segunda-feira, 31 de maio de 2021

Lidando com a falta de visão missionária na igreja

 


A igreja que não tem visão missionária, o seu caminho natural é olhar somente para si e se tornar cada vez mais egoísta. Toda congregação local começa com o desejo de alcançar a comunidade em que ela se encontra. O foco inicialmente é sempre "os de fora". Com o tempo, os esforços da igreja começam a mover-se para "os de dentro". Thom Rainer afirma que nesses casos a maior parte do ministério é para os membros, a maioria dos recursos financeiros é para os membros, a maior parte do tempo da liderança é para os membros. Muitas igrejas mudam de um corpo dinâmico da Grande Comissão para um clube religioso". Quando a igreja se parece com um clube, os membros acham que, ao pagarem suas "mensalidades", terão direito a privilégios e regalias, acham que alguém vai cuidar de suas necessidades enquanto desfrutam de uma vida de lazer. Para essas pessoas, ser membro é receber em vez de dar, ser servido em vez de servir, ter direitos em vez de responsabilidades, ter vantagens em vez de sacrificar.

Isso tem sido tão evidente que há alguns crentes que até estranham quando se deparam com algum pastor com visão missionária. Certa vez, ouvi de uma irmã que meu chamado não era "tão pastoral", era mais para cuidar de missionários. Com certeza, essa irmã, queria chamar a minha atenção para que eu olhasse mais para as suas necessidades particulares, em vez de ficar falando de missões com tanta frequência. Portanto, não será fácil mudar a mentalidade das pessoas, haverá oposição. Há muitos crentes que estão acostumados a serem tratados como bebês de colo, esperando que alguém sempre esteja disposto a paparicá-los. Enfrentar tudo isso será duro, mas vale a pena o custo.

Trecho do livro Segure a Corda - A importância da igreja local em missões, de Carlos Eduardo Sousa. 

Disponível em https://www.amazon.com.br/Segure-Corda-import%C3%A2ncia-igreja-miss%C3%B5es/dp/6559260070/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=segure+corda&qid=1619755871&sr=8-1 

Um comentário:

F. BRANDAO disse...

O mundo nunca precisou tanto de missões como nos dias de hoje.
O povo esta sedento por algo espiritual. Infelizmente os cristãos tem perdido espaço. Em oração pelo reaviva mento da obra missionária. Que sejam levantados irmãos fazedores de tendas nas quatro partes da terra.
Pastor Francisco Brandao

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...