terça-feira, 13 de março de 2012

MISSIOLOGIA: O QUE É ISSO?


Várias são as definições de missiologia.Uma delas é que missiologia é "a ciência ou estudo de missões".
Já Orlando Costa acerca de missiologia diz que é "a crítica sobre a práxis da missão que interpreta e questiona o passado e o agora da fé, buscando e se projetando para o futuro a fim de corrigir, fortalecer, suster ou totalmente mudar o desempenho missionário da igreja".
Há ainda uma definição sugestiva da parte de Verkuyl:"é o estudo das atividades salvíficas do Pai, Filho e Espírito Santo através do mundo, orientadas para trazer o reino de Deus à existência".
A Missiologia é uma ciência interdisciplinar. Abrange disciplinas bíblicas, teológicas e históricas, a ética, a hermenêutica, a ciência da religião e ainda disciplinas seculares como a antropologia, a sociologia, a estatística e a comunicação. A missiologia emprega cada uma destas, a fim de refletir sobre a identidade e tarefas missionárias da igreja em dado momento histórico e cultural.
A missiologia ajuda a igreja e o missionário a levar em conta o seu contexto missionário, de tal modo que o evangelho seja transmitido mais claramente em relação a audiência e mais fielmente em relação a Deus. 

Um comentário:

Anônimo disse...

O blog Missiologia, cujo endereço é : missiologiabrasileira.blogspot.com , é de autoria do Pr. Gustavo Luiz- Missionário da Junta de Missões Estaduais da Convenção Batista Fluminense.
É mestrando em Missiologia(CIEM).
Tem como finalidade servir às igrejas.
Contato: missiologia@yahoo.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...