segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Retrospectiva editorial/ministerial 2018: Confira (e baixe) tudo o que publicamos


Amados irmãos e leitores, temos o costume de, ao fim de cada ano, preparar uma pequena retrospectiva dos trabalhos realizados ao longo dos 365 dias pregressos. São, em sua maioria, as publicações que escrevemos, organizamos e/ou editamos.

Assim, vamos conferir o que foi feito. Aproveite para ver se você perdeu alguma publicação!

A Idade da Ansiedade - Em fevereiro publicamos o último e-book do poeta lusitano João Tomaz Parreira, que nos deixou em outubro deste ano.
Egresso do movimento Por Uma Nova Poesia Evangélica, que a partir da década de 70 do século pregresso inoculou liberdade e profundidade artística à poesia cristã feita por evangélicos tanto no Brasil quanto em Portugal, João Tomaz Parreira segue, decorridos quase meio século, a municiar nossos olhos e corações com a sua poesia decantada, seus pequenos varais de signos onde luzes insistentes são dependuradas a brilhar. Uma poesia onde questionamentos e alumbramentos poéticos, metafísicos e existenciais entrecruzam-se a sinalizar um terno caminho, em tempos de crescente escuridão.
Parte significativa da produção recente do autor está agora reunida neste breve Idade da Ansiedade, que com prazer ofertamos aos leitores.
Para baixar o e-book (formato PDF) pelo site Google Drive,CLIQUE AQUI.



DINÂMICAS MISSIONÁRIAS - Em março publicamos aquela que julgamos ser a obra mais importante do ano em benefício da Igreja de Cristo: A antologia Dinâmicas Missionárias, no qual já trabalhávamos desde fins de 2017.
Procurei neste livro reunir uma série de dinâmicas e atividades focadas na promoção de valores missionários; atividades que visam o despertamento dos participantes sobre diversos aspectos referentes àquela que é a missão fundamental da igreja na Terra, e motivo único dela, a Igreja, permanecer aqui: Levar o Evangelho de Cristo a todos os homens, cumprir a ordem final de Cristo que conhecemos como a Grande Comissão.
PARA BAIXAR O LIVRO (FORMATO PDF) PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.



ÁRVORE - Uma Antologia Poética - Em agosto, veio a lume uma antologia sobre um tema que muito nos apraz: a árvore.
Nesta obra, procurei coligir poemas sobre a árvore, esse centro e pilar da hera. Adicionamos ao volume uma pequena seleção de frases sobre o tema, e, em arremate, publicamos o texto integral (vertida sua grafia ao português hodierno) do poema A Destruição das Florestas, do múltiplo Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806 – 1879). Além do elogio da árvore, presta-se aqui uma homenagem a nossos poetas de agora e de ontem, e de certa forma um serviço à literatura lusófona, pois toda antologia literária é antes de tudo isso - um serviço prestado a uma literatura e ao universo de seus usuários.
Para baixar o livro (224 págs., em formato PDF) pelo Google Drive, CLIQUE AQUI.




POESIA EM 500 CITAÇÕES: Algumas das melhores definições e reflexões de todos os tempos sobre a Poesia e o Poema, o Poeta e o Fazer Poético - 
Dezembro foi mês de publicação de uma antologia singular e mesmo única em nossa língua, reunindo frases sobre a Poesia.
Um dos motes para a realização desta antologia de citações é esse: Ofertar, num golpe único, algumas das melhores definições e reflexões sobre o que é a poesia e o poema, o poeta e o fazer poético. Assim poetas, o almirantado, mas também marujos vários: críticos, filósofos, santos e bunda-lêlês aqui estão vaticinando suas assertivas, algumas delas realmente extraordinárias, é preciso dizer. E ainda descemos aos últimos porões do léxico: São 17 os dicionários consultados pelo verbete poesia.
Bem-vindo a bordo da nau incendiada, marujo. Queime seus pés no tombadilho ardente, produza ar quente para insuflar o que restam das velas e o que você tenha de asas. E encontre, ao tombar o horizonte, aquilo que busca.
PARA BAIXAR O LIVRO (FORMATO PDF) PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.





Poemas de Amor em Trânsito - Publiquei também, já em dezembro, o pequenino Poemas de Amor em Trânsito, reunindo poemas que escrevi para minha esposa, desde quando éramos namorados. 
O título do livro decorre de a franca maioria dos poemas ter sido escrita em trânsito – dentro de ônibus e, em geral, quando eu atravessava a baía de Guanabara em regresso para a São Gonçalo de meu desmazelo, vindo dos encontros no Rio de Janeiro com a minha então (primeiro) amiga, depois namorada, hoje esposa, consorte, âncora de Deus e fofa metade.                                         
 Poemas não ‘trabalhados’, mas instantâneos, escritos no celular e imediatamente remetidos de volta à sua origem – e nisso mesmo mais preciosos, frutos do puro e espontâneo enlevo poético e sua escrita quase automática, irrefreável (e os poetas sabem do que falo).
PARA REALIZAR O DOWNLOAD PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.



Projeto Evangelion

O Projeto Evangelion foi uma iniciativa baseada na edição e publicação de e-books de frases, cada um deles tendo ao seu final uma mensagem evangelística. A outra parte do projeto consistiu em uma publicação paga no Facebook, divulgando entre o público de países lusófonos esses livros e outros, igualmente evangelísticos, elaborados por outros autores e ministérios. No caso dos livros que editamos, os mesmos não são caracterizados como livros "evangélicos", e somente a mensagem final dará notícia do objetivo do livro. A ideia, você deve imaginar, é permitir a entrada e (boa) recepção dos livros em lugares e corações que, a princípio, rechaçariam um livro evangelístico.
Assim, publicamos os volumes:

Frases UP! 250 Frases para motivar e iluminar o seu dia - Este e-book reúne uma coleção de frases coligidas de épocas e autores os mais diversos, no objetivo de formar um breve compêndio de sabedoria para iluminar e motivar o seu dia a dia e a sua vida.
Mas o que é, em breves termos, “motivação”? Podemos entender motivação como o conjunto de forças internas que mobilizarão o indivíduo para atingir um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
A palavra motivação vem do latim movere, que significa “mover”. A motivação é, então, aquilo que é susceptível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo (o objetivo), e de lhe produzir um comportamento orientado.
Esperamos que você tenha uma boa leitura, e possa compartilhar esta pequena seleta e suas cápsulas de sabedoria com seus amigos! 
PARA BAIXAR O LIVRO PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


100 FRASES DE C. S. LEWIS - O escritor Clive Staples Lewis nasceu em 1898 em Belfast, na Irlanda do Norte (Reino Unido).  Multitarefas, Lewis foi professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e apologista cristão britânico, após abandonar o ateísmo, influenciado por seu amigo, o igualmente famoso J. R. R. Tolkien (de O Senhor dos Anéis). Lewis é reconhecido e estimado em todo o mundo, seja por sua série ficcional As Crônicas de Nárnia, seja por seus escritos que reúnem com rara argúcia e beleza de estilo temas metafísicos, filosóficos e religiosos. Sua obra literária abarca 38 livros, dos quais diversos já foram traduzidos para a língua portuguesa.
Reunimos aqui uma seleção de frases para iluminar sua jornada, amigo(a) leitor(a). De educação à religião, de ética à literatura, de felicidade à dor, passando por temas os mais diversos, a sabedoria de um dos maiores autores do século XX aqui se faz presente, em pequenas doses, cápsulas para o seu dia-a-dia.
PARA BAIXAR O E-BOOK PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.

100 FRASES DE LIEV TOLSTOI - O romancista russo Liev (também dito Lev, Leon, Leão) Tolstoi nasceu em 1828, na pequena vila de Yasnaya Polyana.
Para além de sua obra literária que se configura como uma das maiores já criadas, Tolstoi ganhou fama como pacifista e pensador. Suas ideias, que versam do anarquismo ao vegetarianismo, iam de encontro ao status quo vigente, mesmo entre instituições cristãs, algumas das quais ele denunciava como não vivendo o verdadeiro cristianismo, conforme pregado por Cristo no Sermão da Montanha (Mateus caps. 5 a 7).
Reunimos aqui trechos de reflexão que vão da educação à religião, de ética à literatura, de felicidade à dor, avançando por temas os mais diversos. A sabedoria de um dos maiores autores da humanidade aqui se faz presente, em pequenas doses, cápsulas para alimentar o seu dia a dia.
PARA BAIXAR O E-BOOK (43 PAGS. EM FORMATO PDF) PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.

100 FRASES DE MARTIN LUTHER KING - Martin Luther King Jr. (1929 – 1968) foi um pastor protestante e ativista político norte americano. Sua cruzada em favor dos direitos civis dos negros e pobres fez dele uma das mais importantes vozes de protesto e luta por justiça do século XX.
Seus esforços não se limitaram ao combate às práticas de discriminação racial: King foi defensor dos direitos das mulheres, opositor da guerra do Vietnã e militou ainda por melhores salários e condições de trabalho para a população de baixa renda.
Graduado em sociologia e teologia, com doutorado nesta última, King sempre foi um hábil artesão da palavra, e seus discursos são ricas peças de exortação e motivação.
Sua grande força moral, que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz (1964), recebeu influência do princípio da não-violência de Mahatma Gandhi e principalmente dos ensinos de Jesus Cristo. Por sua vez, seu exemplo e suas palavras impactaram e continuam a influenciar pessoas em todos os cantos da Terra.
Confira, neste breve livro, um pouco da riqueza do pensamento de Martin Luther King Jr.  E, no texto ao fim deste volume, entenda a origem da irrefreável esperança e sede de justiça que tornaram King um gigante.
Para baixar seu exemplar, CLIQUE AQUI.

E dentro deste projeto, o último livro do ano, já nos últimos dias de Dezembro:

PAZ em 200 Citações - Vivemos em tempos de crescente agitação. A informação, surgindo de todos os lados, ganha ares de avalanche. A violência, seja urbana ou rural, física, simbólica ou virtual, toma os espaços e espalha tristeza e medo, quando não terror.
Neste cenário de acelerada e intensificada agitação e violência, onde encontrar a paz? Sobre que bases e com que ferramentas construí-la?
Neste breve livro, reunimos algumas percepções e pensamentos sobre a Paz, oriundas de pensadores, estadistas, escritores os mais diversos no tempo e no espaço.
O texto que encerra essa seleta demonstra como a paz que almejamos está ao alcance daquele que a busca, e pode, uma vez conquistada, ser irradiada para os outros.
PARA BAIXAR O LIVRO (FORMATO PDF) PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


COLEÇÃO 200 FRASES na AMAZON

Além dos livros gratuitos, temos publicado regularmente alguns volumes de frases na plataforma Amazon. São livros de temáticas variadas, dando seguimento ao projeto de antologias de frases que iniciamos em 2017 (Coleção 200 Frases). Confira os volumes lançados este ano, com destaque para O Livro e o Prazer da Leitura em 400 Citações.


O livro é a porta para o que é o homem, o que é humano. É o testemunho máximo de nossa história e evolução, raízes e anseios – e nosso alcance. Faltam-nos palavras para descrever o livro. Bem, este é justamente um dos motivos desse livro sobre o livro (e sobre a leitura): coligir reflexões as mais diversas sobre o nosso amigo de todas as horas, bem como sobre o prazer que a leitura proporciona, oriundas de autores, tempos e culturas os mais variados.
A reflexão sobre o livro e o incessante e multiforme incentivo à leitura precisam estar na base, no “chão” da cultura, para que o edifício se erga e sustenha. Afinal, o livro é o objeto cultural elementar.
Pais e educadores, leitores e escritores, livreiros, editores, políticos, jornalistas – profissionais e amantes do livro e qualquer um preocupado com os destinos da educação e do próprio país encontrarão aqui um ferramental de boa e urgente reflexão. “Munições” para lembrarmos, celebrarmos e promovermos a cada dia mais a Sua Excelência, o Livro.
O livro encontra-se à venda apenas pela livraria AMAZON. Você pode adquirir o seu aqui: https://www.amazon.com.br/dp/B07JKFJ87B



Neste breve volume estão reunidas quase 250 frases as mais diversificadas no tocante ao espírito, motivação, autoria e tempo em que vieram a luz; sérias ou hilárias, surpreendentes, cínicas e ácidas: a visão sobre a política, os políticos e suas generalidades pela voz de alguns séculos de sabedoria desenvolvida no contato, muitas vezes deletério, com esses artistas da empáfia – e sua nobre arte.
Adquira o seu e--book hoje na Amazon - apenas R$ 2,99.


Desde seus primórdios, o homem é narrador. Narrador, diga-se de passagem, irrefreável. Parafraseando Fernando Pessoa, talvez o nome máximo da Literatura em língua portuguesa, narrar é preciso, viver não é preciso. Mas, espere: A frase original (navegar é preciso, viver não) na verdade é do general romano Pompeu... Bem, aqui aprendemos uma lição capital sobre a Literatura e seu movimento eterno de retorno a si mesma, e(m) retroalimentação, reconfiguração. 
Desde o primeiro texto escrito, aquele que rompeu/transcendeu a cadeia da oralidade, foram muitas as voltas do parafuso. Nessa sucessão de revolições, a literatura ampliou seu espectro e sedimentou-se, tornando-se plataforma e maquinário máximos da expressão humana.
Nesta breve (meta)seleta, o tema é, claro, a própria Literatura. Aqui, escritores de todos os cantos e encantos, de diversas correntes - e até mesmo os desacorrentados - oferecem suas percepções sobre o que é afinal a Literatura, o processo da escrita, e exprimem seu amor - ou ódio - pelo texto.


Na multidão de pareceres aqui antologiados, o mistério da arte ganha máscaras e desnudamentos, num jogo de mistificação e desmistificação (chiaroscuro?) que dá a dimensão do grande e envolvente mistério que a arte representa.
Venha surpreender-se com os insights desferidos por alguns dos maiores nomes de todas as sete (ou nove? Onze?) artes.


Este e-book reúne uma coleção de frases coligidas de épocas e autores os mais diversos, no objetivo de formar um breve compêndio de sabedoria para iluminar e motivar o seu dia a dia e a sua vida.
“Upar”, termo advindo do mundo dos games, significa algo como elevar, tornar mais forte, ampliar o status (de um personagem). Daí o termo, já popular em nossa língua “dar um up!”.
Esperamos que você tenha uma boa leitura, e possa compartilhar esta pequena seleta e suas cápsulas de sabedoria com seus amigos!


Publicamos ainda recursos outros para a edificação do corpo de Cristo:


Jogo da Memória Versículos Missionários - Este jogo constitui-se de 32 cartas (que você deverá imprimir, recortar, dobrar e colar). Em DEZESSEIS dessas cartas apresentamos em um de seus versos VERSÍCULOS BÍBLICOS que fazem parte da base bíblica de missões. Nas outras DEZESSEIS cartas temos as REFERÊNCIAS (o livro da Bíblia, capítulo e versículo onde tal passagem se encontra). Isso torna este jogo um pouco diferente dos “jogos da memória” tradicionais: O objetivo aqui não é que a pessoa memorize uma figura ou texto apenas (se fosse assim utilizaríamos duas cartas com o mesmo versículo, para a pessoa encontrar as iguais); o objetivo aqui é que ela ASSOCIE determinada passagem bíblica à sua referência, podendo assim, de forma lúdica, memorizar tanto alguns versículos missionários quanto sua localização na Bíblia.
PARA BAIXAR O ARQUIVO DO JOGO (em PDF) PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.




Marcadores de página com Temas Missionários  -  Uma série de 25 modelos de marcadores bíblicos ou marcadores de página, cada um com uma utilidade diferente. Confira, você irá se surpreender!
PARA BAIXAR O ARQUIVO COM TODOS OS MARCADORES PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


Mais de 200 Maneiras Práticas de se envolver com Missões (Manual) - Neste breve manual estão elencadas algumas (na verdade, muitas!) ideias práticas que lhe ajudarão a, direta ou indiretamente, aproximar-se, envolver-se e finalmente comprometer-se com o esforço missionário da igreja de Cristo, vivendo uma vida cristã a cada dia mais autêntica.
Este texto foi traduzido, acrescido e adaptado por Veredas Missionárias, a partir de texto disponibilizado pela Sociedad Internacional Misionera, que por sua vez foi traduzido, acrescido e adaptado a partir de Six Ways to Reach God’s World: Involvement Ideas.
PARA BAIXAR O MANUAL (8 págs., em PDF) PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


A Festa de Josué - Recurso visual para ensinar crianças sobre a Grande Comissão - Joshua Project (Projeto Josué) é uma organização dedicada a estudar e listar os povos ainda não-alcançados e mobilizar a igreja para que se engaje no alcance dos que nunca ouviram falar de nosso Senhor Jesus Cristo.
Um dos muitos recursos que o Joshua Project disponibiliza para a igreja é o material A Festa de Josué (Jess's Party), que traduzimos para o português. Ele narra, em linguagem simples e com ilustrações, a história de Josué, um jovem que resolveu dar uma festa, e para isso convidar os amigos de todas as casas vizinhas. Josué encarrega seu amigo Leo de entregar os convites. Mas, durante a festa, Josué percebe que faltaram alguns de seus amigos. Isso porque Leo deixara de entregar os convites a todos, pois havia começado a chover e o caminho ficara enlameado... Ainda assim, em plena festa, Josué resolve reunir todos os amigos ali presentes e juntos saem para convidar os que faltaram. Assim, a festa fica completa, POIS O CONVITE CHEGOU PARA TODOS.
Como você deve ter percebido, essa estorinha ilustra a questão dos povos não alcançados da Grande Comissão que nos foi legada por Jesus, e nossa obrigação de alcançar a cada "casa" (povo, língua e nação da Terra) com o "convite" (as Boas Novas de salvação) para a "Festa" (a vida eterna com Cristo). 
Um excelente recurso para ensinar missões aos nossos pequeninos!

Para baixar o arquivo (24 páginas em formato pdf) pelo Google Drive, CLIQUE AQUI.



FOLHETO EVANGELÍSTICO PAZ PARA OS RODOVIÁRIOSPARA BAIXAR PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.



FOLHETO EVANGELÍSTICO DRAMA DE UM APAIXONADO(para evangelização de usuários de drogas). PARA BAIXAR PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


Em 2019, se o Senhor nos permitir, pretendemos continuar cumprindo nosso humilde chamado de provedor de literaturas. Serão outros focos, mas sempre buscando servir à Igreja e à sociedade. 
Continue a orar por nós, pois somos mantidos unicamente pelo poder e a insistência de suas orações.
Deus lhes abençoe sempre mais e mais, em Cristo Jesus.

Sammis Reachers

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...