quarta-feira, 17 de abril de 2019

A Missão cristã como Pregação



A missão cristã começa com a pregação. O papel desempenhado pelos profetas do Antigo Testamento é continuado pelos pregadores do evangelho. Logo no início do Novo Testamento, aparece João Batista pregando no deserto para cumprir a missão de preparar o mundo para a chegada do Messias (Mt 3.1-2).
Jesus Cristo também começa a cumprir sua missão como pregador. Logo após o batismo e a tentação no deserto, diz a Bíblia que "daí por diante passou Jesus a pregar..." (Mt 4.17). O Salvador da humanidade não inventou um método mais
Sofisticado para cumprir a missão de salvar o mundo, mas utilizou o mesmo método que ele instituíra para os profetas do passado e tornou-se um pregador.
Os apóstolos também não tiveram dúvidas nem questionaram o método da pregação. Tinham aprendido com o próprio Cristo que a missão evangélica devia ser cumprida com a pregação e, mesmo sob perseguição, "iam por toda parte pregando a palavra" (At 8.4).
Após a era apostólica, ainda nos primórdios do cristianismo, os pais da igreja deram continuidade à pregação como forma de cumprimento da missão.
Muitos deles usaram a pregação como defesa da fé e da doutrina contra as heresias dos primeiros séculos e também como defesa do cristianismo perante as autoridades. Tertuliano, Cipriano, Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Orígenes e Jerônimo estão entre os que cumpriram a missão por meio da pregação. O mesmo fizeram Ambrósio, Agostinho, João Crisóstomo e outros a partir do quarto século da era cristã."
A Reforma protestante tornou-se o palco de verdadeiros heróis da pregação bíblica, em diferentes países do continente europeu. João Wycliff cumpriu a missão de pregador da Reforma na Inglaterra, Martinho Lutero pregou a Reforma na Alemanha, João Huss e Jerônimo, na Boêmia, hoje República Tcheca, João Calvino, na Suíça, e muitos outros.
No despertamento religioso dos séculosXVIII e XIX, o evangelho foi exaltado pela boca de vários expoentes da pregação bíblica. Entre eles figuram João Wesley (1703-1791), que deu origem ao metodismo, Charles Spurgeon (1834-1892), pregador batista da Inglaterra, considerado o "príncipe dos pregadores", e Dwight Moody (1837-1899), que deu origem a uma nova ênfase evangelística e de avivamento nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Para citar um exemplo contemporâneo já apresentado anteriormente em minha experiência, Billy Graham, da Igreja Batista, é o pregador evangélico que tem falado ao maior número de ouvintes em toda a história da humanidade, por meio de suas cruzadas evangelísticas." Por mais de cinquenta anos, Billy Graham pregou o evangelho face a face para mais de cem milhões de pessoas em todos os continentes, de acordo com estatísticas de sua equipe. Acrescentando as pessoas alcançadas por rádio, televisão e satélite, esse número sobe para cerca de dois bilhões de pessoas que o ouviram ao longo de sua vida.
Em maior ou menor escala, inúmeros outros pregadores mantiveram acesa a chama da pregação bíblica ao longo da História. Com essa visão da prioridade da pregação, vejamos no próximo capítulo diferentes métodos de extrair a mensagem do texto bíblico.

Robson M. Marinho

No livro A arte de pregar: Como alcançar o ouvinte pós moderno (Vida Nova).


Notas:
8 Michael Duduit, org., op. cit., p. 21-24.
9 Idem, p. 44-46.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...