sábado, 3 de julho de 2010

China - Pais proibido, Cidade proibida e Igreja proibida

 *
Pastor Antonio Romero Filho & Marlene Romero

Blog do Pastor Antonio e Marlene Romero

Nos meus 4 anos fazendo missões em Macau - Sul da China, em uma de minhas viagens para o interior da China, tive o privilégio de viajar para a capital Beijing, estupenda cidade que contém uma das maravilhas do mundo, a "Cidade Proibida", residência dos antigos imperadores chineses.

A China realmente é misteriosa e fascinante, pois sua cultura milenar nos deixa estarrecidos pela sua variedade na culinária e também na medicina. Suas casas e prédios antigos agora se misturam com os mais avançados arranha-céus modernos.

Meu objetivo em 1989, era ficar ali alguns dias e depois entraria na Mongólia Interior, pois não havia ali nenhum missionário pregando a Palavra porque o comunismo e a grande influência da U.R.S.S., dominava a politica daquele pequeno país onde havia nascido o famoso conquistador Gengis Kan, que com seus guerreiros montados em cavalos, quase conquistaram a Europa toda.

A minha viagem coincidiu com a queda do comunismo da Rússia, e a Mongólia Interior fechou-se para todos os estrangeiros que quisessem fazer turismo em sua terra desértica e fria, mas ao mesmo tempo fascinante. Fiquei assim forçado a permanecer em Beijing, capital da China Comunista, onde pude pela graça de Deus, fazer amizade com três jovens chineses que falavam muito bem o inglês.

A amizade e a confiança cresceu e durante mais de vinte dias pude conhecer muitos lugares mas o mais interessante foi a "Cidade Proibida", com mais de dois kilometros de extensão. Pude também, caminhar por alguns momentos na famosa praça "Celestial da Paz", onde dezenas de jovens estudantes chineses foram massacrados pelas autoridades chinesas.

Durante minha estadia, pude visitar vários restaurantes e desfrutei de comidas típicas chinesas, como por exemplo, o famoso "o pato defumado de Pequim". Realmente a culinária milenar dos chineses é interessante e riquíssima. Eles não compram e não comem praticamente nada se não observarem que estão vivos. Por isso na frente de cada restaurante existe um grande aquário com várias espécies de peixes e frutos do mar. Outros pratos curiosos é o cachorro com gato e a cobra, também em algumas regiões saboreiam ratos, baratas e escorpiões assados no espesto.


Comendo feto assado
Na famosa ilha Formosa, existem alguns restaurantes clandestinos que vendem fetos de crianças assadas, plascentas e cérebros humanos, tudo isto, por causa da tremenda superstição do povo chinês.

Milhões de chinês ainda não ouviram completamente a mensagem do Evangelho. Eu mesmo na viagem de Macau para Canton, pude testificar para um chinês que viajava ao meu lado, quando lhe falei de Jesus, o dito cidadão balançou a cabeça respondendo que conhecia muito bem Buda mas Jesus, acrescentou, "nunca ouvi falar deste nome". Ali mesmo de maneira simples e objetiva preguei a mensagem da cruz para alguém que nunca ouvira falar de Jesus.

Comendo churrasco de escorpião
Durante os dias que permaneci em Beijing, hospedado num pequeno hotel fora das imediações do centro da cidade, pois os hotéis do centro são caríssimos, continuei encontrando-me com os três jovens, dois rapazes e uma moça. Os três eram companheiros e sempre estavam dispostos a levar-me a lugares curiosos e interessantes.

Gatos à venda no mercado para consumo

Numa daquelas ocasiões, almoçando com eles num pequeno restaurante, durante a conversa um dos jovens disse-me: "sabes porque estamos te ajudando? Respondi: "não". O jovem acrescentou: "é porque o teu Deus está te ajudando!". Fiquei surpreso e logo descobri que haviam aprendido inglês numa escola na capital, onde um professor americano lhes havia falado do Deus dos ocidentais. O americano era um missionário em ação, que trabalhava como professor de inglês, utilizando assim, a oportunidade para evangelizar na China comunista. Eu mesmo pude contemplar alguns templos evangélicos abertos, mas só para turistas, pois tudo estava controlado pelas autoridades chinesas.

Deliciosas comidas chinesas preparadas à vapor

A minha grande oportunidade para falar do amor de Deus, àqueles jovens surgiu, quando fomos almoçar, na casa de um professor chinês. Fomos de táxi, e ao adentrarmos para o interior da casa do professor, fomos recebidos com muita alegria pelo jovem professor. Logo depois de apresentados, o professor perguntou-me se no Brasil era fácil comprar televisores e geladeiras. Respondi-lhe que sim. O professor aparentando tristeza acrescentou que na China era impossível adquirir tais eletrodomésticos, pois os médicos e professores de faculdades ganhavam uma média de cem dólares mensais, isto, no ano de 1989.

Depois de uma rica refeição, a jovem que nos acompanhava pegou um violão e começou a dedilhar e a cantar em mandarim, idioma oficial da China. Fiquei curioso em saber a letra da música pois a melodia era linda de ouvir. Perguntei-lhe se podia traduzir para o inglês o que ela estava cantando em mandarim. Interessada em ensinar-me a letra da canção chinesa, cantada por milhões de chineses, a jovem traduzia cantando compassadamente.

especial comida chinesa embalada
O interessante e curioso é que, uma parte da canção dizia: "quem me indicará o caminho? quem me mostrará a saída?. Naquele momento o Espírito Santo, abriu-me uma grande e eficáz porta para anunciar-lhes a mensagem salvífica da cruz de Cristo.

Até aquele momento eu não tinha declarado a nenhum deles que era um missionário evangélico, pois estava caminhando com prudência, pois havia dezenas e centenas de policias secretas, acompanhando os passos de todos os turistas que entravam na China e até hoje acontece a mesma coisa.

A presença e a unção do Senhor encheu a minha vida de coragem e ali, após ouvir aquelas palavras, manifestei-lhes que era um missionário brasileiro em terras chinesas levando a Palavra de Cristo, e que Deus me havia enviado para lhes mostrar e indicar "o caminho e a saída". A presença de Deus encheu a sala onde estávamos e com simplicidade e singeleza anunciei-lhes que "Jesus Cristo, é o Caminho, a Verdade e a Vida".

Alguns minutos depois de explanar-lhes o Evangelho, todos estavam atônitos e permaneceram em silêncio por alguns minutos. Para não confundir-lhes, encerrei a mensagem, quando de repente o jovem professor chinês, o proprietário da casa, com lágrimas nos olhos, saiu de seu lugar, sentou-se mais perto mim, e disse-me: "por favor Toni, fale-me mais de Deus, de Jesus Cristo!". Percebi a sede que havia no coração do jovem chinês que pela primeira vez em toda sua vida estava recebendo a Palavra da Vida Eterna, era o retrato de bilhões de chineses sedentos por conhecer o Deus Verdadeiro.

Respondi ao jovem, que assim como era impossível conhecer Beijing em poucas horas, também era impossível saber tudo acerca de Deus em poucos minutos. Aproveitei o "gancho", para ensinar-lhes como deviam fazer para que o Senhor Jesus entrasse em seus corações e assim teriam dentro de si, o Caminho e a Saída para a vida eterna. Com muita simplicidade ensinei-lhes como deveriam orar, para convidar Jesus a entrar em suas vidas.

Depois de algumas horas, despedi-me do hospedeiro e voltei com os meus novos companheiros para o hotel onde estava hospedado. No outro dia novamente nos encontramos, no centro da cidade para almoçar, e ali juntos deles, caminhando para o restaurante, a jovem interpelou-me e disse: "Toni, ontem a noite, antes de dormir, ajoelhei-me ao lado da cama, e pedi para Jesus entrar em meu coração". Hoje despertei-me feliz, cheia de paz e parece que estou andando nas nuvens, sinto-me leve e tranquila, creio realmente que Jesus entrou em meu coração". Dei um glória dentro do meu coração por aquela alma precisosa chinesa.

Ao completar aproximadamente vinte dias em Beijing, consegui passagem de trem, para a Mongólia Exterior, localizada no norte da China, despedi-me de meus amigos chineses, eu fui glorificando a Deus, por tudo que Ele havia realizado na vida daqueles jovens estudantes chineses, sobretudo pela jovem que havia tido verdadeiramente um encontro com Cristo em pleno coração da China.

Após duas semanas viajando e evangelizando pela Mongólia Exterior, retornei para Macau, e reencontrei-me novamente com minha família que ansiosamente me esperavam com as boas novas. Relatei-lhes tudo e juntos oramos agradecendo a Deus pela oportunidade de ter levando o Evangelho ao povo chinês.

A Cidade Proibida dos Imperadores


Um comentário:

Ev. Jaiton P. de Paiva disse...

Comunicamos ao nossos queridos leitores que o endereço do nosso blog foi alterado. Antes o endereço do mesmo era: www.JAILTONDEPAIVA.blogspot.com, agora o endereço é o seguinte: www.VIAGEMPELASESCRITURAS.blogspot.com Pedimos a compreensão de todos e esperamos que todos possam se adaptar ao novo endereço. Ajude-nos divulgando o nosso endereço e assim muitas outras vidas poderão viajar pelas Santas Escrituras.

Em Cristo, Ev. Jailton de Paiva (escritor do blog)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...