terça-feira, 13 de novembro de 2018

A falta de visão missionária: Vendo como Davi ou vendo como Deus? - Durvalina Bezerra



Durvalina Bezerra

A falta de visão do reino de Deus impossibilita a ação missionária da igreja. Observando a experiência rei Davi e relacionando-a com a realidade de muitas igrejas em nossos dias, veremos que há identificação com o mesmo tipo de visão. Porque temos a tendência de olhar numa dimensão pessoal e local, enquanto Deus nos chama para uma missão universal e terna. (2Sm 7):

Davi preocupou-se em construir uma casa para Deus (v. 2 e 7); Deus se preocupava em construir o reino da casa de Davi (v. 11, 13, 16).
Davi desejava colocar a arca de Deus numa casa de cedro (v. 2); Deus desejava colocar o seu trono em toda a terra (1Rs 8.41-43).
Davi tinha a visão local do Deus de Israel (v. 26); Deus visualizava sua presença expandindo-se por toda a terra (SI 96.3).
Davi queria honrar a Deus com a construção do templo (1Cr 29.2-3); Deus queria ser honrado pela obediência a tudo o que ele planejara: "Ele, o Senhor, te fará casa" (v.11,12).
Davi via a sucessão do seu reino em Salomão (1Cr 28.5); Deus antevia o reino messiânico e promete que ele será estabelecido para sempre (2Sm 7.16).

Precisamos orar para que a visão do reino eterno seja clara, que a Igreja desperte para proclamar as boas-novas nas cidades, nos sertões, nas vilas e aldeias; em nosso país ou fora dele; em urna cultura similar, como os países latinos, ou numa cultura mais distante — até aos confins da terra. Que a igreja cumpra a sua missão profética segundo Isaías, a qual foi ensinada por Jesus: "A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações" (Mc 11.17). Sendo assim, assumamos a responsabilidade de:

• Despertar vocações missionárias.
• Selecionar e preparar os vocacionados.
• Encaminhar os candidatos para uma escola teológica.
• Associar-se com uma agência de missões, ou usar o órgão de que a denominação dispõe para dar continuidade ao processo de preparo e envio.
• Prover o sustento adequado de acordo com o campo receptor.
• Formar uma retaguarda de apoio moral e espiritual.
• Estabelecer o cuidado pastoral antes do envio, no campo e depois do campo.
• Adotar os povos ainda não alcançados, focalizando as tribos indígenas brasileiras.
• Desenvolver um ministério de intercessão consistente.
• Organizar o conselho ou departamento missionário da igreja local.

A tarefa missionária é da igreja e nenhuma outra instituição pode fazê-la. O reino é universal e a igreja tem a missão de proclamação: fazer o evangelho alcançar cada criatura em todo o mundo. Jesus nos ordenou: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura"; "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações" (Mc 16.15; Mt 28.19). Paulo nos desafia, quando pergunta: "Como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?" (Rm 10.14,15). 

Trecho do livro A Missão de Interceder (Editora Descoberta).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...