sábado, 5 de março de 2022

Ajudando minha igreja a orar - Como desenvolver e sustentar a intercessão global

 


ELLEN LIVINGOOD

Publicado originalmente em Catalyst Services

Você pode citar algumas igrejas que têm muitas pessoas orando por missões globais? Esta pergunta é muitas vezes respondida com um suspiro e silêncio. Pergunte a uma igreja sobre seus intercessores e geralmente eles nomeiam alguns aposentados ou o grupo das senhoras. Mas toda a congregação? Crianças e adolescentes? Pais ocupados? Até os pastores? Talvez nem tanto.

Este artigo não oferece nenhuma panaceia para estimular a oração. Talvez a advertência mais importante seja considerar se nossa própria prática de intercessão é tão apaixonada e regular quanto deveria ser. É muito fácil deixar-nos escapar pensando, consciente ou inconscientemente, que nosso trabalho é ser o capitão enquanto as tropas rezam. Mas sabemos que Jesus reservou tempo para oração prolongada e viveu a vida constantemente em contato com Seu Pai. Se Ele escolheu fazer isso, está claro que devemos.

Neste artigo compartilhamos alguns modelos que não são histórias de sucesso concluídas, mas os esforços de mobilização de oração ainda estão em desenvolvimento. Concluímos com sugestões e um link para mais recursos.


Várias Igrejas Orando pela Mesma Iniciativa

A Converge International Ministries está lançando consórcios de igrejas dos EUA, cada uma focada em uma de suas 20 iniciativas globais. A oração é projetada para ser um componente central. Alguns desses consórcios envolvem um número significativo de igrejas comprometidas em apoiar uma equipe bem desenvolvida no local. O consórcio do Togo é um deles. Aqui está a história deles.

Na primavera passada, os trabalhadores da Converge nesta nação da África Ocidental sofreram um ataque espiritual particularmente virulento. O vodu é praticado nesta região, e a guerra espiritual era evidente: os trabalhadores ouviam o que soava como uma multidão de vozes desencarnadas perguntando em inglês: “Para que você está aqui?” Houve outros eventos inexplicáveis ​​e uma notável falta de fruto espiritual.

Alertado para este ataque espiritual, o Consórcio Catalisador Chuck Lewis entrou em contato com os coordenadores de oração para esta iniciativa, Gary e Maureen Albers. Mesmo nunca tendo feito um evento como esse antes, os Albers decidiram realizar uma caminhada virtual de oração e convidaram todas as igrejas que apoiavam os trabalhadores da equipe do Togo a participar.

Os trabalhadores de campo escolheram 10 locais onde sentiram que a guerra espiritual era a maior, incluindo a casa do feiticeiro, o campo de futebol onde o evangelho era frequentemente compartilhado com os jogadores sem resposta e um prédio da igreja onde o comparecimento de algumas crianças havia diminuído. Os organizadores ficaram emocionados quando 90 pessoas apareceram online para orar. Cinco minutos foram alocados para cada local. O evento de oração foi realizado em tempo real com uma pessoa no Togo correndo de um local para outro usando seu telefone para tocar cada local específico à medida que a intercessão sincera aumentava.

Chuck explica: “Tudo o que posso dizer é que bombardeamos o céu. Chamamos o Capitão do exército do céu. Eu fico muito apaixonado quando oro. Outros estavam orando em silêncio. Acreditávamos que o inimigo tinha vindo e se mantinha firme, mas agora a equipe de Jesus estava vindo para recuperar o território”.

Logo após a sessão de oração, o futebol recomeçou no campo e mais uma vez, o evangelho foi compartilhado. Um jovem entregou sua vida a Cristo. No domingo seguinte, ele trouxe três amigos para a igreja, e eles também vieram a Cristo. Logo depois, um dos pastores encontrou oito meninas na estrada e compartilhou o evangelho. Ansioso para ouvir mais, esse grupo se tornou o início de uma nova congregação que hoje inclui mais de 80 pessoas reunidas em uma igreja simples com telhado de palha e chão de terra. Adoradores transbordam do espaço e muitos tem que se aglomerar do lado de fora e ouvir pelas janelas. Os jovens pastores aproximam as suas vacas das janelas para que possam ouvir enquanto vigiam o seu gado.

Ficou bem claro que Deus havia usado aquela caminhada de oração virtual para lançar um avanço no evangelho. No entanto, o inimigo ainda estava em ação. O assédio espiritual continuou, agora visando especificamente os trabalhadores globais.

Um segundo tempo de oração virtual foi agendado um mês depois. Desta vez, o foco foram os missionários da Converge. Cada família sentou-se na varanda da frente e, novamente, alguém com um telefone correu de casa em casa para que a equipe de oração virtual “visitasse” cada família. Em cada parada, os intercessores oravam pela casa e por cada membro da família.

Meses depois, o ministério continua a florescer. Vários chefes de aldeia estão pedindo que alguém venha à sua aldeia e plante uma igreja. Um praticante de vodu e toda a sua família vieram a Cristo. A equipe de oração do Togo agora se reúne semanalmente para orar, embora o grupo geralmente seja de apenas 8 a 10 pessoas ligando de várias partes dos EUA. Um e-mail com pedidos e respostas é enviado a cada semana para um grupo muito maior.

A coordenadora de oração Maureen Albers enfatiza: “Fizemos um estudo bíblico sobre importunação. O homem da história de Lucas 11 bateu desesperadamente na porta de seu vizinho porque não tinha nada para alimentar seu amigo visitante. Ao orarmos pelo Togo, estamos igualmente desesperados. Não temos nada a oferecer em nós mesmos.

“Deus deve tirar as vendas e convencer as pessoas de sua necessidade de Cristo”, continua Maureen. “Nós nunca podemos converter alguém. Estamos orando por 190.000 discípulos em Togo e Benin, e por 100 igrejas em Benin. Mas somos totalmente impotentes para que isso aconteça. Assim, viemos com grande expectativa a cada semana para implorar a Deus que o faça.

“Sabemos que Deus nos uniu de uma maneira única. Não nos conhecemos fora deste grupo de oração online, mas acreditamos que Deus está trabalhando e nos reunimos virtualmente com a expectativa de que Ele fará mais do que podemos pedir ou pensar.”


equipe de oração também viu os trabalhadores de campo do Togo crescendo em sua percepção da importância da oração. Maureen diz enfaticamente: “Os intercessores não precisam de agradecimentos, mas precisamos saber os resultados. E isso depende de obreiros relatarem respostas às orações. Ouvir sobre o que Deus está fazendo é alimentar este grupo; é o que os mantém comprometidos.”

Maureen mantém uma lista de todas as respostas. “Olhar para esta lista reforça nossa determinação de orar. Toda semana, algo é respondido”, ela compartilha. “Às vezes, paramos e passamos uma sessão inteira agradecendo a Deus. Ele está correndo na nossa frente. Não conseguimos nem acompanhar! Ele está fazendo mais e mais rápido do que podemos orar!”


Crescendo Pessoas em Oração Quando é Difícil

Outra equipe de oração do consórcio Converge teve uma experiência bem diferente. Eles estão orando por uma iniciativa em uma parte de alto risco do mundo, onde apenas um casal da Converge serve e o fruto espiritual demora muito a chegar. Além disso, durante grande parte da pandemia, esses trabalhadores não puderam estar no local.

Quando Jan Hoffman concordou em ser a coordenadora de oração dessa iniciativa, ela assumiu que alguém lhe daria um plano. Em vez disso, seu grupo se desenvolveu organicamente, descobrindo como proceder à medida que avançavam. Seus momentos de oração virtuais mensais se concentram nas Escrituras e em pontos específicos de oração compartilhados por seus trabalhadores globais. Orar pedidos bíblicos de volta a Deus aumenta a confiança dos intercessores em pedir com ousadia mesmo quando não veem resultados rápidos.

Este grupo também fez uma caminhada de oração virtual – mais desafiadora porque seus missionários não estavam no local no momento. Em vez disso, os trabalhadores compartilharam fotos tiradas pré-Covid de vários locais da cidade onde o ministério ocorre. Algumas dificuldades técnicas no início da sessão de oração os lembraram de que o inimigo queria impedir seu evento. Os problemas foram resolvidos e eles fizeram um ótimo tour virtual de oração.

Jan também envia um e-mail regular com pedidos de oração. Ela tenta variar a abordagem para mantê-lo fresco. Em um mês, ela compartilhou sete itens, todos começando com a letra “P”. Além de usar os “Ps” para direcionar sua oração online, ela encorajou sua equipe a continuar orando por um pedido “P” a cada dia.

"Para crescer em oração, precisamos estar com pessoas que são guerreiras de oração”, Jan compartilha com entusiasmo. “Cresci na minha própria vida de oração através desta iniciativa porque tenho orado regularmente com pessoas que acreditam na oração. Orar é falar e ouvir, então qualquer crente pode fazê-lo. Mas, além disso, aprendemos a orar as Escrituras”.

Agora que seus funcionários estão de volta ao país com protocolos de segurança mais rígidos, é mais difícil trocar informações. Destemida, a equipe de oração foi estimulada a redobrar seus esforços, sabendo que os trabalhadores estão confiando muito em sua cobertura de oração neste contexto restrito.

Jan está triste porque até agora ninguém de sua própria igreja se juntou às sessões mensais. Então, o que a faz continuar? “Sou encorajado pela oração respondida. Sou estimulado por aprender com outros coordenadores de oração comprometidos com quem converso; por exemplo, a ideia de fazer uma sessão de oração virtual veio de outras pessoas que já haviam feito isso.

“Acima de tudo”, continua Jan, “estou encorajado pelas pessoas que aparecem mês após mês para nosso tempo de intercessão online. Passo muito mais tempo orando com pessoas que nunca conheci do que com as pessoas da minha própria igreja. Orar online era uma coisa nova para mim quando começamos nossas sessões de Zoom, mas agora estou muito confortável orando com pessoas que nunca conheci pessoalmente. Estes são momentos doces juntos."


ALGUMAS IDEIAS PARA FAZER IGREJAS ORAR


  1. Colaboradores de várias igrejas com foco em um trabalhador/equipe. Conforme descrito acima, a facilidade de se reunir online torna relativamente fácil construir um grupo de oração global em torno de um trabalhador global ou de toda a sua equipe. Todas as igrejas de apoio e indivíduos interessados ​​podem ser convidados a participar. Os intercessores muitas vezes se sentem sozinhos em seu ministério de oração dentro de sua própria igreja, mas ao se unirem, eles encorajam uns aos outros e sentem o poder de se apresentar diante do trono de Deus como um grupo.
  2. Incluindo trabalhadores globais e parceiros nativos (locais). As diferenças de fuso horário podem tornar isso complicado, mas é valioso encontrar horários que funcionem para que os intercessores e os parceiros globais estejam online juntos. Em vez de apenas orar pelos trabalhadores, os grupos podem orar com eles, bem como com os parceiros nacionais. Uma conta comercial do Zoom facilita a tradução simultânea, superando algumas das barreiras linguísticas. Se houver preocupações de segurança, o coordenador de oração deve assumir a responsabilidade de garantir que os intercessores entendam a necessidade de usar uma linguagem criativa e abster-se de mencionar nomes, etc.
  3. Eventos de oração introdutórios, delimitados por tempoAqueles que são novos na intercessão são mais propensos a participar de um evento único, ou um desafio de uma semana ou um mês, em vez de assumir um compromisso em aberto. O foco anual dos 40 Dias de Oração pelo Mundo Muçulmano é apenas um exemplo. Existem eventos focados semelhantes para os blocos hindu e budista. As igrejas podem usar os recursos e publicações relacionados para qualquer período de tempo que escolherem. Outra possibilidade é criar uma iniciativa de oração focada imediatamente antes ou depois que o trabalhador de campo visitar a igreja. Elas criam antecipação ou seguem adiante, tornando “Estou orando por você” mais do que palavras vazias.
  4. Uma comunidade de oração para o foco das missões da igreja. As igrejas podem enviar uma breve atualização semanal por e-mail ou texto que se concentra na história contínua do que Deus está fazendo entre seu grupo ou projeto de pessoas. Apenas um ou dois pedidos focados serão mais provavelmente lidos e orados do que uma longa lista. Incluir respostas a solicitações anteriores é essencial.
  5. Segunda-feira de Missões. A fim de desenvolver a disciplina ou hábito de oração entre seus membros, a Igreja Presbiteriana de Fullerton, CA, envia um pedido de oração toda segunda-feira de manhã e pede a todos que reservem cinco minutos para orar com fé sobre esse tópico. Se cada um de seus aproximadamente 50 membros orar por cinco minutos, eles terão estimulado mais de quatro horas de intercessão. Isso é poderoso!
  6. Oração concentrada em tempos de crise. Uma oportunidade emocionante ou um desafio difícil para os trabalhadores globais é uma grande oportunidade de chamar suas igrejas para uma oração concentrada. Os líderes podem querer fazer disso um foco de uma semana com horários designados para orar juntos, pessoalmente ou virtualmente. Configurá-los em diferentes momentos do dia dará oportunidade para pessoas com horários variados participarem. Ou todos podem ser solicitados a parar e orar em uma determinada hora do dia ou por um determinado período de tempo (manter o tempo curto incentiva os iniciantes a participar). Um e-mail diário (ou mensagem circular de Whatsapp) para esses sete dias pode listar uma ou duas solicitações muito específicas. É essencial compartilhar atualizações e respostas, mesmo que não haja avanços; a congregação precisa saber o que aconteceu. Se a necessidade continuar, aqueles que estão segurando as cordas em “casa” devem ser instados a continuar a orar e receber atualizações regulares.
  7. Oração que orienta novos intercessores. Ao se reunirem, os intercessores experientes costumam usar uma certa linguagem na oração e oram por períodos de tempo relativamente longos. Ambos podem intimidar aqueles que estão apenas sendo apresentados à intercessão global. Experimente vários modelos de oração que ajudem a criar um contexto em que todos possam se sentir à vontade para participar, ajudando assim todo o grupo a permanecer engajado. Exemplos: (a) Use um estilo de oração conversacional em que todos oram apenas uma ou duas frases em torno de um tópico antes de passar para o próximo. (b) Escreva várias promessas de oração bíblicas no papel, depois convide as pessoas a orar uma delas de volta a Deus. (c) Toque ou cante músicas de adoração que expressem desejo de renovação espiritual e encoraje os intercessores enquanto ouvem ou cantam para pedir a Deus que essa renovação aqueça os corações de seus parceiros globais.
  8. Orações das crianças. Nunca desconsidere o poder da oração das crianças. A melhor fonte de novos intercessores de uma igreja pode ser as crianças. Desenvolva alguns grupos de oração para crianças como parte de seu programa de domingo de manhã ou durante a semana. As crianças oram com paixão e visão se o processo todo for modelado para elas. Sua sinceridade pode estimular os adultos a orar com mais fé.
Sugestões criativas de oração podem ser úteis, mas Jesus demonstrou para nós que a prática da oração deve ser ensinada pelo exemplo. Por que Seus discípulos pediram a Jesus que os ensinasse a orar? Sem dúvida, porque eles o observavam e O escutavam fazendo disso uma prioridade. Se nossas igrejas não têm intercessores, provavelmente o lugar para começar é examinar nossa própria vida de oração. Desenvolvemos novos intercessores ao convidá-los a compartilhar momentos de oração apaixonada que estão organicamente no centro de nosso próprio serviço missionário.
________________________________

Tradução de Veredas Missionárias.
Sobre a oração, você pode baixar gratuitamente o e-book Páginas de Ouro da Oração, uma verdadeira antologia teórica e prática sobre este tema central da fé cristã. Clique AQUI.


Um comentário:

Unknown disse...

Que lindas estratégias. Peço oração pra colocá-las em prática. Vou começar na minha célula. Depois vamos expandir.

Gratidão!

Que Deus o abençoe e aos parceiros globais também.

Shalom. Graça e paz!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...