domingo, 9 de abril de 2017

Jonathan Goforth, missionário e herói da fé



Jonathan Goforth  serviu tão fielmente no campo missionário como também com um zelo imenso para agradar ao seu Salvador. Deus usou este homem, que estava disposto a pôr tudo o que tinha aos pés de Cristo, entregando-se totalmente a Cristo. Milhões de pessoas foram alcançadas com o Evangelho por meio do seu ministério. O nome de Deus era magnificado em todo o Oriente, porque Goforth entendeu o mandato que é dado a todos os cristãos e nada houve que o impedisse de cumprir a sua missão.

Muito contentes com o que Deus estava fazendo nas suas vidas, Goforth e a sua família embarcaram para Honan, que é uma província da China, onde haveriam de começar o seu ministério missionário. Nos anos seguintes à sua chegada à China tiveram muitas aflições e provas. Jonathan e a sua esposa Rosalind, adoeceram devido às suas muitas enfermidades. Por fim, cinco dos seus onze filhos morreram, sendo ainda crianças. Muitas das suas posses foram perdidas em incêndios, dilúvios e roubos. Mas apesar de tudo isto, Jonathan Goforth e a esposa nunca perderam a sua visão para com os perdidos sem Cristo.

Em 1900, a sua estratégia de missões mudou completamente. Jonathan Goforth tinha o desejo de viver num sítio durante um mês e evangelizar esse sítio massivamente. Diariamente ele e os seus cooperadores viajavam para as povoações ao redor e nas ruas evangelizavam e paralelamente a sua esposa ensinava todas as mulheres do povo dessas povoaçãoes. Durante as noites todos se reuniam para campanhas evangelísticas. Quando terminavam esse mês, um cristão maduro ficava na povoação para continuar ensinando e edificando os que tinham confiado em Cristo durante as campanhas evangelísticas.

A ideia de viajar por toda a Ásia preocupou a sua esposa Rosalind. Esta tinha medo de todas as enfermidades a que ela e os seus filhos poderiam ser expostos regularmente. E antes dela regressar para o Canáda com os seus filhos, ela escreveu uma carta ao seu marido Jonathan, “Suponhamos que eu fui contagiada por uma enfermidade incurável aqui, no Canadá, na nossa terra e eu tinha apenas algumas meses de vida, se te pedisse para vires junto de mim, virias?” Ele respondeu-lhe, “Suponhamos que o nosso país estava em guerra com outro país e eu era um oficial muito importante. Muito dependia da minha liderança, se íamos ter uma vitória ou ser derrotados. Poderia eu, como líder, permitir que deixasse a minha responsabilidade para responder a uma chamada da minha família, na minha terra?” Ela, depois disto, apenas podia responder “não.” Deus usa homens e mulheres que estejam dispostos, sem condições, a entregar-se totalmente ao Seu serviço. Todos aqueles que querem levar o Evangelho a um mundo perdido e de morte estão expostos aos dardos do diabo. Aqueles que enfrentam essas provas e dificuldades e seguem adiante são os que verdadeiramente fazem a diferença neste mundo. Jonathan Goforth, missionário e evangelista na China, na Manchúria e na Coreia, é um exemplo do que Deus pode e faz por meio de um servo que está entregue completamente ao Senhor.

Nascido neste dia, 10 de fevereiro 1859, Jonathan Goforth, foi um missionário canadense, presbiteriano, na China, conjuntamente com a sua esposa Rosalind Goforth, de 1888 a 1934. Durante a Rebelião Boxer de 1900, ele e a sua família foram milagrosamente salvos da morte e conseguiram escapar. Quando depois regressaram à missão, Deus usou-os poderosamente no evangelismo e no avivamento espiritual da China.
****

Fontes Utilizadas:
Vários “Sítios” e enciclopédias na Internet e ainda algumas obras em papel.
Respigado daqui e dali.

Carlos António da Rocha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...