terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A questão do sustento missionário: Um guia de ações



Trecho do (pequeno e excelente) livro Manual do Viajante – Um Guia Para Viagens de Curto Prazo (Editora Horizontes América Latina)

Aqueles que estão se preparando para uma missão de curto prazo vão encontrar vários obstáculos pelo caminho. Alguns, entretanto, não são tão desafiadores (e potencialmente desencorajantes) como o levantamento de sustento. De fato, para muitas missões de curto prazo, o levantamento de sustento coloca-se como a razão mais significativa para ficar em casa. Essa apreensão está normalmente baseada numa ansiedade sem qualquer fundamento ou simplesmente numa falta de compreensão do processo. Levantar o sustento necessário pode ser uma experiência bastante excitante. O levantamento de sustento baseado na Bíblia pode servir como uma introdução divina na aventura de fé que envolve uma missão de curto prazo.

1. Base Bíblica. Os mais experientes para levantar recursos para uma missão de curto prazo começam por depositar seus fundamentos na Bíblia. Sem serem exaustivas, estas passagens são facilmente reduzidas a um princípio básico que é a chave para qualquer esforço de levantamento de fundos monetários. Por toda a Bíblia, Deus ordenou que aqueles que tivessem um ministério de tempo integral, fossem sustentados pelo povo de Deus. Isto está demonstrado nas orientações dadas aos sacerdotes e levitas (Números 1 8), nas instruções de Jesus aos discípulos (Mt. 10:9,10) e pelas suas palavras quando diz que "digno é o obreiro de seu salário" (Lc. 10:7). Paulo também escreve, "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o Evangelho, que vivam do Evangelho" (I Co. 9:14). Uma exposição mais profunda pode ser encontrada com clareza nos seguintes textos: I Crônicas 29:14-17; Neemias 1-2; Êxodo 35:4-9.

2. Porque é que as pessoas dão? Muitos estudos têm considerado esta questão com resultados positivos. Para alguns pode parecer que responder a uma pergunta destas com o propósito de levantar recursos é um passo em direção à manipulação. O fato é que ao examinarmos esta questão, aqueles que estão no ministério são capazes de conhecer as verdadeiras necessidades e desejos dos seus mantenedores. As quatro razões básicas das pessoas contribuírem estão fundadas em verdades bíblicas.

a. As pessoas contribuem porque estão informadas. Aqueles que estão prestes a viajar numa missão de curto prazo deverão informar, de qualquer forma, o seguinte para os seus mantenedores:

1. Quem é você?
2. Para onde você vai?
3. Porque é que você está indo?
4. Com quem você está indo? (organização)
5. O que você está esperando dar a outros através dessa missão?
6. O que você espera receber dessa experiência?
7. Qual a duração da missão?
8. Quanto vai custar?
9. Quanto dinheiro é ainda necessário?
10. Como é que o dinheiro vai ser usado?
11. Como é que outros podem se envolver?

b. As pessoas contribuem porque creem que as suas ofertas vão mudar vidas. Além disso, eles devem crer que:

1. A sua vida vai ser mudada.
2. Os não-salvos vão ser alcançados com o Evangelho.
3. A Igreja vai ser fortalecida, edificada e encorajada.
4. A vontade e a obra de Deus vai ser realizada.

c. As pessoas contribuem porque são valorizadas e sentem-se participantes da missão. Os mantenedores têm que sentir-se parte da viagem missionária tal como a pessoa que vai viajar. Eles têm que sentir uma gratidão especial por parte da pessoa a quem estão sustentando. Por isso, sugerem-se algumas ideias a seguir.

1. Tenha um interesse genuíno por eles (além do envolvimento deles).
2. Comunique-se com eles antes, durante e depois da viagem.
3. Comunique a sua dependência neles e a importância que eles têm. Lembre-se das datas de aniversário, cartões de Natal, telefonemas, etc.
4. Ore por eles e com eles.

d. As pessoas contribuem porque você está completamente rendido ao projeto. As pessoas não ajudarão ninguém que esteja com dúvidas em relação ao seu compromisso com um projeto. Se você não está convencido, porque é que eles estariam? Por outro lado, se você está convencido, mas não o expressa externamente, que diferença faz? Por isso, quando estiver comunicando sua missão, lembre-se:

1. Seja entusiasta, confiante e animado!
2. Compartilhe sobre o porquê de você crer no projeto.
3. Esteja preparado para comunicar claramente o propósito e valor do ministério.
4. Compartilhe como a viagem missionária se encaixa com os seus objetivos e alvos pessoais.

3. Cartas de Pedido de Sustento.
a. Orientações. O levantamento de sustento é a maior parte da preparo de uma viagem missionária. Inclui o aspecto financeiro e também o apoio espiritual através dos intercessores. Muitos recursos excelentes estão disponíveis para o guiar no processo. Estes recursos dão um entendimento bíblico de levantamento de sustento, na direção a tomar ao solicitar sustento, comunicar de forma eficaz a sua visão, relatório, construir unia base de intercessão, etc. Na lista abaixo estão alguns passos básicos para começar o processo de levantamento de sustento.

ORACÃO: Faça da oração uma prioridade. Invista tempo em oração buscando a direção de Deus para levantar sustento. Peça-lhe para que prepare os corações daqueles de quem você vai se aproximar para sustentarem o projeto. Peça ao Senhor para que levante intercessores por você e sua equipe. Embora o sustento financeiro seja necessário para chegar ao campo, o seu suporte em oração vai sustentá-lo enquanto você serve como missionário.

POSSÍVEIS MANTENEDORES: Faça uma lista de possíveis mantenedores (por exemplo, família, vizinhos, amigos, igrejas, amigos dos pais e colegas, clubes, fundos escolares, etc.). Inclua também indivíduos que não possam sustentar você. Algumas vezes essas pessoas podem sustentá-lo mais do que aquelas que você espera. Use essa lista como um guia. Você poderá não utilizar todos os nomes, mas tente fazer uma lista exaustiva.

VISITAS PESSOAIS: Ainda que as cartas pessoais de levantamento de sustento sejam essenciais, as visitas pessoais são a forma mais eficaz de levantar mantenedores. Se o tempo e a viagem o permitirem, as visitas pessoais devem preceder as cartas. Marque com antecedência um encontro. Prepare uma apresentação perfeita de sua oportunidade missionária. Esteja sempre disponível para ministrar às pessoas e procure saber as suas necessidades e pedidos de oração. Isto permite-lhes ver que você está realmente preocupado com eles e não simplesmente com aquilo que eles podem fazer por você. Leve com você todas as informações relacionadas a sua viagem missionária (folhetos, itinerário, cartões de oração, etc.).
Aproxime-se dos seus possíveis mantenedores com a atitude de que eles têm a oportunidade de fazer parte do seu grupo de mantenedores se assim eles desejarem. Você é responsável por apresentar a sua visão. Depois Deus vai providenciar as pessoas que vão sustentá-lo em oração e financeiramente.

CONTATO TELEFÔNICO: Faça contato telefônico com os possíveis mantenedores com os quais você se sente mais à vontade de se aproximar dessa forma. Informe-os da sua oportunidade de participar num projeto missionário de curto prazo e faça-os saber de que você vai estar mandando uma carta para que eles possam se envolver no projeto. Lembre-se sempre de estar disposto a orar pelas necessidades específicas deles.

CARTAS DE PEDIDO DE SUSTENTO: Uma ferramenta fundamental em direção ao sucesso no processo de levantamento de recursos é a carta de pedido de sustento. Ainda que não seja eficaz em si mesma, se tiver um seguimento apropriado, pode produzir grandes resultados! As estatísticas mostram que a carta de pedido de sustento, seguida por uma visita pessoal, produz uma resposta favorável de 60% das pessoas contatadas! Uma carta de pedido de sustento seguida por um contato telefônico tem um índice de eficácia de 40% Estudos revelam que, embora uma carta de pedido de sustento seja vital para o processo geral de levantamento de recursos, se não houver uma visita ou um telefonema em seguida, produz somente uma resposta de 2%.
Escrever uma carta de pedido de sustento com qualidade é um processo que exige entrega e deve ser esmerado. A carta deverá ser a primeira indicação aos seus mantenedores sobre a sua missão e a sua atitude em relação a ela. Por isso, a sua carta deverá refletir a qualidade e o compromisso da viagem missionária e da sua caminhada cristã.
Comece por fazer um rascunho da sua carta. Dependendo dos leitores, poderá ser uma carta sua ou da equipe. Faça algo pessoal, que trate das suas intenções para o ministério. Não tente incluir tudo. Escolha simplesmente alguns pontos principais e seja conciso. Isto significa, reescrever a carta várias vezes até você ficar satisfeito com o resultado.
Inclua informações sobre a sua agência/ organização missionária — pode ser incluído um folheto. Torne as coisas mais fáceis para o seu possível mantenedor — inclua um cartão de resposta e um envelope. Lembre-se de indicar a quantia exata de dinheiro necessário e providencie um lugar no cartão de resposta para indicar o montante específico da oferta. Coloque um espaço para indicar o apoio em oração. É bom incluir um cartão de oração com o seu nome, as datas da sua viagem, a organização, o lugar de destino e qualquer outra informação relevante. Se os recursos forem limitados, considere a possibilidade de imprimir cartões de visita (comerciais) numa gráfica local. Isso é barato e também eficaz.
Desenvolver uma carta com qualidade, embora seja preponderante para a apresentação da sua viagem missionária, não é um fim em si mesmo. Se for escrita apropriadamente, pode servir de base para todos os outros esforços que se seguem. Por exemplo, a carta de pedido de sustento pode servir como base para as suas apresentações de relatório.

A seção anterior "Porque é que as pessoas dão?" também deverá influenciar fortemente o conteúdo básico da carta. Ao combater estas questões enquanto escreve a sua carta, você também vai abrir mais a sua visão para a viagem.

INFORMATIVO/CARTÃO POSTAL: Se você vai ficar no campo por muito tempo, publique um boletim informativo que contenha necessidades, oportunidades, vitórias alcançadas, etc., para informar os mantenedores durante o tempo de preparo e ministério. Se você ficar fora do país por algumas semanas ou um mês, envie um cartão postal a cada mantenedor. Não esqueça de levar uma lista de endereços.

RECEPÇÃO: Seja o anfitrião de uma recepção para apresentar os alvos e objetivos da sua viagem de curto prazo. Use este tempo como um tempo de comunhão e de oração pelo projeto como um todo. Isto facilita no contato um a um com os seus amigos mais íntimos, membros da igreja, família, vizinhos e outros. A sua igreja ou a sua família poderão querer ser os anfitriões dessa recepção para levantar sustento para você. Tenha disponíveis cartões de resposta, cartões de oração, folhetos e outros materiais.

RELATÓRIO: Os mantenedores deverão receber uma carta com o relatório da viagem depois de duas a quatro semanas do seu retorno. Inclua um panorama geral de toda a viagem. Destaque alguns tópicos, mas seja conciso. Não se esqueça de incluir outro agradecimento aos seus mantenedores para que eles saibam o quanto as suas orações e finanças beneficiaram o projeto. Se for possível, traga algumas lembranças ao menos para os seus maiores mantenedores. Isto deverá ser tão simples quanto um autêntico marcador de páginas. Se o seu presente for de dimensões reduzidas, você poderá inclui-lo na sua carta de relatório como um toque adicional de apreço.
Não deixe que o seu relatório acabe aqui. Continue a cultivar relacionamento com aqueles que sustentaram ativamente você e sua equipe. Envie boletins informativos periodicamente para que as pessoas saibam aquilo que você está fazendo e corno é que o Senhor está trabalhando em sua vida. O Natal e um período ótimo para você enviar uma carta com últimas informações.

b. Pontos práticos para escrever uma carta de levantamento de sustento com qualidade.

1. A carta deve ser sempre bem organizada e de uma só página.
2. A carta deve ser escrita, se possível, em computador ou então numa máquina de escrever com uma fita de qualidade.
3. A carta deve ser impressa, ou copiada numa fotocopiadora de boa qualidade.
4. A carta deve ser impressa num papel com uma textura de boa qualidade. A cor do papel deve ser suave, neutra (branco, cor de camurça, amarelo claro, etc.). Não coloque cores fortes nem brilhantes que tornam a carta muito difícil de ser lida.
5. O envelope deve sempre coincidir com a cor e textura do papel. O seu endereço de resposta deverá estar no envelope.
6. O endereço e o nome completo do seu ministério deverá ser incluído na carta como um pós-escrito ou então no envelope de resposta.
7. Use se possível uma saudação pessoal (Querido Sr. e Sra. Souza) ou se for mais geral use uma saudação no singular (Querido amigo, nunca Queridos amigos).
8. A carta deve ser pessoal, informativa (sinta como se estivesse escrevendo para uma só pessoa). Deve expressar calor e apreciação (use palavras como compartilhar, convidar e por favor).
9. Não se esqueça de incluir respostas a questões básicas (veja "Porque é que as pessoas dão?").
10. Esteja sempre encorajando as pessoas para estarem sustentando você em oração.
11. Facilito as coisas aos seus mantenedores incluindo um cartão de resposta ou um envelope com o endereço de seu ministério.
12.Comece as frases com palavras ativas ou palavras de conexão (como preposições ou palavras no gerúndio).
13. A carta deve ter uma boa apresentação visual de maneira que seja convidativa à leitura. Não coloque desenhos ou ilustrações (peixinho, smile, etc.).
14. A primeira carta deve ser excepcional. Ela estabelecerá sua credibilidade para os contatos futuros. Tenha duas ou mais pessoas para lerem a carta e verificar gramática, ortografia e o conteúdo. Prepare-se para reescrevê-la várias vezes.
15.Invista algum dinheiro extra para a impressão e para a papelaria. Tudo vai se pagar no final. Uma carta mal impressa pode causar má impressão.

c. Fonte de recursos. As três principais fontes de recursos financeiros usadas para sustentar viagens missionárias de curto prazo são pessoais, fundos externos e projetos especiais de levantamento de recursos.

FUNDOS PESSOAIS: O uso de finanças pessoais (por exemplo, salários, economias) deve ser desencorajado ou limitado para um fundo de emergência, gastos pessoais em viagem e na compra de itens pessoais para a viagem. Os fundos pessoais devem ser usados para trazer pequenas lembranças para os mantenedores.

FUNDOS EXTERNOS: Dinheiro doado por amigos, família, igreja e outro fundo escolar, clubes e organizações (por exemplo, Rotary Internacional) providenciam um sustento mais amplo. Ao obter sustento financeiro a partir de fundos externos isso vai gerar fé no doador bem como no receptor. Os membros da equipe podem organizar pequenos jantares de confraternização (10 a 12 pessoas) para apresentar a visão da viagem missionária de curto prazo de forma mais pessoal.

PROJETOS: Alguns esforços especiais de levantamento de fundos como lavagem de carros, rodízio de pizzas, venda de churrascos e outros eventos animam o trabalho da equipe e também gera publicidade para a viagem. Estes são bons projetos para grupos de jovens organizarem.
Enquanto você está empenhado no levantamento de sustento pessoal, lembre-se sempre de que Deus é a fonte. Ele prepara e responsabiliza os indivíduos para contribuírem financeiramente e espiritualmente para sustentarem a obra de missões. Como o grande missionário Hudson Taylor disse, "A obra de Deus feita no tempo de Deus nunca terá falta do sustento de Deus".


2 comentários:

Eliel Pereira Pimenta disse...

Muito bom! Um ótimo conselho na ajuda missionaria.

Viagens disse...

Muito bom esse guia. Deus abençoe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...