sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Novo Testamento e Missão



Um trecho de Howard Marshall

“Talvez seja mais proveitoso reconhecê-los [os escritos do NT] como sendo especificamente os documentos de uma missão. [...]. A teologia do Novo Testamento é em essência uma teologia missionária. Com isso pretendo dizer que a formação dos documentos neotestamentários é resultado de uma missão que pode ser dividida em duas fases. A primeira fase constitui-se na missão de Jesus, enviado por Deus para inaugurar entre nós o seu reino e suas bênçãos, e chamar as pessoas a aceitá-lo. Na segunda fase, temos a missão de seus seguidores, chamados para dar continuidade à obra de Jesus, proclamando-o como Senhor e Salvador, e chamando as pessoas à fé e a um compromisso com Jesus, o que por sua vez leva ao crescimento da igreja. Desse movimento missionário, brota a teologia neotestamentária, que também por ele é moldada e a qual, por sua vez, passa a moldar a contínua missão da igreja. [...].
[Os ensinos do NT] mostram como a igreja deve ser moldada por sua missão e tratam dos problemas que se constituem em obstáculos ao progresso da missão. Em suma, pessoas que foram chamadas por Deus para a missão levam adiante seu chamado com a redação dos evangelhos, das epístolas e dos demais documentos neotestamentários. Sua preocupação é conquistar novos convertidos e depois lhes proporcionar alimento espiritual; conduzi-los ao novo nascimento e levá-los à maturidade em Cristo”.

MARSHALL, I. Howard. Teologia do Novo Testamento: diversos testemunhos, um só evangelho. São Paulo: Vida Nova, 2007, pp. 31-32.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...