terça-feira, 3 de setembro de 2013

40 mapas que explicam o mundo



Max Fisher
Os mapas podem ser uma ferramenta extremamente poderosa para a compreensão do mundo e como ele funciona, mas eles mostram apenas o que você perguntar-lhes. Por isso, quando vi um post que circula na Web intitulado " 40 mapas que eles não ensinam na escola ", pensei que poderia ser capaz de contribuir com a nossa própria coleção. Alguns deles são muito nerds, mas acho que eles não são menos fascinantes e são facilmente compreensíveis. A maioria são originais deste blog (ver a nossa cobertura de mapas completa aqui), com os outros a partir de uma variedade de fontes. Eu incluí um link para você poder ler mais sobre cada um.
1. Um mapa político do mundo, cerca de 200 d.C.
Clique para ampliar.  (Imgur)
Clique para ampliar. (Imgur)
O que é mais surpreendente: o quanto as coisas mudaram ao longo dos últimos 1.800 anos, uma grande fatia da história civilizatória da humanidade, ou quantas divisões deste mapa ainda estão conosco hoje?

2. Onde as pessoas são mais e menos acolhedoras para estrangeiros
Clique para ampliar.  (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Fórum Econômico Mundial. (Max Fisher / Washington Post)
Isso pode ser útil no planejamento de suas próximas férias, embora existam algumas grandes surpresas nos resultados .

3. Principais sistemas de escrita do mundo
Clique para ampliar.  (Wikimedia Commons)
Clique para ampliar. (Wikimedia Commons)
Este mapa é um lembrete de que as divisões e semelhanças do mundo vão muito mais longe do que as fronteiras nacionais. Ela também ajuda a contar as histórias de alguns acontecimentos importantes que ainda moldam o mundo, os ecos de que você pode ver em quase todos os mapas desta página: colonialismo europeu , as conquistas islâmicas (de língua árabe) do século 7, as expansões russas dos séculos 19 e 20, e as unificações da Índia e da China.

4. Os melhores e piores lugares para se nascer
Clique para ampliar.  Fonte dos dados: Economist Intelligence Unit.  (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte dos dados: Economist Intelligence Unit. (Max Fisher / Washington Post)

5. Mapa-múndi das principais religiões
Clique para ampliar (Pew)
Clique para ampliar (Pew)
Leia aqui sobre como o cristianismo passou a dominar grande parte do mundo e o que isso significa hoje. Leia abaixo para saber mais sobre o mundo islâmico.

6. Os países onde as pessoas são mais e menos emocionais
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Gallup (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Gallup (Max Fisher / Washington Post)
Pessoas nos países em amarelo são os menos propensos a relatar ter experiências emocionais de qualquer tipo, positivas ou negativas. Países roxos são onde as pessoas relatam experimentar a maioria dos sentimentos. Se você é surpreendido ao ver que os Estados Unidos estão entre os países mais emocionantes do mundo (mas longe de ser n º 1) ou quer saber por que algumas regiões são tão sem emoção, você pode ler tudo sobre isso aqui .

7. Mapa de um missionário europeu de África, cerca de 1908
Clique para ampliar (coleção mapa histórico de David Rumsey)
Eu tenho este que paira sobre a minha mesa, em parte por causa de seu apelo como um documento histórico, mas também como uma lembrança do legado colonial na África, que as potências europeias dividiram um século atrás, com pouco respeito pela forma como os africanos queriam realmente ser agrupados. Essas fronteiras arbitrárias ainda estão conosco hoje, em parte porque os líderes africanos concordaram em não disputá-las quando eles conquistaram a independência. As fronteiras contribuem significativamente para o conflito e instabilidade no continente , porque existem tantas diferentes comunidades forçadas a habitar juntas.

8. Onde as pessoas são mais e menos racialmente tolerantes
Clique para ampliar.  Fonte de dados: World Values ​​Survey (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: World Values ​​Survey (Max Fisher / Washington Post)
As pessoas nos países azuis são mais propensos a dizer que seria OK viver a vida ao lado de alguém de uma raça diferente. As pessoas nos países em vermelho são menos prováveis. O mapa sugere algumas grandes e potencialmente surpreendentes lições de como a raça é tratada em todo o mundo . Mas é uma imperfeita (e controversa) métrica, assim como ler estas cinco idéias de um especialista em conflitos étnicos no mapa e que ele nos diz .

9. Países com mais e menos diversidade étnica do mundo
Clique para ampliar.  Fonte dos dados: Instituto de Harvard para Pesquisa Econômica (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte dos dados: Instituto de Harvard para Pesquisa Econômica (Max Fisher / Washington Post)
Isso mostra os mais diversos países do mundo, os seus mais homogêneos e, se você olhar de perto, um lote inteiro mais .

10. Onde as pessoas se sentem mais e menos amadas
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Gallup (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Gallup (Max Fisher / Washington Post)
Países vermelhos são onde as pessoas se sentem mais amadas; países azuis são onde eles se sentem a menos amadas. Aqui está a história por trás daqueles mais tristes, os mais azuis pontos no mapa .

11. Um professor russo acha que os EUA vão dividir-se em quatro países
(Laris Karklis / Washington Post)
(Laris Karklis / Washington Post)
Professor Igor Panarin tornou-se uma pequena celebridade na Rússia , quando ele apresentou pela primeira vez sua previsão sombria para o futuro dos Estados Unidos, que foi amplamente coberto pela imprensa estatal russa e tratado como credível. Panarin disse que os Estados Unidos iriam quebrar sob pressão interna e formariam quatro países diferentes, com apenas um totalmente independente, enquanto os outros cairiam sob a influência ou controle estrangeiro. Eu o incluí aqui tanto para uma visão de como os Estados Unidos às vezes é percebido no exterior...

12. Quem ama e odeia a América
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Pew (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Pew (Max Fisher / Washington Post)
As pessoas nos países azuis são mais propensas a ver os Estados Unidos favoravelmente, as pessoas dos países em vermelho são mais propensas a vê-lo desfavoravelmente. O mapa tem algumas grandes implicações para o papel da América no mundo .

13. Como os EUA e a China são comparados em termos de popularidade mundial
Países Azul ver os EUA de forma mais favorável do que fazem a China, os países vermelhos são o inverso.  Fonte de dados: Pew (Max Fisher / The Washington Post)
Países Azul veem os EUA de forma mais favorável do que o fazem em relação à China, os países vermelhos são o inverso. Fonte de dados: Pew (Max Fisher / The Washington Post)
Este mapa é realmente uma boa notícia principalmente para os Estados Unidos. Aqui está o porquê .

14. O Passaporte 'desastroso' da China
Minha anotação de uma foto do novo passaporte da China.  (AP Photo / Ng Han Guan)
Minha anotação de uma foto do novo passaporte da China. (AP Photo / Ng Han Guan)
Às vezes, os mapas podem desencadear eventos geopolíticos ao invés de apenas refleti-los, como a China fez quando emitiu novos passaportes com este mapa. Por que a polêmica? As áreas que eu destaquei em vermelho são marcadas como chinesas no mapa, mas na verdade estão em disputa ou são administrados por outros países . Isso não ir mais além .
15. Os direitos dos homossexuais em todo o mundo
Clique para ampliar (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar (Max Fisher / Washington Post)

16. Onde as pessoas são mais e menos tolerantes com a homossexualidade
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Pew (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Pew (Max Fisher / Washington Post)

17. Línguas e dialetos da Ásia Central e Oriente Médio 
Clique para ampliar.  Cada cor representa um grupo de idiomas, com tons para cada dialeto.  (O Projeto Gulf/2000 na Universidade de Columbia)
Clique para ampliar. Cada cor representa um grupo de idiomas, com tons para cada dialeto. O Projeto Gulf/2000 na Universidade de Columbia)
A primeira coisa que este mapa mostra a você é a notável diversidade em uma das regiões mais antigas e mais célebres do mundo, do Iraque no Ocidente até a China, no Oriente e no Norte da Rússia. Há uma centena de outras histórias embutidas aqui: a expansão do Irã além dos povos de língua persa apenas, o fraturamento do Afeganistão e do Paquistão, e a diversidade realmente impressionante que lotou o Cáucaso, que inclui as regiões russas conturbadas da Chechênia e do Daguestão .

18. Onde as pessoas fumam mais (e menos) cigarros por pessoa
Anual taxas de consumo de cigarros per capita.  As fontes de dados: Fundação Mundial do Pulmão e American Cancer Society.  (Max Fisher / Washington Post)
Anual taxas de consumo de cigarros per capita. As fontes de dados: Fundação Mundial do Pulmão e American Cancer Society. (Max Fisher / Washington Post)
Leia mais aqui sobre o problema do cigarro da Rússia , que custa ao país cerca de 48.000 milhões de dólares a cada ano, e sobre as outras tendências sobre fumantes vistos no mapa.

19. A desigualdade econômica em todo o mundo
Escores mais altos de coeficiente de Gini indicam desigualdade econômica superior.  (Wikimedia Commons)
Escores mais altos de coeficiente de Gini indicam desigualdade econômica superior. (Wikimedia Commons)
Este mapa mostra o coeficiente de Gini de cada país, que mede a desigualdade econômica. Os países em vermelho são as mais desiguais sob a métrica e os países verdes são o mais próximos de igualdade econômica em todo o país. Mais aqui .

20. Como os EUA se comparam ao mundo em desigualdade econômica
Clique para ampliar.  Países azuis são mais iguais do que os EUA, os países vermelhos são mais desigual.  (Max Fisher)
Clique para ampliar. (Max Fisher)
Países azuis são mais iguais do que os EUA, os países vermelhos são menos iguais. Este mapa dá-lhe um sentido de quão grave é a desigualdade econômica nos Estados Unidos, muito maior do que em qualquer outro país desenvolvido, e a maioria dos países em desenvolvimento também.

21. Rendimento das culturas globais estão estagnados
Um dos quatro mapas mostrando as mudanças projetadas em grandes colheitas.  (Universidade de Michigan)
Um dos quatro mapas mostrando as mudanças projetadas em grandes colheitas. (Universidade de Minnesota)
Um estudo da Universidade de Minnesota, recentemente publicado na revista científica Nature descobriu que uma parcela significativa das regiões de cultivo do mundo estão vendo estagnar o crescimento, avanço lento ou mesmo o colapso. Eles publicaram três outros mapas, ver os outros e por isso eles acham que é tão importante para "soar o alerta" aqui.

22. Os países melhores e piores para ser mãe
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Save the Children.  (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Save the Children. (Max Fisher / Washington Post)
Uma ONG internacional projetou uma fórmula complexa para indicar quais os países que são melhores ou piores para as mães. Clique aqui para ver quais são as suas medidas de fórmulas e ler sobre as implicações do estudo para as mães em todo o mundo .

23. Como a al-Qaeda está mudando
(The Washington Post)
(The Washington Post)

24. Mais da metade da humanidade vive dentro deste círculo
(Imgur)
(Imgur)

25. Sistemas jurídicos do mundo
Sistemas jurídicos do mundo.  Clique para ampliar.  (Wikimedia Commons)
Clique para ampliar. (Wikimedia Commons)
Uma razão para eu achar este mapa fascinante é a mostra de como o colonialismo britânico levou o sistema legal inglês "common law" (direito comum) - uma vez quase único no mundo - a já espalhar-se agora em todos os continentes. Você também pode ver que a lei religiosa é exclusiva para os países islâmicos  e que o direito consuetudinário, uma vez quase global, é agora quase extinto.

26. Quão longe foguetes do Hamas podem chegar em Israel
Ver GazaMissiles em um mapa maior

Isso ajuda a clarear por que Israel está tão preocupado com o Hamas, grupo militante islâmico baseado em Gaza, e em particular sobre o seu acesso aos foguetes de fabricação iraniana Fajr-5 . Esses são os únicos que podem chegar à região amarelo-claro.

27. Alcance dos mísseis da Coréia do Norte
(Voz da América)
(Voz da América)
Coreia do Norte faz alarde de  seu programa de mísseis como uma ameaça terrível e imediata para os Estados Unidos, mas, como este mapa mostra, que a retórica ultrapassa a capacidade real .

28. A pobreza infantil no mundo desenvolvido
Clique para ampliar.  Fonte de dados: UNICEF.  (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: UNICEF. (Max Fisher / Washington Post)
Os Estados Unidos ocupam a posição 34 de 35 países do mundo desenvolvido pelas taxas de pobreza infantil, acima apenas Romênia. Os Estados Unidos não fazem muito melhor no bem-estar infantil geral .

29. As aldeias de câncer da China
Locais das comunidades onde as taxas de câncer dispararam recentemente.  (Global Times via Weibo)
Locais das comunidades onde as taxas de câncer dispararam recentemente. (Global Times via Weibo)
O problema da China com "vilas de câncer", ou comunidades onde as taxas de câncer são crescentes, o que pensa-se ser devido ao rápido agravamento da poluição, tornaram-se um problema tão grande que até mesmo comunistas do Partido  sentiram-se obrigados a compartilhar este mapa em mídias sociais chinesas .

30. O que os europeus pensam sobre a União Europeia
Fonte dos dados: Eurobarómetro.  (Max Fisher / Washington Post)
Fonte dos dados: Eurobarómetro. (Max Fisher / Washington Post)
A crise econômica da Europa não é nenhum segredo, mas como as pessoas dentro da União Européia sentem sobre a sua grande experiência coletiva pode muito. Este mapa é uma indicação muito esclarecedora sobre quem a UE tem ajudado, a quem ela prejudicou e que pensam que não deveria contar como realmente Europeia (leia-se: o Reino Unido).

31. Conheça 26 monarquias restantes do mundo
(Max Fisher e Caitlin Dewey / Washington Post)
(Max Fisher e Caitlin Dewey / Washington Post)
Existem apenas duas dezenas , e apenas 11 delas estão realmente ainda está no comando, mas todas tem uma história para contar. Leia uma mini-biografia de cada um aqui .

32. A diversidade do Levante
Clique para ampliar.  Cada cor representa um grupo de idiomas, com tons para cada dialeto.  (<A href =
Este mapa colorido mostra os diferentes grupos étnicos da Síria, Líbano, Jordânia e Israel. Há uma enorme quantidade de história embalado para este canto do mundo - e talvez algumas das mais profundas animosidades étnicas e religiosas em todo o mundo.

33. As potências nucleares, após a Guerra Fria
Clique para ampliar.  (Direito Internacional e Instituto de Política)
Clique para ampliar. (Direito Internacional e Instituto de Política)
A Guerra Fria pode ter terminado, mas suas milhares de ogivas nucleares ainda estão por aí - e muitas vezes ainda divididas ao longo das mesmas linhas. Este mapa mostra em azul os "estados guarda-chuva" russos, que estão formalmente sob a proteção das armas nucleares russas, e em laranja os "guarda-chuvas" protegidos por os EUA / OTAN. As outras cinco potências nucleares - Israel, Paquistão, Índia, China e Coréia do Norte - estão em cinza.

34. Como as pessoas pensam que suas economias estão se portando
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Gallup (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Gallup (Max Fisher / Washington Post)
As pessoas nos países em vermelho são pessimistas sobre a economia de seu país, as pessoas nos países em azul são mais otimistas. Com um punhado de exceções (tosse, tosse, China), os economistas parecem concordar .

35. Um mapa parcial de anomalias geopolíticas
Revisto-map-of-Geopolítica-Anomalias
Cada um desses marcadores vermelhos descaradamente indica algum fenômeno incomum ou original - por exemplo, a Abkházia, o "mal reconhecido estado fantoche" apenas entre a Rússia e a Geórgia. (Leia mais sobre Abkházia e outros países ainda-não-reais aqui .) Meus favoritos podem ser os vários territórios franceses ultramarinos, como a Guiana Francesa, que são simplesmente e precisamente rotulados como "França".

36. Onde os ateus vivem
Clique para ampliar.  Fonte de dados: WIN / Gallup International enquete.  (Max Fisher e Caitlin Dewey / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: WIN / Gallup International enquete. (Max Fisher e Caitlin Dewey / Washington Post)
Abundância de impiedade na China, Japão e alguns países europeus, talvez sem surpresa. Mas há muito mais ateus em lugares como a Arábia Saudita do que você imagina , apesar do fato de que ele é considerado um crime grave por lá.

37. O que o mundo muçulmano acredita, parte 1: a democracia
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Pew.  (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Pew. (Max Fisher / Washington Post)
O primeiro dos três mapas a partir de um amplo estudo sobre as atitudes e pontos de vista no mundo muçulmano ( relatório completo aqui ) mostra que a maioria dos muçulmanos em geral apoia a democracia, com algumas exceções.

38. O que o mundo muçulmano acredita, parte 2: o conflito religioso
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Pew.  (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Pew. (Max Fisher / Washington Post)
Partes significativas de praticamente todas as grandes populações muçulmanas se preocupam com os conflitos religiosos (há uma opinião generalizada em muitos países de maioria muçulmana de que a religião está sob o cerco do mundo exterior). Essa parte é mais da metade em quatro países: Tunísia, Paquistão, Nigéria e Níger.

39. O que o mundo muçulmano acredita, parte 3: assassinatos de honra
Clique para ampliar.  Fonte de dados: Pew.  (Max Fisher / Washington Post)
Clique para ampliar. Fonte de dados: Pew. (Max Fisher / Washington Post)
A cor vermelha indica os países onde a maioria dos muçulmanos entrevistados acreditam que "crimes de honra" - a prática de matar alguém, normalmente um membro da sua própria família, por ter feito sexo fora do casamento - por vezes, são justificadas. Azul indica os países onde a maioria dos muçulmanos entrevistados acreditam que nunca é justificada.

40. O mundo visto do espaço, ao longo de 12 meses time-lapse
Esta imagem em movimento da NASA, registrada por satélite durante um ano inteiro, como parte de seu projeto de mármore azul , mostra o fluxo e refluxo das estações e vegetação. Ambos são fatores absolutamente cruciais em todas as facetas da existência humana - tão crucial que mal sequer pensar sobre eles. É também um lembrete de que a Terra é, apesar de todas as suas divisões políticas, sociais e religiosas, ainda unificada pelos fenômenos naturais que fazem tudo ser possível.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...