sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

REGRAS PARA MISSIONÁRIOS VIAJANTES ...que nem eu

*

Alzira Sterque

A principal coisa, a mais mal-educada que um missionário pode fazer é envergonhar o nome de Jesus, que ele representa. Mas tenho outras tantas coisas a enumerar: 

1. O missionário deve, obrigatoriamente, portar um celular, ou, na falta deste, dezenas de cartões telefônicos para não usar o telefone das casas e igrejas por onde passa. É muita falta de educação deixar contas telefônicas para os outros pagarem.
 
2. Caso o missionário não goste da refeição que lhe é gentil, e amorosamente, servida pelas casas por onde é convidado a comer, deve levar sempre consigo umas sopas rápidas (tipo VONO). Afinal de contas, água quente todo mundo tem! Nunca critique os costumes culinários, ou a simplicidade, de ninguém. Respeite as pessoas!Ninguém é obrigado a gastar com você mais do que pode. Lembre-se de que Paulo dizia: a ninguém fui pesado. Em minha opinião, o missionário deve ajudar, somar, e não diminuir. Você, missionário, é mordomo, é um servo, não é senhor. Você, missionário é representante de Jesus. O rei é Ele, não você!
 
3. O missionário quando está numa missão em que Deus realmente o enviou... (porque há muitos que seguem para o campo sem terem sido enviados!) ... deve honrar o lugar onde está instalado. Como? Limpando, lavando, cooperando...ou seja, trabalhando. Cansei de observar pessoas que se dizem missionários, que não honram nem a casa em que ficam: são bagunceiros, desordenados, sujos, mal-educados, descompromissados. Em suma: um mal-exemplo!
 
4. Em minha experiência, quando Deus envia alguém a algum lugar, o Senhor provê, de antemão, os custos da viagem. Não, nós missionários não somos mendigos de Deus, para tanto, a igreja deve arcar com os custos da nossa ida, se formos convidados. Se não formos convidados, saiamos de nossa casa com condições financeiras suficientes para voltarmos a ela em paz. A imagem que muitos passam de missionários-pedintes é extremamente degradante, e tem prejudicado a vida dos verdadeiros missionários !
 
5. Caso você, missionário, receber um presente de que não gostou, não o recuse, aceite-o; simplesmente dê para outra pessoa que goste, e precise, mais do que você. Como nós, missionários, ganhamos muitas coisas, temos de ser delicados e saber que, por trás de um presente, por mais simples que seja, há uma demonstração de carinho pelo missionário. Honre o presenteador, não importa o valor do presente. Honre as pessoas, estejam elas numa favela, ou numa mansão. Você, deste modo, estará honrando o nome de Jesus.
 
6. Você, missionário, algumas vezes é levado a alguns lugares mais para aprender , do que para ensinar. Creia nisso de coração, pois o nosso Deus é Deus de surpresas. Não predetermine nada, deixe Deus lhe conduzir durante sua viagem missionária. Não resmungue se as coisas não saírem como você tinha planejado...é muito feio ficar murmurando o tempo todo. Além do fato desse tipo de comportamento ser um péssimo exemplo para quem deseja ir ao campo missionário !
 
7. Jamais tenha preconceito, seja de que tipo for: de raça, classe social, cultural, religioso, sexual, etc. Pode ser incrível falar sobre isso, mas já presenciei casos de missionários altamente preconceituosos no campo. É um absurdo! São pessoas que não estão maduras o suficiente para saírem em missões.Mas mesmo assim eles saem ao campo, debaixo da autoridade de seus líderes, que não souberam avaliar seu preparo. Jesus jamais faria isso, Ele amava a todos incondicionalmente. Certa vez uma missionária recusou meu convite de adentrar numa favela em que trabalhava, cujas ruas só tinham barro e esgoto, porque não queria sujar o sapato novo. Numa outra vez, outra se recusou a abraçar uma criança com o nariz sujo. Já uma outra somente queria tomar leite desnatado e, para caminhar, só de táxi (que luxo!). E outros absurdos que não vou citar aqui, pois são inumeráveis. Sei que ainda tenho muito a aprender, e não vi de tudo nesta vida! De minha parte nunca mais caminhei ao lado delas, pois sei que a vida vai ensinar que não é bem assim... Aprendi com isso que, muitas vezes, temos de caminhar ao lado de Jesus somente. Temos de nos espelhar nEle em todo o tempo. E ir ao encontro das almas que perecem, custe o que custar. Missionário que não ama, como Jesus ama, deixa o seu espírito morrer lentamente!
 
8. Outra dica: se você sair em missões deixe Deus lhe conduzir, quer seja de avião, ônibus, carro, carroça, no lombo de um cavalo, em cima de um trator (que maravilha!), não importa. Desfrute o momento e siga adiante. Você irá aprender muitas coisas lindas. Não exija dos outros andar de táxi, carro e avião. Mais uma vez relembro aos centenas de missionários mal-educados com os quais já cruzei os meus caminhos nesse Brasil: sejam educados com as pessoas; pois, às vezes, o melhor que elas têm a oferecer é justamente uma buchada de bode e uma carona no trator delas. Ainda bem que o meu estômago é convertido! Desfrute de sua vida missionária, de cada dia que Deus lhe dá. Não reclame tanto, agradeça a Deus pelas pessoas maravilhosas que Ele coloca no seu caminho para você aprender a ser mais humilde, mais agradecido e mais brilhante para Deus.

9. Leve roupa o suficiente e simples para a viagem; assim como o próprio material de higiene pessoal. Além de roupas dignas para dormir.E jamais esqueça a sua Bíblia. Creio que o Senhor Jesus agradece, pois quando desaparecemos (o nosso querer morre), Ele aparece e deixa marcas indeléveis.
• Às vezes o banho é de cachoeira, no rio, no lago...mas também de ducha. Não reclame, desfrute!
• Ás vezes é buchada de bode, outras vezes é churrasco, peixada. Não reclame, experimente!
• Às vezes dormimos no chão de terra batida, com direito aos ratinhos nos cercando. Mas outras vezes é em cama Box, de primeira classe. Não reclame, desfrute, Dê fruto, missionário!
Por último deixo a frase do corajoso missionário Hudson Taylor:
Convence-te de que Deus te enviou para divulgar a Sua mensagem, fazendo-te Seu emissário. Obedece à Sua vontade e faze a tua parte, pois Ele completará o que faltar.

Fonte: http://aleksandropr.blogspot.com

4 comentários:

Alzira Sterque disse...

Querido Sammis
Mais uma vez muito obrigada por postar um texto meu. Só uma correção:o meu nome é Alzira Sterque (sem E no início). A minha família descende de irlandeses e veio se estabelecer na região de Campos,RJ, pertinho de vc.Há muitos Sterque´s no RJ. Que coincidência, né? Descobrimos recentemente que muitos são evangélicos, e o ramo dos Staerk (a grafia correta), na Europa de hoje, é de maioria cristã. O que importa é que somos da mesma família, a família de Deus, não é mesmo?

Um grande abraço e me desculpe por alguma coisa.
Deus o abençoe, missionário!

Ida disse...

Querida Alzira, parabéns pelo artigo lúcido e muito necessário. Eu tenho visto, infelizmente, muitos missionários envergonharem o nome do evangelho por pura falta de planejamento e cuidado. além é claro de um cuidado com a educação. Mesmo nào a conhecendo pessoalmente eu e Joed já a admiramos por seu trabalho e pelo que tens escrito para edificaçào do povo de Deus. Tenho certeza que missionários conscientes entenderão o artigo e assinarão em apoio.
Em tudo que fazemos transparecemos o evangelho, como ele chegará aos corações depende de nós.

Joselito Otílio disse...

Querido irmão... Mais uma vez quero parabenizá-lo pela excelência das suas poesias e também dos seus artigos... Este sobre os Missionários por sinal foi muito bem estruturado, sem contar as valiosíssimas dicas para não envergonharmos o nome de Cristo... Que lembremos que nossa glória maior está no céu! Abraço querido!

http://joselitootilio.blogspot.com/2009/12/httpwww_16.html

Anônimo disse...

Querida Alzira, a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo,sou uma crista nova convertida me chamo Márcia Lima ja fui ungida a missionáriae engresei recentemente em um ministerio ad de Perus, aqui em minha cidade Maceió-AL gostei mesmo do que li vindo de Deus pra te; concordo plenamente com os pontos citados e se possivel me mande no email nomes de livros com este assunto, de preferençia de sua altoria...bucholook@hotmail.com mito grata ainda estou em fase de observaçao em minha igreja mas ja tem viagem marcada e tudo ,espero e agradesço sua atençao 082/88971606 ou 91240084 grata Miss;Márcia Cristina Lima

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...