um ministério cristão local, de evangelismo e discipulado. Quero te convidar a conhecer o BlogFpM!

"Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia."
Habacuque 3:02


Em 2017 vamos continuar o projeto #TempodeOração, e aumentar o número de cristãos envolvidos de forma consciente em um clamor por avivamento missionário.

Você e seus leitores poderão juntar-se a nós através do roteiro de oração que iremos publicar no #BlogFpM, enquanto isso, pode também conhecer nossas publicações!

"Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos."
Isaías 57:15

Cremos que o Senhor deseja ser buscado, que Ele deseja estar com aqueles que o buscam. O projeto #TempodeOração não se propõe a ser uma "barganha" com Deus, mas a mobilização de cristãos para buscar a face do Senhor nosso Deus e se deleitar Nele.

"Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar."
II Crônicas 7:13 ao 15

Edinelson F. Lopes
Ministério Fogo para Missões
@FogoparaMissoesBlogFpMFaceBook

O Ministério Fogo para Missões existe para servir igrejas locais na realização de missões, através da intercessão, ministrações como "Evangelismo Pessoal", "O que é o Evangelho" e participação em eventos como impactos evangelísticos. Somos pessoas comuns que desejam servir, pois este é o significado da palavra ministério, serviço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...