segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reportagem: A VIDA DE UM MISSIONÁRIO

Enfrentando o desafio da vida na selva no estado do Pará em treinamento para uma obra missionária na África.


Miss. Timóteo Bachmann

Membros da Igreja de Filadélfia
, em Natal/RN, a família Bachmann estará enfrentando mais um desafio, além de inúmeros outros desafios por eles enfrentados em território brasileiro. Desta vez, a família Bachmann estará conhecendo de perto o povo, a cultura e a organização política do País Guiné Bissau.
Já no terceiro ano de seminário, Timóteo Bachmann conheceu sua esposa, Avanilde, dirigiu uma Igreja em Manaus e lecionou no Instituto Bíblico de Natal. Em Anápolis, numa Conferência Missionária sentiu o chamado para a obra missionária e com forte inclinação para a Guiné Bissau. Timóteo e Avanilde decidem fazer o Curso de Missiologia e Lingüística da Missão ALÉM em Brasília, quando ficam sabendo do apelo do Pr. Guineense Joaquim Correia, o qual solicitou a ajuda do casal, para treinar lingüístas, nativos que traduziriam a Bíblia para suas línguas. “Foi para mim como uma visão do varão macedônico” que Deus usou para confirmar o campo da Guiné Bissau e o ministério de tradução da Bíblia e Treinamento de Tradutores nativos”, destaca o casal Bachmann.
Timóteo com apenas quarenta dias de vida, nos braços de seus pais foi parar nas margens do barrento Rio Madeira, estado do Amazonas. Era o espírito missionário que já existia em seus pais e que aos poucos foi inspirando a vida dos Bachmanns. “Nossos pais eram missionários no socorro as famílias ribeirinhas, nos casos de doenças, acidentes, partos complicados e tratamentos dentários”, lembra Timóteo.
Essa era a forma da família Bachmann mostrar o amor de Deus na prática, de modo pessoal, também evangelizando, ensinando a palavra e treinando líderes em duas Igrejas que ajudaram a formar no estado amazonense. Alguns anos mais tarde, depois de muitas malárias, vários sobressaltos, aventuras e até ameaças de morte, o Senhor conduziu a família Bachmann para Manaus, onde seus pais deram continuidade e expandiram um novo ministério de literatura, projeção de filmes em igrejas, hospitais, quartéis e escolas, tudo isso até o ano de 1984. Foi neste período, com nove anos de idade, que Timóteo entregou sua vida para o Senhor.
No ano de 1984 Deus novamente redirecionou o ministério de seus pais, desta vez no meio radiofônico e no treinamento de comunicadores cristãos, no qual trabalham até hoje supervisionando projetos na área de Pregação do Evangelho. No ano seguinte, em 1985, determinado a servir a Deus como pastor de Igreja, Timóteo decidiu ir para o Seminário Bíblico Palavra da Vida e se preparar para o ministério. Uma vez no Seminário, cursou Bacharel em Teologia, com especialização em ministério pastoral, além de estudar todas as matérias possíveis sobre missões. Adquirindo logo em seguida, experiência através de vários estágios diferentes, dois deles com a Missão MEAP ( de Evangelismo e Assistência aos Pastores) ministrado no litoral do estado de São Paulo e do Paraná. Passando por mais outros dois em Manicoré, às margens do Rio Madeira.

Os Bachmanns na AMIDE
Em abril de 2001, a família Bachmann foi recebida como obreiros da Missão AMIDE – Associação Missionária Para Difusão do Evangelho, Avanilde conclui seu Curso de Lingüística e Missiologia pela Missão ALÉM, depois de cinco meses de estudos intensos e lutas espirituais.
Um período de muita preparação antecedeu a ida dos Bachmanns ao Guiné Bissau. À frente agora está o desafio do estágio de sobrevivência na Selva, no qual colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de Missiologia da Missão ALÉM. Estágio esse, realizado na mata do estado do Pará, de agosto a setembro de 2001, colocou à prova o espírito de aventura missionária da família Bachmann. Durante os dois meses de estágio, Timóteo, Avanilde, Agnes, Melissa e Arthur viveram próximo à uma aldeia dos índios Parakanã passando por inúmeras privações.
Um ano de orações e de intercessões por parte de vários irmãos e Igrejas de vários lugares do País, em especial das cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, cidades estas visitadas com o único objetivo de alcançar o apoio dos irmãos destes estados. “Muitas de nossas necessidades foram supridas, dentre elas, mil e quatrocentos reais para o nosso estágio de dois meses na selva e o mais importante, a retirada de nossos passaportes e visto de permanência para toda a família”, agradece Timóteo.
“A esperança e a confiança em Deus é que nos dá condições e o sustento necessário para realizarmos a Sua obra de fazer dos Felupes discípulos de Cristo, para que sirvam e O adorem de acordo com a Sua Palavra na língua deles”.
Para Timóteo a ida da família Bachmann ao Pará foi uma experiência muito proveitosa, de muito aprendizado em várias áreas, especialmente no “lapidar” que Deus precisava fazer em seu caráter através das várias situações de dificuldades, como por exemplo: aprender a cozinhar, remar, usar fogão a lenha, fazer uso de latrina, cultivar hortas, construir casas, aprender a língua nativa e coletar informações para melhor compreensão da cultura. Além de capinação e subida de ladeira para buscar água no rio. “Aprendemos também a pescar, a limpar peixe, tratar jacaré, pacas e comer carne de veado e anta. Comemos melhor que na cidade e de graça”, agradece Timóteo às providências de Deus.
Hoje, na Guiné Bissau, a família Bachmann ministra o povo Felupe, pertencente à grande família Djola. Um povo dividido em vários grupos, sendo um desses grupos, os Felupes que vivem no noroeste daquele País, perto do litoral e da fronteira com o Senegal.
Distante, em um outro continente, numa outra nação, a família Bachmann tem a oportunidade de mais uma vez ajudar um povo que apesar de idólatra, os Felupes são um povo muito hospitaleiro e simpático, carente de assistência médica, educacional e agrícola.

Centro Missionário Para Difusão do Evangelho – CEMIDE
Cx. Postal 11 – CEP 70359-970 – Telefax (061) 242-3774/443-8666
Brasília – DF.
E-mail: amide@terra.com.br timothy@bachmanns.org
Banco do Brasil – Agência: 1004-9
Poupança – 16805 - X

Visite o site da família Bachmann - http://www.freewebs.com/timoteobachmannfamily/

Fonte: Revista Candeia - http://www1.uol.com.br/bibliaworld/revistacandeia/missoes.htm

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...