quinta-feira, 23 de março de 2017

Missionários nigerianos Fazedores de Tendas e o esforço para alcançar da África até Jerusalém



Muitos cristãos africanos estão prontos a sofrer por Cristo e seu Reino quando eles levam o Evangelho através do Norte da África e de volta a Jerusalém.

A construção de tendas é uma ferramenta que Deus nos deu para alcançar o mundo inteiro nestes
tempos finais, diz o organizador do curso de Fazedores de Tenda na Nigéria. Foto: Istockphoto.

O movimento chinês "De volta a Jerusalém" é bem conhecido por seu compromisso de levar as pessoas a Jesus e plantar igrejas ao longo da antiga Rota da Seda, entre a China e o Oriente Médio. Seu movimento-irmão africano pode se revelar tão frutífero quando milhares de cristãos se concentram nas áreas não alcançadas de maioria muçulmana no norte do continente.
A Nigéria assumiu um papel de liderança no esforço de tornar conhecido o reino de Deus nas nações norte-africanas.
- Somos perseguidos em nossa pátria. Assim, estamos preparados para levar o Evangelho aos lugares difíceis, disse Timothy Olonade, ex-líder da Associação Missionária Evangélica Nigeriana (NEMA), quando a associação lançou a sua estratégia "Visão 5015" em 2005. O programa visa recrutar, treinar e enviar 15.000 missionários da Nigéria para as nações muçulmanas no norte da África  além, até o ano 2020.

Estratégia de criação de tendas

As cerca de 140 igrejas membros da NEMA já têm mais de 7.000 missionários ativos. Alguns anos atrás, a associação decidiu fazer do Tendmaking (Fazedores de Tendas) a principal estratégia em suas operações futuras.
- Aqueles que querem ir são desafiados a trabalhar, iniciar negócios ou estudar nas nações que pretendem atingir, diz Samuel Olatunbi. Ele chefia o Instituto da Missão Evangélica da Nigéria (NEMI), que é o ramo de treinamento da NEMA.
Nigéria é uma casa poderosa em missões africanas, e NEMA contribuiu com uma parte vital neste esforço em desenvolver a força missionária nigeriana. Hoje, missionários das igrejas e organizações da NEMA operam em 96 nações ao redor do mundo.

Colaboração

Olatunbi não se orgulha de representar um dos principais contribuintes nas missões africanas. Pelo contrário, ele quer ajudar as nações vizinhas da Nigéria a desenvolver suas ações missionárias e fazedores de tenda.
- A necessidade de trabalhadores é muito maior do que a Nigéria pode fornecer. Portanto, é importante que levemos outros a bordo. Queremos desenvolver o trabalho de Deus junto com irmãos e irmãs cristãos em nossas nações vizinhas e em outras partes do mundo, diz Olatunbe.
Nos últimos 12 anos, a Tent International e a Tentmakers International Africa (TIA) realizaram cursos e conferências anuais para capacitar os fazedores de tendas africanos. Sob a liderança de Tiowa Diarra, a TIA cresceu para se tornar um movimento com representantes na maioria das nações africanas. Diarra sublinha como a criação de tendas é um modelo viável de missões que permite que todas as igrejas participem do trabalho de cumprimento da grande comissão.

Ferramenta dada por Deus

Victor Agbonkpolor é médico e organizador do curso de fazedores de tendas GO Equipped, que aconteceu na cidade de Benin algumas semanas atrás.
- Muitas pessoas entendem mal o que é a criação de tendas, e nos círculos de missão muitas vezes pode ser apresentado como uma outra forma de missões tradicionais onde as pessoas precisam levantar o apoio antes de ir. Poderemos enviar mais pessoas assim que tivermos uma compreensão correta do conceito. Acredito que a Nigéria pode assumir um papel de liderança nisso e encorajar todos os nossos países vizinhos a enviar missionários fazedores de tendas. Tentmaking é uma ferramenta que Deus nos deu para alcançar o mundo inteiro nestes tempos de fim, diz Victor Agbonkpolor.

Tradução de Sammis Reachers / Veredas Missionárias.

Um comentário:

Jefferson disse...

Glória a Deus !

A Chineses e Nigerianos abraçam não só a honra de sofrer por Cristo, mas também de serví-lo entre as nações, com base em sua experiência natal.

Nós brasileiros, infelizmente estamos bem "talhados" no clima de insegurança pública e econômica, então, nações com elevado grau de violência doméstica, crime e pobreza podem ser nosso alvo.

Também pode ser nosso alvo, nações com oposição intelectual, midiática e acadêmica ao evangelho. Estamos talhados nisso também.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...