sábado, 31 de julho de 2021

Pedro Valdo e a origem dos colportores

 


Você já ouviu falar em Colportagem ou em Colportor Evangelista?

A história conta que no século XII vivia na França um homem chamado Pedro Valdo, que era muito bem sucedido e possuía muitos vendedores (mascates) que vendiam os seus produtos em diversas regiões.
Pedro Valdo conheceu a Bíblia e se converteu ao Senhor, passando a vivenciar uma mudança de vida.
Valdo passou a amar a Deus e a Sua Palavra, e diante do rigor do regime político da época que perseguiam os cristãos e não permitiam a disseminação da Bíblia, Valdo entendeu que os Escritos Sagrados precisavam ser distribuídos a todas as pessoas e que deveria contribuir para que isso ocorresse.
Foi então que Valdo teve uma ideia. Como não existia imprensa na época, contratou pessoas para elaborarem manuscritos de trechos da Bíblia, confeccionou uma espécie de bolsa tiracolo que os vendedores prendiam no pescoço de forma oculta por debaixo do casaco e, contando com a colaboração da maioria dos seus vendedores que também era homem tementes a Deus, passou a distribuir porções da Escritura por diversas regiões.
Daí surgiu o termo "colportor" da junção das palavras francesas "colo" (pescoço) com a palavra "portare", "carregar", ou seja, "carregar no pescoço". Essa iniciativa se fortaleceu tanto que grande parte do sucesso da Reforma Protestante se deu devido ao trabalho dos Colportores que disseminaram porções da Bíblia quando o acesso a ela era restrito.
Milhares de pessoas passaram a seguir o exemplo de Pedro Valdo, o que fez com que ficassem conhecidos como "os valdenses". Os valdenses foram responsáveis pela chegada do evangelho em diversas regiões do planeta, de modo que desde a Coréia, até o Brasil, temos frutos do trabalho dos Valdenses com a disseminação da Palavra de Deus.
Atualmente milhares de colportores ainda levam esse trabalho avante, unindo a possibilidade da captação de recursos para a sobrevivência através da venda de literaturas, a evangelização através da distribuição de escritos evangelísticos ao redor do mundo, de casa em casa.
Ide.

Via ESC Missões 
- Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/escmissoes/ . 
Confira ainda o E-BOOK gratuito COMO VIVER O IDE?, elaborado pela ESC e também a rica Biblioteca Virtual.


Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom saber como diminou o evangelho no mundo parabéns pelo estudo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...