segunda-feira, 4 de maio de 2020

O que podemos oferecer ao próximo? Atitudes missionais


     
 Estamos cercados por pessoas que vivem no sofrimento, especialmente neste momento de pandemia do coronavírus. As incertezas, angústias e o medo da morte dominam os corações e as mentes das pessoas neste mundo. Neste sentido, para que alguém seja alcançado pelas bênçãos divinas e possa experimentar a paz e a alegria indivisível de pertencer ao reino de Deus é necessário a manifestação dos servos de Deus. Quem são os seus servos? São porventura os que servem a si mesmos ou os que servem a Deus?
   Então, servir a Deus, um ser invisível e indivisível por seus atributos, que opera no mundo físico e espiritual a sua vontade, pode ser feito por aqueles que estão em comunhão com Deus e que operam pela observação da Palavra de Deus. Nesta perspectiva, o que podemos oferecer ao próximo, seria apenas o pão físico, a despeito de ser legítimo e necessário para viver.  Todavia, quando abro a Bíblia e a leio enxergo que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. Logo, procuro me alimentar dos favos de mel que ela produz, a fim poder oferecer um conselho ao “próximo”, ou seja, leia a Bíblia.
 Entretanto, para muitas pessoas, o fato de ler a Bíblia Sagrada não se subtende esclarecimento, pois, evoca-se a necessidade de alguém explicar e ensinar. Neste sentido, gostaria de convidá-lo a olhar para o cenário apontado no livro dos Atos dos Apóstolos no cap. 8, a partir do versículo 26 até o versículo 38, a fim de percebermos o seguinte episódio: o Eunuco - alto funcionário de Candace, rainha dos etíopes, que carregava dentro de si a seguinte inquietação: “Não entendo o que leio”. Salvo se alguém como Felipe, servo de Deus, desse alguma explicação, a fim de que o eunuco pudesse compreender o amor de Deus, a partir das Sagradas Escrituras. Por isso, quando Jesus afirmou: “Examinai as Escrituras porque vós julgais ter nelas a vida Eterna”. Obviamente que uma pessoa como o eunuco, de pouco conhecimento, não a entenderia. Mas um crente como Felipe, convertido ao Senhor, saberia dar uma explicação e sobretudo testemunhar sobre Cristo Jesus.
          Neste sentido, a passagem Bíblica citada, nos chama atenção para quatro atitudes missionais, a partir do entendimento que missional é uma igreja que compreende ser uma testemunha de Cristo em vida, obras e palavras, a fim de oferecer o melhor de Deus ao nosso próximo, ou seja, Jesus Cristo, o Salvador e Redentor de pecadores. A primeira atitude missional diz respeito à obediência; Felipe tomou a decisão de responder ao chamado do Espírito de Cristo (V.26). A partir disso, Felipe toma a iniciativa de se aproximar do eunuco e de abordá-lo com uma pergunta – “Compreendes o que vens lendo?”  O eunuco respondeu: “Como poderei entender se alguém não me explicar?” Então, esteja você meu irmão e minha irmã disponíveis para Deus, a fim de explicar e apresentar ao seu próximo, o Senhor Jesus.  
 A segunda atitude missional, aponta para a intencionalidade de Felipe, ou seja, o estado de consciência do seu chamado e de sua responsabilidade diante de Deus. Por isso, Felipe correu ao lado do eunuco, a fim de ajudá-lo a compreender o que estava lendo e sobretudo não desperdiçou a oportunidade de estar ao lado do eunuco para anunciar Jesus (v.30-31). Seja você meu irmão, esta pessoa para estar ao lado do seu próximo, com o propósito de ajudá-lo a compreender quem é Jesus, a partir do seu testemunho de vida em Cristo Jesus.  
 A terceira atitude diz respeito à disposição de Felipe, de cumprir a seguinte ordenança de Jesus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mat. 28.18). Pois, bem no caminho de Gaza, um lugar deserto e inóspito, onde muitos de nós não desejaríamos caminhar, pode ser o local onde se encontre um predestinado à salvação e um discípulo de Cristo. Como aquele eunuco, que era etíope. Este pediu a Felipe: “Explique a quem se refere o profeta”. Assim, Felipe anunciou-lhe Jesus, até ao ponto de chegar a um local, onde havia água para ser batizado. Pois, o coração do eunuco, rendeu-se ao governo de Cristo, por meio da exposição da Palavra Deus (v. 34-35). Ao ponto deste alto funcionário público da Etiópia (um equivalente nos dias de hoje, digamos, ao presidente do Banco Central da Etiópia) seguir o seu caminho com alegria indivisível, em virtude da salvação. Obviamente que a Bíblia Sagrada não relata sobre seus passos de fé na sua nação, mas possivelmente, a sua alegria e a consciência da sua fé em Cristo, o tenha levado a dar testemunho de Cristo junto à rainha Candace e talvez à sua equipe de trabalho na corte e dentre o séquito da rainha.
           Finalmente, a quarta atitude diz respeito à disposição de Felipe, de ir além, ou seja, avançar na evangelização de outras cidades até chegar em Cesareia (v.40).  Por isso, amados irmãos, somos chamados para ir além dos nossos muros geográficos, atendendo a ordem de Jesus em Atos 1.8: “Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém (ou Ceilândia) como em toda a Judéia e Samaria (ou outros estados) e até os confins da terra (ou nações).
Portanto, irmãos, oferecer o melhor de Deus ao nosso próximo exigirá de nós atitudes missionais enquanto Igreja missionária, a partir da decisão de obedecer e responder à convocação imperativa do Espírito de Cristo, ou seja, IDE! Para além disso, agir com intencionalidade, que é o nosso estado de consciência acerca da nossa vocação ministerial bíblica e pessoal de fazer discípulos. E, sobretudo, indo além das nossas fronteiras geográficas e culturais anunciando o Senhor Jesus, pois este é o dever de todo o cristão.
Rev. Sergio Rezende
Igreja Presbiteriana P Sul - Ceilândia - DF

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...