quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Retrospectiva Editorial 2020 - (Re)veja e baixe os livros e recursos que publicamos

 


Olá meus amados leitores e leitoras. Como já é tradicional desde 2012 (com um e outro hiato), a cada final de ano costumo fazer uma "retrospectiva editorial", na qual elenco as publicações e projetos realizados durante o ano.

É uma forma de manter um memorial do trabalho (duro, acredite. Quanto ao solitário, isso não é bem um problema) realizado, e divulgar aos leitores materiais que eles possam ter 'perdido'. Vamos lá?

Atenção: Clicando sobre os títulos você será remetido diretamente ao arquivo para download, ou à visualização do material/texto em questão.

Ilustrações Missionárias – 777 Ilustrações sobre mordomia cristã e as obras de evangelização e missõesIlustrações de incentivo ao serviço dos santos: Em torno deste eixo principal se desenvolve esta seleta cujo trabalho se iniciou ainda em 2019 ou mesmo antes, e que, em suas quase 500 páginas, reúne uma imensidão de textos edificantes e úteis. Foi publicada em fins de janeiro.



Em abril meio que inovei ao preparar um jogo virtual de quiz (perguntas e respostas) bastante divertido, instrutivo, e que me deu também muito trabalho. O Quiz Missionário História de Missões (clique no título e jogue agora!) foi disponibilizado na plataforma Kahoot!, reunindo nada menos que cinquenta questões sobre a história do movimento missionário brasileiro e mundial. Algum tempo depois, aproveitei o material redigido para o quiz e preparei mais uma edição (a sétima) da revista Passatempos Missionáriostrazendo (ou democratizando) o recurso para o nível do impresso.


Coleção 100 Frases é uma coleção especialíssima formada por e-books breves, cujo formato é otimizado para a leitura por celular, e que compila a cada volume 100 frases de grandes nomes do cristianismo. Cada livro conta, ao seu final, com um texto evangelístico - pois mais do que edificar e informar, este é o objetivo maior da coleção. Em 2020, a coleção (iniciada em 2018 com três volumes) ganhou mais quatro membros, em publicação sucessiva a partir de maio: Blaise PascalG. K. ChestertonAgostinho de Hipona e ainda o volume As 100 Mais Belas Frases sobre o Perdão. A coleção não se esgotou, e talvez em 2021 ela ganhe um ou dois novos volumes, embora eu evite este tipo de previsão.


Ao Anjo da Igreja, Declama: Poemas aos Pastores de DeusEsta pequenina seleta publicada em junho reúne poemas que falam sobre ele, o guardião dos rebanhos. A maioria dos textos, por sinal, foram escritos por pastores-poetas (como o foi Davi), outros por membros vários do Corpo de Cristo. Eles prestam-se à leitura particular e também a celebrações, tais como o Dia do Pastor, efeméride em que honramos aqueles que à honra fazem jus (Rm 13.7).


Separatas a Esmo - Em junho, ganhou vida uma nova publicação, composta de volumes pequeníssimos, até simplórios em seu minimalismo, tratando com insuspeita profundidade (ou, vá lá, alguma desavergonhada pop-superficialidade) de um tema específico a cada edição, repercutindo as vozes de celebrados ou desconhecidos interlocutores. Mais que um projeto, é uma desculpa editorial para as libertinagens de seu editor.  Os volumes publicados são: Para que serve a imprensa, afinal?, e Piadas e Anedotas Geográficas.


Poesia Evangélica em Literatura de Cordel – Uma antologiaMais que um simples estilo literário popular, o cordel é uma riqueza cultural ímpar de nossa nação. E digo nação e não apenas Nordeste, pois a sagacidade, a criatividade, a alegria e o humor do cordel têm atingido todas as regiões do Brasil, levado num primeiro momento pela mão de bravos migrantes, e depois ganhando vida própria em contextos e pelas mãos de atores não nordestinos.  Dentro desta perspectiva, finalmente veio à luz (em julho) esta antologia que eu estava 'devendo' já há alguns anos. O resultado foi fabuloso, com o livro contemplando grandes nomes e obtendo uma significativa repercussão.


Na Mesa Entre Irmãos – Receitas culinárias para uso emeventos missionários. Em algumas igrejas é comum a realização de feirinhas missionárias, com barraquinhas de comida cuja renda é revertida para missões. Outras igrejas realizam festivais de sorvete ou pizza, e almoços ou jantares missionários, apresentando por vezes comidas típicas de diversos países. Para auxiliar esses irmãos, aqui buscamos coligir 15 receitas típicas de diversos países “especiais”. Tomamos por base os respectivamente 15 países onde é maior a perseguição aos cristãos, conforme apurado anualmente pela Missão Portas Abertas (que lista os 50 países onde é maior a perseguição). O e-book foi publicado em outubro.

Assim como o livro abaixo (Frases de Lutero), este era um projeto antigo, que poderia ter saído em anos anteriores, mas foi colocado em outra posição na lista de prioridades. Neste ano, chegou finalmente a sua vez. 


365 Frases de Martinho Lutero + As 95 Teses. Este breve e-book, em sua humildade, simplicidade e gratuidade, veio somar-se (em outubro) ao volume de realizações em comemoração ao 503º aniversário da Reforma Protestante. E proporcionar a todos um singelo aprofundamento no pensamento daquele que, apoiado nos ombros de gigantes, verdadeiramente deflagrou a Reforma ensaiada por muitos, dos quais diversos pagaram a ousadia com sua própria vida. 


Celebrando as Escrituras - Uma coletânea de recursos paravivermos e celebrarmos a Bíblia Sagrada. Este livro gratuito é um verdadeiro baú de recursos para melhor pensarmos, vivermos e celebrarmos as Sagradas Escrituras. Reunimos aqui poemas, frases, peças teatrais e jograis, dinâmicas, esboços de pregações/estudos bíblicos, e ainda diversos planos de leitura para ajudar a você e sua família, igreja e comunidade na jornada por uma leitura e uma vivência proveitosas da Palavra de Deus.

Este último livro do ano (publicado em fins de novembro) foi também o maior, e não apenas de 2020, mas a maior antologia (510 páginas) que já organizei até aqui.


PRODUÇÃO AUTORAL

Neste ano em que todos fomos surpreendidos e golpeados, em maior ou menor grau, pela pandemia, me vi na condição de trabalhador em home office. O processo, por um lado, foi desgastante, mas a possibilidade de economizar tempo, principalmente na locomoção aos locais de trabalho, me ajudou a produzir mais, e também a dedicar-me a algo que fazia tempo não dava atenção: Minha própria produção literária. Explico: Neste ano voltei a me corresponder com editores e publicações literárias as mais variadas. O resultado foi bastante positivo, tendo textos publicados em diversos periódicos e sites.


No Jornal Daki, um jornal emergente justamente daqui de São Gonçalo (saiba: somos o 16º mais populoso município pátrio), dei prosseguimento no trabalho em minha coluna, veiculando artigos, crônicas e contos. Iniciei como colunista em fins de 2019, a convite do editor, o combativo Helcio Albano, a quem agradeço a confiança e a oportunidade de falar para um público que me era um pouco alheio, qual seja, o meu próprio povo. E também por poder, mesmo que aos trancos e barrancos, exercitar a escrita regular, algo de que sempre me acreditei incapaz...


Falando em artigos, muito por experimentalismo resolvi me aventurar num mundo diferente: Escrevi alguns artigos/resenhas sobre jogos de videogame antigos, os chamados retrogames. Publicados em meu blog pessoal e de descontrações, o Azul Caudal, um deles acabou numa revista (impressa e virtual): Muito Além dos Videogames, editada pelo pastor e entusiasta retrogamer Luis Miguel Gianelli.


Alguns poemas que comporão meu novo livro acabaram publicados por aí. O poema Carta ao Café foi publicado no significativo Jornal RelevO, em sua edição de abril.

Outro veículo magnífico, a Revista D'Arte Londrina (# 08), publicou minha Carta ao Livro de Bolso.

O site Escrita Cafeína também nos honrou com a publicação dos poemas Carta à Árvore e... um outro texto de que agora não me recordo. 

A revista/fanzine Suplemento Acre (#19) publicou uma outra das cartas, desta vez a Carta ao Amigo.

O poema Retorno à Praia de Itaipu ou ao Monte Meru foi publicado numa revista acadêmica, a Ensaios de Geografia (v. 6, n.11), editada pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

A crônica Cinemateca de Quarentena, uma ácida e diferenciada resenha de filmes (outro gênero em que fui me imiscuir, mas confesso que a contragosto), originalmente veiculada em minha coluna no Jornal Daki, foi publicada também pelo site Poeira Literária.

A revista Ligeiro Guarani (v. 03, n. 03) deu espaço a um conto breve e mais antigo, Sahhir, o Perscrutador, encontra-se com Deus (que já havia sido publicado antes na renomada revista Philos, se não me engano).

Revista LiteraLivre (v. 04, n. 21) também publicou um texto mais antigo (de que gosto muito) e já publicado na mesma e excelente revista Philos: A segunda vida de Gregor Samsa.

A revista Brasil Nikkei Bungaku (n# 64), focada em cultura nipo-brasileira, publicou meu conto A Solução Final, cuja trama transcorre no Japão de alguns dias no futuro.

Espero não ter me esquecido de ninguém. De toda forma, com todo esse intercâmbio relembrei meus inícios nas letras, já aos 17, 18 anos me correspondendo com revistas e fanzines, e logo me tornando também um fanzineiro. Foi neste meio que aprendi o ofício de editor, dentre tantas outras coisas.


E 2021?

Não gosto de fazer previsões editoriais: Ao longo dos anos, percebi que os caminhos sempre se bifurcam e tendem à outra direção do que o antes planejado. Este ano mesmo, acreditei que teria menos tempo e seriam muito poucos os livros, mas me enganei redonda - ou quadradamente.

De toda forma, muitas das grandes antologias cristãs que eu poderia conceber já foram, pela graça de Deus, trabalhadas e publicadas. São missões concluídas, flechas disparadas e cada qual seguirá seu caminho instrumental, em mãos que só Deus conhece. Assim, é provável que o número de GRANDES antologias de interesse especificamente cristão decaia ou entre num hiato - embora uma pequena antologia sobre o problema do alcoolismo deva sair já em janeiro. Há antologias menores em gestação, de interesse geral, poéticas e de frases, e nas quais trabalho sem nenhuma pressa. Não sei se alguma delas verá a luz ainda em 2021.

O principal em relação a 2021 será a minha retomada da publicação de livros autorais. Um livro de poemas quase todos inéditos, bem como um livro de crônicas de humor baseadas em minha movimentada infância (uma divertida e parcial autobiografia, digamos assim) estão praticamente prontos e serão publicados, espero que antes de meados do ano. Para além disso, planejo fazer novas (pequenas) impressões de meus livros Poemas da Guerra de Inverno (2012) e RODORISOS - Histórias hilariantes do dia-a-dia dos rodoviários (2017). São livros profundamente díspares, mas que obtiveram uma ótima aceitação e dos quais eu não possuo mais exemplares. 

Talvez algo mais se apresente, em termos autorais, ainda em 2021. Tudo está nas mãos do timoneiro de tudo, Jesus-o-Amigo. Sigamos em frente!

Encerro repetindo o trecho final da retrospectiva de 2019:

Rogo a você que nos ofereça o que sempre roguei desde o início: suas orações. São elas que nos mantém em pé e trabalhando. Ore por minha família: nossas vidas materiais e espirituais, ministério, profissão, e os novos projetos em serviço e para a edificação da Igreja, e pela conquista de almas.

Ao Senhor seja dada toda a glória.

Sammis Reachers

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...