quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Para se preparar para o evangelismo, coloque sua máscara de oxigênio

Por Megan Hill
"Proteja sua própria máscara de oxigênio antes de ajudar os outros passageiros."
Esta instrução é familiar para quem viajou em um avião comercial nos últimos anos. Em caso de emergência ("uma perda súbita de pressão da cabine"), somos informados de que uma máscara de oxigênio desceria do teto da aeronave para cada pessoa.
Naturalmente, em um momento tão assustador, os pais tentam levar instintivamente o ar primeiro a seus filhos; maridos e esposas querem ter certeza de que seus cônjuges amados podem respirar, e os filhos adultos vão se concentrar em preservar a vida dos pais idosos ao lado deles. Tal altruísmo pode ser instintivo, mas não é prudente, alertam as companhias aéreas.
Um passageiro que está sufocando a si mesmo não está em posição de resgatar outros. Se ele desmaiar por falta de oxigênio, nem ele nem seus companheiros de assento irão sobreviver.
Em nossos esforços de evangelização, devemos seguir o conselho dos comissários de bordo. Estamos em uma situação de emergência: ao nosso redor, as pessoas fingem respirar espiritualmente. Mas para ajudá-las melhor, precisamos ter nossa própria oferta firmemente fixada.
Quase 2.000 anos antes do advento das viagens aéreas comerciais, o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo com estas palavras: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1 Timóteo 4:16). Se você quiser trabalhar efetivamente para Cristo, primeiro certifique-se de ter a máscara de oxigênio da sua própria alma.
O oxigênio que nutre e alimenta nosso evangelismo é composto em grande parte por quatro coisas.
1. Conhecendo a Cristo
Como evangelistas, nosso primeiro e mais essencial recurso não é algo que possamos assegurar para nós mesmos. Em vez disso, alguém o assegurou por nós. Enquanto ainda éramos pecadores, quando éramos inimigos e alheios a Deus, enquanto estávamos distantes, perdidos, cegos, ignorantes e mortos, Cristo morreu por nós.
E conhecer esse Cristo, amá-lo, adorá-lo, meditar nele, desfrutá-lo e tornar-se mais semelhante a ele é o principal recurso que todo evangelista deve ter.
Você pode ter conhecido a Cristo quando era obviamente rebelde ou quando era aparentemente honesto. Você pode ter encontrado Cristo em um culto de adoração lotado ou na solidão de seu próprio quarto. Você pode tê-lo conhecido repentina e inesperadamente, ou como a resposta inevitável para suas perguntas persistentes. Mas em algum lugar ao longo do caminho, você conheceu Jesus. E não tem sido o mesmo desde então.
É por causa de nossa própria experiência com Cristo que convidamos outros a conhecê-lo também. Como Filipe, Cristo nos encontrou, e é por isso que nos apressamos em encontrar outros (João 1:45). Como a mulher no poço, ouvimos a voz de Jesus e é por isso que falamos com os outros (João 4:29). Como Paulo, afirmamos: "Eu sei em quem tenho crido" (2 Timóteo 1:12), e como Pedro e João, insistimos: "Não podemos parar de dizer o que vimos e ouvimos" (Atos 4:20).
Conhecemos a Cristo em nossa experiência e conhecemos a Cristo por meio de sua Palavra. Um profundo conhecimento de Cristo nas Escrituras nos capacita a responder às perguntas e objeções de nossos vizinhos. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, totalmente preparado para toda boa obra." (2 Tim 3: 16-17)
2. A Oração
O segundo recurso do coração do evangelista é a oração. Embora não tenham nada de especial, nossas orações são uma arma espiritual em uma guerra espiritual (Ef 6: 10-20), que Deus usa para cumprir tanto o julgamento (Apocalipse 8: 3-5) como a salvação (2 Coríntios. 1:11). E através das orações de seu povo, Deus envia os obreiros do evangelho ao seu abundante campo de colheita (Mateus 9: 37-38).
A oração humilha nossos corações, molda nossos desejos, estimula nossa obediência e invoca a misericórdia de um Deus que se deleita em salvar os pecadores. Para o trabalho de evangelismo, não temos melhor ferramenta.
A oração de todo evangelista é um ato de dependência de Deus. Sabemos que alguém pode plantar sementes do Evangelho e outro pode regar fielmente com a água do Evangelho, mas é Deus quem faz a semente crescer nas almas (1 Cor 3: 6-7).
De joelhos, reconhecemos nossa própria fraqueza e pedimos ao soberano Deus que trabalhe em nossos corações e nos corações de nossos vizinhos. Quando oramos fielmente para que nossos vizinhos venham a Cristo e sejam salvos, nossos corações, naturalmente indiferentes, são continuamente movidos pela compaixão por suas almas.
3. Santidade
O próximo recurso que os evangelistas precisam é uma vida de santidade pessoal. A Bíblia exorta todos os crentes: "Como quem te chama é santo, você também será santo em toda a sua conduta" (1 Pedro 1:15).
Nossos atos diários de obediência podem ser usados ​​pelo Senhor para despertar a fé em nossos vizinhos. Como seu carro sai da garagem todos os domingos de manhã a caminho da igreja, isso reforça a existência de um Deus invisível para seus vizinhos vigilantes. Ao falar gentilmente com seus filhos no playground, demonstre o poder do Espírito para as outras mães. Quando você se recusa a participar das fofocas do escritório, você dá honra a Cristo no banheiro. Mesmo em sua resposta ao seu próprio pecado, admitindo o mal e pedindo perdão, você testifica a verdade do evangelho que proclama.
Infelizmente, o oposto também é verdadeiro. Se não somos gentis com aqueles que nos rodeiam, se descartamos as necessidades dos outros e falamos asperamente com membros da nossa família, se estamos mais vezes no estádio do que na igreja aos domingos, se ignorarmos o nosso pecado e nós não nos arrependemos, comunicamos aos nossos vizinhos que Deus não é importante e que Seu Espírito é impotente. Como Al Mohle explica: "Não devemos esperar que o evangelho tenha credibilidade se não nos assemelharmos às pessoas do evangelho".
4. Compromisso com uma igreja
O compromisso com a igreja local é também um dos seus recursos vitais como evangelista. Na igreja, você mesmo é discipulado. Você se junta ao povo de Deus para receber sua Palavra, oferecer adoração, usar seus dons para sua glória e servir seus santos. As duas habilidades que ele mais precisa: lidar corretamente com a Palavra de Deus e falar facilmente com os outros, são modeladas, encorajadas e praticadas na igreja.
Além disso, ao convidar alguém para a igreja você está convidando-o a ouvir o evangelho proclamado com poder e ver o Evangelho vivido na vida de um grupo diversificado de pessoas. Obedecendo aos mandamentos de Deus no contexto da igreja, damos testemunho do poder do Espírito para transformar todos os tipos de pessoas em uma comunidade santa, e convidamos nossos vizinhos a se juntarem a nós.
Toda a vida de fé prepara e constrange ao evangelismo. Essas coisas não são particularmente notáveis ​​e certamente não são novas. No entanto, eles são o suprimento espiritual que Deus dá para equipar os evangelistas para sua tarefa espiritual.
Megan Hill, esposa do pastor, mora em Massachusetts e é editora da The Gospel Coalition.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...