segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Missões: Quem enche o nosso coração?



Pr. Antonio Mendes Gonçales

Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?” Atos 5.3.

Ananias e Safira protagonizaram o primeiro caso de mentira contra Deus na igreja primitiva. Depois da atitude de amor e desprendimento de Barnabé, surge o casal “manchando” a história da igreja com um comportamento vaidoso e egoísta, valorizando o material em detrimento ao espiritual.

Nesses dois comportamentos antagônicos Deus nos mostra que existem “Igrejas Barnabés” e também “Igrejas Ananias e Safiras”. No que concerne à falta de liberalidade no dar, parece-me que os “Ananias e as Safiras” estão na frente. Olhando para a lista de igrejas que contribuem para as nossas duas agências missionárias, fica claro que se todas as igrejas engajassem o espírito missionário, provavelmente dobraríamos o número de missionários, tanto no Brasil quanto no mundo.

A pergunta de Pedro a Ananias deixa claro que o homem permite que o Diabo encha seu coração. Encha seu coração de críticas para justificar seu amor ao dinheiro e descaso para com a obra missionária. Quando ele não permite que seu coração seja cheio de mentiras, vaidades e egoísmos, ele passa a encarar com responsabilidade, principalmente a obra missionária.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”. 1 Co 10.13. A clareza do texto é mais do que evidente. Senão vejamos:

1. A tentação é uma realidade;

2. Deus não permite que sejamos tentados além do que podemos suportar;

3. Deus vai dar o escape. Veja que Deus nos dá plenas condições de não permitir que o inimigo encha o nosso coração.

Ananias e Safira abriram a entrada dos seus corações para que o inimigo os enchesse. Eles permitiram. A pergunta é pertinente: Porque a obra missionária não é levada a sério por muitos crentes? A resposta é: Porque não ouvem a voz do Espírito e não deixam ser cheios por Ele. Barnabé optou por deixar ser cheio do Espírito e deu para o Senhor o que havia sido prometido, tocado pelo Espírito. Ao passo que Ananias e Safira optaram por deixar que o Diabo enchesse seus corações. Quem está enchendo seu coração?

Pr. Mendes

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...