sexta-feira, 4 de julho de 2014

Biografias Missionárias: Bibliografia em Língua Portuguesa


Os tempos passam, mas ainda não se descobriu nada melhor dentre o que tem sido usado por Deus para despertar, inspirar e confirmar vocações missionárias do que o contato com as biografias de grandes missionários. Assim tem sido durante toda a história do movimento missionário protestante. Os Irmãos Morávios inspiraram a Wesley e Carey, que inspiraram a tantos outros; Livingstone inspirou Mary Slessor, Brainerd inspirou Jim Elliot... a lista é extensa. É verdadeiro o ditado que diz que “a palavra convence, o exemplo arrasta.”

Tendo isso em mente, buscamos elaborar uma bibliografia de biografias missionárias publicadas em português, ou mais especificamente no Brasil. O trabalho pode apresentar algumas lacunas, e desde já solicitamos a colaboração dos irmãos, enviando informações sobre livros que não constem na listagem (não importa que sejam livros antigos ou já esgotados).

Os livros que não forem encontrados em livrarias ou nos sites das editoras, podem ser procurados em bibliotecas, sebos ou em sites especializados em venda de livros usados, como o Estante Virtual e o Livronauta.

100 Mulheres que Fizeram a História das Assembleias de Deus no Brasil - Isael de Araujo (Ed. CPAD) – Biografias de 100 mulheres dos primórdios assembleianos, algumas delas missionárias.

A Bíblia e o Bisturi – Edijéce Martins Ferreira (Ed. Cultura Cristã) – Biografia do missionário George William Butler.
 
A Casa - Hans e Ursula Fuchs (Ed. Descoberta)  A experiência missionária do casal Hans e Ursula Zwiner Fuchs em Angola.

A Heroína de Kraonópolis  Stela Câmara Dubois (Casa Publicadora Batista). Biografia de Noemi Campello.

A História do Evangelho no Brasil - Edgard de Almeida (Edições Cristãs Editora).

A Maior Dádiva e o Mais Precioso Tesouro – Edgard Hallock (Ed. JUERP) – A biografia de João Ferreira de Almeida, o tradutor da Bíblia em português.

A Missão de Fazer Discípulos  Catarina Maria Costa dos Santos e Cláudia Mércia Eller Miranda (Ed. Betel Publicações)  A história do Instituto Bíblico Betel e das missionárias canadenses Horne, McGuire, Woodley e da norte americana Blowers.

A Missionária que abriu caminhos (Ed.UFMBB) – Biografia da missionária Marcolina Figueira de Magalhães.

A missionária que veio para ficar - Margarida Lemos Gonçalves (Ed. UFMBB) – Biografia da missionária Beatriz Silva.

A Rainha Branca de Okoyong - W.P. Livingstone (Edições Cristãs Editora) - Biografia de Mary Slessor.

A Vida de David Brainerd – Jonathan Edwards (Ed. Fiel) – O famoso diário de David Brainerd, comentado por seu sogro Jonathan Edwards.

Aço que salva: Vida e obra do Dr. Estêvão Foster – Michael Hoskin (Ed. Descoberta) – Continuação do livro Espada & Bisturi. O relato das ações de gerações da família Foster na África.

África: amor e dor – Curtis A. Kregness (Ed. Vida Nova) – O trabalho da missionária Analzira Nascimento na África.

Além das Possibilidades – Jim Stier (Ed. JOCUM) – Autobiografia de Jim Stier, missionário que implantou a JOCUM no Brasil.

Apenas Uma Pequena Mulher  (Ed. Vida) - Autobiografia de Gladys Aylward escrita em parceria com Christine Hunter.

As Aventuras de Daniel Berg na Floresta Amazônica – Marta Doreto de Andrade (Ed. CPAD) – Livro infantojuvenil relatando algumas aventuras do missionário Daniel Berg.

As boas-novas em todas as línguas – Janet & Geoff Benge (Editora JOCUM) - A história de Cameron Townsend.

Assim brilha a luz – A vida de Samuel Rhea Gammon – Clara Gammon (Ed. Cultura Cristã).

Até os Confins da Terra – Ruth A. Tucker (Vida Nova)– O livro apresenta uma história biográfica das missões cristãs, focando vários nomes de relevo.

Através dos Portais do Esplendor – Elisabeth Elliot (Ed. Vida Nova) – A história de Jim Elliot, seus amigos e família, contada por sua esposa Elisabeth.

Autobiografia de Luiz Schiliró  (Arte Editorial). Autobiografia deste missionário e evangelista brasileiro. 

Aventura na China – Janet & Geoff Benge (Editora JOCUM)- A história de Gladys Aylward.

Caça ao Dragão  Jackie Pullinger e Andrew Quicke (Ed. Betânia)  Relato da ação missionária de Jackie Pullinger em Hong Kong.

Camboja – Preparados para morrer – Todd e DeAnn Burke (Ed. Betânia) – Relato autobiográfico do casal missionário Burke e suas experiências no Camboja.

Caminhos de Deus: Biografias Missionárias  Myrtes Mathias (JUERP). Biografias de missionários batistas.

Campeões da Fé  Dave Jackson e Neta Jackson (Ed. CPAD) – Biografias de diversos heróis da fé cristã, dentre eles alguns missionários. Livro infanto-juvenil, antes editado como Heróis da Fé Para Crianças.

Casaram-se e Foram... Úteis  Arnoldo Canclini (Ed. Edições Cristãs)  Relatos sobre a união e a vida de famosos casais missionários.

Carey, o Pai das Missões Modernas - Arthur Ingleby (Edições Cristãs Editora).

Cesino Bernardino  A saga de um missionário (Ed. Mundo Cristão)  Autobiografia.

Chamado para Servir – Alan B. Pieratt (organizador) (Ed. Vida Nova) – Ensaios de diversos autores sobre a vida e a obra do missionário e teólogo Russel Shedd.

Charles T. Studd – Norman Grubb (Ed. Luz e Vida) – Biografia do missionário Charles Studd.

Chuva na Montanha – Eileen Crossman (Missão Horizontes) – Biografia do missionário James O. Fraser.

Coleção Pioneiros Pentecostais – Coleção da CPAD reunindo três obras: Diário do Pioneiro, sobre Gunnar Vingren, Memórias de Daniel Berg, escrita pelo próprio e História das Assembleias de Deus no Brasil, de Emílio Conde.

Completando as aflições de Cristo – John Piper (Ed. Vida Nova) – As vidas de William Tyndale, Adoniram Judson e John Paton.

Crônicas Missionárias  Sebastião Lúcio Guimarães (Ed. Ultimato)  A vida da família Guimarães em missões na África.

Deus chegou ao Tibete  Allan Maberly (Ed. Horizontes)  A emocionante história da chegada da Bíblia ao Tibete.

Diário do Pioneiro – Gunnar Vingren – Inar Vingren (Ed. CPAD) – Biografia do missionário Gunnar Vingren.

Ecos da África – Joaquim do Cerro Guerreiro (Ed. CPAD) – Biografia de um missionário português e seu trabalho desbravador na África.

Em Suas Mãos – João Fernandes (Ed. CPAD) – Autobiografia do Pr. português João Fernandes, em seu trabalho em Portugal e outros países.

Encontrei a Chave do Coração de Deus – Basilea Schlink (Ed. Irmandade Evangélica de Maria) – Autobiografia da alemã Basilea Schlink, fundadora da Irmandade Evangélica de Maria (Missão Protestante).

Entre Vales e Vitórias – Valetta Steel Crumley (Ed. Descoberta) – A história de lutas e vitória da missionária Valetta na Ásia.

Entrevistas com William Carey - O fenômeno missionário do século 19 – Elben M. Lenz Cesar (Ed. Ultimato) – Biografia de William Carey.

Enviado por Deus – Memórias de Daniel Berg – Daniel Berg (Ed. CPAD) – Autobiografia do missionário Daniel Berg, um dos fundadores da Assembleia de Deus, ao lado de Gunnar Vingren.

Esboço de uma vida em dois continentes (Ed. Cultura Cristã) – Biografia de Harry Preston Midkiff.

Espada & Bisturi – Robert Foster (Ed. Descoberta) – O relato das ações de gerações da família Foster na África. O livro possui uma continuação: Aço que Salva.

Fiel Testemunha – Timothy George (Ed. Vida Nova) – Biografia de William Carey.

Flordelis – Flordelis dos Santos Souza (Ed. Thomas Nelson) – Biografia da missionária brasileira Flordelis.

Foi Assim... – Edmund Spieker (Ed. União Cristã) – Série de 7 livretos onde o autor, Edmund Spieker (fundador da Rádio Trans Mundial no Brasil)  relata sua vida.

Força da Luz – Irmão André e Al Janssen (Ed. Vida) – As ações do Irmão André (o Contrabandista de Deus) no Oriente Médio.

Frida Vingren – Isael de Araújo (Ed. CPAD) – Biografia de Frida Vingren, esposa do missionário Gunnar Vingren, um dos fundadores das Assembleias de Deus.

Gustavo Bergstrom – Thomas Reginald Hoover (Ed. CPAD) -  Biografia do missionário Gustavo Bergstrom.

Hebreus 11.38: O mundo não era digno deles - Marcone Bezerra Carvalho (Morávios.Org) - Doze breves biografias missionárias (Livingstone, Jim Elliot, Ammy Carmichael e outros). E-book gratuito, BAIXE AQUI.

Heróis da Fé – Vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo – Orlando Boyer (Ed. CPAD) – Biografias de 20 grandes nomes do cristianismo, dentre eles diversos missionários.

Heróis da Fé Congregacionais  Vol. 1  Ismael da Silva Jr. (Igreja Congregacional Fluminense)  Biografia de Robert Reid Kalley.

Heróis da Fé Congregacionais  Vol. 2  Ismael da Silva Jr. (Igreja Congregacional Fluminense)  Biografia de João Manoel Gonçalves Santos.

História das Assembleias de Deus no Brasil - Emílio Conde (Ed. CPAD).

História das Missões Moravianas - Florencio Moreira de Ataídes (Ed. Aleluia).

Histórias da História – Carlos W. Winterle (Ed. Concórdia) – O livro reúne 23 biografias de missionários e pastores dos primórdios da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Histórias de Amor de Grandes Missionários  Belle M. Brain (Ed. Metodista, 1940)  Relatos sobre casais missionários famosos, como Adoniram e Ann Judson, Robert e Mary Moffat e outros.

Hudson Taylor – O missionário que conquistou um povo pela oração – Marlee Alex (Ed. LPC) – Biografia de Hudson Taylor.

Irmão André, o agente secreto de Deus – Janet & Geoff Benge (Editora JOCUM) – O fundador da Missão Portas Abertas.

João Jonas, o apóstolo dos sertões  Rayfran Batista da Silva (Edição do autor) – A história do primeiro obreiro pentecostal das ADs do Maranhão, que evangelizou boa parte do sertão maranhense e de estados vizinhos.

Jornada no Império – William B. Forsyth (Editora Fiel)– Livro que narra a vida do missionário e médico Robert Kalley, um dos primeiros missionários a atuar no Brasil.

José Manoel da Conceição – O primeiro pastor brasileiro – Diversos autores (Ed. Mackenzie).

Jovem, sente-se! - L. H. Dalton (Ed. UFMBB) – Biografia de William (Guilherme) Carey.

Lágrimas Miagres - José Dilson e Liane Reis (Ed. Z3 Ideias)  Biografia do missionário brasileiro José Dilson, abarcando de seu nascimento até seu trabalho em Guiné-Bissau.

Levanta e Resplandece – Dinalva de Salles Queiroz (Ed. UFMBB) – Biografia da missionária Minnie Lou Lanier.

Links de Graça e Glória – Victor Cardoo e Victor Maxuell (Ed. Interlink) – Biografia do missionário inglês James Victor Cardoo, fundador da Missão Interlink.

Lottie Moon – Una Roberts Lawrence (Ed. União Geral das Senhoras do Brasil – hoje UFMBB) – Biografia de Lottie Moon.

Machamba  Frutos do campo missionário - Riselda de Oliveira (Ed. Atuação Voluntária)  A atuação da missionária Riselda de Oliveira no Brasil e em Moçambique.

Mary Slessor - Enviada a Calabar – Janet e Geoff Benet (Ed. Vida Nova) – Biografia da grande missionária, dentro da série de livros Heróis Cristãos Ontem & Hoje.

Meu coração nas mãos de Deus – Sharon James (Ed. Fiel) – Biografia de Ann Judson e seu esposo Adoniram Judson.

Missões do Sertão aos Bálcãs  José de Anchieta (Ed. CPAD). Autobiografia do autor.

Missões na África – O Brasil e sua geração missionária – Robson S. Oliveira (Ed. Luz e Vida) – Autobiografia do missionário Robson Oliveira.

Mochila nas costas e diário na mão - Elben M. Lenz César (Ed. Ultimato) – Biografia de Ashbel Green Simonton.

Morrison na China – Francisco Amaral (Ed. CPAD) – A biografia do missionário Robert Morrison.

Mulheres Fiéis e Seu Deus Maravilhoso – Noël Piper (Ed. Fiel) – As vidas de Sarah Edwards, Lilias Trotter, Gladys Aylward, Esther Ahn Kim e Helen Roseveare.

Nels Nelson – Samuel Nelson (Ed. CPAD) – Biografia do missionário Nels Julius Nelson.

Nils Taranger - Um Coração Missionário no Sul do Brasil – Luciano Stein (Ed. CPAD) – Biografia do missionário Nils Taranger.

O Amor Venceu o Medo – Dan Baumann (Ed. Vida) – Testemunho de vida do missionário americano Dan Baumann, da JOCUM, que foi aprisionado no Irã.

O Apóstolo dos Pés Sangrentos – Boanerges Ribeiro (CPAD) – Relato sobre a vida do missionário indiano Sundar Singh.

O Apóstolo do Sertão  Ruth Ferreira Mathews (Ed. Missões Nacionais) – Biografia do missionário Lewis Malen Bratcher.

O aventureiro que Deus usou – Dulce C.S.L. Purin (Ed. UFMBB) – Biografia do missionário Zacarias Campelo.

O Contrabandista de Deus – Irmão André (Ed. Betânia) – Biografia do Irmão André, fundador da missão Portas Abertas.

O Diário de Simonthon – Ed. Cultura Cristã – O diário escrito pelo missionário Ashbel Green Simonthon.

O Gigante que Dorme – Helena Bagby Harrison (ED. UFMBB) – Biografia do missionário William Buck Bagby.

O Homem do Chapéu de Couro – Paul B. Long (Ed. Cultura Cristã) – Diversos relatos inspiradores do campo missionário.

O Homem que Orava – Francisco A. McGaw (CPAD)- A história de John Hyde, que atuou como missionário na Índia.

O livro no travesseiro – Pat Yates (Ed. UFMBB) Biografia de Adoniran Judson e sua esposa.

O Missionário que enfrentou um leão - Hugh F. Frame (Ed. UFMBB)– Biografia de David Livingstone.

O Obstinado Mr. O – Norman Rohrer (Ed. APEC) – A biografia do fundador da APEC, Jesse Irvin Overholtzer.

O Santo Que Anchieta Matou - Aníbal Pereira dos Reis (Edições Cristãs Editora) - Biografia de Jean Bollés.

O Segredo Espiritual de Hudson Taylor – Howard Taylor (Ed. Mundo Cristão) – Biografia de Hudson Taylor. 

O Totem da Paz 
– Don Richardson (Ed. Betânia) – A ação missionária de Don Richardon entre tribos canibais de Papua Nova Guiné.

Os Mostellers - Vida e pregação dos missionários nazarenos Earl e Gladys Mosteller. Série Grandes Missionários e Pioneiros Nazarenos no Brasil. Sandro Hayakawa (Ed. do autor). Disponível gratuitamente em formato pdf AQUI.

Os Olhos dos Animais Sem Cauda – Soon Ok Lee (Ed. Horizontes) 
– História da perseguição e prisão que a irmã Soon Ok Lee vivenciou na Coréia do Norte.

Os OliveirasVida e pregação dos missionários nazarenos José Zito Oliveira e Zilta Oliveira. Série Grandes Missionários e Pioneiros Nazarenos no Brasil. Sandro Hayakawa (Ed. do autor). Disponível gratuitamente em formato pdf AQUI

Os Pioneiros Presbiterianos no Brasil – Missionários, pastores e leigos do séc. 19 – Alderi Souza Matos (E. Cultura Cristã)

Ouvi Um Recado do Céu – Albert W. Brenda (CPAD) – Biografia do pastor e missionário J.P. Kolenda, que atuou no Brasil.

Pakau – A chamada, o preço e a recompensa – Kelem Gaspar (CPAD) – Livro biográfico relatando as experiências da missionária brasileira Kelem Gaspar.

Pode falar, Senhor... Estou ouvindo – Lorem Cunningham e Janice Rogers (Ed. Betânia) – Relato autobiográfico de Loren Cunningham, fundador da JOCUM.

Por Esta Cruz Te Matarei – Bruce Olson (Ed. Vida) – Autobiografia do missionário Bruce Olson.

Por todo o mundo – Janet & Geoff Benge (Editora JOCUM)- A história da vida de Loren Cunningham, fundador da JOCUM.

Quem Me Dera Conhecer a Deus – Silas e Eldna de Lima (Ed. Descoberta) – Relato autobigráfico de casal missionário em atuação na selva amazônica.

Recuar Jamais – Janet e Geoff Benge (Ed. JOCUM) – A história de Charles Studd.

Repreendendo as Trevas - Bob Burk e David Wornack (Ed. CPAD) – Biografia do missionário Donald Stamps, autor da Bíblia de Estudo Pentecostal.

Robert Reid Kalley: Médico, Missionário e Profeta – Douglas Nassif Cardoso (Ed. do Autor) – Biografia de Robert Reid Kalley.

Robert Reid Kalley - Um missionário-diplomata na gênese do protestantismo brasileiro - Lyndon Santos , Sergio Prates (Ed. Novos Diálogos).

Samuel Morris – Lindley Baldwin (Ed. Betânia) – Biografia do missionário Samuel Morris.

Samuel Nystrom – Samuel Nelson (Ed. CPAD) – Biografia do missionário Samuel Nystrom, que atuou no Brasil.

Sarah Poulton Kalley: Missionária Pioneira na Evangelização do Brasil – Douglas Nassif Cardoso (Ed. do Autor) – Biografia da missionária Sarah, esposa de Robert Reid Kalley.

Semeadores – Missionários cristãos contemporâneos  1 e 2 – Vários autores (Betel Publicações) – Biografias e testemunhos poderosos de diversos missionários brasileiros.

Sementes no Sertão (Ed. Missões Nacionais)  Leocídia Nila de Jesus  Biografia da missionária batista Leocídia Nila de Jesus, que serviu por anos no sertão brasileiro.

Senhores da Terra – Don Richardson (Ed. Betânia) – Relato biográfico sobre o missionário Stanley Dale e seus companheiros.

Serão Como Estrelas – Márcia Tostes (Ed. Descoberta) – Testemunhos de diversos missionários brasileiros, servindo em campos transculturais.

Simonthon, 140 anos de Brasil – Vários autores (Ed. Mackenzie) – Estudos e biografia sobre Simonthon.

Simonthon – O missionário que impactou o Brasil – Florencio Moreira de Ataídes (Ed. Aleluia) – Biografia de Ashbell Green Simonthon.

Sob a Graça de Jesus - Arthur Clebsch (Ed. União Cristã) – Autobiografia e relatos do missionário Arthur Clebsch.

Sobre asas de águiaKatherine Hall Hardie (Ed.Cultura Cristã) - A biografia do missionário Alva Hardie.

Sopa, sabão e salvação – Janet & Geoff Benge (Editora JOCUM)- A história de William Booth, fundador do Exército da Salvação.

Sua Voz Ecoa nas Selvas – Sophia Muller (Ed. Transcultural) – Biografia da missionária Sophia Muller e seu trabalho na selva amazônica.

Testemunhos de Missionários Ibero-americanos  Vários autores (Ed. CPAD).

Thomas Jefferson Bowen – Alverson de Souza (Ed. Novos Diálogos). Biografia desse missionário pioneiro no Brasil e na Nigéria.

Um judeu errante no Brasil - Salomão Luiz Ginsburg (Ed. JUERP) - Autobiografia do missionário Salomão Ginsburg.

Um voo para a eternidade – Haroldo Reiner (Ed. Batista Regular) – Autobiografia do missionário Haroldo Reiner.

Verdadeira Coragem – Mulheres que enfrentam o mundo por amor a Deus – Deborah Meroff (Ed. OM Mobilização) – Relatos biográficos sobre missionárias de várias nacionalidades, inclusive uma brasileira, e seu empenho pelo Evangelho.

Vidas Inspiradas – Cyro Cormack (Ed. Z3) – Livro traçando biografias de personagens cristãos e seculares, tais como o missionário Albert Schweitzer, Madre Teresa e Charles Chaplin, dentre outros.


Vidas Poderosas – Enéas Tognini (Ed. Candeia) – Biografias de 30 grandes nomes do protestantismo, alguns deles missionários, e sua experiência com o Espírito Santo.

Vivendo uma Vida de Fogo – Reinhard Bonnke (Ed. CfaN) – Autobiografia do evangelista Reinhard Bonnke.

Vocação Suprema  Arnoldo Canclini (Ed. Edições Cristãs)  Relatos sobre conversão e missão de diversos missionários.

Vozes Femininas no Início do Protestantismo Brasileiro – Ruth Salvino Almeida (Ed. Hagnos) – Panorama biográfico de diversas missionárias brasileiras e estrangeiras atuantes no Brasil, além de escritoras, musicistas etc.

William Buck Bagby - Um pioneiro batista nas terras do Cruzeiro do Sul - Elizete da Silva (Ed. Novos Diálogos).

William Carey Pai das Missões Modernas – Sam Wellman (Ed. Edições Cristãs).

Diversas biografias missionárias (em livros, revistas, DVDs etc.) para crianças podem ser encontradas no site da Editora APEC - http://www.apec.net.br/missoes-m373

No site da Missão Novas Tribos do Brasil pode-se ler pequenas mas inspiradoras biografias de diversos missionários que serviram e servem na Missão, dentre estrangeiros e brasileiros. Acesse: http://novastribosdobrasil.org.br/artigos/biografias


Esse texto pode ser livremente reproduzido em blogs, sites e qualquer mídia impressa, e encorajamos os irmãos a fazê-lo. Solicitamos apenas que seja citada a fonte.

Para informar sobre títulos a serem acrescidos na lista, deixe um comentário neste post ou escreva para:  sreachers@gmail.com

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por esta iniciativa. É de fato gratificante ver o trabalho realizado por este Blog. Que Deus continue iluminando aos autores, pois são excelentes estes materiais e assuntos que nos fazer crescer.
Fiquem na Paz do Senhor Jesus.
Jonas

Ivi disse...

Oi, passando para deixar mais alguns que senti falta
- O homem do céu (irmão Yun e as igrejas clandestinas chinesas)
-Totem da Paz (missão indígena)

por enquanto, foram os únicos que senti falta!!! ate mais!

Pr. Alexsandro Marcondes - Assembleia Cristã Ortodoxa disse...

Parabéns. Excelente trabalho. Que Deus frutifique ainda mais. Pr. Alex Marcondes.

Kelem Gaspar disse...

Que alegria ver aí o meu humilde PAKAU, uma honra. Já chorei muito lendo alguns desses livros, verdadeiros tesouros...

Anônimo disse...

A paz!!
Estou muito agradecida por esse acervo, tão importante para nosso crescimento espiritual e trabalho na obra do Senhor. Deus abençoe a todos!

Unknown disse...

Um trabalho excelente e de grande utilidade...
Que Deus nos faça a cada dia e que nós queiramos ser...missionários em potencial.

Gaspar Francisco disse...

Glória à Deus!
Missões deve arder constantemente em nossos corações.

Unknown disse...

Muito bom! Obrigado!
Poderia acrescentar:

Por esta cruz te matarei
O homem do céu
Deus chegou ao Tibet
Senhores da Terra
O Fator Melquisedeque

Abraços!!!

Juceni Rocha disse...

Glorifico a Deus por este blog. Uma verdadeira enciclopédia missionária. Parabéns ao autor e idealizador dessa obra. Como pastor encontrei aqui vasto material para pesquisa e atividades que posso incorporar envolvendo a igreja às ações de evangelização e missões locais da região em que trabalho .

Sammis Reachers disse...

Paz a todos! Agradeço pelos comentários e pelas dicas. Que possamos juntos avançar na missão que é de todos nós.

Anônimo disse...

Obrigada por compartilhar😁

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...