quinta-feira, 26 de março de 2020

Missiologia do Distanciamento Social: Inovação do Ministério em Meio a Eventos de Biossegurança



Warrick Farah

A extensão em que eventos de biossegurança como esta atual pandemia do COVID-19 afetam o mundo, incluindo a missão, ainda precisam ser determinados. Mas grandes mudanças no ministério estão (provavelmente) chegando e as coisas podem nunca mais ser as mesmas. Pode deixar um impacto duradouro em vários contextos para as próximas gerações.
Precisamos pensar em como o "distanciamento social" afetará as comunidades e os povos - se esse coronavírus continuar sem parar por 18 meses, também poderá haver uma crise psicológica em todo o mundo. É provável que sejam expandidos os números em relação a problemas como suicídio, depressão, pornografia, abuso de substâncias, etc.
Se as curvas de infecção não se achatarem, e os sistemas de assistência médica se estenderem além da capacidade, a Igreja poderá intensificar seu esforço em servir (de fato muitos já o estão fazendo), mas isso exigirá sacrifício pessoal. Alguns podem até morrer.
Um estudo de caso relevante é um movimento da África Ocidental que foi apresentado em Movimentos Milagrosos . Quando a epidemia de Ebola começou em 2014, eles estavam plantando 2.000 igrejas por ano. Diminuíram para 200 por ano durante a crise de 18 meses.
Mas o movimento atendeu às necessidades que o governo não conseguiu - os plantadores de igrejas se ofereceram voluntariamente para servir em áreas remotas. A estação de rádio que estava sendo usada para evangelizar e pregar começou uma campanha de conscientização para combater os rumores de que o Ebola era apenas uma conspiração da CIA. Vários voluntários morreram depois de viajar para as aldeias para ensinar aqueles que não tinham consciência de como seus costumes funerários estavam espalhando o vírus.
Esses voluntários construíram uma relação de tanta boa vontade com as comunidades que muitas igrejas foram plantadas após o término da epidemia em 2016, e o movimento continuou. Poderíamos tirar exemplos semelhantes do crescimento da igreja primitiva durante as pragas no Império Romano.
Uma resposta tão amorosa exige uma teologia robusta do sofrimento. Precisamos aprender a orar. Os marginalizados e os invisíveis em nossas comunidades serão os mais vulneráveis.
Durante o distanciamento social, precisamos examinar como o uso de várias tecnologias da Internet afetará a "difusão de inovações" nas comunidades, especialmente no que diz respeito ao evangelho. O que acontecerá com igrejas grandes, atraentes e dirigidas por programas? A eclesiologia se tornará desinstitucionalizada e isso poderia permitir movimentos de discipulado? 
Ou as estruturas oikos (sócio-familiares) se tornarão menos comunais e isso poderia restringir os movimentos de discipulado? O individualismo aumentará?
Quando as doações de caridade secam com o colapso das economias, o que acontecerá com o nosso atual modelo de apoio aos missionários? E as igrejas e seminários no chamado terceiro mundo que dependem de igrejas ricas no Ocidente?
Haverá mais resistência à mobilização de ministros para servir em lugares que não têm uma igreja indígena, geralmente países com sistemas de saúde fracos? A xenofobia, o racismo e até o tribalismo teológico aumentarão? Mas isso poderia aumentar simultaneamente o número de pessoas que se preocupam com a construção da paz e o ecumenismo?
Eu me pergunto se deveria haver espaço para eventos de biossegurança embutidos em muitas áreas da missiologia, seja pesquisa, culto e música, pregação, construção da paz, ensino, estratégia, treinamento, desenvolvimento de liderança, educação teológica etc.
Estamos apenas começando a pensar sobre o que ciclos prolongados e esporádicos de distanciamento social significarão para a missão. Mas temos esperança e há muitas oportunidades pela frente. Para seguidores fiéis de Cristo em tempos incertos, é necessária inovação apostólica.

Traduzido por Veredas Missionárias a partir do blog
 http://muslimministry.blogspot.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...