sexta-feira, 19 de julho de 2019

Missão... Ide... ou Indo? Formas de cumprir a Missão



Gilberto C. Weber

Um rapaz muito tímido participou de um retiro de jovens e tomou a decisão de ser um cristão autêntico. Porém, não conseguia falar da sua fé para ninguém. Sentia medo e vergonha. Numa conversa com o pastor, recebeu a orientação de que, no caso dele, talvez fosse possível ser cristão "sem falar de Cristo". Mas que deveria falar com Deus sobre isso. Então ao chegar em casa, foi para o quarto orar. Ao descer para a janta, sentindo uma profunda paz comentou com sua família. "Vocês não vão acreditar, mas seguir a Cristo é tão maravilhoso que eu não preciso nem falar dEle para ninguém". Os familiares começaram a rir, pois ele não percebeu que já estava falando de Cristo.
Há muitos textos que desafiam os cristãos para a evangelização. Livros, tratados missiológicos, estratégias, modelos, iniciativas, etc. Mas se olharmos para as Escrituras, para Jesus, para os apóstolos, percebemos que a missão acontece de maneira natural. Meu professor de grego na Escola Superior de Teologia insistia em dizer que Mateus 28.19 deveria ser traduzido: “Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações...”. Esta pequena mudança no verbo "ir" apazigua o coração do cristão. Não precisamos arrumar uma missão em algum lugar especial neste planeta, mas todos os espaços tornam-se oportunidades para o testemunho. Indo para o trabalho, indo para a escola, indo viajar, indo a negócios, indo jantar,... com as pessoas que eu encontrar no caminho, posso dar testemunho com palavras e ações.
Creio que nós cristãos precisamos ouvir as palavras de Cristo: Porque sois tímidos homens de pequena fé..." (Mateus 8.26). Temos uma boa teologia, mas deixamo-la presa em nossas comunidades e compartilhamos muito pouco este tesouro do viver pela fé e pela graça de Deus.
Por isso, gostaria de deixar algumas ideias, experiências, para que, a partir de nossa personalidade e de nossos dons, possamos espalhar a boa notícia do Evangelho.
1 — Ministério da Hospitalidade: Estar atento aos visitantes na Igreja, bem como novos moradores da cidade (bairro). Visitá-los levando um bolo, algumas flores e se dispondo a ajudar em qualquer necessidade.
2 — Ministério com folhetos: Levar sempre no bolso ou no carro folhetos evangelísticos. Aproveitar as rotinas do dia a dia para deixar uma mensagem (frentista do posto, caixa do banco, mercado, cabeleireiro, açougueiro, garçom, cobrador de ônibus, carteiro, etc.).
3 — Ministério de visitas aos doentes: Visitar os doentes nos hospitais, ou em seus lares, preocupando-se com ele, entregando uma mensagem, orando pelos enfermos, etc.
4 — Ministério com idosos: Cultivar amizade com pessoas idosas, oferecendo companhia, diversão (jogos, brincadeiras) e em meio às conversas aproveitar para dar testemunho, lera Bíblia e orar.
5 — Ministério com crianças: Promover atrações com esportes, brinquedos, piqueniques, com o objetivo de ganhar a simpatia das crianças. Ex. Escolinhas de futebol onde as crianças se reúnem no ginásio, alguém conta uma história bíblica e um professor de educação física desenvolve o treinamento. É possível parcerias com prefeituras e outras entidades, sem querer ser proselitista, mas compartilhar os valores da fé e do amor.
6 — Ministério de Música: Oferecer atilas de música (violão, bateria, piano, etc...) e, prepará-Los para apresentar um hino na igreja, num recitai, etc. 7- Ministério de Apoio a estudantes: Pessoas com a missão de tornar a educação possível a estudantes, principalmente para aqueles que estão longe de casa. Ser uma família espiritual que se importa com eles. Oferecer atilas de reforço escolar na Igreja.
8 — Ministério de visitas às Pessoas enlutadas: Ser um visitador e apoiador daqueles que perderam alguém querido. Levar o conforto da amizade.
9 — Ministério com alcoólatras e pessoas em recuperação: Criar espaços na Igreja onde se torna possível desenvolver atividades com pessoas que estão tentando largar os vícios. Pequenos grupos de comunhão, coral de ex-alcoólatras, encontro de famílias com problemas de dependência química, etc.
10 — Ministério de Teatros: Organizar grupos de teatros com mensagens especiais para famílias, jovens e crianças. Existem inúmeras oportunidades de apresentar teatros em escolas, asilos, clubes de mães, etc. Treinar palhaços para apresentarem peças e esquetes engraçadas, mas que tenham ensinamentos significativos para a fé.
11 — Ministério de apoio a famílias que possuem pessoas com deficiência: Geralmente famílias com pessoas com deficiências ficam isoladas e vivem em função delas. Oferecer ajuda e até se propor a cuidar delas para que a família possa sair, participar de um retiro, etc.
12 — Ministério de doação de alimentos: promover arrecadação de alimentos para famílias carentes. Oferecer refeições semanais para famílias carentes em bairros pobres, sendo antes acompanhado de meditações e hinos de louvor.
13 — Ministério de Aconselhamento: Oferecer espaço para aconselhamento sem custos. Estabelecer uma rede de contato com pastores, advogados e psicólogos cristãos ligados à igreja, com o objetivo de ajudar pessoas a resolver seus problemas.
14 — Ministério com singulares: Fomentar grupos com solteiros, divorciados, viúvos, pais e mães solteiras, promovendo novas amizades e novos horizontes.
15 — Ministério com esportes: Organizar eventos esportivos onde possa haver espaços para reflexão. Por exemplo: Futebol que começa com Leitura bíblica e oração. Caminhadas aonde um grupo vai caminhando e, em pontos estratégicos, alguém traz uma meditação, desenvolvendo simultaneamente o aspecto físico e espiritual.
16 — Café com atrações: Em alguns países, cristãos estão inaugurando cafeterias (lanchonetes) onde é possível fazer uma refeição ou lanche, ouvindo hinos de adoração, mensagens e breves testemunhos. Dispõem de uma estante de livretos para as mais diversas situações. Também jantares e almoços que a comunidade geralmente promove para arrecadar fundos podem ser transformados em locais de testemunho. Uma senhora que frequentava os chás da OASE de Porto Alegre comentou: “Eu tomo chá em muitos lugares, mas aqui é o único lugar em que eu tomo chá e ouço uma Palavra de fé”.
17 — Ministério de Acampamentos: Organizar equipes que desenvolvam acampamentos de férias com atividades lúdicas e espirituais, etc. Nas cidades grandes, muitos pais não sabem o que fazer com os filhos nas férias.
18 — Pequenos grupos: Organizar pequenos grupos por proximidade, onde as pessoas cantam, meditam, oram, dialogam e comem juntos um lanche. Excelente para criar vínculos de comunhão.
19 — Discipulado: É o método de evangelismo onde você desafia uma pessoa a tirar uma hora por semana para estudara Bíblia com ela por um período de no mínimo um ano. Isto demanda intimidade, o discipulador se torna o pastor e conselheiro daquela pessoa. Significa tirar tempo para pescar, passear, visitar e andar ao lado numa relação de pai e filho, mestre e discípulo. O objetivo é apresentar Jesus com o estudo da Palavra e com o testemunho devida.
20 — Ministério de dar Presentes: É uma forma de você fazer chegar até a casa das pessoas a Palavra de Deus. Por isso é importante presentear os amigos, parentes em seus aniversários com materiais evangélicos. Hoje existem bons devocionários, livros e cd's que podem fazer parte da cesta de natal de muitas empresas. Já pensou substituir a champanhe, ou o vinho por uma Bíblia, um Castelo Forte ou um cd com hinos? Há ainda muitas outras possibilidades, mas gostaria que você não esperasse que a sua comunidade diga o que fazer. Você possui dons que vão lhe ajudar a Levar a mensagem do evangelho adiante. Enquanto você não colocar em prática estes dons, tenho certeza de que estará deixando de experimentar a alegria de trazer alguém para o convívio da fé cristã. Teria muitos exemplos de pessoas que estavam para se suicidar, mas com um pequeno ato de bondade foram convidadas a se envolverem na comunidade e ali encontraram o sentido para suas vidas.
Então, indo pelo caminho..., façamos como o Apóstolo Paulo: "Fiz-me tudo para com todos, com o fim de todos os modos, salvar alguns"(1 Coríntios 9.22).
Que Deus nos ajude!

O autor é Pastor da IECLB em Luzema/SC

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...